segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Cantor Belchior reaparece em cidade do Uruguai


Fim do mistério. O cantor Belchior apareceu. Ele está em San Gregorio de Polanco, uma vila de 2.500 habitantes, às margens de um lago, bem no meio do Uruguai. Está bem, vivendo com sua atual mulher, e com vários projetos profissionais. Em reportagem ao programa Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo, Belchior disse que nunca pensou estar ‘desaparecido’ e soube pela internet que havia se transformado em uma espécie de ‘procurado número 1′ no Brasil.

Quando decidiu atender à reportagem do programa, o cantor explicou: “Eu vivo em São Paulo e esta é a segunda vez que venho de lá para cá, para o Uruguai. Estou fazendo um trabalho muito, muito especial aqui. Você sabe que eu tenho uma ligação muito grande com a América Latina, ‘eu sou apenas um rapaz latino-americano’. Muito especialmente nesse momento no Uruguai, que desde muito cedo me despertou interesse, pela literatura”, disse.

“Eu estou fazendo um trabalho de tradução da minha música para espanhol, vou lançar um cancioneiro nas duas línguas, meu cancioneiro inteiro, e já fiz aqui um trabalho de tradução da minha música. Quero fazer para o próximo ano um trabalho com canções inéditas.”

Belchior só não aceitou falar sobre sua vida particular. Enquanto estava fora do alcance da imprensa, as notícias eram de que ele havia sumido por conta de dívidas, principalmente por não pagar pensões a filhos e ex-mulher. “Eu não tenho menor interesse na vida privada de nenhuma pessoa, sabe?”, disse. “Tenho quatro filhos. Estou aqui aproveitando para mandar um superabraço para eles. Confirmar de novo o meu amor, meu carinho para todos eles. Nesse momento da viagem e nas viagens que com certeza eu vou fazer. Eu estou em viagem de trabalho.”

Com informações de Veja Online
Blog do Britto

Rodada de negócios será a novidade da 6ª Vinhuva Fest, de Lagoa Grande/PE


Cerca de 150 empresários e 50 redes de supermercados de todo o Brasil estão sendo esperados na 1ª rodada de negócios da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste - Vinhuva Fest, que terá sua 6ª edição realizada no Pavilhão de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande/PE, entre 9 e 12 de outubro de 2009. Durante o lançamento do evento terça-feira (25), no Hotel Grande Rio em Petrolina, o presidente da Feira, Jorge Garziera, informou que o objetivo da rodada de negócios é promover um encantamento nos investidores - similar ao que houve em 1999, quando aconteceu a primeira edição da Feira -, incentivando-os a instalarem unidades no Vale ou comercializarem os produtos em suas entidades comerciais.

“Vinho é paixão e nós queremos que as pessoas se apaixonem pelo Vale. No primeiro ano do Vinhuva Fest, tínhamos apenas 2 vinícolas na região. Dez anos depois, agregamos mais 5 empresas e geramos mais de 10 mil empregos diretos, redefinindo a geografia vitivinícola no Brasil. Em vinhos finos, produzimos atualmente mais de 8 milhões de litros por ano e 15 milhões de vinhos de mesa. Através de ações estratégicas em várias frentes, pretendemos divulgar e promover a região como segunda produtora de vinhos do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul com 15% da produção nacional”, disse Garziera, que também é proprietário da Vinícola Lagoa Grande e Secretário do Município de Lagoa Grande, considerada a Capital Nordestina do Vinho.

Além de captar investidores, buscar empreendedores, fomentar e incentivar a instalação de novas empresas a fim de oferecer emprego, renda e qualidade de vida à população, a edição de 2009 da Vinhuva Fest pretende integrar os estados nordestinos e os municípios envolvidos na vitivinicultura. A Feira dos Municípios deverá reunir no Pavilhão de eventos, gestores de 34 cidades de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará para discutir o desenvolvimento regional a partir da cadeia da produtiva da uva e do vinho, bem como, mostrar o que seus municípios têm de melhor a oferecer aos grandes empresários.

Outras novidades da Vinhuva Fest são o Festival Enogastronômico, com a mostra de pratos da culinária regional combinados com vinhos do Vale; a Feira de Artesanato; o Projeto Harmonização Vinho e Música, com a presença de um músico profissional que tocará uma música diferente para cada variedade de vinho; e o Projeto Imagem, com a vinda de jornalistas especializados de todo o país para conhecer o potencial vitivinicultor da região. O vinho encanado, servido diretamente de torneiras, é outra atração que volta nesta edição.

Shows

Haverá também exposições agroindustriais, seminários, visitas técnicas às vinícolas, propriedades rurais e associações ligadas à cadeia produtiva, um curso de degustação de vinhos e a construção da Cidade da Criança, espaço que terá uma programação especial no Dia da Criança (12/10). Os shows e espetáculos artístico-culturais também prometem chamar a atenção do grande público. “Teremos apresentações da Calcinha Preta, Aviões do Forró, Leonardo e Jota Quest, além das expressões artísticas folclóricas da região. A estimativa é atrair 200 mil pessoas nos cinco dias de Feira.

O próximo passo, segundo Jorge Garziera, é apresentar a Vinhuva Fest nos municípios participantes do evento e em várias capitais do Brasil. “Começaremos por Recife, Salvador e passaremos por cerca de 40 cidades e grandes centros promovendo nosso grande projeto”, anunciou.

Vitivinicultura em ascensão

Várias autoridades da região e do estado estiveram presentes no lançamento da Vinhuva Fest e falaram, principalmente, sobre a recente mudança no setor, que está saindo ainda mais fortalecido após a crise. Segundo o Presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, o maior orgulho para o nordestino que chega ao Vale do São Francisco é ver a caatinga convivendo com os parreirais.

“A mudança para um novo patamar econômico já começou. No entanto, para que nos tornemos realmente fortes, é preciso que haja uma identificação da população brasileira com os vinhos produzidos no Vale. Começamos com a intenção de conquistar o mercado mundial, mas se o próprio pernambucano não tiver o costume de consumir o vinho produzido aqui, toda a luta fará pouco sentido”, ressaltou.


CLAS

Dia do Nutricionista chama atenção para os cuidados com a saúde







Para comemorar o dia do Nutricionista a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (31), uma grande ação social na Praça Dom Malan. Uma equipe de nutricionistas realizou aferição de pressão, teste glicêmico e ainda orientação nutricional para se ter uma vida saudável. Foram atendidas 500 pessoas.

De acordo com Eliana Rocha, coordenadora de Nutrição da SMS, o acesso à orientação nutricional é o primeiro passo para uma vida saudável. “Aqui a comunidade vai verificar sua pressão e a predisposição ao diabetes, em seguida estamos fazendo uma pesagem e verificando a altura para contatar o Índice de Massa Corporal (IMC) e realizar uma orientação nutricional mais completa já que a alimentação saudável é o sinônimo de saúde e qualidade de vida”, destacou.

As pessoas que passavam pela praça participaram do evento. Para Rosenilde Dias de 65 anos, que já sofreu um infarto e fez cirurgias de angioplastia e cateterismo, a alimentação é uma preocupação constante, ela estava com a filha quando resolveu se consultar. “Vim me consultar para saber como estava minha pressão, sempre procuro realizar um controle mais adequado com o sal, mas a orientação de um profissional sempre é mais completa. Estou gostando muito”, afirmou sorridente a aposentada.

O evento contou ainda com o apoio técnico da Unimed Vale do São Francisco que cedeu duas técnicas que garantiram a realização de aferição de pressão e teste glicêmico.


Por Jornalista Kelly Terto -ASCOM/SAÚDE

Fotos:Josélia Maria -ASCOM/SAÚDE

PSDB, DEM e PPS dizem que governo faz uso político do pré-sal

Em nota divulgada neste domingo (30), um dia antes do anúncio do marco regulatório para exploração de petróleo da camada pré-sal, o PSDB, o DEM e o PPS criticam a forma com que o governo tem conduzido a questão. A nota é assinada pelos presidentes dos três partidos: Sérgio Guerra (PSDB-PE) Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Roberto Freire (PPS-PE).

Para a oposição, o governo tem usado o pré-sal com interesses políticos e eleitorais, de olho na disputa presidencial de 2010. Os partidos defendem a discussão sobre o uso dos recursos do pré-sal com transparência e com mais participação da sociedade.

Os partidos esperam que o debate seja ampliado com o envio do marco regulatório para o Congresso Nacional, onde, segundo eles, a oposição poderá questionar a necessidade e a conveniência de uma nova legislação para o petróleo.

Fonte: Agência Brasil

Maldita realidade concreta


Sobre a necessidade de se considerar a realidade como ela é, e não como a idealizamos, já se disse e se escreveu muito. Dependendo do estado de humor ou do ambiente, se austero ou descontraído, tanto podemos citar Plekhanov, para quem se deve lutar “com as quatro patas assentadas na realidade” ou o amigo poeta e ex-companheiro de cadeia Marcelo Mário de Melo, que costuma dizer que o problema de uma certa esquerda atuante no país é justamente “a maldita realidade, que teima em mudar”.

O fato é que, quando se trata da política real, todo e qualquer comportamento apoiado tão somente em nossos desejos, por mais legítimos e meritórios que sejam, sem a devida consideração do curso objetivo dos acontecimentos, está fadado ao fracasso. Ou ao estéril doutrinarismo.

Nesses dias turbulentos em que a crise do Senado esteve (ou ainda está?) no centro de tudo, o PT virou saco de pancadas tanto de quem a ele se opõe frontalmente (as correntes de oposição), como de muitos que, embora permaneçam na área de influência petista (e de Lula) aproveitam a onda para sair bem na foto.

Tem de tudo. Desde a tese de que Sarney terá se tornado o divisor de águas entre o PT “ético” e o PT “pragmático”, até os que – como o Frei Beto, em sua breve passagem pelo Recife – chegam a cobrar do presidente a responsabilidade por não ter erradicado a pobreza nem realizado reformas fundamentais.

Não se trata de contestar as boas intenções do religioso amigo de Lula, nem medir a dimensão do seu desencanto com o Partido dos Trabalhadores. Mas é preciso sublinhar que acabar com a pobreza no Brasil é empreitada que extrapola em muito os limites do governo, pois reclama transformações de caráter estrutural. E as reformas – diria cá com meus botões de militante do PCdoB -, sejam elas a seis essenciais e urgentes (agrária, educacional, tributária, urbana, política e da mídia) dependem muito mais do que da vontade e do poder de fogo atual do presidente.

Na verdade, reformas dessa envergadura só se viabilizam com uma inversão na correlação de forças ora existente na sociedade brasileira. Ou seja, o estado em que se encontram as forças políticas e sociais que as desejam; as forças que a elas se opõem; e o grau de adesão da maioria da população. Esse é um dado da “maldita realidade concreta” que não podemos abstrair, sob pena de não sincronizarmos desejos com possibilidades e de desconhecer a variável acúmulo de forças por parte dos que querem efetivamente avançar nas reformas.

Muitas das dificuldades atuais que limitam o governo Lula repousam precisamente na dita correlação de forças, que impele o PT a priorizar a aliança com o PMDB para assegurar a governabilidade e a maioria eleitoral necessária em 2010. E alterar a maldita realidade concreta.

Mudar isso exige mais do que opiniões difusas, exige muito trabalho cotidiano para elevar o nível de consciência e de organização do nosso povo – fator decisivo para alterar a correlação de forças numa direção mais avançada.

Por Luciano Siqueira, ex-vice prefeito , vereador do P C do B em Recife

FBC fala de candidatura ao Senado e comenta sobre Governo Lóssio


FBC 2 Trechos da entrevista com o secretário de Desenvolvimento econômico de Pernambuco,Fernando Bezerra Coelho, ao blog do Carlos Britto a conjuntura política para 2010 marcou o bate-papo.

Ele não esconde sua disposição em compor a chapa majoritária com o governador Eduardo Campos. Até mesmo para que o sertão, sua principal base eleitoral, possa ter um nome representativo no Senado. Mas deixou claro que as forças políticas de sustentação a Eduardo é que farão sua avaliação sobre o melhor nome.

Sobre o Governo Lóssio, Fernando preferiu não tecer comentários minuciosos. Disse que vai avaliar com mais profundidade a atual adiministração quando esta tiver completado um ano, mas o secretário crê que as decisões tomadas pelo prefeito Júlio Lóssio até o momento não são compatíveis com as promessas de campanha.

Em relação à presidência do Santa Cruz, cujos rumores sugeriam de que ele teria se arrependido de ter aceitado o cargo, Fernando foi categórico: tomaria a mesma decisão se fosse hoje. Confiram:

Candidatura ao Senado

Nós estamos colocando nosso nome para o debate, para a avaliação das forças políticas que sustentam o Governo Eduardo Campos. Essa definição se dará só em 2010, e creio eu que por volta de março ou abril do próximo ano as candidaturas deverão estar sendo encaminhadas para serem homologadas nas convenções partidárias a serem realizadas em junho. E daqui até o mês de março nós estaremos conversando, dialogando com os partidos, lideranças políticas, prefeitos, vereadores, mas sobretudo com os formadores de opinião no Estado de Pernambuco, que são os empresários, os trabalhadores, colocando essa oportunidade de termos um nome que represente o interior, o sertão de Pernambuco, um nome que possa representar a bandeira do desenvolvimento e, sobretudo, a bandeira da inclusão(…)É importante ter um senador em Brasília que possa defender os financiamentos, os limites de endividamento do estado de Pernambuco para serem aplicados em projetos que equilibrem o desenvolvimento econômico do estado, que tenha um olhar mais cuidadoso para com o sertão, para com o agreste, para com as regiões que são ainda menos desenvolvidas que outras do estado de Pernambuco.

Eduardo no processo

A prioridade do nosso partido, o PSB, é a reeleição do nosso governador Eduardo Campos. Nós temos um relacionamento pessoal e político muito próximo, e estamos de fato priorizando as condições ideais para que ele possa continuar o seu trabalho. Agora, entendo,nesse projeto da reeleição, a possibilidade de termos uma candidatura ao Senado se complementa, vem para reforçar. Mas é evidente que se a avaliação das forças políticas, lá em março ou abril, for outra, nós estaremos na campanha da reeleição com o mesmo entusiasmo, com a mesma alegria pelo trabalho excelente que o governador Eduardo Campos vem realizando em favor do povo pernambucano.

Avaliação do Governo Lóssio

Ainda acho que é cedo, mas existem sinais cada vez mais evidentes de que talvez as decisões tomadas até aqui não estejam no rumo de levar a atual administração a honrar com os compromissos que foram colocados durante a campanha eleitoral. Mas eu me permito fazer comentários mais aprofundados só quando esta administração completar o primeiro ano de governo.

FBC

Presidência do Santa Cruz

Tenho a maior alegria, e diria mesmo até uma honra, poder hoje ser presidente do Santa Cruz. Se pudesse tomar a decisão de novo, tomaria da mesma forma. É evidente que agora com um gostinho de frustração na boca, porque o desempenho na área do futebol ficou muito aquém das expectativas e a gente vai ter de refazer todo o trabalho, toda a estruturação, repensar o modelo de organização do futebol do Santa Cruz. Para isso já iniciamos um processo de consultas com ex-dirigentes, empresários, colaboradores, conselheiros e na próxima semana (terça-feira, 01 de setembro) estaremos apresentando nossa proposta, que eu espero desta feita a gente possa ter melhores resultados em campo. Porque sem ganhar em campo é difícil você recuperar o prestígio que o Santa Cruz sempre teve no cenário do futebol estadual e nacional.

Por Antonio Carlos Miranda

domingo, 30 de agosto de 2009

Cantando o Hino Bêbada

http://www.youtube.com/watch?v=TfzyqxWHrQo

No Primeiro Encontro Estadual de Agentes Públicos, na Assembléia Legislativa de São Paulo, Vanusa causa incômodo a todos presentes ao cantar o hino nacional brasileiro aparentemente bébada.

O RICO SEM JUÍZO



LUCAS 12.13-21
Um homem que estava no meio da multidão disse a Jesus: - Mestre, mande o meu irmão repartir comigo a herança que o nosso pai nos deixou. Jesus disse: - Homem, quem me deu o direito de julgar ou de repartir propriedades entre vocês? E continuou, dizendo a todos: - Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

Então Jesus contou a seguinte parábola: - As terras de um homem rico deram uma grande colheita. Então ele começou a pensar: Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita. O que é que vou fazer? Ah! Já sei! - disse para si mesmo. - Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho. Então direi a mim mesmo: Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se. Mas Deus lhe disse: Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou? Jesus concluiu: - Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos.


De que adianta ganhar o mundo e perder a própria vida?

Foto:Josélia Maria

“Lembrar sim, comemorar não”


Beneficiado com a lei de anistia, o ex-governador Miguel Arraes voltou do seu exílio na Argélia no dia 16 de setembro de 1979. Sua esposa, dona Magdalena Arraes, lembra da emoção da festa realizada no bairro de Santo Amaro para recebê-lo. Segundo ela, que teve de deixar o Brasil para acompanhar o marido, levando os filhos, foi um momento em que Arraes ganhou força para retomar sua luta, interrompida em 1° de abril de 1964, quando foi deposto do Governo de Pernambuco. Embora tenham sido anos de sofrimento, em virtude da separação da família, dos amigos e do País de origem, dona Magdalena acredita que foi um período “enriquecedor”. Nessa entrevista, ela fala do exílio, do retorno ao Brasil e da convivência com o povo argelino.

A ANISTIA

Desarrumou de novo nossas cabeças. A gente não tinha perspectiva nenhuma de volta. Nossa perspectiva era educar os filhos lá (na Argélia) e eles irem se orientando para onde quisessem: fazer universidade e depois escolher seu caminho. E a gente ia ficando lá. Eu não tinha muita perspectiva de voltar um dia, não. Já ia me acomodando, organizando a vida e fazendo tudo como estava sempre fazendo, desde que chegamos lá. E foi realmente uma surpresa muito grande. E tudo teve que se acomodar: nossa cabeça e nossa bagagem. Foi uma correria muito grande, um impacto muito grande. Mas nós tivemos condições de ficar prontos para viajar e chegar aqui no dia previsto. E já tinha gente organizando a chegada, o comício de Santo Amaro. Tudo isso já estava programado.

RECEPÇÃO A ARRAES

Foi uma recepção que o povo fez extraordinária. Milhares de pessoas na praça (em Santo Amaro). Foi muito emocionante. Foi uma emoção muito grande para todos. Um impacto grande depois de 14 anos de ausência, saindo como saímos, sem ter condições de ficar. E voltar com uma recepção como a que foi feita para ele, realmente foi uma coisa que abalou muito. Mas, ao mesmo tempo, deu força para retomar a luta e continuar, como de fato ele fez.

A VOLTA

A gente nem sabe como se sente direito numa hora dessa. É uma felicidade muito grande de voltar, e, ao mesmo tempo, o choque de voltar e de deixar a vida que estava arrumada lá, para vir correndo. Porque não deu quase tempo de pensar na coisa. Tinha que sair correndo, tinha que arrumar as coisas, organizar a volta materialmente. Todo mundo ficou feliz, mas tinha o imprevisto de como seria a volta. A emoção de como seria estar de novo aqui e poder ficar, depois de estar anos longe. Tudo isso foi uma coisa que abalou muito emocionalmente.

O EXÍLIO

Era uma vida tranquila, mas o exílio é o exílio, não é? E o fato de você saber, sempre, que não pode voltar é uma coisa que pesa cotidianamente. Mas tem que viver, se adaptar, se ocupar, trabalhar, organizar tudo, orientar os filhos. E tudo isso a gente foi fazendo, durante esses anos. Graças a Deus, eles se adaptaram, razoavelmente, porque não foi fácil. Mas estudaram. Tiveram ótimo estudo na Argélia. Depois, os mais velhos foram se encaminhando para a universidade e foram para Paris e outros ficaram pelo meio da universidade. Os mais novos, de fato, uma ficou lá para terminar um curso. Depois voltou para retomar aqui. Outro já estava fazendo Medicina, tinha começado, aí veio embora e teve que fazer o vestibular aqui para recomeçar. Enfim, tudo se organizou. Lucraram (os filhos) bastante, de um modo geral.

ARGÉLIA

Teve muita coisa boa. Tivemos um convívio excelente com os argelinos, primeiramente, que nos acolheram fraternalmente. Fomos sempre muito bem recebidos e politicamente meu marido (Arraes) tinha tudo a ver com a posição deles. Foi um diálogo muito bom e muito fácil, até. E uma colaboração também, porque, na época, a Argélia era um centro político da África. Muitos países estavam lutando pela independência, particularmente os países de língua portuguesa, e todos tinham representação na Argélia. Então, nós tínhamos o convívio com angolanos, moçambicanos, quenianos. Todos estavam nessa luta. Ao mesmo tempo, tinham os portugueses que também estavam lutando, da oposição a Salazar. Isso tudo se juntou lá na Argélia e foi muito bom. Nós tínhamos um convívio de língua portuguesa e experiências bastante variadas.

30 ANOS DE ANISTIA

É uma coisa positiva. Lembrar sim, fazer festa, acho que não. A comemoração é justamente a lembrança para que não seja esquecida. Não é festa. Tem que ser lembrada na Imprensa, em reuniões...

Folha de Pernambuco

Suplente: sem voto ou compromisso

As crises que abalaram o Senado, nos últimos tempos, revelam mais um sintoma do caos político vivido pelo Congresso Nacional. Nessas horas, figuram pelos corredores do Poder novos personagens, pelo menos aos olhos do eleitor: os senadores suplentes. Hoje, o Senado tem 81 titulares, mas 17 deles, ou seja, 21% destes parlamentares não receberam um voto sequer. O questionamento que se faz é: se estão lá sem respaldo popular, qual compromisso que têm? Destes suplentes, nove estão porque os titulares assumiram cargos nos Executivos estaduais e/ou municipais. Três titulares ocupam a cadeira de ministro, deixando a vacância para o substituto. Outros quatro chegaram porque os titulares faleceram. E ainda há uma senadora está licenciada.
Um deles ficou muito conhecido nacionalmente: Paulo Duque (PMDB/RJ), que entrou como segundo suplente (do atual governador Sergio Cabral/PMDB/RJ) e hoje preside o Conselho de Ética que absolveu o presidente da Casa, José Sarney (PMDB/AP) das 11 denúncias a que respondia. Outro integrante da tropa de choque de Sarney é Wellington Salgado (PMDB/MG), que substitui o ministro das Minas e Energia, Hélio Costa (PMDB/ MG).
Os suplentes são indicados pelos próprios candidatos ao Senado e ficam com a vaga caso os titulares saiam do cargo. Em muitos casos, a escolha se dá em troca de apoio financeiro para as campanhas eleitorais. Mesmo sem obter um único voto, os reservas exercem o mandato como se fossem legítimos representantes do eleitorado. Não aparecem nos guias eleitorais, muito menos nos restritos - pelas novas regras da Justiça Eleitoral - materiais de campanha. No máximo, seus nomes surgiam em letras minúsculas no rodapé das peças publicitárias.
São inúmeras as propostas que circulam pelo Senado, feitas pelos senadores, e, em alguns casos, até mesmo pelos próprios suplentes. Na verdade, quando o assunto é modificar o texto da lei, o tema recorrente é a emperrada reforma política. As sugestões basicamente recomendam a eleição de novo senador para o caso de vacância, mas carregam consigo especificidades no que tange ao período que pode ser ocupado provisoriamente pelo suplente. Estes seriam escolhidos eleitoralmente dentro dos termos vigentes, ou dentro de outras propostas que determinariam eleições diretas e imediatas para o suplente, limitando as razões de qualquer convocação.
E, mesmo dentro da aceitação da existência dos substitutos, incidem propostas para novas regras para coibir o nepotismo na indicação de suplentes (pai, filho, irmão, esposa, marido...); a presença desses atores dentro de um prazo normativo das consequentes eleições gerais. Existe também, a proposta de listas de três candidatos por partido concorrente, sendo eleito como titular o mais votado da lista cujos postulantes recebam o maior número de votos, e como suplentes, pela ordem decrescente de votação, os outros integrantes da mesma relação do partido ou coligação.

Folha de Pernambuco

sábado, 29 de agosto de 2009

Um Papo Cabeça...







"Juventude Debatendo a Nova Petrolina"

A Secretaria de Segurança Cidadã, Juventude e Esporte de Petrolina, através da Diretoria da Juventude, realizará no dia 1º de setembro, às 9h30, a segunda reunião do Comitê Intersetorial da Juventude. O encontro acontecerá na nova sede da secretaria, situada dentro do Parque Josepha Coelho.

No próximo dia 10, das 8 às 18 horas, será realizado o Programa Papo Cabeça “Juventude Debatendo a Nova Petrolina” – fórum de discussão que tem por objetivo identificar os segmentos juvenis da cidade, bem como, levantar demandas relacionadas à juventude para a criação do plano municipal. O evento será realizado no Sest/Senat.

Tá coluna de Magno Martins no Gazzeta de Petrolina


"Se Fernando Bezerra disputar um mandato estadual, o ex-prefeito Odacy Amorim admite se lamçar a deputado federal . Neste caso, contraria o deputado Fernando Filho, herdeiro político do Secretário de Desenvolvimento, candidato a reeleição. Com Amorim no páreo federal, dificilmente, Fernandinho, como é mais conhecido, repetiria a façanha de sair do município com 35 mil votos, sofrendo, assim, um abalo no seu projeto de renovar o mandato em 2010".

BLOG UMA NOVA FERRAMENTA PARA DISCUTIR SEGURANÇA PÚBLICA‏

Uma nova ferramenta de discussão chegou para ficar entre policiais de todo o país. A oficina de diários virtuais, conhecidos também como blogs, ganhou espaço entre os participantes da 1ª Conseg, que está sendo realizada em Brasília.
Em busca de atrair novos colaboradores, blogueiros de diferentes estados discutem a importância de como utilizar o blog e ensinam um passo a passo de como criar um.

Puxada encerra ‘Semana da Pessoa com Deficiência’



A Culminância da ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ encerrou na tarde desta sexta-feira (28), com a primeira Puxada ‘Petrolina Acessível’ que saiu às 16h, da Praça do Galo, percorreu as Avenidas Souza Filho e Guararapes encerrando o marco inclusivo na Concha Acústica. Participaram do evento alunos das redes de ensino municipal e estadual, secretários municipais, entidades sócio-educativas e sociedade civil.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comud) em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, Secretaria Municipal de Educação (SMEP) e Gerência Regional de Educação (GRE), a Puxada teve objetivo de sensibilizar a população em manter as calçadas livres e acessíveis não só para o deficiente, mas para qualquer habitante de Petrolina.

De acordo com o secretário municipal de Acessibilidade, Marcos Souza, a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’ foi essencial para todas as pessoas do município. “Queremos que nos vejam não por nossa deficiência, mas por nossa capacidade. O compromisso do Governo ‘As pessoas em Primeiro Lugar’ é conscientizar, promover a inclusão social”, finalizou.

O vice-prefeito, também secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Domingo Sávio, disse ter certeza da repercussão do movimento. “Nós todos somos iguais. Existem pessoas com deficiências e pessoas que pensam que não têm e, estas, muitas vezes, a pior delas é falta de consciência de reconhecer o preconceito que ainda existe. Por tanto, encerramos essa semana com muita alegria”, concluiu.

Dada iniciou na última segunda-feira (24), a ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, teve finalidade de estimular a discussão sobre a inclusão social. Segundo o participante, Suélio Ferreira da Silva, a Secretaria de Acessibilidade, através de mobilizações, estimula maiores possibilidade de inclusão social. “Esse movimento ajuda a chamar a atenção da sociedade e, principalmente o setor comercial, contra qualquer tipo de preconceito”.

Também fez parte da programação desta sexta, a apresentação prática e teórica do projeto ‘Incluindo Através da Arte’, ás 09h, no auditório do Senai. A ação tem objetivo de oferecer gratuitamente aos alunos matriculados nas redes (estadual, municipal ou Instituições) oficinas de artes, na Oficina do Artesão. Alunos contemplados com a iniciativa expuseram obras artesanais.

A Semana da Pessoa com Deficiência contou ainda com o apoio das seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência (CCD), Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP), Associação dos Fisioterapeutas do Vale do São Francisco (Asfisio), Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), Centro de Reabilitação Visual (CRV), Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente (Sepuma), Secretaria de Saúde (SECSAU), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Igreja Batista dos Surdos, Pastoral de Surdos, Promotoria de Justiça, Câmara de Vereadores e Imprensa Regional.

31 Dia do Nutricionista

A Secretaria de Saúde estará realizando na praça Dom Malan, evento em comemoração ao Dia do Nutricionista, das 08:00h às 14:00h.

A presença de duas técnicas vão garantir a realização de aferição de pressão e teste glicêmico.

A nutricionista Eliana Rocha e sua equipe vão prestar a comunidade esclarecimentos sobre os cuidados com a alimentação entre outros assuntos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Antônio Palocci já pode disputar as eleições


O deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci está livre para disputar o governo de São Paulo ou outro cargo de relevo na eleição do próximo ano. O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou ontem um enorme obstáculo que poderia ser colocado à candidatura de Palocci. A maioria dos ministros concluiu que o parlamentar não deve responder a uma ação penal por suspeita de participação na quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.
O STF rejeitou um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que fosse aberto um processo criminal contra Palocci. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator do inquérito no STF, o presidente do tribunal, Gilmar Mendes. Segundo ele, não existiam no inquérito elementos que comprovassem a participação de Palocci na quebra do sigilo.
“A análise exaustiva e pormenorizada dos autos permite concluir que não há elementos mínimos que apontem para a iniciativa do então ministro da Fazenda e, menos ainda, que indiquem uma ordem dele proveniente para a consulta, emissão e entrega de extratos da conta poupança de Francenildo dos Santos Costa”, afirmou Mendes.
“Nos presentes autos, sequer se consegue descrever a conduta dolosa ou culposa, absolutamente necessária para a responsabilização penal. O que existe é um conjunto de ilações que, embora tenham aspiração de serem verdadeiras, como é o caso do benefício, não estão suficientemente concatenadas de forma a constituírem elementos de prova e, mais grave que isso, dificultam a defesa do denunciado, que se vê na contingência de provar que não se beneficiaria do fato”, disse Mendes.
“Não há qualquer elemento que indique que o denunciado solicitou, sugeriu ou determinou a emissão do extrato”, afirmou Mendes. O ministro Ricardo Lewandowski foi direto: “Consultando os autos, eu vejo que os indícios de autoria relativamente a dois acusados - Antonio Palocci e Marcelo Netto - são débeis, frágeis e tênues. Baseiam-se em meras presunções, especulações. Não ficou minimamente comprovado um nexo entre a conduta de Antonio Palocci e Marcelo Netto (ex-assessor de Imprensa do petista) e o resultado que lhes imputa, que é a divulgação desses extratos”, disse Lewandowski.
A violação ao sigilo bancário de Francenildo ocorreu em 2006, depois que o caseiro revelou ao jornal O Estado de São Paulo, em entrevista exclusiva, que Palocci frequentava reuniões com lobistas numa casa em Brasília. Em depoimento na CPI dos Bancos, o caseiro disse que Palocci era chamado no local de “chefe”. Na época, Palocci era ministro da Fazenda. Surgiram suspeitas de que a quebra do sigilo tinha sido determinada pelo ministro da Fazenda. Como consequência, Palocci, na época um dos principais ministros da equipe de Lula, caiu.

Prefeito de Petrolina decreta estado de emergência na área rural


O prefeito do município Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), vem por meio do decreto de nº 057/2009 - publicado dia (27) em veiculo impresso local - declarar situação anormal e de emergência em parte da área rural do município de Petrolina, que se encontra afetada pela estiagem. O gestor municipal justifica no documento a redução das chuvas, a queda das reservas hídricas e os prejuízos econômicos e sociais como principais razões para o estado de emergência. O decreto tem a vigência de 90 dias a partir da publicação.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Construção de casas garantida

O Deputado Augusto César,PTB, garantiu ao Presidente do Bairro Jardim Petropólis, Jeronildo que a construção das casas devem iniciar a qualquer momento. A confirmação foi do Secretário das Cidades Humberto Costa,PT.

Troca de cargos na Prefeitura de Petrolina

Marcelo Cavalcanti assume Articulação e Tolentino vai pra EPTTC.
Segundo informações o advogado e candidato a prefeito em Afrânio, Marcelo Cavalcanti, DEM, espera ganhar briga na justiça para assumir a prefeitura.
Tolentino é policial federal aposentado e diz estar pronto para ajudar o governo na melhoria do transporte coletivo da cidade.

Estou no Twitter!!

Acompanhando a tecnologia na era digital, a partir de hoje me aventuro também pelo Twitter!
Siga-me: http://twitter.com/joseliasertao !!

Protesto contra queda do FPM

Cerca de 30 prefeitos membros da Região Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina/Juazeiro (RIDE), estão participando na manhã desta quinta-feira (27) de um protesto, na Ilha do Fogo, contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios que vem atormentando as administrações municipais.
O município de Petrolina sofreu uma queda de 25% dos recursos. A favor do protesto será afixada uma faixa preta no prédio da Prefeitura de Petrolina.

HDM participa da Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento



A Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica teve inicio no ultimo dia 23 de agosto e segue até o dia 23 de setembro. Em Petrolina, os papais e mamães contam com um reforço ainda maior, já que um cartório para o registro civil de nascimento funciona dentro do próprio Hospital da Mulher e da Criança – HDM.

A sensibilização para que os pais registrem seus filhos ainda dentro do Hospital Dom Malan é um trabalho constante das assistentes sociais da unidade hospitalar que diariamente percorrem os setores como: triagem obstétrica, maternidade e a própria sala de parto para sensibilizara as mães sobre o serviço que está disponível diariamente das 14h30 às 17h. De acordo com Almira Gonçalves, assistente social, a demanda por registros ainda é considerada baixa, em relação à quantidade de partos realizados. São cerca de 10 registros diários em contra partida, cerca de 20 mulheres têm seus filhos diariamente no hospital. “Contamos com a atenção básica para informar a futuras mamães e a família sobre a necessidade de levar a documentação para o hospital, para que a criança tenha alta da unidade já com seus direitos garantidos”, destaca Almira.

Para a realização do Registro Civil de Nascimento, os pais devem está de posse da via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital ou maternidade, e o documento de identificação dos pais. Caso o casal não seja casado, é necessário a presença do pai para a realização do registro. É importante esclarecer que o registro civil de nascimento e a certidão de nascimento não são a mesma coisa. O registro civil fica no cartório, é feito uma única vez e sem custos adicionais. A certidão é aquela que os pais levam para casa com a identificação do nascimento. É a través do registro civil de nascimento que a lei garante os direitos e os deveres sociais à criança que acaba de nascer.

Petrolina realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental

A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves à saúde humana e aos ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para consequências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais;os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação,transporte e segurança pública, a poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência e reemergência de doenças.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28/08 (SEXTA-FEIRA)
17:30h - Credenciamento
19:30h-Composição da Mesa
20:00h- Conferência-Saúde e Ambiente:Vamos Cuidar da Gente
Palestrante: Eliana Mattos Lacerda - Médica sanitarista, mestra em Saúde Coletiva e Doutora em Saúde Ambiental
22:00h-Encerramento, considerações e informes

Dia 29/08- (SÁBADO)
08:00h- Leitura e Aprovação do Regimento
09:00- 1ª Palestra: Eixo I - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental nas Áreas de Sequeiro, irrigada, ribeirinha, urbana
Palestrante: Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira (UNIVASF) - Doutora em Desenvolvimento Socioambiental
09:40h-Abertura para perguntas - Coordenador da mesa: Vitório Rodrigues
10:00h -2ª Palestra: Eixo II - Trabalho, Ambiente e Saúde: Desafios nos Processos de Manejo, Produção, Transformação e Consumo nos Territórios do Município
Palestrante: João Domingos -(Sec. de Saúde do Recife)
Mestre em Gestão e Políticas Ambientais
10:40h- Perguntas- Coordenador da mesa - Vitório Rodrigues
11:00h - Café com prosa
11:20h- 3ª Palestra: Eixo III - Democracia, Educação, Saúde e Saneamento Ambiental:Políticas Públicas para a Construção e Garantia dos Territórios Sustentáveis
Palestrante:Mizael Fêlix da Silva Neto (EMBRAPA) Mestre em Administração Rural
Palestrante: Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco) Mestra em Educação, Graduação em CIências Biológicas
12:20h- Perguntas-Coordenador da Mesa: Vitório Rodrigues
12:20h- Almoço
13:20h -Retorno e trabalho em grupos
15:00h- café com prosa
15:30h-apresentação dos grupos
16:30h-eleição dos delegados
17:30h-encerramento e considerações finais

Prefeitos paralisam contra cortes no FPM


Os prefeitos pernambucanos não darão expedientes, amanhã. Em sinal de protesto contra os cortes no FPM, que se acentuam a cada mês, diferente do que Lula prometeu, as prefeituras amanhecerão fechadas e com uma tarja preta. “Do jeito que Lula está tratando os municípios é melhor fechar mesmo”, alerta o presidente da Ride (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico) do polo Juazeiro-Petrolina, Leandro Duarte (DEM), prefeito de Santa Maria da Boa Vista.

Por Magno Martins

SARNEY DIZ QUE LULA ELEGERÁ DILMA


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou em entrevista ao Terra que tem certeza de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguirá eleger o seu sucessor, no caso a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na visão de Sarney, apenas o apelo popular de Lula é suficiente pra eleger Dilma em 2010. "Eu acho que o presidente Lula fará o seu sucessor porque ele tem um grande carisma, uma grande penetração popular e está fazendo um excelente governo. Isso é muito importante para um político", afirmou. "Eu acho que, quando ele colocar tudo isso na mesa na hora da eleição, sem dúvida alguma ele vai fazer o seu sucessor". O presidente disse ter "apanhado" muito - se referindo à crise do Senado - por ter sido sempre um defensor do apoio a Lula no PMDB, mas afirmou que tudo isso vale a pena, já que, na sua visão, Dilma será eleita em 2010.

Bahia Notícias

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Juazeiro terá espaço para ressocialização de adolescentes

Nesta sexta-feira (28), às 14 horas, em Juazeiro, será inaugurada a unidade de execução de medidas socioeducativas de semiliberdade, voltada à ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. A implantação do serviço é fruto de convênio entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e o Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (IDESAB), instituição que há quatro anos atua no município, com ações voltadas à inclusão social.

Esta é uma das dez novas unidades que estão sendo implantadas na Bahia, sendo que em 2006, apenas uma funcionava no interior do Estado. A inauguração do espaço contará com a participação do secretário estadual Valmir Assunção, do diretor geral da Fundac, Walmir Mota, representantes do IDESAB, entre outros.

A unidade conta com investimento de R$ 739 mil e está situada à Rua Machado de Assis, n° 131, Bairro Alto do Alencar. As instalações cumprem todas as determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A nova instituição terá capacidade de atender até 20 adolescentes. Localiza-se em área urbana privilegiada, perto de unidade de saúde, escolas e espaços públicos de cultura, esporte e lazer.

Parada Fitness faz campanha de ginástica laboral nos quatro cantos do Vale

A 1ª Parada Fitness, evento que acontecerá dia 20 de Setembro, domingo, véspera de feriado em Petrolina, tem como objetivo orientar e estimular os moradores locais a práticas saudáveis, promovendo saúde, qualidade de vida e conscientizando quanto à prevenção de doenças, com a primeira puxada da saúde na região do Vale do São Francisco, que conta com a participação de Solange Frazão, ícone fitness do Brasil e a cantora Amanda Santiago, um belo convite á saúde. Para promover o evento, algumas atividades como a ginástica laboral estão sendo realizadas em parceria com a Uniesb, orientadas pelo professor de educação física Alexsandro da Silva e pela coordenadora da Parada Fitness Francisca Gabriades, e acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã 7h, nas barquinhas que fazem a travessia entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, horário que a maioria das pessoas estão indo para o trabalho.

Como o nome indica, ginástica laboral é a realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente, para promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais, sendo assim, a proposta da Parada Fitness neste caso, é que a pessoa tenha essa atividade durante o trajeto para o trabalho. Além de exercícios físicos, a ginástica laboral consiste em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Apesar da prática da ginástica laboral ser coletiva, ela é moldada de acordo com a função exercida pelo trabalhador. A ginástica laboral pode reduzir a incidência de doenças ocupacionais e desta forma diminuir o número de afastamentos dos empregados na empresa. Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, diminuição do estresse e aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. Segundo o departamento de marketing do evento coordenado por Francisca Gabriades, mais atividades ainda estão programadas para acontecer até o dia 20 de setembro, como a ginástica nos ônibus, nos sinais de trânsito, nas escolas. É importante ressaltar que o 4º Grupamento de Bombeiros e o SESC Petrolina são grandes parceiros e apresentarão também suas atividades na área de Saúde na concentração da Parada Fitness . Em festejos pelo aniversário de Petrolina, quem ganha é a população.

Com isso, a Parada Fitness, lançamento para a população da ExpoVale Saúde 2009 – Feira Nacional da Saúde e Atividades para uma Vida Melhor, toma corpo sendo cotada como a maior feira do setor na região. Maiores informações acessem o site www.expovalesaude.com.br.

Petrolina é a primeira cidade do interior a sediar reunião da Astur

Petrolina é a primeira cidade do interior a sediar uma reunião da Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur). O evento aconteceu na manhã de hoje (26), no auditório Florêncio de Barros, situado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Durante a ocasião, 40 secretários dos municípios pernambucanos prestigiaram o encontro que teve como pauta a política do turismo do município anfitrião. De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Aroucha, as reuniões são trimestrais e Petrolina foi escolhida graças ao pleito do diretor do Sertão, Domingos Sávio, que é vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer.

O presidente disse que a Astur pode colaborar com o desenvolvimento do turismo regional propondo a união das administrações do município, trazendo o litoral para o interior e o interior para o litoral. “Fizemos um convênio com a Secretaria de Turismo do Estado e também com o distrito de Fernando de Noronha”, conta, satisfeito com o que viu em Petrolina.

Domingos Sávio falou que Petrolina ganha muito com a visita da Astur. “A entidade tem uma importância muito grande na interiorização das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo. Nessa gestão do presidente Sérgio Aroucha, esta é a primeira reunião realizada fora de Recife. O município foi escolhido pelo seu potencial em turismo rural e do enoturismo, o que nos deixa muito orgulhoso e comprometidos com a gestão da Astur”, comenta.

O secretário disse que, como diretor do Sertão da Astur, já elaborou projeto que vai percorrer todo o estado, denominado Roda de Boteco – que é um concurso de petiscos. “Nossa intenção é percorrer todos os municípios e movimentar a gastronomia de Pernambuco”, salienta, destacando que vai provocar a Astur a divulgar nos demais municípios o consumo de vinhos da região.

Durante a oportunidade, foi apresentado aos secretários o roteiro do vinho do Vale do São Francisco e o planejamento da gestão do prefeito Julio Lóssio (PMDB) para o turismo. Os integrantes da associação conheceram ontem (25) o Espaço Cultural Ana das Carrancas e a oficina dos artesãos. Também participaram do lançamento da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest), realizada no Hotel do Grande Rio. Hoje os secretários conhecerão a Embrapa e algumas vinícolas da região.

A Astur é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento do turismo sustentável nos municípios, consolidar o turismo como atividade econômica, aperfeiçoar o debate em torno das questões relacionadas à melhoria da qualidade dos equipamentos turísticos e do atendimento ao turista, divulgar as potencialidades dos municípios associados, defender a prática do turismo integrado, firmar convênios, acompanhar e interferir em tudo que seja do interesse dos municípios associados no tocante às políticas públicas voltadas ao turismo, entre outras ações. A associação possui 82 associados.

Os 'Coelho' brigam na política, mas continuam mais unidos do que nunca

A família “Coelho”, de Petrolina, que já esteve unida, politicamente, sob o guarda-chuva da Arena e do PDS, hoje está espalhada por vários partidos:

1) Osvaldo, Guilherme e Ciro Coelho estão no DEM;

2) Fernando Bezerra pai e Fernando Bezerra Filho no PSB;

3) Augusto e Luiz Eduardo Coelho no PSDB e

4) Geraldo Coelho no PTB.

Mesmo assim, quem mexer com um terá que mexer com todos. Porque sangue é sangue.

Exemplo? O discurso que Geraldo Coelho fez ontem à tarde na Assembleia Legislativa exaltando a importância do IFET (antigo Cefet), para Petrolina, onde são oferecidos vários cursos técnicos, entre os quais o de enólogo e o de vitivinicultor.

No meio do discurso, ele teve o cuidado de assinalar que quem levou o CEFET para Petrolina foi seu irmão, Osvaldo, de quem est&...

Blog do Inaldo Sampaio

Música Clássica o tom do que será a Vinhuva Festa 2009

Fotos da Feira do Vinho e da Uva do Nordeste

A blogueira e a prefeita Rose Garziera-Lagoa Grande
Prefeiro Leandro Duarte ,DEM, entrevistado por Chico José -Grande Rio AM
Jornalista Caros Laerte, Josélia Maria, Paula e Daniela Maia -Petrolina -FM
Karine,Primeira Dama Andrea Lóssio,Ana Amélia,Dona Naná, Neya Gonçalves, Secretário Tolentino, Marli
Presidente da EMPETUR José Ricardo e o prefeito Lóssio
Roseane Albuquerque (JC), Prefeita Rose Garziera, a blogueira, Daniela Maia (Petrolina FM)
O gosto pela música nos primeiros anos