sábado, 8 de maio de 2010

Jarbas suaviza críticas ao presidente Lula

Um dia após o lançamento de sua candidatura ao governo estadual, o senador Jarbas Vasconcelos suavizou suas críticas ao presidente Lula e ao governo dos petistas. Deve ter-se apercebido de que empunhar a bandeira do “antilulismo” em Pernambuco lhe daria prejuízo porque se trata do Estado da Federação em que o presidente tem seu maior índice de aprovação. Sua nova estratégia, portanto, é dizer que Lula não é candidato e que a razão de ser de sua entrada na disputa é o “projeto Serra”.
É a mesma tática que Eduardo Campos utilizou em 2006 quando disputou o governo estadual. Jarbas, então candidato a senador, vinha de um governo bem avaliado e comandava o palanque de Mendonça Filho. Quando era posto diante desse fato, o então candidato do PSB dizia que seu adversário não era Jarbas e sim o candidato do PFL. Conduziu a campanha assim até o final e se elegeu com uma diferença histórica. Jarbas sinalizou ontem pela primeira que também agirá assim em relação ao presidente.
Não há outra saída para ele porque bater em Lula em sua própria terra é complicado. Afinal, trata-se do presidente da República que mais ajudou Pernambuco em termos de obras. Ademais, o próprio Serra tem feito um esforço monumental para não se confrontar com o presidente, a ponto de ter dito anteontem, em Minas, num congresso de prefeitos, que considera Dilma Rousseff e Marina Silva duas mulheres “de valor” e que se por acaso ganhar a eleição levará o PT e o PV para o seu governo. (Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário: