terça-feira, 12 de agosto de 2008

Deputado Fernando Filho sugere maior apoio a fruticultores da região


Foto:ACM

A notícia sobre a geração de empregos com carteira assinada em Petrolina, que no mês de junho foi a cidade com maior número de vagas criadas no interior do Brasil, prova a pujança econômica que a cidade experimenta desde a década de 80, com o crescimento da fruticultura irrigada. Por isto mesmo os dados da pesquisa divulgada no final do mês passado pelo Ministério do Trabalho, apontado esses números, servem para reforçar a necessidade de políticas públicas que beneficiem ainda mais os produtores da região.
Esta é a opinião do deputado federal Fernando Filho (PSB-PE), que abordou o assunto no Plenário da Câmara. Segundo o parlamentar, os crescentes custos de produção e o câmbio supervalorizado são atualmente os principais obstáculos enfrentados pelos fruticultores do Vale do São Francisco em garantir os mercados já conquistados na Europa, Estados Unidos e Japão com as exportações de uva e manga.
Fernando Filho acredita que a agricultura irrigada é responsável direta pelos 5.356 novos postos de trabalho criados em Petrolina no mês de junho, segundo recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho, uma vez que o município desenvolveu-se em torno da fruticultura. E que, portanto, os produtores locais “dependem da adoção de incentivos fiscais e de crédito para continuarem contribuindo com o desenvolvimento da região e do País”, ponderou.
O deputado citou, como exemplo, a necessidade de modernizar os equipamentos dos principais perímetros irrigados da região, o que nunca aconteceu depois de 30 anos em que estão funcionando. Lamentou também os elevados tributos como IPI e ICMS, em especial para a vitivinicultura, cuja carga chega a atingir 52% do preço do vinho nacional. “Nos países europeus, a incidência de tributos gira em torno de 16 a 18% do preço final”, argumentou o parlamentar.

Nenhum comentário: