sexta-feira, 24 de abril de 2009

Julio Lóssio assina ordem de serviço da construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Petrolina




A Secretaria Municipal da Mulher em Petrolina comemora mais uma conquista. Desta vez foi a importante assinatura do Prefeito Julio Lóssio, autorizando a ordem de serviço da construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município. A solenidade, proferida na tarde desta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito, contou com a presença de representantes do poder legislativo, executivo e da sociedade civil.
Prevista para inaugurar no mês de setembro, o Centro de Referência vai oferecer orientações gerais acerca dos direitos da categoria, além de viabilizar o acesso à rede de atendimento, a exemplo de serviços psicológicos, social e jurídico, de forma individual ou em grupo. Segundo a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca a nova instalação terá como meta principal garantir um atendimento humanizado à Mulher vítima de violência.
“Vamos trabalhar na direção correta do enfretamento à agressão. Lamento a realidade que nos obriga a celebrar esta instalação, bom seria que fosse para mulher em situação de pleno respeito, paz e vida tranqüila. Mas como não podemos fugir da realidade que permeia nossa cidade, nós que fazemos à administração ‘As Pessoas em Primeiro Lugar’, temos o dever de abraçar esta causa e proporcionar condições de vida digna a estas damas”, conclui.
Orçada em R$ 371.268,95 mil, a obra faz parte do convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Petrolina. De acordo com o prefeito Julio Lóssio, nos últimos tempos, a mulher tem conseguido a liberdade de adquirir seus sonhos, mas infelizmente existem outras que não os realizam e precisam ser amparadas pelos órgãos competentes.
“A iniciativa faz parte do nosso compromisso para com a população. A construção do Centro será fiscalizada por alunos do curso de engenharia da Univasf porque não queremos somar trabalhos mal feitos, devemos ter respeito pelas obras públicas. Não quero meu nome em placas, quero está frase: ‘Não importa quem fez, o importante é que foi feito’, afirma Julio. O prefeito disse ainda que, no dia da inauguração, quer ouvir a música do Pe. Zezinho (Oração da Família), segundo ele, a letra da canção é um exemplo de como se deve comportar os casais.
A Unidade prestará serviços em quatro fases distintas: Acolhimento e informações gerais; diagnóstico inicial e encaminhamento; diagnóstico e atendimento e por último, monitoramento. Seus princípios metodológicos estão sedimentados na otimização de benefícios, racionalidade de recursos, qualidade no atendimento com base na articulação com demais profissionais dos serviços da Rede.
Para atender a demanda, serão convocados para compor o quadro de recursos humanos: 01 coordenadora geral, 02 psicólogas, 02 assistentes sociais, 02 advogadas, 02 educadoras sociais, 01 arte-terapêutica, 02 apoios administrativos, 02 auxiliares de serviços gerais e um segurança.


Por Jornalista Kátia Gonçalves

Nenhum comentário: