sábado, 1 de agosto de 2009

Expocapri começa em Salgueiro superando expectativas


“Para garantirmos a continuidade da agricultura familiar no Sertão Central de Pernambuco, devemos dar oportunidades de trabalho e renda ao jovem produtor, capacitando-o em arranjos produtivos como a Caprinovinocultura. Essa é uma das razões para que realizemos neste sábado durante a III Expocapri,o I Encontro da Juventude Rural de Salgueiro”. Foi assim que se pronunciou o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, na manhã desta sexta-feira(31), ao abrir oficialmente a III Expocapri- Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos no parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio.

O evento, que vai até o próximo domingo com a previsão de receber um público de 10 mil visitantes, começou superando as expectativas dos organizadores. Segundo o Secretário municipal de Desenvolvimento Rural e coordenador da III Expocapri, Nilton Cavalcanti, eram esperados a participação de 640 animais de raças, a exemplo de Bôer, Anglo Nubiano, Parda Alpina, Moxoto, Canindé, Saanen, entre os caprinos e os ovinos Dorper, Santa Inês, Somalis e Morada Nova. “ Hoje fechamos o número das participações com 960 animais de várias criatórios do Nordeste”, comemorou.

E o movimento de agricultores, estudantes e técnicos agrícolas também superou as edições passadas nas áreas experimentais e estandes das empresas fornecedoras de equipamentos, insumos técnicos e serviços para a atividade agropecuária. A organização estima que haja uma comercialização de animais e produtos da ordem de R$ 500 mil. Fazendo parte de um grupo de produtores do Sitio Mutuca, do interior do município, o criador João Silva disse que a experiência estava sendo muito proveitosa. “ Viemos ver de perto algumas tecnologias, principalmente de convívio com a seca. Gostei de mais de aprender com o técnico algumas dicas de conservação de forragens. Tenho certeza que vamos sair da Expocapri, cada um, sabendo um pouco mais da sua atividade”.
Enquanto um grupo de produtores participava das palestras no estande do Sebrae ou no CVT(Centro Vocacional Tecnológico), outra turma se revezava, entre uma pergunta e outra, na Feira de Tecnologias para o Semiárido – que mostra as últimas alternativas de baixo custo para agregação em propriedades de agricultura familiar. Até o final do evento, estarão sendo oferecidas palestras sobre Raças, Inseminação Artificial, Sanidade de Caprinos e Ovinos, Manejo Reprodutivo e Fitoterapia. Haverá também o Julgamento de Raças e o Torneio de peso. Ao todo, os cinco concursos da III Expocapri distribuirão prêmios na ordem de R$ 15.500 reais.
Para amanhã, sábado, além do 1º Encontro da Juventude Rural de Salgueiro, um evento que promete atrair a atenção dos jovens para oportunidades de trabalho, renda e lazer, será ministrada uma palestra sobre políticas públicas pela Diretora de Política para a Juventude da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), Cícera Nunes da Cruz. As Secretarias Municipais de Salgueiro também desenvolverão grupos temáticos que abordarão assuntos como educação no campo, saúde, esporte e cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda.
A III Expocapri terá dois dias de muito arrasta-pé. Na noite de sexta-feira (31), o público contou com as atrações Herdeiros do Forró, Epitácio Pessoa e Flávio Leandro. No sábado (01), irão se apresentar Antônio da Matuca, Zezito Doceiro e Os Três do Cariri. Os shows começam a partir das 21h no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio. A Exposição e Feira Especializada em Caprinos e Ovinos é resultado da parceira entre Prefeitura Municipal de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Governo do Estado-PE através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Sebrae, Embrapa Semi-Árido, Cesmape, Faepe e Fachusc.

Nenhum comentário: