A bebida de Baco produzida na região, o vinho, é uma das riquezas e maior diferencial do Vale do São Francisco. Com objetivo de traçar estratégias conjuntas para promoção do segmento turístico nos Estados de Pernambuco e Bahia, as cidades de Petrolina e Juazeiro realizam desde a última quinta-feira, dia 16 até o domingo(19), o I Encontro Enogastronômico do Vale do São Francisco. A iniciativa das Secretarias de Turismo da Bahia e Pernambuco, Bahaitursa, Empetur, Sebrae em parceria com as prefeituras municipais visa fortalecer o enoturismo na região, levando informações e motivando os profissionais e empresários a consumir e promover o consumo dos vinhos produzidos no vale, harmonizados pela gastronomia local.
Durante o evento de culminância do Programa do Governo do Estado, Pernambuco Conhece Pernambuco, o auditório do Sest/Senat, em Petrolina recebeu na manhã desta sexta-feira, a palestra sobre ‘A harmonização dos vinhos do Vale do São Francisco com a Gastronomia Regional’, ministrada por José Carlos Santanita e com participação dos sommeliers Anailde Cruz e Moises Figueiredo. De acordo com o vice-prefeito Domingos Sávio, o nordestino tem que desenvolver uma política para o turismo com ações conjuntas para todo o Nordeste. “A Prefeitura de Petrolina se dispõe no que for preciso para expandir as nossas riquezas culturais. Não me refiro apenas ao vinho, mas ao peixe, a carne de bode, a galinha caipira, o artesanato, aos pontos hoteleiros, dentre outros. É importantíssimo que divulguemos o que temos de melhor. A junção da forte culinária com o vinho de boa qualidade que oferecemos com o turismo da nossa região precisa ganha espaço a nível nacional e internacional”, concluiu.
Desde a última segunda-feira (13) técnicos da Empetur, Fundarpe e Sebrae estão no Sertão do São Francisco realizando oficinas profissionais, capacitando o trade turístico local. Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, municípios que integram a rota, e Orocó receberam as oficinas do programa da Secretaria de Turismo de Pernambuco.As atividades versarão sobre educação patrimonial, fotografia, educação ambiental, gastronomia e como servir vinhos; além de uma especifica a respeito do funcionamento do Conselho Estadual de Turismo e de gestão municipal do Turismo, e uma sensibilização acerca da acessibilidade no turismo.
Para o Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, desde a criação do Plano de Gestão de Turismo, em 2003, o segmento vem conquistando espaço, mas só agora, Pernambuco despertou investimento para tal ação. “Não podemos relatar do turismo de Pernambuco sem falar no Vale do São Francisco, região, antes esquecida. Nosso propósito é unir forças com o Estado da Bahia (Juazeiro) e Petrolina para que possamos oferecer as novas gerações oportunidades de exercerem sua profissão ganhando espaço no mercado internacional”. A cerimônia encerrou ao meio-dia com o almoço harmonizado, ‘A culinária típica do Vale do São Francisco –valorizando o bode e o surubim’, no restaurante Colonial Vitória. A programação prossegue a noite (21h) na Orla de Petrolina com os shows de Camila Yasmine, Território(banda de Recife) e Maciel Melo. No sábado, será a vez de Targino Gondim, Maestro Spock e a cantora carioca Lecy Brandão. No domingo, a atividade esportiva de canoagem começa logo as 8h com a saída da Ilha da Amélia e chegada na orla de Petrolina às 11h. Fechando o circuito, uma Natatória acontece começando às 11 na Orla de Juazeiro com chegada na Orla de Petrolina.
Pernambuco Conhece Pernambuco - O programa está orçado em R$ 4,5 milhões para ações de promoção e operacionalização. O Pernambuco Conhece Pernambuco conta com o apoio da Fundarpe. A expectativa é que gere uma movimentação financeira no Estado de R$ 10 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário