terça-feira, 20 de abril de 2010

Ônibus espacial Discovery pousa depois de uma série de adiamentos


A Discovery pousou nesta terça-feira (20) às 10h08 (hora de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, sul da Flórida, após uma série de adiamentos por procedimentos de segurança e por causa do mau tempo. Esse foi o 129º pouso de um ônibus espacial. Só haverá mais três. Depois disso, a frota será desativada.
O ônibus espacial volta à Terra com sete astronautas depois de uma missão de 15 dias e quase 3 horas. O objetivo foi o mesmo das últimas viagens: ampliação e/ou manutenção da estação espacial internacional (ISS).

Esta foi a penúltima missão da Discovery. A Atlantis se despede em maio. A Endeavour, em julho. A última missão da frota será em setembro, da Discovery. Depois disso, a “ponte aérea” tripulada para a ISS vai depender das naves russas Soyuz.
A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta.
O complexo é fruto de uma parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá. Quando estiver concluída a ISS vai pesar 363 toneladas. A tripulação completa é composta por 6 astronautas/cosmonautas, com a missão de conduzir experimentos científicos e preparar futura exploração da Lua e de Marte.(G1)

Nenhum comentário: