sexta-feira, 17 de abril de 2009

Secretaria de Agricultura de Lagoa Grande alerta criadores para que vacinem o rebanho contra a febre aftosa


Os criadores de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) devem vacinar o rebanho contra a febre aftosa até o dia 30 deste mês. A campanha intitula “Febre Aftosa Espante essa Doença”, desenvolvida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lagoa Grande foi iniciada no último dia 1°. A meta do município é proteger contra a aftosa 8 mil animais, superando os 7 mil que foram vacinados na campanha de 2008.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Roque Cagliare, doses das vacinas estão sendo distribuídas nos assentamentos para criadores com até 20 cabeças. Nas comunidades rurais, foi firmada uma parceria com as associações para que metade das doses seja distribuída e a outra metade os donos dos animais adquiram nas casas comerciais fiscalizadas pela Adagro no município ou em cidades vizinhas à Lagoa Grande. “A gente chama a atenção para que os criadores não percam o prazo, pois isso vai gerar uma multa de R$ 60,00 e após o dia 30 as vacinas só serão adquiridas com autorização da Adagro”, lembrou Roque.
De acordo com a médica veterinária da Adagro responsável pela fiscalização da campanha em Lagoa Grande, Florenila Barbosa, outro agravante para o criador que não vacinar o seu animal é que ele ficará impedido de tirar a GTA – Guia de Trânsito Animal. “Sem esse documento, o criador não poderá transitar nem comercializar o reanho. Se for pego, o animal será apreendido e ele pagará multa de R$ 1 mil pela irregularidade. Caso não pague a multa e regularize a situação em até 48 horas, a Adagro terá que sacrificar o animal”, informou a veterinária.

Nenhum comentário: