terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Múcio diz que Lula vai estabelecer metas com os municípios


O ministro das Relações Institucionais também afirmou que o governo federal vai estabelecer metas com os municípios, notadamente no combate à fome, ao analfabetismo e à mortalidade infantil. "Queremos os prefeitos como parceiros”, garante Múcio.
Durante o encontro, a Controladoria Geral da União (CGU) vai distribuir aos prefeitos um manual contendo orientações sobre como os mandatários dos municípios devem agir para implementar ou aprimorar mecanismos de controle interno, ética e transparência pública.
Com o evento, o governo pretende se aproximar dos prefeitos brasileiros, eleitos ou reeleitos nas eleições municipais do ano passado. “Durante o encontro serão apresentados os principais programas federais que colaboram com os municípios para melhoria dos serviços públicos colocados à disposição do cidadão”, afirma nota publicada no site do evento.
Ontem, em seu programa semanal de rádio, o presidente Lula ressaltou a importância da parceria entre União e municípios.
“Eu quero chamar os prefeitos, pactuar com eles uma política entre governo federal, governos estaduais e municipais, todos os ministros vão mostrar quais são os problemas que têm nas relações com as prefeituras e vamos tentar corrigir para facilitar a vida dos prefeitos na relação com o governo federal. E, mais ainda, para fazer com que as políticas públicas cheguem aos municípios com mais eficácia.”
“A expectativa é boa. Há uma mudança de postura. Há dez anos, o governo recepcionaria os prefeitos de forma diferente”, analisa Gilberto Perre, em alusão às relações conflituosas entre as prefeituras e o governo federal durante a gestão Fernando Henrique Cardoso.


Congresso Em Foco

Nenhum comentário: