sábado, 24 de abril de 2010

Solenidade marca posse do Gabinete de Gestão Integrada


O auditório do Sest/Senat recebeu nesta sexta-feira (27), a solenidade de posse do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). Estiveram presentes os representantes que compõem o gabinete: o prefeito Júlio Lóssio, os representantes das secretarias municipais de segurança cidadã e juventude, planejamento, desenvolvimento social e trabalho, mulher, esportes, ordem pública, educação e saúde, além das polícias rodoviária federal, militar, científica, corpo de bombeiros e polícia civil.
O secretário de segurança cidadã e secretário executivo do GGI-M, Cel. Daniel Ferreira, falou sobre o papel do gabinete de gestão integrada enquanto instrumento de conexão entre as instâncias federal, estadual e municipal para minimizar a violência na cidade, cuja missão é a de gerir a segurança pública a partir da prevenção do crime e da violência. Daniel destacou ainda que o gabinete é o projeto-mãe do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI).
O responsável pela pasta de segurança cidadã citou ainda projetos de urbanização, capacitação de profissionais de segurança e de inclusão social dispostos no gabinete. Segundo Daniel Ferreira, tais projetos prevêem investimentos na Guarda Municipal, em praças, para estimular o lazer, na capacitação de profissionais da área de segurança para atender grupos vulneráveis como mulheres, homossexuais e deficientes.
Daniel expôs ainda o regimento interno do gabinete de gestão integrada, que regula e dispõe sobre o funcionamento do órgão, prevendo ao menos uma reunião por mês. Os participantes entraram em acordo e firmaram a data de 25/05, às 9h, para a próxima reunião, com local a definir.
O prefeito Júlio Lóssio, que é coordenador geral do GGI-M, falou do credenciamento de Petrolina junto ao PRONASCI. Lóssio atentou para a problemática do comércio de bebidas alcoólicas nos bares localizados em praças, o gestor solicitou aos membros que este fosse um dos primeiros temas a ser discutido.
Lóssio atentou ainda para o fato dos membros do gabinete não receberem nenhuma gratificação a mais para participarem do projeto, e também dos participantes serem agentes técnicos. O prefeito falou também sobre o plano cicloviário do município, fechado na última quinta-feira (22), que prevê a construção de ciclovias em Petrolina(ASCOM)

Nenhum comentário: