As pessoas incluídas na segunda e terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 têm até a próxima sexta-feira (23) para se vacinar. A dose está disponível em todos os postos de saúde da sede e interior do município para mulheres grávidas, crianças de seis meses a menores de dois anos, doentes crônicos com menos de 60 anos e jovens de 20 a 29 anos. É importante lembrar que os jovens devem levar documento de identificação com foto e os pais ou responsáveis dos menores, precisam ter em mãos o cartão de vacinação da criança.
Até o momento o número de pessoas vacinadas contra a influenza já passa de 20 milhões em todo o país. Em Petrolina, segundo o Programa Nacional de Imunização a dose já foi aplicada em 39.805 mil cidadãos. Somente no Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, montado para reforçar a importância da imunização da população incluída nas três etapas realizadas até o momento, mais de 22 mil compareceram aos postos de saúde. A meta é atingir o número de 140 mil imunizações.
A campanha começou em 8 de março, cumprindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), onde coloca como prioridade os grupos que apresentam maior risco de contrair a doença. Os profissionais de saúde foram os primeiros a receber a dose para garantir a funcionalidade dos serviços e atendimento da população. Nesse conjunto foram incluídos médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais de investigação epidemiológica de H1N1, pessoal de limpeza, seguranças, motoristas de ambulâncias, entre outros profissionais que tem contato direto com pacientes.
Em relação aos outros grupos, dados do MS, registrados em 2009, quando surgiu a primeira pandemia no país, revela que o número de óbitos em gestantes foi 50% maior que na população geral e que 75% dos óbitos ocorreu em pessoas que apresentavam doenças crônicas. Já os jovens de 20 a 29 anos foram os que mais apresentaram casos de doenças respiratórias graves, causado em decorrência do vírus e do total de mortes, contabilizadas no ano passado, esse grupo concentrou 20% dos óbitos.
Próximas etapas – No dia 24 de abril será realizada a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, onde a população com mais de 60 anos deve se vacinar contra a gripe comum. Aqueles que apresentam doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe A. Os 52 postos do município e interior estarão abertos durante todo o sábado para atender os idosos. Esse grupo ainda poderá se vacinar até o de 7 de maio. Já do dia 10 a 21 do próximo mês as unidades estarão atendendo a população de 30 a 39 anos.
Taisa Alencar /ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário