quinta-feira, 22 de abril de 2010

Unidade Sentinela inaugurada no HDM fortalece os cuidados com a saúde da mulher trabalhadora


Os cuidados relacionados à saúde da mulher trabalhadora ganharam mais um aliado nesta quinta-feira. Foi inaugurada uma Unidade Sentinela no Hospital Dom Malan em Petrolina, com o propósito de identificar e notificar casos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças relacionadas a este.
Dedicado aos cuidados materno-infantil, o HDM será referencia na tipificação dos acidentes de trabalho, fornecendo números para a Rede Nacional de Assistência a Saúde do Trabalhador - RENAST. De acordo com o coordenador estadual da saúde do trabalhador, Gildazio Moura, será possível traçar um perfil nos estados e municípios auxiliando a rede com informações mais precisas.
“ Pouco se sabe sobre a saúde do trabalhador, e o SUS como porta de entrada para todos os trabalhadores é uma fonte importantíssima para que tenhamos dados mais confiáveis. Assim poderemos traçar políticas públicas voltadas para o trabalhador conforme o perfil de cada região. Em Pernambuco temos 30 unidades sentinelas e Petrolina é um dos poucos municípios do estado a possuir uma unidade sentinela com o perfil de atendimento voltado para o público específico, investigando as causas relacionadas a atividade laboral da mulher trabalhadora”, destacou.
A Unidade Sentinela foi estruturada com equipamentos e a capacitação de funcionários do hospital, como enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. O serviço estará disponível tanto para as pacientes que forem atendidos no hospital como também para os próprios funcionários da unidade. “Lutamos para inaugurar esta unidade que só tem a contribuir com a estratégia da política nacional de saúde do trabalhador, ganha a população e a própria unidade que através do programa receberá equipamentos específicos e capacitações permanentes para o seus quadro”, finaliza Gildázio Moura.


Jucianna Kelly Terto

Nenhum comentário: