terça-feira, 28 de abril de 2009

Mesa redonda marca o Dia Mundial da Educação em Petrolina


A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde desta terça-feira (28), uma mesa redonda com representantes da área jornalista, estudantil, poder judiciário, sesc, senai, sebrae, sest/senat, e do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina –Sinsemp, a fim de discutirem sobre o tema: ‘Educação e Cidadania’.
Entre as temáticas abordadas sobre a Educação no Brasil e os métodos pedagógicos voltados para a cidadania no município, o Secretário de Educação, Carlos Fernando Schuler afirma que a transcendência do homem, o sentimento, desejos e pensamentos, tendo como ações prioritárias a formação continuada com a abordagem de diversas questões, fazem parte dos desafios da SME.
“Iremos priorizar um novo modelo de gestão pedagógica interdimensional, a qual valoriza estes aspectos citados acima, fundamentais, assim como, a teoria do conhecimento a identidade do professor-pesquisador, aparência da globalização, currículo, diversidade cultural entre outros inúmeros enfoques”, conclui.
Ao palestra sobre o tema: ‘‘Educação e Cidadania’ a mestre em sociologia pela UPE- Universidade Estadual de Pernambuco, Antonise Coelho de Aquino atribui o eixo da discussão entre educação e cidadania para uma reflexão sobre o compromisso formativo, enquanto docentes, gestores, coordenadores pedagógicos e demais representantes da sociedade civil. Também foi convidada a compor a mesa, a assessora pedagógica da Gerência Regional de Educação, Aparecida Brandão.
“Isso reside nas competências a serem desenvolvidas em cada indivíduo em formação, ou seja, pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder intervir de modo inovador e ético no processo educativo e aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, finalmente a ser via essencial que integra os três precedentes”, explica. Após a palestra, a mediadora da mesa, a diretora de gestão pedagógica, Emilia Ribeiro, abriu um espaço de três minutos para cada participante expor seus questionamentos sobre o assunto.


Por Kátia Gonçalves
Foto/crédito/ Joselito Menezes



Nenhum comentário: