quarta-feira, 28 de abril de 2010

Gripe A (H1N1) faz 1ª morte em PE

Vítima é do Interior do Estado e estava internada há 20 dias no Oswaldo Cruz

LEOPOLDO MONTEIRO
A Secretaria de Saúde do Estado divulgou, ontem, a primeira morte por Influenza A (H1N1) em Pernambuco. Um homem, adulto jovem, foi o primeiro caso fatal registrado no Estado em 2010. A vítima teve o óbito confirmado na última quinta-feira e estava internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, no Recife. Em nota enviada à Imprensa, a Secretaria de Saúde informou apenas que o homem morava no Interior do Estado, e, por recomendação do Ministério da Saúde está proibida a divulgação de dados sobre pacientes que adquiriram o vírus H1N1. Ainda segundo a nota, a vítima teria dado entrada na unidade da Capital há cerca de 20 dias e já apresentava estado grave de saúde.
Este ano, Pernambuco registrou sete casos confirmados da moléstia, contando com o óbito. Mais 18 casos estão sob investigação. Em 2009, quando a doença atingiu o ápice de pessoas contaminadas, o Estado registrou 154 casos, onde seis pessoas morreram. A reportagem da Folha tentou entrar em contato com a assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado, mas as ligações não foram atendidas. No Brasil, ano passado, dos 2.051 óbitos registrados pela Influenza A, 1.539 ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas 189 morreram, ao todo, a letalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos: 416 no total. As crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado, com 154 casos registrados por 100 mil habitantes.
Até a última segunda-feira, segundo informação do site do Ministério da Saúde - www.portalsaude.gov.br - mais de 36,9 milhões de pessoas tinham sido vacinadas em todo País, o correspondente a 60% da meta. A campanha de vacinação pelo Brasil teve início no dia 9 de março, atingindo indígenas e profissionais de saúde. Do dia 22 do mesmo mês, até o dia 5 de abril doentes crônicos, exceto idosos e crianças de seis meses a 2 anos receberam a vacina. Entre os dias 6 e 23 de abril, jovens de 20 a 29 anos foram imunizados contra o vírus H1N1. No momento, idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas vão ser vacinados até o dia 7 de maio. A última etapa da vacinação será feita entre os dias 10 e 21 de maio, onde pessoas de 30 a 39 anos serão imunizadas. Quem passou do prazo de se vacinar pode fazê-la. A Influenza A (H1N1) é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de quem está infectada
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: