O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), voltou a defender nesta quarta-feira a realização de prévias no PSDB para escolher o candidato do partido à Presidência da República em 2010. Para o governador, talvez tenha chegado a hora de o partido mudar a forma de definir as candidaturas, uma vez que a legenda perdeu as duas últimas eleições presidenciais para o PT.
"Quando eu falo em prévias, eu não falo com o sentimento pessoal meu, falo com o sentimento que eu colho de companheiros do partido do Brasil inteiro.[...] Perdemos as duas eleições presidenciais. Quem sabe não seja a hora de mudar, de alterarmos essa tradição do partido, das escolhas feitas por um número restrito de pessoas para que possamos mudar também o resultado das eleições futuras", afirmou.
O PSDB já fez uma consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre regras para a realização de prévias partidárias. Além da consulta, o partido também quer marcar uma audiência com ministros da Corte antes de escolher o modelo que adotará em seu estatuto. Em 20 anos de partido, o PSDB nunca realizou prévias para escolher um candidato.
No fim do mês passado, ao ser empossado como secretário Estadual de Desenvolvimento de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) evitou se posicionar a favor das prévias, como defendia ao lado de Aécio. Na ocasião, Alckmin defendeu um entendimento entre os tucanos para evitar a disputa.
Folha OnLine
Nenhum comentário:
Postar um comentário