domingo, 26 de abril de 2009

Júlio Lóssio é entrevistado pelo Gazzeta do São Francisco


Após os cem dias de sua gestão, o prefeito Júlio Lóssio, PMDB, concedeu entrevista ao Jornal Gazzeta do São Francisco.
A reportagem é de Geovani Siqueira. (trechos da entrevista)

“A Câmara de Vereadores, apesar de algumas críticas que temos recebido, tem aprovado os projetos que temos mandado e fico feliz de saber que nós vivemos numa cidade democrática”.
O prefeito também se defendeu das críticas feitas à gestão, sobretudo, a sua pouca experiência na gestão pública."

GAZZETA: Na Câmara , alguns vereadores questionaram porque o senhor não procurou os deputados Gonzaga Patriota(PSB),Fernando Filho (PSB) e o governador Eduardo Campos (PSB). O senhor pretende buscar apoio desses deputados e do Governo do Estado?


JÚLIO LÓSSO: As imagens comprovam que isso não é verdade. Eu logo que assumi o mandato fiz uma carta e protocolei pessoalmente nos gabinetes dos deputados , estive lá no gabinete do deputado Fernando Filho(PSB), protocolei essa carta solicitando emendas, protocolei uma carta no gabinete do deputado Gonzaga Patriota(PSB) e protocolei cartas nos gabinetes de todos os deputados federais de Pernambuco. Tanto é que deputados que não tem base eleitoral em Petrolina.Roberto Magalhães não tem base em Petrolina e colocou emenda, Raul Henry não tem base em Petrolina e colocou emenda,Paulo Rubem (PDT) tem base pequena em Petrolina e colocou emenda para Petrolina. Nós procuramos não só os deputados de Petrolina, procuramos os deputados e senadores de todo Pernambuco porque entendemos que cada um deles tem responsabilidade com o Estado como um todo , porque entendemos que Petrolina tem sido discriminada porque grande parte dos recursos tem sendo concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR).
E quanto ao governador, estamos estampado nas páginas de vários jornais do Estado meu encontro com o governador então dizer que não procurei o governador não é verdade. Eu procurei o governador e fui muito bem recebido. Quando o governador esteve em Petrolina, fiz questão de ir recebê-lo no aeroporto.

“Pretendo construir 10 mil moradias no município, numa parceria com o Governo Federal”

GAZZETA:Todas as críticas feitas sobre sua gestão quase sempre redundam na observação a sua falta de experiência administrativa na gestão pública. Como o senhor recebe essas críticas?

JÚLIO LÓSSIO: Com muita tranqüilidade, até porque eu não posso dizer que tenho experiência na administração pública.É uma grande verdade dizer que não tenho experiência na administração pública. Mas se você for avaliar os governos todos que por aqui passaram e se for avaliar todas as prefeituras do Brasil, nesse momento, elas passam pelas mesmas dificuldades que estamos passando.
Mas quero dizer que estamos muito animados porque já fizemos muitas coisas que acreditávamos ser prioridade. Exemplo ,logo em janeiro realizamos uma limpeza em todos ou na grande maioria dos canais de Petrolina.
É uma obra que não é vista pela população de classe média, que vive na Petrolina da Sete de Setembro pra dentro, mas é vista pela população que está fora dessa Petrolina da televisão, dos jornais. É a Petrolina que sofre com as chuvas e essa limpeza permitiu que mesmo com esse volume de chuvas maior que o esperado o impacto fosse menor do que o que aconteceu em anos passados quando os canais transbordaram.

‘Vão ter que nos engolir durante os quatro anos”

GAZZETA: Por causa das críticas, surgiu o boato de que o senhor iria renunciar. O boato procede?


JÚLIO LÓSSIO: Na verdade, Petrolina nos últimos anos foi governada por dois primos e de uma forma ou de outra muita gente se acostumou com um modelo de gestão que privilegia algumas pessoas. Essas pessoas (que criticam) devem estar com saudade da forma como se fazia o poder. E nós entendemos que realmente eu renunciei . Renunciei a ir deixar meus filhos todos os dias no colégio, renunciei à convivência com minha família de maneira mais intensa, renunciei à convivência com muitos amigos. Renunciei a muitos pacientes, renunciei à realização de muitas cirurgias como eu realizava, eu não deixei a medicina por completo , mas hoje eu faço 10% da medicina que eu fazia, então renunciei a muita coisa.. Eu só não posso renunciar à prefeitura porque a prefeitura não é minha, pertence às pessoas e eu só vou sair da prefeitura quando as pessoas mandarem e as pessoas nos colocam ou nos tiram da prefeitura através do voto democrático. Portanto, como dizia o técnico da seleção brasileira, Zagallo, essas pessoas vão ter que nos engolir durante os quatro anos.

GAZZETA: Pensando nas eleições de 2010 como fica seu apoio em relação a Guilherme Coelho(DEM) e Ciro Coelho (DEM)?

JÚLIO LÓSSIO: Nós tivemos o apoio maciço do ex-deputado Osvaldo Coelho(DEM) que hoje é o grande líder do partido Democratas. Eu sou presidente do PMDB e nós temos o compromisso de votar nas lideranças do partido Democratas. Nós temos dito que temos lado e temos nossos candidatos a deputado federal e estadual.

Leia na íntegra no Gazzeta de 24 a 27/04/2009

Foto/arquivo:Josélia Maria

Nenhum comentário: