A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes Coletivo – EPTTC convida os idosos a partir de 65 anos a comparecerem a sede da empresa, das 07 às 13h, para emissão da carteirinha. O objetivo da expedição é assegurar o idoso o direito regulamentado pelas resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que garante a reserva de 5% das vagas exclusivas para pessoas idosas, em estacionamentos públicos ou privados. Para a renovação, o idoso deve estar munido da xerox de identidade e o comprovante de residência.
De acordo com as regras, os portadores de deficiências físicas do município, com dificuldade de locomoção, também terão o mesmo direito. Mas para usufruir deste, os mesmo precisam se dirigir também a EPTTC para adquirirem um novo cartão. Os documentos exigidos são: xérox de identidade (RG), comprovante de endereço e o laudo médico que comprove a deficiência.
De acordo com o gerente de Sinalização Estatística e Planejamento de Trânsito, Abner de Oliveira, o antigo cartão de deficiente será válido somente até 30 de junho. “As Resoluções padronizam as sinalizações – vertical e horizontal – que serão utilizadas na identificação das vagas. Mas para ter acesso, os portadores de deficiências físicas e os idosos devem estar com a carteira atualizada” explicou.
Infração
O uso das vagas em desacordo com as normas será considerado infração leve com penalidade de multa de R$ 53,21, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo. Em caso de irregularidades, como, por exemplo, o uso do documento por pessoas não credenciadas, este poderá ser suspenso. A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transportes Coletivo – EPTTC está localizada na Avenida 7 de Setembro, 582, Km 2. Telefone(87) 2101 5300
Jornalista Kátia Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário