quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alunos da rede municipal de Petrolina começarão a ter aulas em tempo integral ainda este mês

Melhorar o rendimento do aluno e o aproveitamento escolar contribuindo para a qualidade de ensino e a integração na escola, proporcionando maior envolvimento entre profissionais de educação, alunos, família e comunidade. Esse é o objetivo do programa “Mais Educação”. E é por oferecer tantos benefícios a educação básica que a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da secretaria de educação aderiu ao programa que começará a funcionar nas escolas municipais na segunda quinzena de maio.
De acordo com a secretaria de Educação, Célia Regina, com o programa os estudantes que passam 4h do seu dia na escola passarão a ficar 7h. Nesse período serão oferecidas atividades educacionais complementares, selecionadas dentre as sugeridas pelo MEC e adaptadas às condições da escola. “Cada escola poderá escolher seis atividades diferentes na área de cultura, esporte e lazer, artes, educomunicação, meio ambiente inclusão digital, entre outras. Lembrando que uma delas tem que ser de acompanhamento pedagógico”, salientou.
Célia comenta também que uma equipe de 17 professores estão passando por uma capacitação na Universidade do Vale do São Francisco, com o professor Alexsandro Machado, sobre as bases teóricas do programa. Esses ‘Professores Comunitários’, ficarão responsáveis por coordenar as turmas em atividades diferenciadas. “Muitas atividades serão ministradas fora da escola, em igrejas, associações, prédios públicos ou outras instituições. Os professores comunitários ficarão responsáveis por estes alunos que estarão fora da escola”, disse.
A coordenadora do programa no município, Amelita Bezerra, irá representar Petrolina, no 3° Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Mais Educação, que será realizado em Brasilia-DF, no período de 18 a 21 de maio. O programa ‘Mais Educação’ integra as políticas públicas sociais e educacionais. Por isso envolve ações empreendidas pelos Ministérios da Educação (MEC), da cultura (MINIC), do Esporte (ME), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), da Ciência e da Tecnologia (MCT), além da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República.
Segundo a secretaria, as aulas serão ministradas por monitores da própria comunidade que possuem competência para exercer tal função. Ela ainda afirma que em Petrolina 17 escolas municipais serão beneficiadas.

ASCOM/PMP

Nenhum comentário: