quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tapioca x Acarajé: quem tem o melhor borogodó?

O melhor carnaval do Brasil fica em Pernambuco ou na Bahia? Com a palavra, suas excelências...

Fábio Góis e Rodolfo Torres

“O frevo, que é pernambucano, ui, ui, ui, ui / Sofreu ao chegar na Bahia, ai, ai, ai, ai”, canta o baiano Morais Moreira na música “Vassourinha elétrica”, composta em 1980 (leia a letra completa abaixo). A canção, nascida de um baiano em ritmo de frevo, transformou-se numa espécie de hino a traduzir dois dos carnavais mais concorridos do país. Mas, por que o frevo teria sofrido ao chegar na Bahia?

O trio de Armandinho, Dodô e Osmar, o precursor e mais célebre dos trios elétricos, era musical e essencialmente democrático. Afinal, atrás do trio elétrico, frevando ou suingando, quem não haveria de ir? Só quem já morreu. Essencialmente baiano, o trio original, sem querer, acabou por marcar o início de uma espécie de vendeta de família que, se serviu para apimentar uma rivalidade saudável, elegeu os dois maiores carnavais do país: Pernambuco versus Bahia.

Vale aprofundar a questão: quem mandou a Bahia fazer o frevo sofrer, como há 30 anos observou o cabeludo amalucado com seu “pau elétrico”, como eram chamadas as guitarras baianas?

O calor do verão nordestino, potencializado pelo fervor da cultura e pelo sangue folião brazuca, certamente não combina com terno e gravata. Mas quem disse que nossos excelentíssimos parlamentares não caem na folia? E, mais do que isso, quem disse que alguns “bairristas” deixam de defender suas pátrias carnavalescas? As preferências são explicitadas no mais fiel espírito de troça.

“O carnaval daqui tem mais autenticidade”, disse o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), ex-governador de Pernambuco apaixonado pelo frevo e pelas ladeiras íngremes de Olinda. “Na Bahia tem muito trio, e isso deformou muito o carnaval. Olinda é incomparável, porque não tem trio elétrico”, disse o peemedebista, fazendo questão de frisar que não é contra os trios elétricos.(Congresso Em Foco)

Nenhum comentário: