quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

João Paulo e Humberto reabrirão o diálogo

O ex-prefeito João Paulo (PT) anunciou ontem, via Twitter, que irá procurar o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), para “reininciar” o diálogo, visando selar a paz entre o Campo de Esquerda Unificado (CEU), comandado por ele, e a tendência Construindo um novo Brasil (CNB), liderada por Costa. A intenção, segundo João Paulo, não seria evitar as prévias, mas buscar um debate de “nível”, durante o processo de disputa interno. “É ter um diálogo mais fraterno, mesmo com posições diferentes para que a gente tenha um debate de nível, de conteúdo”, declarou.
Questionado se ainda é possível o consenso entre os dois grupos em torno da indicação de um nome do PT para a chapa majoritária, o ex-gestor disse acreditar que sim. “A política é a arte de fazer alianças. Partindo dessa premissa, vamos tentar construir o consenso, conversando”, respondeu. João Paulo disse que ontem tentou entrar em contato com Humberto, por telefone, mas não obteve sucesso. O secretário encontra-se em Petrolina, dando aula e visitando obras vinculadas à sua pasta.
Procurado pela reportagem, Humberto se mostrou receptivo ao gesto do correligionário. “Não tem nenhum problema. Daqui até lá a gente pode conversar”, disse, referindo-se à realização do encontro estadual do PT, em abril, quando poderão ocorrer as prévias, caso o partido não chegue a um entendimento. O secretário enviou um “torpedo” para o ex-prefeito, dizendo que retorna ao Recife amanhã, quando fará contato para marcar a reunião.
A relação entre os dois petistas sofreu mais um abalo, após o anúncio da CNB em lançar Humberto e o deputado federal Maurício Rands como opções para o Senado. João Paulo reclamou da atitude e das declarações dos correligionários. Integrantes da CNB disseram que João Paulo queria lançar o nome de fora para dentro do PT e não procurou o partido para conversar.
Dias depois, o ex-prefeito voltou a pleitear a vaga na majoritária e, desde então, tem enviado recados pelo seu microblog. Ele disse que o Twitter é um espaço democrático, onde as informações chegam mais rápidas às pessoas. “Às vezes você quer conversar com alguém e não consegue, então manda um recado e chega mais rápido para todo mundo. O Twitter é uma forma democrática de passar as informações. Me apaixonei pelo Twitter”, disse João Paulo.
Hoje, o petista será recepcionado por militantes do CEU e de outras correntes petistas com “pompa” de candidato, às 16h10, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, quando retorna de São Paulo.
(Folha de Pernambuco)


Nenhum comentário: