quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aumentam 170% os casos de dengue em PE



Foram registradas 7.602 ocorrências este ano. Em 2009: 2.815

BÁRBARA FRANCO

Chega a 170% o aumento de casos de dengue em Pernambuco com relação ao mesmo período do ano passado. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que já registra 7.602 pessoas infectadas com a doença, enquanto em 2009 foram 2.815 casos notificados entre janeiro e abril. Quatro óbitos ocorridos em 2010 estão em processo de investigação laboratorial porque não foram casos em que a doença foi confirmada. Por isso, o Plano de Ação de combate contra a doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti já é tema de discussão entre SES e os municípios. “Este Plano tem objetivo de intensificar o trabalho de vigilância e controle do vetor (mosquito), vigilância epidemiológica (que acompanha os dados), mobilização social e assistência ao paciente”, explicou a gerente de Controle de Zoonoses e Endemias da SES, Nara Arruda. Durante as reuniões, iniciadas no começo de abril, são discutidas medidas de prevenção, números de ocorrências, além de servir como ponto de encontro para que os municípios compartilhem informações.
Com os períodos de chuvas e estiadas constantes desde o início do ano - um dos grandes fatores para o aumento dos casos da doença em 2010 - é preciso que a população fique atenta para alguns cuidados com água parada. Não deixar líquido acumulado em calhas, telhas, pneus, jarros, e qualquer outro recipiente. É importante que a população não banalize a doença, assim que os sintomas apareçam deve-se procurar o acompanhamento de um clínico geral”, explicou Arruda. O alerta também pede o consumo de bastante líquido. “Água, água de coco, sucos, soro caseiro, entre outras bebidas sem álcool são essenciais porque minimizam os riscos de agravo da doença”, complementou. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do 3º dia. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
O Plano é baseado na cartilha apresentada pelo Ministério da Saúde só que adaptada a realidade do Estado. A grande ferramenta de combate, assim como o ano passado, será a mobilização social. O encontro garante presença de representantes da SES, além de integrantes das vigilâncias epidemiológicas e de atenção básica dos municípios, uma forma de “esquentar” as cidades para o lançamento oficial da campanha, que acontece em maio. A previsão é que os encontros sejam encerrados no mesmo mês, quando a Secretaria inicia a campanha de combate a dengue, que terá o mesmo tema do ano passado: “Um por todos e todos contra a Dengue”.
O tema busca conscientizar a população de que este não é um combate individual, afinal, 69% dos casos de foco de dengue estão dentro ou no entorno de residências. O tratamento para a dengue pode ser encontrado nos Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Hospital Otávio de Freiras (HOF), Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), além dos 11 hospitais localizados no Interior do Estado. No entanto, as policlínicas e unidades de saúde como postos de saúde da família (PSFs), são aptos para atender casos da doença. (Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário: