POLÍTICA EDUCACIONAL:
É importante enfatizar a visão que o governador Eduardo Campos disse ter a respeito da adesão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf ) ao Enem. De acordo com discurso proferido na última terça-feira, usar só o novo Enem na Univasf pode gerar exclusão dos sertanejos.
Para Campos, o modelo da Universidade de Campinas (Unicamp) é um bom exemplo a ser seguido. Além dos aspectos afirmativos da proposta Unicamp de vestibular, todos os alunos usarão 20% da nota do Enem na 1ª fase. Isso significa que uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do país não vê, no Enem, a melhor forma de inclusão dos alunos na universidade.
Eduardo Campos disse durante a cerimônia de assinatura de convênio com a Univasf:
“Queremos ver aqui os jovens de Afrânio, de Ouricuri, de Araripina, de Belém do São Francisco, de todo o Vale do São Francisco. Weber, a universidade é federal sim, mas ela precisa cumprir sua função social aqui nesta região. Por isso, é necessário que se crie outro meio de seleção além do Enem, instituído pelo governo federal”, enfatizou o governador.
O resultado do Enem foi divulgado dois dias depois. Só para se ter uma ideia da tragédia, vamos dar um exemplo:
• Apenas 3 alunos da região passaram no curso de Medicina. No vestibular 2009, 40 estudantes do Vale do São Francisco passaram nesse curso.
A sociedade espera explicações do senhor reitor!
(Blog Folha. Com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário