sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seminário discute turismo sustentável e exploração sexual

Proteger crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Este foi o principal tema do seminário Turismo Sustentável e Proteção a Infância, promovido pela organização internacional não-governamental Childhood Brasil. O evento que aconteceu nesta quinta-feira (13), contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina e de empresas e entidades parceiras.
A World Childhood Brasil foi criada pela rainha Silvia da Suécia, com o objetivo de promover e defender os direitos da infância em todo o mundo. No Brasil, primeiro país beneficiado com a fundação, a organização foi fundada em 1999, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além, do Brasil, a childhood também está presente na Alemanha e Estado Unidos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento social e Trabalho, Tereza Virginia, discutir a exploração sexual aqui no Vale do São Francisco é muito importante, já que o numero de adolescentes que se prostituem é elevado. “Nós sabemos que a rede de exploração sexual no município é muito grande, então temos que nos reunir no enfrentamento a essa situação”, afirmou.
Tereza afirma ainda que o turismo não só em Petrolina, como em todo o Vale do São Francisco é muito propicio a essa situação. “O turismo é uma porta aberta para que a exploração sexual ocorra, o vale do São Francisco possui um desenvolvimento econômico avançado, e muitas pessoas tentam usufruir dessa situação. Só unidos poderemos efetivar de fato, os direitos da criança e do adolescente”, completou.
Durante a ocasião também se discutiu a implantação do código de ética do turismo, criado pela Organização Mundial do Turismo, com o objetivo de promover um turismo responsável e sustentável acessível a todos, promovendo uma ordem turística mundial.

ASCOM/PMP

Nenhum comentário: