quinta-feira, 30 de abril de 2009

PT vai reafirmar apoio a Dilma em documento


Em meio ao impacto criado com o anúncio de que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) está se tratando de um câncer, o diretório nacional do PT deve aprovar um documento em que reafirma o apoio à candidatura da ministra à Presidência em 2010. A ideia é que a resolução seja aprovada no próximo encontro da cúpula petista, prevista para os dias 8 e 9 de maio. Após o anúncio de que Dilma será submetida à quimioterapia para combater um câncer linfático, aliados e oposicionistas começaram a especular sobre possíveis abalos em sua eventual candidatura.
Para o secretário-geral da sigla, deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), apesar de a ministra ainda não ser uma candidata oficial, o plano continua o mesmo. “Existe a compreensão por parte do partido de que o fato de ela ter a doença não muda em nada os nossos planos, e ela é o nome mais forte hoje”, afirma.
Na última segunda-feira, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia reafirmado que nada mudava em sua intenção de fazer de Dilma a sua sucessora. “Ela é a minha candidata, mas eu não sou o partido (o PT)”, disse Lula. Para o presidente, Dilma “não tem mais nada”.
Quanto a uma possível redução no ritmo de trabalho e de compromissos da pré-campanha, Cardozo afirma que o partido não deve interferir e que a decisão deve partir da própria ministra. “Ela tem o direito de se tratar e evidentemente é incorreto da nossa parte ditar qual ritmo ela vai levar daqui para frente. Mas tenho certeza que ela consegue combinar o tratamento com todo o resto”, afirmou o secretário-geral.
Ao mesmo tempo em que o diretório nacional tenta abafar as especulações sobre uma alternativa da base ao nome de Dilma, o PT paulista iniciou no último fim de semana uma caravana que deve percorrer o Estado para discutir o nome do candidato ao governo de São Paulo. A reafirmação do nome de Dilma também será tema dos próximos encontros no Estado, em que o PMDB de Orestes Quércia está alinhado com o PSDB do governador José Serra.


Folha de Pernambuco

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina realiza obras na Barragem do Gavião


A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Petrolina iniciou na última terça-feira (28) as obras de recuperação da barragem do Gavião, que fica no Riacho do Pontal próximo ao distrito de Izacolândia. A barragem foi danificada com as últimas chuvas. De acordo com o secretário da pasta, Pedro Henrique Nunes de Oliveira, 500 sacos de areia e lonas foram utilizados para isolar a área danificada.
“Este trabalho resolve paliativamente o problema, pois estamos isolando a água que está saindo da parte destruída, mas uma empresa de engenharia acionada pela prefeitura, já foi deslocada até o local para avaliar os prejuízos na barragem e levantar os custos com a recuperação total”, comenta. A represa foi construída pelo Governo do Estado no ano de 1975 e beneficia cerca de 500 famílias das localidades de Manga Nova, Cristalina, Federação e Angico.
Pedro Henrique informou que a secretaria, fez uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e está iniciando nesta semana o cascalhamento de 12 ruas no Roçado e de 10 entradas no povoado, visando evitar problemas no deslocamento da população e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores da localidade e imediações.



Sedest realiza reunião com gestores escolares sobre o Projovem Adolescente


A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), realiza nesta quarta-feira(29), às 9 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, uma reunião com os gestores do programa Projovem Adolescente e das escolas municipais e estaduais. Na pauta do evento estão assuntos como metodologia, importância e a área de abrangência do programa.
De acordo com a secretária da Sedest, Tereza Virgínia Carvalho, o objetivo do encontro é incentivar os jovens a participarem das atividades do programa para que as ações se concretizem no município. “Precisamos de parcerias que visem contribuir com as políticas públicas em favor do desenvolvimento da juventude”, observa, destacando que a iniciativa beneficia adolescentes/jovens, de 15 a 17 anos, de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e vinculados ou egressos de programas e serviços de proteção social especial.
O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo de Proteção Social Básica, inserido na Política de Assistência Social (PNAS) e no sistema Único de Assistência Social (Suas), vinculado ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Sua principal diretriz é complementar a proteção social à família, a partir do apoio direto aos adolescentes/jovens. Em Petrolina, existem 44 coletivos, distribuídos nas zonas urbana (36) e rural (08). A meta do programa é contemplar 1.100 jovens.
A concepção e as diretrizes metodológicas das ações socioeducativas do Projovem Adolescente foram concebidas a partir de três eixos estruturantes: Convivência Social, Participação Cidadã e Mercado do Trabalho. “Esses itens visam o desenvolvimento integral dos jovens nas diversas dimensões de sua vida como indivíduo, cidadão e futuro profissional, orientando suas vivências na família, na escola, na comunidade e na sociedade”, comenta a secretária.
O Projovem Adolescente oferece oficinas de teatro, dança popular, dança de salão, dança contemporânea, circo, flauta doce, capoeira, percussão e arte visual. As atividades funcionam de segunda a sexta-feira e são divididas em dois momentos: o primeiro com o orientador social e o segundo com o facilitador (oficineiro). O programa funciona atualmente nas seguintes localidades: João de Deus, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas, Rio Corrente, Dom Avelar, José e Maria, Henrique Leite, Fernando Idalino, São José, Tapera, Gercino Coelho, Izacolândia, Nova Descoberta, Serrote do Urubu, Vila Marcela e Palhinhas.


Jornalista Nadja Cibele

Irrigação Zero

O governador fez esforços nos Estados Unidos para encontrar parcerias privadas que garantam a retomada do projeto Pontal, em Petrolina. Deveria também na volta sensibilizar o Governo Lula a mudar o conceito em relação ao São Francisco. Em seis anos de mandato, o presidente não irrigou um só hectare no Vale.

Secretaria de Saúde de Petrolina alerta para a Gripe Suína


O Secretário Municipal de Saúde de Petrolina, Dr, José Mendes Júnior irá tratar um Plano de Contingência e Prevenção contra a Gripe Suína, no município. Segundo o secretário, não há motivos para alarme, mas a população tem que ser manter em alerta. "Evite a automedicação. Para qualquer informação ou atendimento, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa", orientou.
Foto:Josélia Maria

Acaba a farra das passagens


Ato da Mesa determina uso de bilhetes só por deputados e assessores

Seis dias depois de anunciar restrições para o uso de passagens aéreas pagas pela Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu, em reunião com os líderes partidários e integrantes da Mesa Diretora, instituir as novas regras por meio de ato da Mesa, um instrumento administrativo que não precisa de aprovação pelo plenário. O ato entrará em vigor assim que for publicado.
A instituição de novas regras por ato da Mesa foi a saída política encontrada pela Casa e pelos líderes para evitar maior desgaste, no caso de votação em plenário ontem de um projeto nesse sentido. Deputados insatisfeitos com os cortes ameaçavam apresentar uma emenda, durante a votação, para afrouxar as regras e permitir que os cônjuges e os filhos dependentes também pudessem viajar às custas da Câmara. Qualquer que fosse o resultado provocaria desgaste para a Casa, interna ou externamente.
Na reunião de ontem, os líderes abriram mão da cota extra de passagens aéreas. Essa foi a única mudança entre o projeto que seria votado e o ato da Mesa já assinado por Temer. Pelas novas regras, a verba de transporte aéreo corresponderá a quatro trechos aéreos (ida e volta), da capital do Estado de origem a Brasília. Isso não exclui os deputados do Distrito Federal, que terão o menor valor - R$ 3.764,58. A maior cota é para os deputados de Roraima (R$ 14.989,95).
O ato da Mesa prevê que a cota será usada no território nacional pelo próprio parlamentar ou por assessores, desde que, nesse caso seja comunicado à Terceira Secretaria da Casa As regras acabam também com a possibilidade de acumular o valor da verba de um ano para o outro e estabelece a publicação dos gastos com passagem na internet no prazo de 90 dias.
Os líderes partidários divulgaram uma nota formalizando apoio a Temer na decisão de disciplinar as passagens aéreas por meio de ato na Mesa. O presidente da Câmara e os líderes esperam que esse ato ponha fim ao desgaste que a Casa tem enfrentado, com as denúncias de abuso com as passagens aéreas, e com isso retomar a rotina de votações na Casa. “Vai minimizar o noticiário”, disse Temer. Ele prevê que ainda nesta semana o plenário possa votar o projeto que cria o Cadastro Positivo. Isso, no entanto, só poderá acontecer depois que forem votadas duas medidas provisórias que estão trancando a pauta.


Folha de Pernambuco

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mesa redonda marca o Dia Mundial da Educação em Petrolina


A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde desta terça-feira (28), uma mesa redonda com representantes da área jornalista, estudantil, poder judiciário, sesc, senai, sebrae, sest/senat, e do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina –Sinsemp, a fim de discutirem sobre o tema: ‘Educação e Cidadania’.
Entre as temáticas abordadas sobre a Educação no Brasil e os métodos pedagógicos voltados para a cidadania no município, o Secretário de Educação, Carlos Fernando Schuler afirma que a transcendência do homem, o sentimento, desejos e pensamentos, tendo como ações prioritárias a formação continuada com a abordagem de diversas questões, fazem parte dos desafios da SME.
“Iremos priorizar um novo modelo de gestão pedagógica interdimensional, a qual valoriza estes aspectos citados acima, fundamentais, assim como, a teoria do conhecimento a identidade do professor-pesquisador, aparência da globalização, currículo, diversidade cultural entre outros inúmeros enfoques”, conclui.
Ao palestra sobre o tema: ‘‘Educação e Cidadania’ a mestre em sociologia pela UPE- Universidade Estadual de Pernambuco, Antonise Coelho de Aquino atribui o eixo da discussão entre educação e cidadania para uma reflexão sobre o compromisso formativo, enquanto docentes, gestores, coordenadores pedagógicos e demais representantes da sociedade civil. Também foi convidada a compor a mesa, a assessora pedagógica da Gerência Regional de Educação, Aparecida Brandão.
“Isso reside nas competências a serem desenvolvidas em cada indivíduo em formação, ou seja, pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder intervir de modo inovador e ético no processo educativo e aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, finalmente a ser via essencial que integra os três precedentes”, explica. Após a palestra, a mediadora da mesa, a diretora de gestão pedagógica, Emilia Ribeiro, abriu um espaço de três minutos para cada participante expor seus questionamentos sobre o assunto.


Por Kátia Gonçalves
Foto/crédito/ Joselito Menezes



Energia terá reajuste de 3,64% para consumidores residenciais

A Celpe conseguiu nesta terça-feira (28) uma liminar na Justiça Federal suspendendo a decisão da Angência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia determinado uma redução de 4,42% nas contas de luz dos consumidores residenciais. Com essa decisão da Justiça, as contas de luz vão ser reajustadas agora em 3,64%, a partir de amanhã. A liminar que suspendeu a redução e determinou a Aneel a fazer uma nova revisão das tarifas da Celpe foi concedida pelo juiz substituto Alaor Piacini, da 9ª Vara Federal em Brasília. O Governo do Estado divulgou nota sobre a decisão da Justiça Federal em suspender a redução das contas de luz e determinar um novo aumento. No texto, o procurador-geral do Estado, Tadeu Alencar, disse que a decisão da Justiça Federal em Brasília foi parcial porque ouviu apenas o lado da Celpe e não levou em conta o interesse da população pernambucana. O procurador afirmou ainda que o Governo vai recorrer da decisão.Os novos índices calculados pela Aneel resultaram num efeito médio de 6,45%, com aplicação a partir desta quarta-feira (29) para 2,8 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do Fogo, na Paraíba. Para os consumidores de alta tensão (indústria, por exemplo), são três os tipos de reajuste: A1 (230KW ou mais), de 7,80%; A3 (69KW), de 12,20%; e A4 (2,3KW A 25KW), de 11,41%.A Aneel vai recorrer da decisão, porém enquanto o recurso não é julgado terá que cumprir determinação judicial.
pe360graus

Cerest de Petrolina realiza I Seminário de Promoção à Saúde do Trabalhador

Visando homenagear o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, lembrado nesta terça-feira (28), bem como, abrir a semana em homenagem ao Dia do Trabalhador (comemorado na sexta-feira, 01/05), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, vai realizar o I Seminário de Promoção à Saúde do Trabalhador. O evento acontece durante a manhã de hoje no Auditório Florêncio Barros no Centro de Convenções e é aberto à comunidade.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Kamilla Alencar, o evento tem como objetivo discutir questões atuais relacionadas à temática Saúde X Trabalho. “Sempre realizamos este evento e enfocamos assuntos de interesse dos trabalhadores. No ano passado fizemos a discussão em torno do assédio moral e também do agrotóxico. Este ano vamos proferir palestras sobre acidentes perfuro cortantes, ergonomia (a adaptação do trabalho ao homem com o objetivo de proporcionar-lhes condições de conforto, segurança e produtividade) e informações sobre Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort)”, explica.
O Cerest, que faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), tem como papel dá suporte técnico e científico às intervenções do Sistema Único de Saúde (Sus) no campo da Saúde do Trabalhador, no âmbito de uma determinada área de abrangência e de modo integrado com a ação de outros órgãos públicos. Constitui-se como centro articulador e organizador das ações intra e intersetoriais de Saúde do Trabalhador.
Segundo Kamilla o centro funciona com o apoio de técnicos como enfermeiro do trabalho, psicólogo, assistente social, técnico em segurança do trabalho, técnico em saneamento e auxiliar de enfermagem. Em Petrolina, a ocorrência mais comum está ligada à Dort e, de acordo com a coordenadora, as notificações partem, em sua maioria, de pessoas que trabalham com o agrotóxico.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão das ações.

Programação

08:00 h – Credenciamento dos participantes e entrega do material
08:30h – Palestra: Acidentes com Perfuro Cortantes
Palestrante: Aidil Pereira Galvão – Enfermeira do Trabalho – Hospital Dom Malan/Imip.

09:20h – Palestra: Ergonomia
Palestrante: Francisco Alves Pinheiro – Professor do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf

10:10h – Intervalo

10:30h – Palestra: Ler/Dort: conhecer, informar e prevenir.
Palestrante: Damião Ernane de Souza (Professor da Universidade de Pernambuco na área de saúde coletiva) e Mônica Moreira.

11:20 h – Sessão de Debates

12:00 h - Encerramento

SERVIÇO
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Av. Souza Filho, 911, Centro, Petrolina (PE).
Telefone: 87 3862-3751
E-mail: cerestpetrolina@gmail.com


Jornalista Nadja Cibele

Mídia, sociedade e caos


Parece mesmo que estamos caminhando para o caos, a desordem do que se constitui uma sociedade.Afinal, entre a lama do Congresso Nacional, a legitimação do uso do dinheiro publico (sem devolução) de todos os deputados/senadores em relação as passagens áreas e outros tantos desmandos, chegando a quase briga de vizinho na corte real do STF protagonizada e midiatizada por dois ministros, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, o que mais pode ser tão absurdo nesse país.Entre tiros e drogas, morre-se pelo terrorismo aplicado por traficantes ou pela policia. Morre-se pela ausência do Estado, pela inoperância do sistema de segurança nacional, ou pela falta de atendimento nos hospitais públicos (chegando em alguns privados). Morre-se também pelo desespero, pela fobia de sair às ruas com medo de ser morto por qualquer uma dessas ações.Entre as mazelas midiáticas e as sociais até mesmo a academia não consegue dá conta de analisar sociologicamente estes fenômenos urbanos, que de lenda não tem é nada e de catastrófico pode gerar uma grande tragédia grega bem ao estilo de Homero.Por outro lado, ainda é pouco o debate que a mídia faz sobre as mudanças de conceitos moral e ético, limites e democracia, justiça e direito, espetáculo da informação e a noticia.O debate é pouco e estamos reproduzindo o discurso ou nos apropriando de velhos chavões para justificar a tendência que a sociedade tem de seguir o caminho do caos.Poucos trazem à pauta a discussão de políticas publicas de prevenção a violência, do cuidado com a criança de hoje, pensando no marginal de amanhã, na possibilidade de abrir novos espaço culturais para trabalhar com jovens, de buscar na educação (nas diversas formas de educar) uma nova sociedade.Trazer pautas que reforce a necessidade de uma reforma política eficiente que resulte em quebra de paradigmas que estão ultrapassados e que possa abrir outros canais de atuação parlamentar.Pensar a sociedade inserida nesse grande debate de transformação social. Essa é a grande revolução. Cadê os intelectuais com seus discursos libertadores? Cadê a nossa riqueza musical para retratar essa realidade de forma poética? Cadê a imprensa comprometida com a revolução social?Por que tudo está tão parado? Faltam torturas para que os poetas, músicos, artistas, autores, jornalistas se tornem criativos, ousados, intelectuais?É preciso pensar que tipo de revolução queremos fazer como imprensa e como sociedade para não cairmos no comodismo de deixar as coisas sem rumo, sem sentido.Como se tudo isso não fosse da nossa calçada e sim da do vizinho.

Postado por Teresa Leonel

Hemobras faz workshop no Recife


Na próxima quarta-feira, às 15h, o diretor de Assuntos Estratégicos da Hemobras (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), Augusto César Carvalho, vai apresentar as atividades da empresa na área da pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica durante o workshop nanotecnologias para o Nordeste, no auditório do campus tecnológico do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia)/NE (Nordeste), no Recife.
O workshop é promovido por uma parceria do CETENE (Centro de Tecnologias estratégicas do Nordeste), o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia) e o MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia). Segundo o diretor, a missão da Hemobras é pesquisar, desenvolver e produzir hemoderivados, medicamentos biotecnológicos e reagentes - com excelência e responsabilidade sócio-ambiental para atender prioritariamente os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
Criada em dezembro de 2004, a Hemobras é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Saúde, que se empenha para que o Brasil seja autossuficiente na produção de alguns elementos essenciais para o tratamento de várias doenças e casos médicos. “Esforçamos-nos para ser uma empresa pública certificada nacional e internacionalmente e reconhecida pela contribuição para a redução progressiva da dependência externa de medicamentos hemoderivados e reagentes que atua em busca da auto-suficiência nacional nesses produtos e da melhoria da vida das pessoas usuárias”, disse Augusto César.


Blog do Magno

Foto:Josélia Maria

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Petrolina lança Campanha ‘Deixe a gripe na saudade, vacine-se’



Com o slogan ‘Deixe a gripe na saudade, vacine-se’, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou no último sábado (25), a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A campanha, que até ontem(dia 27), já havia vacinado 6 mil idosos, pretende imunizar até o dia 08 de maio, 80% da população alvo, mais de 15.500 idosos do município, com idade acima de 60 anos, contra o vírus da influenza (da gripe).
As estatísticas apontam que depois das imunizações os casos de internação por pneumonia diminuíram 30% e as mortes por agravamento dos estados gripais 40%. De acordo com o secretário de saúde do município, José Mendes Júnior, o Ministério da Saúde aponta que a vacina contra a gripe em idosos reduz em 50% as complicações decorrentes do vírus.
A solenidade de abertura, na sede da SMS, contou coma presença do Prefeito Julio Lóssio, o coral da terceira idade do Sesc/Pe e secretários municipais. Em seu discurso, o executivo municipal chamou atenção dos senhores sobre os cuidados para com a saúde, principalmente em prevenir-se. “O vírus provoca muitos danos à saúde, por isso se faz necessário proteger contra as epidemias de gripe. Ao vacinar-se, o idoso está optando por melhor qualidade de vida” enfatizou.
Durante a campanha serão oferecidas também, a vacina dupla, contra tétano e difteria, e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites (inflamações no ouvido), sinusites (inflamações da mucosa que reveste os seios da face), faringites (inflamações da faringe) e meningites (inflamações por pneumococo das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal).
As pessoas com mais de 60 anos podem procurar um dos 80 postos de vacinação distribuídos no município para receber as doses ou solicitar, através do telefone (3866-8550), a visita de uma equipe em casos de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção. A defesa deve ser feita anualmente, pois o vírus sofre várias mutações. “Depois que aderi à vacina, há 10 anos, não ganhei mais aquelas gripes fortes, com complicações”, acrescenta Luiz Felipe Castro, (73 anos).

Jornalista Kátia Gonçalves

Fotos:Joselito Menezes

Salmo 1

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores"

Policiais civis ameaçam entrar em greve nesta segunda-feira

Os policiais civis de Pernambuco podem deflagar uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (27). A decisão será avaliada durante assembleia geral da categoria, marcada para as 18h. Os policiais ameaçam fazer a paralisação caso não haja avanço nas negociações com o Governo do Estado sobre a o salário e o Plano de Cargos e Carreiras da categoria. Além disso, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol/PE) também reivindica carga horária de seis horas de trabalho – e não as oito horas determinadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Na última semana, a Polícia Civil fez greves de advertência no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e noInstituto Tavares Buril (ITB), que ficaram 24 horas sem atividades. Esta é a terceira vez este ano que a Polícia Civil paralisar totalmente suas atividades.
pe360graus

V Feira de Caprinos e Ovinos - EXPOCAITITU

5ª edição da EXPOCAITITU – Feira de Caprinos e Ovinos do Povoado do Caititu, localizado a mais de 100 km de Petrolina, teve exposição de caprinos e ovinos, show com o FORROZÃO BREGA E VINHO.
No domingo, 26/04, a programação foi voltada para a negociação de animais, concurso de animais mais pesados e cabra leiteira e shows com as bandas Forrozão Mexe Mais. A V EXPOCAITITU disponibilizou 50 baias para os expositores da região, com a previsão mínima de 500 animais e mais de três mil reais em prêmios.
Nas feiras de 2007 e 2008 foram realizados excelentes negócios, com mais de 1000 animais negociados, movimentando recursos superiores a R$200.000,00 (duzentos mil reais). Este ano, a expectativa da organização é movimentar mais de 80 mil reais nos dois dias de feira.
A EXPOCAITITU é uma realização da Associação dos Agricultores Desportistas e Pecuaristas do Caititu e da Cooperativa de Crédito Rural -Ecosol Petrolina, em parceria com o Governo de Pernambuco, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Agencia de Desenvolvimento de Pernambuco – ADDIPER, Prefeitura Municipal de Petrolina, Banco do Brasil e do Nordeste.

3ª SR Codevasf entrega escavadeira hidráulica ao Distrito Nilo Coelho



Os produtores do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho receberam uma escavadeira hidráulica de esteira da 3ª Superintendência Regional da Codevasf. O equipamento será essencial nos serviços estruturais realizados nos canais e drenos não só do perímetro, como também no Maria Tereza.
A máquina, acompanhada de peças acopláveis como duas conchas mecânicas, custou R$ 850 mil para a Companhia. O equipamento foi entregue oficialmente aos produtores na manhã de sábado (25) pelo superintendente Luís Frota e o deputado federal Fernando Filho, que ajudou a viabilizar os recursos para a Codevasf adquirir o equipamento.
A escavadeira, que vai ficar com o Distrito de Irrigação, já está em atividade fazendo a limpeza do canal principal da Estação de Bombeamento Principal (EPB) da área do Maria Teresa.
Já em relação ao perímetro Senador Nilo Coelho, a máquina vai realizar serviços estratégicos, como a manutenção do canal principal e também da rede de drenagem. O Perímetro possui 92 quilômetros de canais e 550 quilômetros de drenos.

Aliados pressionam Jarbas no Interior


Convocação. Essa foi a palavra de ordem dos correligionários do PMDB durante o segundo encontro regional do partido, que aconteceu na manhã de ontem, em Garanhuns, Agreste Meridional do Estado. Todos os militantes que usaram a tribuna disseram ver no senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) o único nome capaz de disputar para ganhar as eleições de 2010 para o governo. Os aliados pressionaram o senador para que ele encabece a chapa majoritária nas eleições do próximo ano. Para o peemedebista, a hora é de trabalhar e assunto de candidatura só no próximo ano, mas não descartou entrar na briga para ocupar pela terceira vez o Palácio do Campo das Princesas.
Na terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o “cacique” do PMDB mostrou que tem prestígio ao reunir seguidores fiéis, antigos e novos, que lotaram o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A grande maioria era formada por lideranças dos partidos que no passado formavam a aliança União por Pernambuco. Além dos dois ex-prefeitos de Garanhuns, Silvino Duarte e Ivo Amaral, estiveram presentes os prefeitos de São Bento do Una, Manari e Araçoiaba, além de vice-prefeitos, vereadores, suplentes de vereadores e lideranças políticas dos municípios de Caetés, Saloá, Garanhuns, São João, Brejão, Bom Conselho, Angelim, Caruaru, Lajedo e até caravanas de Abreu e Lima e Vitória de Santo Antão.
O ex-governador adiantou que em janeiro próximo serão divulgados os nomes que vão encabeçar a disputa estadual. “Garanto que vamos ter uma chapa forte de cabo a rabo, competitiva. Vamos entrar na disputa para retomar o poder administrativo do Estado”, disse enfático, completando que “eleição não se ganha caindo do céu. Todos têm que trabalhar com garra e determinação”. Jarbas também fez uma convocação para ajudar a fortalecer a legenda, aumentando o número de filiações. “Pela nossa história não podemos ter um partido pequeno. Vamos nos unir cada vez mais em busca de novos quadros e cada um de nós temos que ter o compromisso de conquistar mais filiados”.
Coube ao deputado federal e secretário geral do partido, Raul Henry, as críticas ao governo no âmbito nacional. “Vão até as prefeituras e perguntem aos gestores o que eles estão achando do governo Lula”, destacou, referindo-se à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já as deputadas Jacilda Urquisa (PMDB) e Terezinha Nunes (PSDB), se encarregaram de avaliar e criticar o Governo Estadual, principalmente nas áreas da Saúde, Segurança Pública e Educação. “Estão usando obras do Governo Jarbas/ Mendonça nos materiais publicitários, mas essas pessoas serão desmascaradas na hora certa”, prometeu Terezinha.
Ainda este ano deverão acontecer mais três encontros regionais. O próximo deverá ser em Caruaru, já no mês que vem, em data e local a serem divulgados.


Folha de Pernambuco

domingo, 26 de abril de 2009

Nove jovens são apreendidas em operação contra a prostituição infantil



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nove jovens e prendeu quatro homens em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. A ação fez parte de uma operação contra a prostituição infantil, na madrugada entre este sábado (25) e domingo (26).Os menores de idade e os homens presos estavam no bar Fundo de Quintal, que fica no Km 42,8 da BR-101. O local foi denunciado através do ‘Disque 100’, que recebe ligações para denúncias de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação contou com a participação de quarenta agentes da PRF e dois procuradores do Ministério Público do Trabalho.Dos quatro homens presos, três trabalhavam como seguranças do local e portavam armas ilegalmente. São eles: Adeilton Delmiro dos Santos, Eraldo Gomes da Cunha e Severino José de Araújo Neto. O outro, Jaelington da Cunha Lima, é o dono do estabelecimento.Os jovens apreendidos, cinco garotas e quatro garotos, com idades entre 13 e 17 anos, não estavam sendo explorados sexualmente, mas, de acordo com a polícia, se encontravam em situação de risco e alguns consumiam bebidas alcoólicas junto com adultos.No bar também foram encontrados três revólveres calibre 38 e 16, munições, um colete à prova de balas, sete frascos de lança-perfume e quatro máquinas de caça níquel .Todas as pesoas e material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paulista. Os homens presos foram, em seguida, levados ao Cotel, em Abreu e Lima.






pe360graus

Júlio Lóssio é entrevistado pelo Gazzeta do São Francisco


Após os cem dias de sua gestão, o prefeito Júlio Lóssio, PMDB, concedeu entrevista ao Jornal Gazzeta do São Francisco.
A reportagem é de Geovani Siqueira. (trechos da entrevista)

“A Câmara de Vereadores, apesar de algumas críticas que temos recebido, tem aprovado os projetos que temos mandado e fico feliz de saber que nós vivemos numa cidade democrática”.
O prefeito também se defendeu das críticas feitas à gestão, sobretudo, a sua pouca experiência na gestão pública."

GAZZETA: Na Câmara , alguns vereadores questionaram porque o senhor não procurou os deputados Gonzaga Patriota(PSB),Fernando Filho (PSB) e o governador Eduardo Campos (PSB). O senhor pretende buscar apoio desses deputados e do Governo do Estado?


JÚLIO LÓSSO: As imagens comprovam que isso não é verdade. Eu logo que assumi o mandato fiz uma carta e protocolei pessoalmente nos gabinetes dos deputados , estive lá no gabinete do deputado Fernando Filho(PSB), protocolei essa carta solicitando emendas, protocolei uma carta no gabinete do deputado Gonzaga Patriota(PSB) e protocolei cartas nos gabinetes de todos os deputados federais de Pernambuco. Tanto é que deputados que não tem base eleitoral em Petrolina.Roberto Magalhães não tem base em Petrolina e colocou emenda, Raul Henry não tem base em Petrolina e colocou emenda,Paulo Rubem (PDT) tem base pequena em Petrolina e colocou emenda para Petrolina. Nós procuramos não só os deputados de Petrolina, procuramos os deputados e senadores de todo Pernambuco porque entendemos que cada um deles tem responsabilidade com o Estado como um todo , porque entendemos que Petrolina tem sido discriminada porque grande parte dos recursos tem sendo concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR).
E quanto ao governador, estamos estampado nas páginas de vários jornais do Estado meu encontro com o governador então dizer que não procurei o governador não é verdade. Eu procurei o governador e fui muito bem recebido. Quando o governador esteve em Petrolina, fiz questão de ir recebê-lo no aeroporto.

“Pretendo construir 10 mil moradias no município, numa parceria com o Governo Federal”

GAZZETA:Todas as críticas feitas sobre sua gestão quase sempre redundam na observação a sua falta de experiência administrativa na gestão pública. Como o senhor recebe essas críticas?

JÚLIO LÓSSIO: Com muita tranqüilidade, até porque eu não posso dizer que tenho experiência na administração pública.É uma grande verdade dizer que não tenho experiência na administração pública. Mas se você for avaliar os governos todos que por aqui passaram e se for avaliar todas as prefeituras do Brasil, nesse momento, elas passam pelas mesmas dificuldades que estamos passando.
Mas quero dizer que estamos muito animados porque já fizemos muitas coisas que acreditávamos ser prioridade. Exemplo ,logo em janeiro realizamos uma limpeza em todos ou na grande maioria dos canais de Petrolina.
É uma obra que não é vista pela população de classe média, que vive na Petrolina da Sete de Setembro pra dentro, mas é vista pela população que está fora dessa Petrolina da televisão, dos jornais. É a Petrolina que sofre com as chuvas e essa limpeza permitiu que mesmo com esse volume de chuvas maior que o esperado o impacto fosse menor do que o que aconteceu em anos passados quando os canais transbordaram.

‘Vão ter que nos engolir durante os quatro anos”

GAZZETA: Por causa das críticas, surgiu o boato de que o senhor iria renunciar. O boato procede?


JÚLIO LÓSSIO: Na verdade, Petrolina nos últimos anos foi governada por dois primos e de uma forma ou de outra muita gente se acostumou com um modelo de gestão que privilegia algumas pessoas. Essas pessoas (que criticam) devem estar com saudade da forma como se fazia o poder. E nós entendemos que realmente eu renunciei . Renunciei a ir deixar meus filhos todos os dias no colégio, renunciei à convivência com minha família de maneira mais intensa, renunciei à convivência com muitos amigos. Renunciei a muitos pacientes, renunciei à realização de muitas cirurgias como eu realizava, eu não deixei a medicina por completo , mas hoje eu faço 10% da medicina que eu fazia, então renunciei a muita coisa.. Eu só não posso renunciar à prefeitura porque a prefeitura não é minha, pertence às pessoas e eu só vou sair da prefeitura quando as pessoas mandarem e as pessoas nos colocam ou nos tiram da prefeitura através do voto democrático. Portanto, como dizia o técnico da seleção brasileira, Zagallo, essas pessoas vão ter que nos engolir durante os quatro anos.

GAZZETA: Pensando nas eleições de 2010 como fica seu apoio em relação a Guilherme Coelho(DEM) e Ciro Coelho (DEM)?

JÚLIO LÓSSIO: Nós tivemos o apoio maciço do ex-deputado Osvaldo Coelho(DEM) que hoje é o grande líder do partido Democratas. Eu sou presidente do PMDB e nós temos o compromisso de votar nas lideranças do partido Democratas. Nós temos dito que temos lado e temos nossos candidatos a deputado federal e estadual.

Leia na íntegra no Gazzeta de 24 a 27/04/2009

Foto/arquivo:Josélia Maria

Crucifixo de madeira salva jornalista baleado na Colômbia


Um jornalista colombiano conseguiu se salvar quando uma bala disparada contra ele durante um assalto nesta sexta-feira atingiu o crucifixo de madeira que levava no peito, contou neste sábado ele próprio, na cidade de Manizales (278 km a oeste de Bogotá).
O caso aconteceu com o repórter Hugo Cuartas. Ele e seu colega Carlos Mesa acabavam de apresentar um programa de música na televisão local e pegaram um táxi, quando foram assaltados por dois homens armados.
“Um dos assaltantes atirou à queima-roupa", disse Cuartas, acrescentando que sentiu muita dor, acompanhada de um ardor no peito. Quando lhe tiraram a camisa observou que o Cristo que sempre levava consigo, estava colado a seu corpo e destroçado.
Os agressores fugiram levando o laptop no qual os jornalistas guardavam centenas de peças musicais.
Cuartas será submetido a uma cirurgia, porque a bala ricocheteou, atravessando seu braço esquerdo, causando fraturas.
Este incidente foi registrado simultaneamente ao assassinato do também jornalista J. Everardo Aguilar, 72, correspondente da rede Rádio Super, em El Bordo, uma pequena cidade do departamento de Cauca, no sudoeste do país.
Na última quinta-feira (23), seis desconhecidos entraram na casa de outro jornalista, o escritor Gustavo Álvarez Gardeazábal, da Caracol Radio, em Tuluá, uma cidade do departamento de Valle, no sudoeste, fugiram depois de tentar sequestrá-lo. Eles levaram dois computadores e dois telefones celulares.
Folhapress

Pense Positivamente


"A síntese é uma qualidade-chave para os tempos futuros. Pensar positivamente é muito importante para compreender o significado da síntese em nossa vida sem nos aprisionarmos ou nos tornarmos vítimas dos acontecimentos. Desse modo, estaremos abrindo caminho para a intuição que nos põe em contato direto com a sabedoria interior, ao mesmo tempo que torna possível a ocorrência de uma extraordinária sincronicidade em nossas vidas".

Após anúncio de câncer, Dilma volta ao trabalho na segunda-feira


Depois de anunciar neste sábado (25) que está em tretamento por conta de um linfoma (tipo de câncer), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai voltar ao trabalho às 8h de segunda-feira (27), quando viaja com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Manaus. Ela passará o domingo descansando, em Brasília."Há mais ou menos 20, 30 dias eu estive aqui fazendo exames normais, os exames usuais. A partir desses exames foi constatada a existencia de um gânglio (...) na minha axila. Esse gânglio foi objeto de um procedimento ambulatorial que foi extraído e uma série de exames complementares não detectou outro foco no meu organismo", ressaltou ela.
O cardiologista Roberto Calil, que também é o médico do presidente Lula e do vice, José Alencar, explicou que o nódulo foi descoberto durante uma tomografia de rotina do coração.
"A ministra passou por uma tomografia, uma tomografia das coronárias para ver a situação do coração. E, ao mesmo tempo, você consegue ver pulmão e consegue ver o tórax. Nesse momento, por acaso, (em) uma chapa adicional, foi visto esse nódulo de 2,5 centímetros", explicou o cardiologista.

O tumor de 2,5 centímetros estava localizado sob a axila esquerda da ministra Dilma. A biópsia confirmou: era um linfoma, que é o câncer dos gânglios linfáticos - o sistema que faz parte da defesa do nosso organismo e ajuda a combater as infecções.
A hematologista Yana Novis explicou que a ministra tinha um lifoma em estágio inicial e que o único nódulo foi retirado. Ela afirmou que o linfoma estava no "primeiro estágio".
Os linfomas são classificados em quatro estágios. De 1 a 4. O estágio 1 é o mais inicial de todos. O tumor foi retirado numa cirurgia rápida, três semanas atrás.
"(Durou) uns 45 minutos de cirurgia. A minsitra ficou sedada, logo depois ela acordou e no mesmo dia ela voltou às atividades. Tinha reunião em Brasília, voltou a trabahar normalmente", frisou Calil.


G1

Partido: idéias, gestos, atitudes

Luciano Siqueira, vereador do Recife
Em tempo de ampla, sofisticada e bem urdida campanha contra a política como esfera pública de expressão do conflito de interesses sociais – movida pela grande mídia com o fito de desmoralizar instituições e lideranças mais influentes e facilitar a imposição de interesses quase sempre inconfessáveis - falar de partidos nem sempre soa bem aos ouvidos de quem ouve (talvez a grande maioria dos que me lêem aqui não tenha filiação partidária). Porque os partidos são postos numa absurda vala comum, como se todos fossem apenas reduto de privilegiados, farsantes ou corruptos.
Esse filme já se viu muitas vezes na História e nunca deu em fortalecimento da democracia.
Claro que a crítica circunstanciada e contundente a práticas incorretas verificadas em partidos e instituições públicas precisa, sim, ocupar espaço na mídia. Porém não de modo tendencioso como assistimos, exacerbando a dimensão dos fatos ou distorcendo-os em favor de uma generalização que não encontra respaldo na realidade.
Separar o joio do trigo é um imperativo da verdade. Avaliar criteriosamente partidos e instituições por suas idéias, gestos e atitudes.
Veja o caso do Partido Comunista do Brasil, que prepara o seu 12º. Congresso, a se realizar de 5 a 8 de novembro, em São Paulo, com uma pauta consistente e ousada.
Examinará a crise atual do capitalismo, suas repercussões sobre o Brasil e a oportunidade de avançarmos na luta por um projeto de afirmação nacional, com desenvolvimento, soberania, integração regional, democratização política e social e defesa do meio ambiente. Atualizará o seu programa de transição ao socialismo, centrado no futuro da nação brasileira e o avanço civilizacional. Lançará uma política de quadros contemporânea e essencial à consolidação da etapa atual de expansão do Partido.
Trata-se de um corpo de idéias que parte do lastro teórico e político alcançado pelo Partido particularmente em suas últimas três décadas de existência, hoje renovado mediante o desenvolvimento da teoria e uma compreensão mais abrangente e aprofundada do mundo em ebulição e da sociedade brasileira.
Tem sido também uma sucessão de gestos e atitudes conseqüentes, lastreados cientificamente e moldados por rica experiência, a presença do PCdoB na cena política nacional. Não há em nossa história recente nenhum episódio relevante que não tenha contado com a participação ativa dos comunistas – o que o confirma como indispensável ao movimento transformador em nosso país. Na contramaré do que pretende a grande mídia reacionária.

sábado, 25 de abril de 2009

Dilma revela quimioterapia após diagnóstico de linfoma


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, revelou neste sábado que está se submetendo a um tratamento de quimioterapia após ser diagnosticada com linfoma e realizada a retirada de um tumor num gânglio linfático.
Candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sua sucessão, Dilma afirmou em entrevista no hospital Sírio-Libanês, que seguirá com suas atividades normais durante o tratamento.
"Do ponto de vista da minha atividade como ministra vou mantê-la no mesmo ritmo porque não há incompatibilidade entre uma coisa e outra", disse a ministra a repórteres, acompanhada dos médicos responsáveis por seu tratamento.
A doença foi diagnosticada em estágio inicial durante exames de rotina há cerca de três semanas e o gânglio, de dois centímetros na axila esquerda, foi retirado durante uma cirurgia de 45 minutos.
Apesar de exames não terem indicado outros focos da doença em seu organismo, a ministra será submetida a um tratamento de quimioterapia complementar que deverá durar quatro meses, explicaram os médicos.
"Mesmo no estágio inicial, esse tipo de linfoma exige um tratamento complementar", disse a oncologista Yana Novis.
De acordo com os médicos, os efeitos colaterais do tratamento serão mínimos para a ministra e as chances de cura são maiores de 90 por cento.
"Queria dizer que estou certa que vai ser algo que vai ser superado", disse a ministra a jornalistas. "Eu me sinto perfeitamente bem."


(Por Alexandre Caverni e Hugo Bachega)

Lula diz que vai trabalhar para fazer seu sucessor


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que vai trabalhar para fazer sua sucessão nas eleições de 2010. "Pode ficar certo, ninguém se engane. Eu vou trabalhar para fazer a minha sucessão e trabalhar para eleger os candidatos a governador que eu acho que contribuíram com o País", disse Lula, que visitou as instalações do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Itumbiara, em Goiás.
No entanto, o presidente destacou que sua preocupação é governar o Brasil até o dia 31 de dezembro de 2010. "Agora, os partidos vão se reunir em algum momento e discutir qual o melhor candidato e sair para a campanha. Eu não posso falar sobre isso. Eu não vou interferir, eu vou ajudar", disse. As informações são da Agência Estado.


Tribuna da Bahia

ACM Neto diz que vender passagem é quebra de decoro


O 2º vice-presidente e corregedor da Câmara Federal, deputado ACM Neto (DEM), afirmou nesta sexta-feira (24) que se ficar comprovado que qualquer parlamentar ou servidor comercializou passagens aéreas da cota da Casa a punição deve ser dura. "Se isso ficar comprovado, os deputados envolvidos devem ser cassados e os servidores demitidos imediatamente", ressaltou o deputado baiano.
ACM Neto conversou, inclusive, sobre o assunto com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que determinou a criação de uma comissão de sindicância para apurar as denúncias de uso indevido das passagens. "A Corregedoria vai acompanhar de perto o trabalho dessa comissão de sindicância e vai apresentar resultados num curto período de tempo, de forma célere e dura", enfatizou.


Tribuna da Bahia


Petrolina é a primeira cidade de Pernambuco a entregar Programa de Habitação à Caixa Econômica Federal


Em uma solenidade realizada na manhã do dia (24), no Centro de Convenções de Petrolina, foi oficializada a entrega dos dois primeiros projetos do Programa Municipal de Habitação da Prefeitura de Petrolina – Nova Casa – para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Alex Norat. Petrolina se antecipou e é o primeiro município do Estado de Pernambuco a entregar o documento à instituição financeira. O programa prevê a construção de cinco mil moradias em quatro anos para famílias que ganham de zero a 10 salários mínimos e diminuir o déficit habitacional do município, que é de 10 mil moradias.
De acordo com o prefeito Julio Lóssio (PMDB), a possibilidade de construir 10 mil casas nos próximos quatro anos não está descartada. “Vamos lutar para fazer as 10 mil. Não é exagero da minha parte, pois estou acostumado a começar as coisas com poucas possibilidades”. Ele lembrou que a população não pode ter qualidade de vida, sem uma moradia adequada às necessidades básicas. “Nada dignifica mais o homem do que sua família e seu lar e é essa a luta que travaremos nesses quatro anos”, salienta.
O prefeito rebateu as críticas da oposição que afirma ser o governo lento, dizendo que Petrolina foi o primeiro município a entregar o projeto pronto para a construção das casas. “Nosso governo é responsável, queremos projetos que assegurem qualidade às construções e dignidade para as pessoas”, enfatiza.
O superintendente Alex Norah disse que a Prefeitura de Petrolina foi pró-ativa e adotou uma postura firme na questão da habitação. “Temos a segurança que o programa vai dar certo por aqui, por isso, nossos funcionários estão convencidos e preparados para dar todo o apoio à iniciativa e aos petrolinenses”, destaca. Ele lembrou que o déficit habitacional do país gira em torno de sete milhões de moradias e que o governo Lula vai investir R$ 34 bilhões no setor. “Para se ter idéia, em 2002 o investimento foi de R$ 300 milhões”, informa.
O secretário de Planejamento da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Júnior, disse que o programa prevê a construção de casas e apartamentos também adaptados para pessoas com deficiência e idosos e ainda adiantou que servidores públicos municipais com renda de até um salário mínimo serão beneficiados. “Vamos avançar também nas outras faixas”, garante.
O cadastramento das famílias começou na última quarta-feira (22) e deve durar por um período de dois meses. O trabalho, que tem como objetivo direcionar as famílias ao plano habitacional condizente com a realidade financeira, vem sendo feito das 8 às 17 horas no Centro de Convenções e até o momento foram feitos mil cadastros.
No primeiro momento estão previstas a construção de 744 unidades habitacionais (com área a partir de 45 metros quadrados) para famílias com renda de zero a três salários mínimos num prazo de até 90 dias. O Programa Municipal de Habitação, Nova Casa reúne os projetos do Governo Federal: Minha Casa, Minha Vida, Operações Coletivas, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Crédito Solidário e ainda a iniciativa do Governo Estadual, denominada Minha Casa.


PROJETO OUSADO - Para o diretor de habitação da prefeitura, Edinaldo Lima, o projeto da PMP é ousado, pois supera o que foi feito em oito anos. “Este governo quer construir cinco mil casas, enquanto que foi preciso ter duas administrações passadas para construir em Petrolina pouco mais de duas mil habitações. Só para ter uma idéia, o município de Lagoa Grande, que possui 23 mil habitantes, construiu nos últimos quatro anos 1.028 moradias”, compara.

Lima reforçou ainda que a habitação é um dos principais pilares do governo de Julio Lóssio. “Com uma casa construída dentro das normas, as pessoas vão adoecer menos, pois terão saneamento, iluminação, abastecimento de água, energia elétrica, ou seja, terão mais qualidade de vida”, concluiu.

Hospitais em Petrolina podem parar




Hospitais em Petrolina podem pararMédicos ameaçam entregar os cargos caso não sejam renovados os contratos

UNIDADE de Emergência e Traumas pode ficar sem cirurgiões a partir de hoje

A situação da rede de saúde pública de Petrolina, no Sertão do Estado, continua preocupando os médicos e principalmente as pessoas que utilizam os serviços oferecidos nos Hospitais Dom Malan (HDM) e do Trauma. Nos dois, obstetras, pediatras, ortopedistas, clínicos e outros profissionais pedem melhorias nas condições de trabalho e renovação contratual. Se não chegarem a um acordo, a classe pretende deixar os cargos. No caso do Hospital de Trauma, a situação é mais alarmante, já que o contrato de 22 cirurgiões, que atendem na unidade, acabou à 0h de hoje.
Ontem, segundo o presidente da Cooperativa dos Médicos Cirurgiões do Vale do São Francisco, Edvaldo Lopes, durante uma audiência pública realizada na promotoria de Petrolina, o secretário de Saúde do município disse que não iria renovar as contratações. “Ele disse que, amanhã (hoje), uma nova equipe vai assumir os trabalhos. Não sei como vai ser isso, pois não conheço outros médicos dessa especialidade que podem assumir o Hospital de Trauma. Se o prometido não for cumprido pelo secretário, a unidade hospitalar vai ficar fechada por falta de cirurgiões”, alertou.
No caso dos médicos que atendem no Hospital do Malan, 15 já teriam, segundo o obstetra Osmam Sarmento Magalhães Filho, entregue à Secretária de Saúde as cartas de aviso prévio de solicitação da demissão. “Na próxima segunda-feira, o número de médicos que vai pedir demissão poderá chegar a 25, isso juntando os obstetras e pediatras”, explicou.
Solução
De acordo o secretário de Saúde de Petrolina, José Mendes Junior, mesmo que os médicos do Hospital do Trauma parem, hoje, a população não ficará sem atendimento, pois outros profissionais serão acionados. “Já estamos com uma equipe de plantão para atender os pacientes. Ninguém ficará sem atendimento”, garantiu.
José Mendes disse que todo o transtorno que está acontecendo no município é culpa da falta de recursos financeiros. “Desde 1993 o Hospital do Malan, que é regional por atender pessoas de varias cidades do Sertão, é municipalizado. Por conta disso o Estado não arca com nada. Nossa receita é muito pequena, em relação aos gastos. Recebemos hoje, do Ministério da Saúde, para o Hospital do Trauma R$ 1 milhão, mas gastamos o dobro. Desse jeito não dá”, explicou. Sobre a paralisação no Dom Malan, Mendes disse que apenas os anestesistas entregaram os pedidos de demissão oficialmente e com isso a unidade de saúde não será paralisada.

Por Diego Mendes - Folha de Pernambuco

Foto:Josélia Maria

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Médicos ameaçam deixar cargos nesta sexta-feira em Petrolina


As duas principais unidades de saúde do Sertão do Estado – Hospital de Urgência e Traumas e Imip/Dom Malan – ambas em Petrolina, podem ter o atendimento prejudicado nos próximos dias.
Isso porque médicos de diversas especialidades – entre cirurgiões, pediatras, obstetras e anestesistas – prometem entregar cargos hoje ou estão com contratos vencendo. Em carta aberta divulgada nessa quinta-feira (23), a categoria denuncia baixos salários e condições desfavoráveis de trabalho.“Tivemos assembleia na semana passada, mas até agora não há resposta concreta da Secretaria de Saúde. Petrolina é a única macrorregião que não conta com um hospital estadual e a gente sabe que para o município arcar com todas as despesas é um ônus muito grande”, enfatiza um dos membros da diretoria regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) Osman Sarmento.
Caso não haja acordo entre as partes, cerca de cem profissionais devem deixar suas funções ligadas ao serviço de saúde municipal.Na pauta de reivindicações há questões como de concurso público e garantia de direitos sociais. “Há colegas que trabalham há quase 15 anos com contratos informais. Precisamos de decisão”, alerta o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Antonio Jordão.De acordo com o secretário de Saúde de Petrolina, José Mendes Júnior, a administração municipal está atenta para a negociação com os médicos que atuam no Hospital de Traumas. “Esses são de responsabilidade direta nossa. Vamos conversar e tentar um acordo. Já no Imip/Dom Malan, não temos como intervir, porque a unidade está sob a gerência do Imip”, explica.O secretário alega falta de recursos para aumentar o salário. “Recebemos R$ 5,2 milhões por mês, mas temos despesas maiores que isso. Estamos em situação crítica e pedimos a compreensão dos colegas”, apela.O superintendente do Imip/Dom Malan em Petrolina, Marcelo Marques, destaca que até agora a instituição não recebeu nenhum comunicado oficial.
Jc On Line
Jornalista Roseane Albuquerque

Julio Lóssio assina ordem de serviço da construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Petrolina




A Secretaria Municipal da Mulher em Petrolina comemora mais uma conquista. Desta vez foi a importante assinatura do Prefeito Julio Lóssio, autorizando a ordem de serviço da construção do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência no município. A solenidade, proferida na tarde desta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito, contou com a presença de representantes do poder legislativo, executivo e da sociedade civil.
Prevista para inaugurar no mês de setembro, o Centro de Referência vai oferecer orientações gerais acerca dos direitos da categoria, além de viabilizar o acesso à rede de atendimento, a exemplo de serviços psicológicos, social e jurídico, de forma individual ou em grupo. Segundo a Secretária da Mulher, Maria dos Anjos Fonseca a nova instalação terá como meta principal garantir um atendimento humanizado à Mulher vítima de violência.
“Vamos trabalhar na direção correta do enfretamento à agressão. Lamento a realidade que nos obriga a celebrar esta instalação, bom seria que fosse para mulher em situação de pleno respeito, paz e vida tranqüila. Mas como não podemos fugir da realidade que permeia nossa cidade, nós que fazemos à administração ‘As Pessoas em Primeiro Lugar’, temos o dever de abraçar esta causa e proporcionar condições de vida digna a estas damas”, conclui.
Orçada em R$ 371.268,95 mil, a obra faz parte do convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura de Petrolina. De acordo com o prefeito Julio Lóssio, nos últimos tempos, a mulher tem conseguido a liberdade de adquirir seus sonhos, mas infelizmente existem outras que não os realizam e precisam ser amparadas pelos órgãos competentes.
“A iniciativa faz parte do nosso compromisso para com a população. A construção do Centro será fiscalizada por alunos do curso de engenharia da Univasf porque não queremos somar trabalhos mal feitos, devemos ter respeito pelas obras públicas. Não quero meu nome em placas, quero está frase: ‘Não importa quem fez, o importante é que foi feito’, afirma Julio. O prefeito disse ainda que, no dia da inauguração, quer ouvir a música do Pe. Zezinho (Oração da Família), segundo ele, a letra da canção é um exemplo de como se deve comportar os casais.
A Unidade prestará serviços em quatro fases distintas: Acolhimento e informações gerais; diagnóstico inicial e encaminhamento; diagnóstico e atendimento e por último, monitoramento. Seus princípios metodológicos estão sedimentados na otimização de benefícios, racionalidade de recursos, qualidade no atendimento com base na articulação com demais profissionais dos serviços da Rede.
Para atender a demanda, serão convocados para compor o quadro de recursos humanos: 01 coordenadora geral, 02 psicólogas, 02 assistentes sociais, 02 advogadas, 02 educadoras sociais, 01 arte-terapêutica, 02 apoios administrativos, 02 auxiliares de serviços gerais e um segurança.


Por Jornalista Kátia Gonçalves

Deputado Fernando Filho visita Sertão do Araripe com o governador


O deputado federal Fernando Filho (PSB), continua acompanhando a visita do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) por cidades do Sertão do Araripe.
Na noite desta quinta-feira (23), Fernando Filho participou da entrega da Escola de Referência em Tempo Integral Josias Inojosa, em Araripina. Na oportunidade o governador entregou computadores portáteis aos professores. Uma rápida visita ao novo Distrito Industrial da cidade antecedeu a inauguração da Reforma da 23a Ciretran de Araripina, onde foram entregues as primeiras habilitações do Programa Popular de Formação de Condutores.
Nesta sexta-feira (24), Fernando Filho participa da inauguração da Academia das Cidades, em Trindade. Em seguida o deputado prestigiará a inauguração da reforma da escola Joaquim Eugênio, em Ipubi.
No município de Ouricuri, o deputado participará da inauguração da maternidade do programa Mãe Coruja, da Escola Dom Idílio e da Academia das Cidades.



quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livro homenageia João Cabral de Melo Neto nos dez anos da morte do poeta

João Cabral de Melo Neto
No bairro das Graças, no Recife, o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto vai ser homenageado no dia mundial da poesia. Marcando os dez anos da morte do escritor, será lançado, nesta quinta-feira (23), no Museu do Estado, o livro “João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta”.Escrito por Selma Vasconcelos (foto 5), professora da Universidade de Pernambuco (UPE), a obra é o resultado de um trabalho de oito anos, que buscou estabelecer uma relação entre o homem, sua obra, seu tempo e o mundo. “Para mim foi uma decisão de vida escrever esse livro”, afirma Selma. “Quando encontrei a poesia de Cabral e me apaixonei por ela, resolvi desvendar quem era o homem por trás dessa poesia. Não é crítica literária, mas descobrimento das facetas do homem que habitava esse grande poeta pernambucano”.O livro reúne entrevistas com familiares, amigos, críticos e intelectuais da área, além de cartas inéditas do próprio escritor sobre temas cotidianos e a ícones da literatura e das artes, como Carlos Drummond de Andrade, Ledo Ivo, Manuel Bandeira, Clarice Lispector e Cícero Dias.“Vivi João Cabral, primeiro pela leitura intensiva do poeta e pelas fontes que a gente procurou: escritores, amigos e familiares”, conta. “Também desvendamos João Cabral por ele próprio: o terceiro capítulo do livro foi escrito tendo como base a correspondência do poeta“.Durante o lançamento, haverá também a exibição da última entrevista gravada do poeta, presente no filme “Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto”, do cineasta Bebeto Abrantes.


O POETA

Autor de vários livros João Cabral de Melo Neto se tornou conhecido como autor de Morte e Vida Severina. Ele nasceu no recife em 1920 e cresceu nos engenhos de São Lourenço da Mata. A maior parte da vida, João Cabral de Melo Neto morou fora do país, como diplomata, ele viveu em diversos países. Mas Pernambuco permanecia como eterna referência. Lá de longe escrevia sobre o que deixou aqui. Quando voltou ao Brasil, João Cabral tinha quatro filhos e ficou no Rio de Janeiro até o final da vida. Poeta reconhecido, foi membro da Academia Brasileira de Letras e da pernambucana. Recebeu vários prêmios de diversos países onde sua obra foi lida e relida. João Cabral de Melo neto morreu aos 79 anos.

Certidão de nascimento terá modelo único

Em mais uma tentativa de diminuir a subnotificação dos registros de nascimento, o governo federal passará a exigir, a partir de agosto, um modelo unificado de certidão.
No novo documento constará, além dos tradicionais dados, o número da Declaração de Nascido Vivo, emitida em todos os hospitais. A decisão pela unificação foi tomada por questões de segurança. A situação atual, com cada cartório usando um tipo, facilita falsificações. A grande mudança, no entanto, é a inclusão da DNV.A partir desse número, o governo poderá mapear, pela primeira vez, a subnotificação real e ir atrás das crianças que não foram registradas. Isso porque a criança receberá a declaração ao sair do hospital. Se em um local houver um determinado número de DNVs e isso não se traduzir em registros, será indício de que ali há problemas.
“Essa é uma das principais razões por trás da inclusão do DNV na certidão. Assim poderemos mapear o sub-registro”, explica Pedro Pontual, assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos.Um projeto de lei foi enviado ao Congresso para tornar a DNV um instrumento jurídico. Com isso, mesmo sem a certidão, a criança poderá ter acesso a programas sociais, como atendimento em saúde e matrícula em escolas e creches. Hoje, apenas a certidão garante esses direitos.
No entanto, para fazer documentos, como carteira de identidade e de trabalho, só a certidão de nascimento poderá ser usada.
JC On Line

MDS repassa R$ 19 milhões a Municípios para investimento

Os Municípios receberam R$ 19,9 milhões, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para investimento na gestão do Programa Bolsa Família. Os recursos são calculados pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e repassados para aplicação exclusiva em ações destinadas aos beneficiários. O índice leva em consideração quatro indicadores: monitoramento da freqüência escolar, agenda de saúde, atualização cadastral e cadastro válido. Apenas as cidades que executam 0,55 do total das ações do programa, combinado a um mínimo de 0,2 em cada um dos quatro indicadores, recebem mensalmente o montante. Por esse motivo, o dinheiro foi repassado a 5.021 Prefeituras, das 5.564 existentes no País.
Além das exigências mínimas, numa escala que varia de zero a um, as Prefeituras precisam ter assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família e estar habilitadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS, referentes a fevereiro de 2009, mostram que 543 cidades não cumpriram os requisitos mínimos e, portanto, não receberam os recursos. Essas suspensões não afetam o pagamento mensal dos benefícios às 11,1 milhões de famílias beneficiárias em todo o Brasil. Elas continuam sacando os valores nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio de cartão e senha pessoal.
Os Municípios que não receberam o repasse podem voltar a receber os recursos nos próximos meses, desde que registrem índices acima de 20% da freqüência escolar (prazo termina em 28 de abril); da agenda de saúde dos beneficiários até 30 de junho, melhorem a qualidade das informações cadastrais e atualizem os cadastros vencidos. Criado em abril de 2006 para apoiar a Prefeitura na gestão compartilhada do Bolsa Família, o cálculo do indicador leva em consideração a população com até meio salário mínimo per capita, inscrita no Cadastro Único, e o desempenho da cidade na execução do programa. O repasse é de até R$ 2,50 por família, e quanto maior o percentual de informações registradas nos sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, maior o volume de recursos a receber.

Reforma dos cursos de Jornalismo em discussão nesta sexta-feira, 24, no Recife



O Recife sedia, nesta sexta-feira, 24 de abril, a segunda audiência pública do Ministério da Educação (MEC) para discutir propostas e sugestões para a reforma curricular no ensino e nos cursos de Jornalismo no País. A audiência acontecerá no auditório do Bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), das 9 às 12 horas.
Novas diretrizes curriculares estão sendo discutidas por jornalistas, professores, pesquisadores e estudantes de Jornalismo, sendo que esta segunda audiência está destinada aos representantes do mercado de trabalho do Jornalismo, como as entidades sindicais (FENAJ e Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) e entidades patronais.
A defesa da qualidade de ensino foi ressaltada na audiência pública do Rio de Janeiro, a primeira da série de três definidas pelo MEC para discutir a reforma curricular dos cursos de Jornalismo no País. O encontro do Rio aconteceu aconteceu no dia 20 de março. A terceira audiência, por sua vez, está prevista para 18 de maio, em São Paulo (SP), quando serão ouvidos setores da sociedade civil, como movimentos sociais e organizações não-governamentais.
A comissão de especialistas encarregada da revisão curricular espera concluir o trabalho em junho próximo e encaminhar a proposta à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC no segundo semestre para que entre em vigor já em 2010. De Pernambuco, integra a comissão o professor da Jornalismo da UFPE, Alfredo Vizeu.
Na primeira audiência, o debate revelou a preocupação relacionada com a qualidade do ensino teórico e prático, a criação de regras definitivas para o estágio dos estudantes de Jornalismo e a definição de condições para que atuem nas diversas mídias.
Houve, também, a preocupação com a formação humanística e o aprimoramento de políticas voltadas para o reconhecimento, fiscalização e avaliação periódica dos cursos de Jornalismo. Além disso, a instituição de mecanismos legais para facilitar o acesso das universidades a emissoras de rádio e canais de televisão foi destacada. Os estudantes, ao mesmo tempo, criticaram o aumento de vagas e a queda da qualidade de ensino nas universidades particulares.
Fonte: FENAJ/Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro/Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE)

Guarda Municipal de Petrolina comemora 15º aniversário


Instituída através da Lei nº 502 de 27 de abril de 1994, a Guarda Municipal de Petrolina completará
na próxima segunda-feira, 15 anos de fundação. Para comemorar a data, a Associação dos Guardas Municipais de Petrolina (AGUAMP) vai promover um café da manhã com a categoria, neste sábado (25), no Clube do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) das 08 às 10h.
De acordo com o presidente da AGUAMP, Amilton Eduardo Gomes, a Guarda vem atuando nas Unidades Administrativas do Município com a missão de assegurar a integridade física das instalações; proteger os equipamentos nela existentes, além de garantir o tranqüilo funcionamento das unidades e execução dos serviços oferecidos à população.
“Nos termos da Lei nº. 1.063, de 13 de julho de 2001, compete a nós, promover e manter a segurança patrimonial dos prédios e instalações públicas municipais. Realizamos também rondas ostensivas motorizadas objetivando a preservação de praças e logradouros e em prédios públicos à noite, apoiando o efetivo do Grupamento de Vigilância”, destacou.
Agregada a Secretaria de Segurança Cidadã, Juventude e Esportes, a instituição conta com um efetivo de 128 Guardas, sendo 04 Inspetores, 03 Subinspetores, 24 GM’s de 1ª Classe, e 97 GM’s de 2ª Classe, dos quais 114 GM’s são masculinos e 14 são femininos.
Para o comandante da guarda, Luiz Lopes Diniz, a categoria ao longo dos seus quinze anos de existência, sempre procurou melhor atender a população petrolinense. “Durante essa caminhada buscamos atender a crescente demanda de solicitações de apoio a eventos esportivos, religiosos, sociais, culturais e de negócios, oriundos das Unidades Administrativas da Prefeitura e da Sociedade Civil em geral”, conclui. A Guarda Municipal de Petrolina funciona na Av. Cardoso de Sá, nº 690, no Centro de Petrolina.


Jornalista Kátia Gonçalves

Foto: Joselito

Banco de Leite deflagra campanha para coleta de recipientes


O Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno - Biama, do hospital IMIP - Dom Malan em Petrolina, está necessitando com urgência de recipientes de vidros para coletar e armazenar o leite doado pelas mães. Os potes disponíveis no momento são insuficientes para realizar os procedimentos de coleta, armazenagem e pasteurização, e por isso, uma campanha de arrecadação interna e externa está sendo iniciada nesta semana pela direção do hospital.De acordo com a coordenadora do Biama, Drª. Flávia Helena Guimarães, é necessário o envolvimento da comunidade para ajudar o banco de leite, contribuindo com o meio ambiente e evitando o desperdício. "O Leite doado salva vidas, e nós esperamos que as pessoas possam se sensibilizar com a situação, já que o leite precisa ser acomodado em recipientes de vidros para se manter conservado. Observamos pelas ruas que os vidros que poderiam ser reutilizados são jogados no lixo e hoje estamos precisando muito desse material para coleta, armazenagem do leite humano, é uma ação de cidadania com o próximo, mas também com o meio ambiente já que está se reciclando", ressalta. Pode ser doado qualquer tipo de recipiente de vidro, desde que seja com tampa de plástico, como os potes de maionese e os de cafés solúveis.Os interessados em doar os recipientes devem se dirigir ao hospital IMIP - Dom Malan na Avenida Joaquim Nabuco, S/N, centro, ou ainda entrar em contato com a instituição através do telefone:87 3202-8500/3202-8667.


Jornalista Kelly Terto

A sabedoria é divina


"Tudo o que existe flui da Fonte da Sabedoria Divina. A sabedoria surge no coração que se abriu para compreender e transformar apegos e dúvidas na certeza de que podemos ter e saber tudo o que necessitamos quando nos conectamos com a Alma. É possível ter muito conhecimento e não ter sabedoria; a sabedoria é uma qualidade pura do Espírito que se manifesta em nossa vida inspirando a ação amorosa e proporcionando abundância a cada momento."

Ministros batem boca durante sessão do STF



O ministro Joaquim Barbosa, especialista em brigas de plenário com os colegas do Supremo Tribunal Federal (STF), radicalizou ontem sua postura e transformou-se em personagem de um bate-boca sem precedentes na história da Corte. Em 13 minutos, quando a sessão do tribunal caminhava para o encerramento, Barbosa transformou uma cobrança de informações do presidente do STF, Gilmar Mendes, em uma agressão verbal que levou os demais ministros a fazerem uma reunião extraordinária para tratar do bate-boca - Barbosa foi embora do tribunal e não participou. O confronto começou quando o tribunal analisava recursos em que era discutido se as decisões, sobre benefícios da Previdência do Paraná e sobre foro privilegiado, tinham ou não efeito retroativo. Essas decisões haviam sido tomadas em sessões em que Barbosa faltou aos julgamentos - estava de licença. Veja abaixo a transcrição da discussão dos ministros.

Gilmar Mendes

É a prova que é preciso embargos de declaração nesse tipo de matéria.

Joaquim Barbosa

No caso anterior era embargos de declaração para dar aposentadoria a notários. Aqui, embargos de declaração para impedir o desfazimento...

Mendes

O tribunal pode aceitar ou rejeitar, mas não com o argumento de classe. Isso faz parte de impopulismo judicial.

Barbosa

Eu acho que o segundo caso prova muito bem a justeza da sua tese. Mas a sua tese ela deveria ter sido exposta em pratos limpos. Nós deveríamos estar discutindo ...

Mendes

Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informação. Vossa Excelência me respeite. Foi apontada em pratos limpos.

Barbosa

Não se discutiu a lei...

Mendes

Se discutiu claramente.

Barbosa

Não se discutiu


Mendes

Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Vossa Excelência... Talvez Vossa Excelência esteja faltando às sessões.

Barbosa

Eu não estou...

Mendes

Tanto é que Vossa Excelência não tinha votado. Vossa Excelência faltou a sessão.

Barbosa

Eu estava de licença, ministro.

Mendes

Vossa Excelência falta a sessão e depois vem...

Barbosa

Eu estava de licença. Vossa Excelência não leu aí. Eu estava de licença do tribunal.

Mendes

Portanto...

Mendes

Ministro Direito rejeita...

Mendes

E não teve outro caso, se não me engano do Rio Grande do Sul, em que o tribunal - não sei se era matéria de concurso ou coisa assemelhada - em que se discutiu também em embargos de declaração porque o próprio tribunal do Rio Grande do Sul fazia advertência das consequências, e o tribunal houve por bem rejeitar os embargos, mas não os disse inadimissíveis.

Mendes

Portanto, após o voto do relator que rejeitava os embargos, pediu vista o ministro Carlos Britto. Eu só gostaria de lembrar em relação a esses embargos de declaração que esse julgamento iniciou-se em 17/03/2008 e os pressupostos todos foram explicitados, inclusive a fundamentação teórica. Não houve, portanto, sonegação de informação.

Barbosa

Tá bem claro.

Barbosa

Eu não falei em sonegação de informação, ministro Gilmar. O que eu disse: nós discutimos naquele caso anterior sem nos inteirarmos totalmente das consequências da decisão, quem seriam os beneficiários. E é um absurdo, eu acho um absurdo.

Mendes

Quem votou sabia exatamente que se trata de pessoas...

Barbosa

Eu chamei a atenção de vossa excelência.

Barbosa

Só que a lei, ela tinha duas categorias.

Barbosa

Tinha uma vírgula e, logo em seguida, a situação de uma lei. Qual era essa lei? A lei dos notários. Qual era a consequência disso? Incluir notários nos regimes de aposentadorias de servidores ...

Mendes

Porque pagaram por isso durante todo o período e vincularam...

Barbosa

Ora, porque pagaram...

Mendes

Se vossa excelência julga por classe, esse é um argumento...

Barbosa

Eu sou atento às consequências da minha decisão, das minhas decisões. Só isso.

Mendes

Vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém.

Barbosa

E nem vossa excelência. Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a Justiça desse País e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço.

Barbosa

Vossa excelência não tem nenhuma condição.

Mendes

Eu estou na rua, ministro Joaquim.

Barbosa

Vossa excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso.

Barbosa

Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso.

Mendes

Ministro Joaquim, vossa excelência me respeite.

Barbosa

Digo a mesma coisa.

Barbosa

Também acho. Falei. Fiz uma intervenção normal, regular. Reação brutal, como sempre, veio de vossa excelência.

Mendes

Não. Vossa excelência disse que eu faltei aos fatos e não é verdade.

Barbosa

Não disse, não disse isso.

Mendes

Vossa excelência sabe bem que não se faz aqui nenhum relatório distorcido.

Barbosa

Não disse. O áudio está aí. Eu simplesmente chamei a atenção da Corte para as consequências da decisão e vossa excelência veio com a sua tradicional gentileza e lhaneza.

Mendes

É vossa excelência que dá lição de lhaneza ao Tribunal. Está encerrada a sessão.


Folha de Pernambuco