terça-feira, 25 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
Teto da Escola Moisés Barbosa desaba e deixa estudantes assustados
O acidente aconteceu na sala de vídeo, por volta das 16h30. Era hora do intervalo e ninguém ficou ferido. Mas momentos antes alunos da 4ª série estavam na sala. “Eles iriam voltar, mas graças a Deus o teto caiu antes”, conta, aliviada, a estudante do 2º ano Samanta Amorim.
Outra estudante, Tamyres Rejane, do 1º ano, tem uma irmã na turma que estava na sala antes do ocorrido. “Quando vi minha irmã na minha frente, chorei”, disse.
A diretora da escola, Maria Necy dos Santos, estava de férias da escola e foi chamada às pressas. Ela revelou à reportagem que há dois anos a escola vinha apresentando problemas na rede elétrica e hidráulica. Tudo isso era informado à Gerência Regional de Ensino (GRE). “Não podemos mais deixar estudantes e professores correndo risco”, afirmou, acrescentando que provavelmente a escola não terá mais condições de funcionamento.
O local do desabamento foi interditado por equipes da Defesa Civil e engenheiros da GRE. Os equipamentos que ficaram intactos foram removidos da sala. Neste sábado (15) pela manhã, haverá uma vistoria dos técnicos dos dois órgãos para avaliar se toda a escola terá de ser interditada para reformas.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
FRASES DE JARBAS EM ENTREVISTA AO NOSSA VOZ
Seminário discute turismo sustentável e exploração sexual
A World Childhood Brasil foi criada pela rainha Silvia da Suécia, com o objetivo de promover e defender os direitos da infância em todo o mundo. No Brasil, primeiro país beneficiado com a fundação, a organização foi fundada em 1999, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além, do Brasil, a childhood também está presente na Alemanha e Estado Unidos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento social e Trabalho, Tereza Virginia, discutir a exploração sexual aqui no Vale do São Francisco é muito importante, já que o numero de adolescentes que se prostituem é elevado. “Nós sabemos que a rede de exploração sexual no município é muito grande, então temos que nos reunir no enfrentamento a essa situação”, afirmou.
Tereza afirma ainda que o turismo não só em Petrolina, como em todo o Vale do São Francisco é muito propicio a essa situação. “O turismo é uma porta aberta para que a exploração sexual ocorra, o vale do São Francisco possui um desenvolvimento econômico avançado, e muitas pessoas tentam usufruir dessa situação. Só unidos poderemos efetivar de fato, os direitos da criança e do adolescente”, completou.
Durante a ocasião também se discutiu a implantação do código de ética do turismo, criado pela Organização Mundial do Turismo, com o objetivo de promover um turismo responsável e sustentável acessível a todos, promovendo uma ordem turística mundial.
ASCOM/PMP
Procuradora em cana
A procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, de 66 anos - acusada de torturar uma menina de 2 anos que estava sub sua guarda provisória se entregou nesta quinta-feira, após ficar oito dias foragida. Ela fez exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal, no Centro, e seguiu para a penitenciária feminina Nelson Hungria, no Complexo de Gericinó, em Bangu, onde aguardará o julgamento presa em cela especial por ter nível superior.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Em programa do PT,Lula compara Dilma a Mandela
"Uma parte da história da Dilma me lembra muito a do Mandela. Uma vez o Mandela me contou que só foi para o confronto porque não deram outra saída pra ele. O tempo passou e ele virou um dos maiores símbolos da paz e da união no mundo", afirma Lula. Ele completa: "o que mais admiro na Dilma é a história dela".
A peça lembra a luta de Dilma durante a ditadura militar. "Foi uma época muito difícil. Vivíamos nas trevas", afirma a petista. O vídeo volta a dizer que ela não fugiu.
Enquanto Lula aparenta ler de improviso, Dilma lia o teleprompter. "Com Lula e Dilma, o Brasil cresceu como nunca", diz o locutor.
Usando o tucano símbolo do PSDB, a propaganda compara o governo Lula ao de Fernando Henrique Cardoso, citando uma série de números. A propaganda também coloca o pré-candidato José Serra como cogestor de FHC e Dilma, de Lula.
"Um belo dia em 2002, entra na minha sala uma mulher. Em apenas uma reunião, ainda quando ela era a secretária de Minas e Energia no Rio Grande do Sul, eu soube que a Dilma seria a minha ministra", afirma Lula.
"A cada dia, a Dilma se superava e superava as expectativas", conta Lula, destacando sua capacidade de "coordenação" e dizendo que ela participou das grandes decisões do governo.
Na peça, Lula tenta vender uma "Dilma Sudeste", região onde ela está pior posicionada nas pesquisas de intenção de voto. Ele diz a petista tem a "ternura e sensibilidade" dos mineiros e "intrepidez" dos gaúchos.
Ministros do governo, como Fernando Haddad (Educação), Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento), e o presidente da legenda José Eduardo Dutra também aparecem para avalizar Dilma.
Após trazer uma lista de programas do governo, a propaganda mostra Dilma conversando com pessoas que teriam sido beneficiadas por essas obras.
Blog do Magno Martins
Justiça eleitoral multa Dilma e PT por propaganda ilegal
Os ministros acompanharam o voto do relator da representação e corregedor eleitoral do TSE, Aldir Passarinho Junior. Ele entendeu que o PT usou o espaço para “promoção pessoal” da pré-candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Segundo a legislação, os programas partidários estão autorizados apenas a transmitir mensagens aos filiados sobre execução do programa partidário, dos eventos relacionados a este programa e de atividades do partido, além de divulgar a posição da sigla. A lei também proíbe que nesses programas de divulgação seja feita propaganda de candidatos a cargos eletivos e defesa de interesses pessoais ou de outros partidos.
Passarinho afirmou que a propaganda do PT trazia mensagem subliminar negativa em espaço destinado a programa partidário. Ele citou trechos da inserção em que são feitas comparações entre o governo Lula e a administração anterior, além de citações aos principais programas da atual gestão e à necessidade de continuidade.
“O programa é entremeado, hora se fala do pré-sal como propaganda do atual governo e volta a se vincular à ministra Dilma. Tendo assistido às mídias, nem acho que tenha sido uma propaganda dissimulada, dentro do contexto nacional”, afirmou Passarinho.
Segundo ele, foi feita menção ao presidente anterior, Fernando Henrique Cardoso, e ao PSDB. “Tem governo que fez pouco e acha que fez muito”, disse o relator, reproduzindo fala de Dilma durante a propaganda.
Escrito por Magno Martin
ÁGUA SEM TRATAMENTO
Geraldo da Acerola participou do programa e falou que é um descaso e falta de respeito com os colonos.
QUEIMANDO A LÍNGUA
I Semana de Enfermagem do Hut/Univasf começa nesta quinta-feira
O evento terá também atividades ligadas à beleza, estética, maquiagem e cultura.
Segundo a Diretora de enfermagem do Hut/Univasf Luzineida Carmo Andrade a semana será realizada, com o objetivo de integrar e atualizar os 269 profissionais. “Para exercer a enfermagem, o profissional deve ter conhecimento saber relacionar-se com sua equipe de trabalho, e estar atento as transformações que acontecem na profissão.”
O evento será aberto a todos os profissionais e alunos de enfermagem.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA – 13/05 PALESTRA DE ABERTURA COM O TEMA: “O PODER DO CUIDADO”
Palestrante: Profa. Margaret Olinda de Souza Carvalho e Lira – Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Horário: 08h00
Coffe Break às 10h00
19h30 – Confraternização com sorteio de brindes
20h30 Coffe Break
Local: Auditório
SEGUNDA-FEIRA – 17/05
PALESTRA
Tema: Doação de Órgãos
Palestrante: Emilia Teles – Coordenadora da Fundação Banco de Olhos do Vale do São Francisco.
Horário:17h00
Local: Auditório
TERÇA-FEIRA – 18/05
DIA DE BELEZA
Massoterapia, limpeza de pele e maquiagem.
Horário: 9h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00
Local: Auditório
QUARTA-FEIRA – 19/05
ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO COM PALESTRA.
Tema:Código de Ética do Profissional em Enfermagem
Palestrante: Lucimara Araújo Campos Alexandre - Profa. do Curso de Enfermagem da Univasf
Horário:15h00
Local:Auditório
ASCOM/FEMSAUDE
PRA VOCÊ LARANJA
Desde 2006 ,estou trabalhando o formato do blog que sempre quis oferecer aos leitores. O sonho está próximo de ser realizado com data, hora e dia marcados. Aguardem !
O blog é o meio de comunicação mais “corajoso” digamos, pois o blogueiro dá a cara à tapa. O blogueiro inteligente não tem vergonha de reconhecer que errou, se enganou, de pedir ajuda ou dizer “não sei”. A interação imediata e contínua dos leitores ajuda bastante; eles constituem uma espécie de vigilância e termômetro. Você não vê nada disso na mídia tradicional.Claro que também está o outro lado; a liberdade editorial também permite que você faça qualquer merda que desejar, pois não tem de prestar contas à ninguém, não tem chefe nem patrão olhando por cima do ombro."
Facape abre processo seletivo para transferências e candidatos portadores de diploma
O certame possui um número especifico de vagas para cada categoria, sendo o maior número concentrado no curso de Administração, 20 vagas ao todo. Maiores informações no site da Facape: www.facape.br/concursos. O edital estará disponível a partir das 19h, desta terça-feira, 11 de maio.
Se gritar, não fica um
LEXOTAN
Alunos da rede municipal de Petrolina começarão a ter aulas em tempo integral ainda este mês
De acordo com a secretaria de Educação, Célia Regina, com o programa os estudantes que passam 4h do seu dia na escola passarão a ficar 7h. Nesse período serão oferecidas atividades educacionais complementares, selecionadas dentre as sugeridas pelo MEC e adaptadas às condições da escola. “Cada escola poderá escolher seis atividades diferentes na área de cultura, esporte e lazer, artes, educomunicação, meio ambiente inclusão digital, entre outras. Lembrando que uma delas tem que ser de acompanhamento pedagógico”, salientou.
Célia comenta também que uma equipe de 17 professores estão passando por uma capacitação na Universidade do Vale do São Francisco, com o professor Alexsandro Machado, sobre as bases teóricas do programa. Esses ‘Professores Comunitários’, ficarão responsáveis por coordenar as turmas em atividades diferenciadas. “Muitas atividades serão ministradas fora da escola, em igrejas, associações, prédios públicos ou outras instituições. Os professores comunitários ficarão responsáveis por estes alunos que estarão fora da escola”, disse.
A coordenadora do programa no município, Amelita Bezerra, irá representar Petrolina, no 3° Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Mais Educação, que será realizado em Brasilia-DF, no período de 18 a 21 de maio. O programa ‘Mais Educação’ integra as políticas públicas sociais e educacionais. Por isso envolve ações empreendidas pelos Ministérios da Educação (MEC), da cultura (MINIC), do Esporte (ME), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), da Ciência e da Tecnologia (MCT), além da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República.
Segundo a secretaria, as aulas serão ministradas por monitores da própria comunidade que possuem competência para exercer tal função. Ela ainda afirma que em Petrolina 17 escolas municipais serão beneficiadas.
ASCOM/PMP
Dilma garante que não é “brava”
A busca de sintonia com o eleitorado feminino é resultado do mau desempenho em relação a esse setor apresentado por Dilma nas pesquisas eleitorais, em especial no Rio Grande do Sul, seu berço político. Segundo pesquisa Datafolha feita no final de março, José Serra (PSDB) bate Dilma por 48% a 27% no Estado. A vantagem do tucano atinge 29 pontos percentuais entre as mulheres gaúchas: metade delas diz preferir Serra, contra 21% que declaram intenção de voto na ex-ministra. No plano nacional, a vantagem do tucano sobre a petista no segmento feminino é de 15 pontos, segundo o Datafolha.
A petista esteve pela segunda vez no Rio Grande do Sul em menos de um mês e uma semana depois de seu principal oponente ter visitado o
Dilma usou o discurso de “mãe” com mais ênfase no “Balanço Geral”, programa popular exibido pela TV Record gaúcha - cujo apresentador, Alexandre Motta, costuma vociferar contra criminosos e até atirar sapatos nas câmeras. “Eu sou firme, mas eu cuido, eu protejo, eu apoio. A mãe cobra porque ela quer o bem, quer que a lição seja feita’’, disse.
Tanto ontem quanto terça-feira, quando esteve em Porto Alegre e também na cidade de Rio Grande, Dilma repetiu várias vezes nas entrevistas e discursos uma mesma frase: “O presidente achou que o Brasil está preparado para uma mulher e ele encontrou uma mulher que ele julgou preparada para governar o Brasil”.
José Serra comanda evento no Estado
BRUNA SERRA Especial para a Folha
PRESIDENCIÁVEL prometeu reforço no combate ao crime
Jarbas, apesar de integrar os quadros do PMDB, é dissidente e aceitou montar um palanque no Estado para o presidenciável tucano. O cenário é de adversidade, uma vez que o governador Eduardo Campos (PSB) aparece bem avaliado. Os oposicionistas apostam que a presença de Serra, durante a campanha, pode ajudar a alavancar os percentuais do peemedebista. O tucano, por sua vez, também precisa melhorar seus índices no Estado, já que o presidente Lula (PT) é quase uma unamidade. O governador socialista aposta alto na ligação com o presidente para garantir a vitória ainda em primeiro turno.
José Serra chegou ao Recife na madrugada de hoje. No final da manhã, às 11h, concederá entrevista à Rádio Jornal e, em seguida, ao programa Samir Abu Hana, às 13h, na TV Universitária. O almoço do tucano acontece em uma churrascaria e reunirá deputados federais, estaduais e senadores. Do Recife, José Serra deverá seguir para o Espírito Santo, onde cumpre agenda no período da tarde. (Folha de Pernambuco)
quarta-feira, 12 de maio de 2010
À base de pomada
O senador quer ser candidato à reeleição. E para completar é do PTB. E o PTB está dividido entre apoiar Dilma Rousseff ou José Serra para presidente da República.
Tuma, o pai, pode ser um voto a mais dentro do PTB favorável a Dilma. De resto, ele é amigo de Lula. Tornou-se amigo depois que o prendeu nos anos 80 em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Na época, Lula liderava greves de metalúrgicos. E Tuma era delegado de polícia. Os dois se deram bem.
Lula não é homem de promover rupturas. Nem mesmo "rupturas pactuadas" como a responsável pela transição política na Espanha entre a ditadura de Francisco Franco e a democracia afinal restaurada.
Diante de algo que o incomoda, ou embaraça seu governo, ou deixa mal algum aliado, Lula primeiro se apressa em tentar tirar por menos. Se possível deixa tudo como está.
Se não der, e se o problema começa a deixá-lo mal - ou ao governo -, aí, bem... Sinto muito. Alguém tem que pagar o preço. Mais adiante a gente volta a se entender.
Tuma Jr. já disse: "Daqui não saio. Podem tirar o cavalinho da chuva". Depois disse: "Entro de férias. Voltarei mais moreno".
O mais provável é que não volte. E que Lula recompense o pai de alguma outra maneira.(Blog do Noblat)
Prefeitura confirma data do 2º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais
Durante o evento, o Vale do São Francisco apresentará as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Semiárido, em parceria com a Embrapa de Bento Gonçalves, município localizado no Rio Grande do Sul. Vale destacar que o evento tem a chancela da Organização Internacional de Vinho (OIV), além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, da Embrapa, Governo do Estado e da Prefeitura de Petrolina.
Raiz e Remix será lançado nesta quinta no Café com Arte
Durante a apresentação do projeto, que contará com a presença da cantora Isaar, representantes da imprensa, os novos e antigos parceiros, vão tomar conhecimento da programação, que vai movimentar os palcos, principal, alternativo e a tenda eletrônica no parque Josepha Coelho, nos dias 20 e 21 do próximo mês de agosto.
O “liquidificador” cultural, como já é conhecido o projeto coordenado pela Associação Raízes, segundo seu idealizador, Chico Egídio, propicia aos jovens um novo contato com a rica cultura brasileira, gerando uma interação dos músicos locais com os nomes de destaque da nova cena musical nacional e com o que tem de mais tradicional nas manifestações da cultura popular.
O Raiz e Remix, que atrai, em média um público de 10 mil pessoas, já entrou para o calendário cultural do Vale do São Francisco pela ousadia dos encontros e delícias dos balanços de atrações de renome a exemplo de Lia de Itamaracá/PE, Riachão/BA, Chico Correa e Eletronic Band/PB. O Samba de Véio e o Mantigueiros, grupos da terra, também já marcaram presença nestes últimos quatro anos, onde a música é o destaque do Festival e toda programação é gratuita.
Tendo ampliado suas conexões com as redes dos Pontos de Cultura em todo país, o Festival escolhe grupos emergentes de qualidade para compor a programação, onde o cachê não onera o evento, vem possibilitar a gratuidade do acesso, possibilitando assim uma difusão abrangente que consolida o evento e amplia o público de forma positiva. Além das atrações locais, os nomes do “cast” da quinta edição são: Issar (ex-Comadre Fulozinha) e China (ex-Sheik Tosado) e outros a depender do patrocínio e apoio.
Contatos: chicoegidio@raizeremix.com.br (87) 8865.5840
LEANDRO COTADO PRA COORDENAR CAMPANHA DE SERRA
Custo do horário eleitoral é bancado por nós, contribuintes: R$ 851 milhões
É que o governo compensa, com desconto nos impostos, as perdas de receita com publicidade das emissoras de rádio e televisão.
Pelos cálculos da Receita Federal, a renúncia fiscal com esses programas será da ordem de R$ 851 milhões para bancar 111 horas de propaganda partidária neste primeiro semestre, afora o horário político da campanha propriamente dita. (Inaldo Sampaio)
Pedofilia leva padre prefeito à prisão no Piauí
A ordem de prisão foi da desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves, do Tribunal de Justiça (TJ) do Piauí. Após ser detido, padre Domingos foi transferido, à noite, para a capital.
O padre foi denunciado pela Procuradoria Geral de Justiça porque, como é prefeito, tem foro privilegiado. O secretário de Segurança Pública do Piauí, Raimundo Leite, disse que a prisão não foi comunicada diretamente ao órgão e explicou que o caso corre em segredo de Justiça. Não foram informadas a quantidade de supostas vítimas nem as circunstâncias dos abusos.
A desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves não revelou, em sua ordem de prisão, sequer as iniciais das supostas vítimas do prefeito. A prisão preventiva foi decretada para, segundo ela, garantir a instrução processual e a ordem pública. (Blog do Noblat)
Petrolina participa da 1ª reunião de trabalho em Brasília
Durante o encontro serão apresentados os eixos do PAC-2, referentes à infraestrutura, saneamento, habitação, mobilidade, contenção de área de risco, pavimentação e drenagem. De acordo com Geraldo Júnior, o objetivo da viagem é tomar conhecimento dos projetos do PAC-2, além de discutir formas de captação de recursos para Petrolina. O secretário municipal afirmou ainda que vai aproveitar a oportunidade para fazer contato com os demais ministérios e parlamentares, em busca de investimentos e liberação de novas emendas para o município.
IMIP participa de reunião para implementação da Rede Interrestadual de Saúde
O encontro reúne coordenadores da Atenção Básica, Urgência e Emergência dos municípios de Pernambuco e Bahia, além de representantes das Secretarias de Saúde dos dois Estados e equipe do Ministério da Saúde. Durante os dias do evento vão ser discutidas propostas para sensibilizar os gestores na atenção às urgências, apresentando diretrizes especificas que ampliem o acesso da população, principalmente, nos serviços de alta e média complexidade desenhando uma nova modelagem da atenção hospitalar especializada para a região.
Como Organização Social (OS), o IMIP administra o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), do Governo da Bahia, e através da Fundação Martiniano Fernandes, o Hospital Dom Malan em Petrolina-PE, que integra a rede estadual de cuidados a saúde, levando toda a sua experiência em gestão hospitalar na saúde pública.
O evento acontece a partir do dia 13, das 18h30 às 22h e na sexta-feira (14), das 8h às 12h e das 14h às 18h no Grande Hotel de Juazeiro.
Governo atento às investidas da oposição
ARTHUR CUNHA
GOVERNADOR quer a equipe afinada para enfrentar o período da campanha
Figurando na lista, o prefeito de Buenos Aires, Gislan Alencar (PSDB), reafirmou seu voto no governador. “Ele é o melhor para o Estado. Comigo não tem conversa”, destacou Gislan. A exemplo de todos os “tucano-eduardistas”, ele reza pela cartilha do senador Sérgio Guerra (PSDB), mas não pretende declinar do apoio a Campos. Na mesma situação estão os tucanos Manoel Botafogo (Carpina), Judith Botafogo (Lagoa do Carro), Ricardo Teobaldo (Limoeiro), Cal Volia (Itapissuma), Fred Carrazzoni (Itambé), Cláudio Amorim (São Benedito do Sul), Manoel João (Orocó), Romero Leal (Vertentes) e Ricardo Ramos (Ouricuri).
A ala democrata é encabeçada pelo prefeito de São José da Coroa Grande, José Barbosa, escolhido pela Confederação Nacional dos Municípios um dos melhores gestores do País, em 2009. Alvo de ação do DEM por infidelidade partidária, ele não quis comentar o assunto, mas deixou escapar que votará em Campos ao dizer que não “pula de galho em galho”.
O Palácio ainda conta no DEM com Galego (Ibirajuba), Doutor Edberto (Condado), Amadeu Henrique (Jaqueira), Roberivam (Poção), Lula da Capivara (Frei Miguelinho), Pedoca (São Vicente Férrer), Flávio Lima (Toritama), Brivaldo (Bodocó) e Haroldo Tavares (Verdejante). Partido do pré-candidato Jarbas Vasconcelos, o PMDB tem três defecções, segundo a contabilidade palaciana: Bebeto (Barra de Guabiraba), Ronaldo Sampaio (Granito) e Carlos Cecílio (Serrita); além de João Lira (Bom Jardim), do PPS.
O secretário Gilberto Rodrigues informou que, por hora, vai só “monitorar”. “Estou só monitorando. Mas tenho recebido telefonemas desses prefeitos ratificando que estão conosco. Não houve cooptação por parte do Governo, foram os próprios prefeitos que declararam apoio, em reconhecimento ao comprometimento do governador, que não distingue municípios na hora de levar alguma ação”, destacou. (Folha de Pernambuco)
Serra articula campanha amanhã no Recife com Jarbas e Sérgio
Antes da reunião com os aliados, Serra concederá entrevista à Rádio Jornal. A visita de amanhã foi anunciada de última hora para neutralizar qualquer tentativa dos adversários de desviar os holofotes do presidenciável. Assim que encerrar a agenda no Recife, o tucano seguirá para o Espírito Santo.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Osavaldo Coelho com a cara na cidade
CONVOCADOS PARA A COPA DO MUNDO 2010
Petrolina já conta a com a Motolância do SAMU
Segundo a coordenadora da Atenção Especializada, Cecilia Carvalho, além de a moto possuir mais rapidez no trânsito do que outros veículos maiores, ela será utilizada por profissionais que passaram por capacitações como o curso de resgate, ministrado pela Policia Rodoviária Federal de Pernambuco, em parceria com as esferas municipal, estadual e federal. Vale destacar que a Motolância será pilotada por técnicos de enfermagem habilitados para o atendimento pré-hospitalar.
Brasil registra aumento de 80% nos casos de dengue
O levantamento indica ainda que 81% das notificações de dengue nas 13 primeiras semanas de 2010 estão concentradas em sete Estados, sendo que seis deles apresentam alta incidência em relação ao total da população.
São eles: Acre (3.157,3 casos por 100 mil habitantes), Mato Grosso do Sul (2.507,8 casos/100 mil hab), Rondônia (1.585,1 casos/100 mil hab), Goiás (1.114,9 casos/100 mil hab), Mato Grosso (998,3 casos/100 mil hab) e Minas Gerais (490,5 casos/100 mil hab).
São Paulo também registrou incremento
Dia "D" da Campanha Nacional de Imunização do Idoso tem saldo positivo
ASCOM/PMP
FH diz que Lula indicou Dilma no 'dedaço
Lula avisa que não dará reajuste a servidores
“Não comi nada hoje, você queria que eu morresse de fome aqui", vereador Ozinaldo(PSB) Câmara de Vereadores antes do término da sessão.(10/05)
Contato:joseliamariareporter@gmail.com/joselia.producao@yahoo.com.br
(87) 9932 -4213
(87) 8814-3560 -(direto blog)
(87) 8854-7020
Dissidência com dias contados
“O voto tem que ser de cabo a rabo, ou seja, quem votar em Serra para presidente será obrigado, consequentemente, a votar em Jarbas para governador. Se a orientação for para valer mesmo, em Pernambuco o tucanato terá muito trabalho. Na Zona da Mata, por exemplo, o prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, e sua irmã Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro, tucanos e ligadíssimos ao senador Sérgio Guerra, estão declaradamente fechados com a reeleição de Eduardo.
Em Vertentes, o prefeito Romero Leal, igualmente do PSDB, também aderiu ao palanque do governador, assim como Manoel João, de Orobó. A assessoria da campanha de Jarbas que cuida da relação com o Interior já concluiu um pré-relatório contendo nome por nome dos prefeitos da base oposicionista que debandaram, por puro adesismo, à base de apoio governista.
O prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, declarou que a rearrumação da oposição dependerá de Sérgio Guerra. “Ninguém resistirá a um apelo de Guerra. A pedido de Serra, ele arruma a casa e duvido que haverá resistência”,diz. (Blog do Magno Martins)
O mundo gira -
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, transformou o São João da cidade em um dos maiores pólos juninos de Pernambuco. Além dos 143 dias de festas em 45 bairros, a partir do dia 23 de junho, a orla fluvial será o palco oficial dos festejos. Serão quatro dias de festa as margens do Rio São Francisco.
A abertura acontece no dia 23 de junho com o cantor Tayrone Cigano e as bandas Cavalo de Pau e Rosa Xote. Além destas atrações, já estão confirmadas as bandas Desejo de Menina, Forrozão Chacal, Léo e Leno - Forró 3 Desejos e banda Pega Leve.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SÃO JOÃO 2010:
23/06 - Tayrone Cigano
Cavalo de Pau
Rosa Xote
24/06 - Desejo de Menina
Labaredas Banda
Fogo de Mulher
25/06 - Forrozão Chacal
Furacão do Forró
Pega Leve
Josildo Sá
26/06 - Léo e Leno - Forró 3 Desejos
Saia de Renda
Forró Pegada
ASCOM/PMP
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Inocêncio pode apoiar Jarbas, diz Raul Jungmann
“Ao que consta nos jornais, Inocêncio anda muito insatisfeito com o Palácio, com o governador, e deve ser procurado para conversar, e, talvez, -- a depender da sua vontade, que deve ser respeitada, porque é soberana, -- participar dessa caminhada das oposições em Pernambuco”, concluiu o deputado Raul Jungmann.(Blog do Magno)
Dilma terá palanque 'frágil' no Ceará, dizem assessores
Cid Gomes não fala sobre o assunto até o dia 17, quando o PSB deve oficializar a aliança com o PT. Por enquanto, o governador ganha tempo não apoiando ninguém e tenta costurar o mesmo arco de alianças com 21 partidos que o elegeu.
Cid quer manter a dobradinha com o atual vice-governador, Francisco Pinheiro. A prefeita prefere seu ex-secretário de governo, Waldemir Catanho, aliado dela desde os tempos de militância estudantil na Universidade Federal do Ceará.
Prefeito Julio Lóssio fiscaliza o andamento de construção de casas no Pedra Linda
Na ocasião, também foram doadas cestas básicas para as pessoas que estão trabalhando na construção das casas. Uma das beneficiadas com o Programa Nova Casa, Maria Auxiliadora, afirma estar feliz com a construção da sua moradia. “Estou muito satisfeita por tudo o que a prefeitura está fazendo por nós, essa casa é a realização do meu sonho”, afirmou.
Logo após a visita no bairro Pedra Linda, Lóssio e sua comitiva foram para a comunidade de Cacheado realizar a distribuição de cestas básicas para 300 famílias, que faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Uma fera ferida
Provocado, instigado, desafiado e humilhado, Jarbas teve seus brios feridos lá atrás, quando Danilo Cabral, um dos interlocutores mais próximos do governador, numa entrevista de página inteira a esta Folha, chegou a afirmar que ele (Jarbas) não tinha coragem cívica.
Na ocasião, o senador não passou recibo, mas entendeu como uma mensagem teleguiada de Eduardo para um tira-teima. Como reiterou em sua entrevista, quinta-feira passada, quando disse sim à convocação das oposições, não estava nos seus planos uma quarta disputa para o Governo estadual. Mas ela está posta por uma inconseqüência dos aliados do governador.
Eduardo poderia ter pela frente uma reeleição muito mais tranquila, não fosse o despreparo e a imaturidade de quem, sem o verniz da política, fala na hora errada o que não deve.
É claro que enfrentar Jarbas transformará Eduardo, definitivamente, numa liderança nacional, caso tenha um resultado positivo. Conquistar um segundo mandato sem risco, entretanto, era tudo que o governador desejava. (Blog do Magno Martins)
OSVALDÃO
ROSALVO VAI A CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES
PROGRAMAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADE DE PERNAMBUCO
· Manhã:
- Credenciamento dos delegados (07h30 às 18h00);
Abertura
Programação cultural (9h00 às 10h00)
Solenidade de abertura (10h00 às 11h30);
Palestra: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”(11h30 às 12h30);
- Apresentação da Avaliação da 3ª Conferência Estadual das Cidades (14h00 às 14h30);
Discussão e Aprovação do Regulamento da 4ª Conferência Estadual das Cidades (14h30 às 17h30);
Encerramento.
Dia 11 de maio de 2010:
· Manhã e tarde:
Credenciamento de delegados (7h30 às 12h00);
Trabalhos em grupos temáticos (08h30 às 17h30).
Dia 12 de maio de 2010:
· Manhã:
Plenária: Discussão e aprovação do Documento Final, com consolidação das propostas em níveis estadual e nacional; (08h30 às 12h30)
Intervalo;
Eleições de Delegados e Conselheiros; (14h00 às 16h00)
Plenária de Encerramento com a apresentação dos eleitos para a delegação estadual para a
"Ganhe quem ganhar"....
Especialistas: tom mais crítico do PSDB é estratégia
A subida no tom de críticas ao governo do presidente Lula, adotada sábado pela cúpula do PSDB
Para eles, a mudança é real e pode se sustentar até as eleições, caso o quadro de alianças estaduais permaneça difuso e instável como o atual, ou seja, sem reproduzir, nos estados, alinhamentos a nível federal, como parece ocorrer neste momento entre, por exemplo, o PT e seus aliados PMDB e PP.
— É uma subida de tom proposital,
— Trata-se de mostrar ao eleitorado a identidade política do partido como oposição ao governo atual, já que o discurso conciliador que o PSDB usava até agora poderia acenar como uma discreta aprovação ao governo Lula. A estratégia tende a se radicalizar.(Blogo do Noblat)
Dinheiro da educação é desviado
O MEC já alertou os tribunais de contas dos estados e municípios, os ministérios públicos federal e estadual, os conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb e os respectivos governos estaduais. Convencido de que é preciso aumentar os investimentos em educação, o ministério quer evitar desvios nas verbas legalmente reservadas para o ensino.
Serra vem a PE ''cobrir'' o rastro deixado por visita de Lula
Ainda sem data marcada, Serra também vem ao Recife, agora com a garantia de um palanque confortável com o PMDB do senador Jarbas Vasconcelos, que vai disputar com o governador Eduardo Campos (PSB), que tenta a reeleição. O comando político da campanha deve se reunir hoje em Brasília para avaliar o impacto positivo das viagens. Serra já visitou o Rio Grande do Norte, a Bahia e também já foi a Maceió (AL).
domingo, 9 de maio de 2010
Sou de outro reino
Pelo mundo
Agronegócio se divide entre Serra e Dilma
Partidos vão às eleições no vermelho
"POLÍTICOS BRASILEIROS"
-Renunciar e ser candidato na próxima;
-Trocar cargo por prestação de carro e depois ser eleito prefeito;
-Trocar de partido como troca de roupa;
- Agiota na porta de prefeitura ameaçando prefeitos;
-Prometi mais não lembro;
-Saúde,Educação, Infra-Estrutura,habitação, são prioridade...só falta dinheiro.
A gente dá uma pausa ...
Nos jornais: Lula deixa deficit recorde na previdência
Convite
enquanto isso !!!!!!
Trunfo ou ameaça?
FHC comanda ataque a Lula: "Queremos o Brasil em mãos limpas"
'As obras do PSDB em São Paulo são visíveis. O Brasil precisa fazer tudo isso com lisura, decência, propriedade, sem passa-moleque, sem falsos leilões e sem corrupção', afirmou FHC. 'Nós vamos eleger Serra e Alckmin porque eles têm compromisso e história. Vamos ganhar porque pelo Brasil é preciso ter um sentimento nacional ou então, sabe Deus, o que vamos ter pela frente, com esse passado tão cheio de compromissos com o que há de pior em matéria de falta de civilidade e decência na vida pública. Chega. Queremos o Brasil em mãos limpas.' (Blog do Magno Martins)
Jarbinha paz e amor
Marisa Gibson - Coluna Diario Político
Pacientes de Aids sofrem com falta de remédios
Desde dezembro, os soropositivos sofrem, em todo o país, com a falta do Abacavir, prescrito para os casos mais graves da doença.
Há relatos de carência de outros remédios pelos estados, como a Lamivudina, para a primeira fase de manifestação do vírus.
A angústia atinge crianças, mulheres grávidas, pacientes graves e doentes que estão na fase inicial do tratamento.
Em busca de alternativas provisórias para o problema, redes de solidariedade vêm sendo montadas: pacientes usam até medicamentos de outros que já morreram, por exemplo.
Portarias do Ministério da Saúde recomendaram a troca de medicamentos, o que traz incômodos e riscos. (Blog do Noblat)
Previsão de disputa histórica no Estado
Professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Eleitorais e Partidários da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Hely Ferreira só tem uma certeza: a disputa de 2010 ficará marcada na história política do Estado. “Será, sem sombra de dúvida, a eleição mais concorrida dos últimos 40 anos. Com dois candidatos de forte penetração no eleitorado pernambucano”, avaliou. Ferreira argumenta que os arsenais de ambos os lados são poderosos.
Destacou que tanto Jarbas quanto Eduardo Campos têm aprovação do eleitorado, mas lembrou que não existem vitoriosos ou vencedores antecipados. “O favoritismo é importante porque comprova a boa avaliação do Governo. Basta lembrar que Jarbas saiu muitíssimo bem avaliado de suas duas gestões e elegeu-se para o Senado com uma votação representativa”, explicou.
O professor ainda ressaltou que um dos principais desafios dos oposicionistas agora é correr contra o tempo. Acredita que o trabalho minucioso que Jarbas prometeu realizar com os prefeitos Estado adentro tem uma importância singular. “Ele vai precisar recuperar os espaços perdidos e até resgatar prefeitos que já aderiram. Uma migração que podemos até considerar natural, porque os prefeitos acreditam que, para conseguir as benesses para seus municípios, precisam estar atrelados ao poder”, colocou.
Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Túlio Velho Barreto se disse surpreso com a decisão do senador de concorrer ao Governo. “Acreditava que ele, devido à sua história política, não tentaria mais cargos executivos e ficaria atuando nos bastidores”, admitiu. Há aliados, contudo, que garantem que essa era a vontade do ex-governador.
Barreto destacou o favoritismo situacionista e foi taxativo: “Só um terremoto pode tirar essa eleição das mãos de Eduardo Campos”. Entretanto, ele mesmo recorre a um antigo clichê para justificar a possibilidade de uma inversão de cenários: “A política não é uma ciência exata por isso, tudo pode acontecer!”. (Folha de Pernambuco)
Eleição com gosto de confronto final
Arquirrival de Eduardo, somente este ano o senador revelou que foi a disputa de 1992 que azedou de uma vez por todas o seu relacionamento político com o ex-governador Miguel Arraes de Alencar, avô do socialista. Jarbas contou que Eduardo Campos gostaria de figurar como seu candidato a vice-prefeito, mas, na ocasião, o peemedebista julgou inoportuno porque já pretendia disputar, mais à frente, a cadeira de governador que pertencia a Arraes.
Irritado com a decisão do até então amigo e aliado, o ex-governador bancou a eleição do neto, lançando-o como seu candidato. O resultado foi a derrota em primeiro turno. Na ocasião, o hoje pré-candidato ao Senado na chapa governista, Humberto Costa (PT), também foi personagem, terminando a disputa como segundo colocado, com 95.937 votos.
Corria o ano de 1998, quando Jarbas partiu para tomar o comando do Estado das mãos de Miguel Arraes. Contra ele, um exército preparado. Nas trincheiras do Palácio, mais de 90 prefeitos, porém o socialista estava com sua gestão desgastada e já não era considerado um favorito, mesmo sendo um clássico. O peemedebista obteve 1.809.792 votos, enquanto Arraes amargou a derrota com 744.280, num universo de 3.809.687 votos válidos. Os vencedores exaltaram a diferença de 1.065.512 votos, que hoje continua atravessada na garganta dos seguidores dos velhos caciques.
Por um desses caprichos do destino, em 2006, Jarbas deixou o Palácio do Campo das Princesas para disputar o Senado. Em seu lugar ficou o então vice-governador Mendonça Filho (DEM), que, apoiado pelo líder da União por Pernambuco, lançou-se à reeleição. Depois de uma disputa acirrada, recheada de temas polêmicos e troca de acusações, o democrata foi derrotado no segundo turno por Eduardo Campos. Mais uma vez, Humberto Costa foi coadjuvante no cenário. Foi graças ao apoio do petista que o governador conquistou maioria esmagadora dos votos. Venceu Mendonça Filho por diferença de 1.233.024 votos -. os válidos somaram 4.671.124.
Agora Pernambuco estará diante do embate final. O pleito de outubro deve coroar o grande vitorioso de uma história caprichosa com seus personagens. Para os aliados oposicionistas, DEM, PMDB, PPS, PSDB e PMN, o cenário é de adversidade. O próprio Jarbas reconheceu, no anúncio da sua pré-candidatura, que o páreo será duro. Prevê, inclusive, que deverá aparecer em desvantagem na próxima pesquisa. No Palácio do Campo das Princesas, a vitória é dada como certa e os aliados do governador não escondem a satisfação de poder imprimir ao peemedebista uma derrota com um gosto especial de revanche. Isso significa mais de um milhão de votos de frente.
Os personagens que orbitam em torno dos candidatos também são antigos conhecidos do povo pernambucano e não arriscam palpite. Sabem apenas que, até outubro, muitas surpresas devem rechear a sucessão estadual.
sábado, 8 de maio de 2010
O ataque dos tucanos
“Além de errar menos neste início de campanha, José Serra se mostra mais eficiente na formação de palanques. No Nordeste, o tucano praticamente conseguiu fechar o mapa das alianças, convencendo o senador peemedebista Jarbas Vasconcelos a partir para o sacrifício. Agora, no Sul, os tucanos jogam pesado para converter aliados do Planalto e dissidentes, incluindo o PMDB gaúcho. Por trás de tudo isso, há o empenho do presidente do partido, senador Sérgio Guerra, expert em agir na surdina. Essa seria uma das falhas da candidatura de Dilma Rousseff, refém de um comando de campanha pulverizado. Falta a figura do negociador petista. As dificuldades em Minas Gerais e no Maranhão são apenas a ponta do problema.”
Concordo com quase toda a análise de Carolina, exceto com a parte do texto que grifei.
A afirmação de Carolina deve ser fruto de uma máxima plantada na mídia pernambucana pelos adversários de Jarbas e que se alastrou pelo país.
Essa máxima se tornou um mantra. Por ela o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) está com a reeleição garantida.
Esse mantra me lembra a eleição baiana de 2006 para o governo da Bahia, quando o governador Paulo Souto (DEM) se reelegeria com os pés nas costas. A contagem das urnas deu a vitória a Jaques Wagner (PT) no 1º turno.
Vale frisar, que Wagner não tinha as credenciais de Jarbas Vasconcelos. Era apenas um parlamentar. Nunca havia exercido um cargo executivo.
Jarbas foi deputado estadual, federal, prefeito de Recife duas vezes, governador reeleito de Pernambuco e senador da República.
Isso demonstra que tem condições de disputar em pé de igualdade com Eduardo Campos a eleição de 2010 para o governo pernambucano.
Além disso, existem dois fatos que tem passado despercebido até pelos analistas pernambucanos, o que se dirá dos que estão distantes da disputa.
Foram limados da disputa pelo Senado dois líderes influentes em suas regiões: o ex-prefeito de Petrolina, Fernando Coelho (PSB), e o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT)
Coelho retirado da disputa por Campos e João Paulo pela Executiva Nacional do PT.
Quem conhece a política pernambucana sabe que isso deixa seqüelas nos dois grupos políticos.
São duas feridas de difícil cicatrização.
Os eleitores de Coelho, na região de Petrolina, e de João Paulo, no Recife, podem dar o troco hora voto.
Esse é um fenômeno natural.
Aconteceu no Rio de Janeiro na eleição para prefeito em 2000.
Para se vingar da interferência da Executiva Nacional do PT na eleição para o governo do Estado em 1998, quando o candidato petista foi limado em troca da vaga de vice na chapa de Garotinho, os petistas descarregaram seus votos no 2º turno em César Maia que acabou derrotando o candidato do governador Garotinho, que tinha como sua vice Benedita da Silva (PT).
Portanto, essa conversa de que o senador peemedebista vai para o “sacrifício” é relativa, pois o jogo em Pernambuco começa agora com o “sim” de Jarbas.