domingo, 20 de setembro de 2009

Parada Gay no Recife


Mais do que um momento de descontração e para extravasar na folia, a oitava edição da Parada da Diversidade de Pernambuco, que ocorre neste domingo em plena orla da Boa Viagem, será marcada por um ato em defesa do público LGBT. Isso porque o tema deste ano, “Homofobia dói, machuca e mata”, além de alertar contra o preconceito, também cobra a adoção de medidas que punam, criminalmente, atos discriminatórios contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A organização da festa aguarda 200 mil pessoas no evento.
“A parada é mais do que uma festa. É um espaço para chamar a atenção da sociedade para as causas do movimento. Neste ano, vamos buscar apoio das pessoas para pressionar os senadores para aprovar o Projeto de Lei (PL) 122, de 2006, que criminaliza qualquer ato de homofobia”, destacou um dos coordenadores da comissão organizadora da Parada da Diversidade, Gilvan Rufino. O evento será realizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, Governo do Estado e iniciativa privada. O cortejo será escoltado por 310 policiais militares e 50 bombeiros, que estarão por terra e mar para garantir a segurança dos participantes.
O evento neste ano vai ter mais de três quilômetros de extensão, partindo da rua Ribeiro de Brito e seguindo até a rua Tomé Gibson, no Primeiro Jardim. Para animar os participantes, dez trios elétricos vão desfilar pela orla de Boa Viagem. Além disso, em frente ao hotel Savaroni - onde ocorrerá a concentração, a partir das 9h - haverá um palco para apresentação de artistas locais. Entre as atrações, estão confirmadas as bandas Sem Razão e Balanço Gostoso e as cantoras Jaine Elner, Michele Monteiro e o trio Nenas Farias.
Militante da causa LGBT, Maurício Santana, de 44 anos, prometeu participar da parada. Mais conhecido pelo personagem “Oh! Linda”, um palhaço gay que ele interpreta há dez anos, Maurício acredita que a parada é um espaço para o movimento brigar pelos seus direitos. “A estratégia de levar a parada para a área mais nobre da Cidade foi sucesso. Este é o momento de clamarmos por uma sociedade mais digna e menos preconceituosa”, declarou. ESQUEMA
A Prefeitura do Recife (PCR) montou um esquema especial para garantir a folia durante a 8ª edição Parada da Diversidade. Para isso, 162 agentes vão orientar o trânsito de motoristas e pedestres. As interdições e bloqueios das ruas transversais ao percurso começará a partir das 6h. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar 25 arte-educadores que vão distribuir material educativo e camisas, bonés, viseiras, porta-celulares, bandeiras, porta-camisinhas, preservativos femininos e masculinos e sachês de gel lubrificante. A Emlurb vai mobilizar 120 funcionários para os serviços de varrição, coleta e manutenção da limpeza da faixa de areia da praia. Uma equipe de 54 garis vai dar suporte, realizando serviços de remoção de resíduos na praia. O controle do comércio informal, a vistoria do palco, das dependências e da publicidade serão fiscalizados por uma equipe de 200 profissionais da Dircon.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: