sábado, 1 de maio de 2010

Saúde de Lagoa Grande desenvolve Programa de Controle do Tabagismo e Fatores de Risco do Câncer

A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande (Sesau), cidade do Sertão do São Francisco, desenvolve no município o Programa de Controle do Tabagismo e Fatores de Risco do Câncer. A iniciativa é uma parceria da Sesau com a Secretaria Estadual de Saúde, dentro do projeto Saber Saúde. Segundo a coordenadora no município, Edineuza Vasconcelos, o programa envolverá profissionais de saúde e da educação da cidade."Vamos capacitar professores inicialmente de três escolas municipais, levando a temática para o âmbito do conhecimento dos alunos. Material como vídeos e livros serão utilizados, dentro da linguagem própria para facilitar o aprendizado dos estudantes", explicou a coordenadora. Com o programa em execução, as escolas inseridas ganharão uma espécie de selo de ambiente livre do fumo. "Funcionários dos estabelecimentos também serão conscientizados pela campanha", acrescenta Edineuza.
Numa segunda etapa, O Programa de Controle do Tabagismo de Lagoa Grande envolverá os postos do Programa de Saúda da Família (PSF). Médicos e enfermeiros também serão treinados para orientarem os pacientes sobre os riscos do fumo para a saúde e a contribuição para que o fumante fique mais vulnerável ao câncer, principalmente o câncer de pulmão, onde o fumo é o principal fator para a sua incidênncia.
"Serão cadastrados no programa os PSFs 1, na sede, PSF 4 em Vermelhos e o PSF 5, em Jutaí. A primeira fase será o cadastro dos pacientes nessas unidades, com histórico e todas as informações importantes sobre as pessoas atendidas nesses postos", esclareceu Edineuza Vasconcelos. A população fumante de Lagoa Grande é de 14.657 pessoas, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado.
ASCOM

Nenhum comentário: