

Júlio Lóssio
O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), esteve em Brasília recentemente para apresentar um projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando a sua intervenção para que autorize o Ministério da Integração Nacional a tomar providências cabíveis para a implantação do projeto Canal do Sertão Pernambucano através da Codevasf.
Segundo o prefeito, “o projeto tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social da região Oeste do Estado, tendo como vetor a disponibilização da água do rio São Francisco para múltiplos usos - dentre eles o abastecimento humano, dessedentação animal, agricultura de sequeiro sustentável, pecuária moderna, psicultura, agroindústria, mineração, turismo e, especialmente, a agricultura irrigada”, destaca. Para Lóssio, de acordo com o mapeamento detalhado de solos, a implantação do projeto irá viabilizar a irrigação de cerca de 200 mil hectares, num prazo de 10 a 15 anos. “O objetivo é gerar uma renda de aproximadamente R$ 2 milhões por ano e cerca de 600 mil empregos”, analisa.
Mapa do projeto
Os municípios inseridos no projeto são: Casa Nova (BA), Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita (PE). Nele ainda consta o estatuto de viabilidade técnica e econômica dos 557 quilômetros do canal, projeto básico dos primeiros 50 quilômetros e da estação de bombeamento principal. Isso permite a licitação da obra a qual, ainda não foi realizada pela Codevasf em razão da indisponibilidade de limites orçamentários e financeiros.
Para o prefeito, “o projeto se desenvolve no próprio rio São Francisco, e que pela sua expressiva viabilidade técnica, econômica e social deveria ser razão suficiente para o Governo Federal dar prioridade à implantação da obra. Mas não é o que está acontecendo, uma vez que ela não consta do PPA 2208/2011, apesar de ter sido contemplada no PPA 2004/2007 e tampouco do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC)”, ressalta.
Lóssio conclui destacando que a agricultura irrigada “tem sido responsável pela dinamização econômica do pólo Petrolina/Juazeiro. O que acontece na região mostra o acerto do Governo Federal em investir na implantação dos projetos de irrigação no Vale do São Francisco. Por que não expandir a área irrigada para outras regiões da Vale e disseminar o bem-estar para a maioria de sua população?”. ( Jornal Ação Popular On Line)
Aproveitando o embalo da boa notícia, Chávez, no poder desde 1999, ainda sugeriu que o brasileiro deveria permanecer no cargo, questionando por que alguém que desfruta de mais de 80% de aprovação precisa deixar o Governo.
“Lula veio como Cristo anunciando o Evangelho. Só faltou o cabelo comprido. O Evangelho significa boa nova”, disse o presidente venezuelano. Chávez - que, no passado, já criticou o Senado pela demora em votar o ingresso do país no Mercosul - agradeceu aos senadores brasileiros pela aprovação na comissão, ocorrida ontem, e afirmou acreditar que o Paraguai em breve também aprovará a entrada. No Brasil, a incorporação do país ao bloco ainda tem de passar pelo plenário do Senado.
Em seu discurso, Lula comemorou a decisão do Congresso brasileiro afirmando que houve uma “quebra de preconceito”. “Acho que o gesto do Senado brasileiro foi gratificante, porque foi a quebra do preconceito. (...) Penso que daqui a uma semana, ou daqui a dez dias, nós teremos definido esse processo e a Venezuela será cada vez mais Mercosul”, disse Lula, que citou o depoimento do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, ao Senado brasileiro. Opositor de Chávez, Ledezma criticou duramente o governo da Venezuela, na ocasião, mas defendeu o ingresso do país.
“Isso foi extremamente importante. Certamente você [Chávez] conversou com ele antes, mas aqueles que queriam utilizar o prefeito como pretexto, não deu certo.”
Caso se concretize, o ingresso da Venezuela no Mercosul não significará uma vitória pessoal nem fortalecerá seu poder, disse Chávez. “Isso não é o mais importante. A América do Sul se fortalece, você se fortalece, sobretudo os mais jovens.”
Sobre a permanência de Lula no poder, Hugo Chávez pediu reflexão, questionando por que, se um presidente é bem avaliado, tem de deixar o cargo. Repetiu a indagação em relação à presidente do Chile, Michelle Bachelet, que goza de mais de 60% de aprovação no país. “Faço a pergunta para buscarem a resposta”, disse.
Os funcionários públicos lotaram as dependências do clube Sindsemp em Petrolina, para as comemorações do dia do servidor, ocorrido no dia 28 de outubro e comemorado no dia
Logo pela manhã um torneio de futebol reuniu os servidores em volta de um dos campos de futebol do clube. Uma outra parte do grupo se concentrava na área da piscina. A primeira banda a se apresentar foi a “Sintonia’, com um repertório de forró estilizado e axé”. No palco da área de “dancing” a banda Tico Mariano trazia um repertório eclético de músicas da MPB e pop rock. Entre um palco e outro, palhaços “faziam a sua festa particular” com brincadeiras, atividades lúdicas, distribuição de brindes e sorteios com os servidores.
Para o funcionário público João Bosco Torres com mais de 20 anos na prefeitura, a festa do servidor, além de lazer, quebra a rotina do trabalho e aproxima mais as pessoas. “Queria que esses encontros acontecessem com maior frequência”. Sugiro até que seja criado um festival de música do servidor. “Temos muitos talentos e seria uma oportunidade de mostrá-los para a comunidade, revela”.
De acordo com a Presidente do Sindsemp, Wildes Marilea, a festa do servidor é uma oportunidade importante para se promover a integração, a socialização e o entretenimento entre os funcionários públicos do município. “É uma chance de nos confraternizarmos, mas também de reflexão sobre o nosso papel social, sobre as nossas lutas e reivindicações”. Recentemente conquistamos um reajuste de 12% do salário base, graças a esse esforço de maior valorização do servidor público em Petrolina”, disse. A dirigente sindical anunciou a inauguração da página do SINDSEMP na internet (wwwsindsemp.com).
Para o servidor, Jailson Santos a festa dá uma oportunidade para que as pessoas que ocupam cargos e funções diferentes nas respectivas secretarias possam.
interagir. “Essa é a data em que os servidores mais se conhecem. Na minha opinião, encontros como esse deveriam acontecer no mínimo duas vezes ao ano”, revelou.
O Secretário de Administração Emanuel Ferro, enfatizou a parceria entre o governo municipal e o SINDSEMP na realização do evento. “A festa motiva, fortalece o espírito do servidor público, aproxima as pessoas. Também facilita para que possamos construir uma relação que aproxima a gestão municipal do movimento sindical e a partir disso uma compreensão melhor das reivindicações e das responsabilidades de cada uma das partes”, assegurou.
O prefeito Julio Lóssio (PMDB), ressaltou que o exercício da democracia é uma forma de se estabelecer parcerias de sucesso e acredita que com o SINDSEMP não será diferente. Para o prefeito é possível discutir e buscar soluções que contribuam com a melhoria das condições de trabalho e de vida do servidor municipal. “Somos pouco mais de seis mil servidores para servir a 300 mil pessoas. Eu não sou eu estou servidor e tenho consciência de que preciso fazer a minha parte”, disse.
O gestor municipal ressaltou a necessidade de um recadastramento na prefeitura. Segundo ele, primeiro é preciso recadastrar para saber a quantidade e o que faz cada servidor público. De acordo com Lóssio ainda há tempo para trabalhar mais por novas conquistas. “Estamos apenas no primeiro quarto de tempo. Temos dificuldades em termos de infraestrutura, na educação, mas estamos determinados a superar os obstáculos. Um exemplo dessas novas ações é fazer a migração das contas do servidor do atual banco privado para uma instituição pública. Estamos trabalhando para que os funcionários tenham suas contas num banco público que pode ser a Caixa econômica Federal ou o Banco do Brasil, evitando de pagar taxas mais altas”, afirmou.
Lóssio também falou sobre a política salarial de sua gestão para a categoria. “Temos nos esforçado para manter os salários em dia e reajustá-lo de acordo com as nossas condições”. O prefeito anunciou que os funcionários públicos terão uma escola em Petrolina. “Estamos criando a Escola Municipal do Servidor que é um benefício inédito na nossa comunidade. Enfim, queremos servir melhor as pessoas que esperam muito de vocês e do prefeito. Amanhã será melhor que hoje”, finalizou.
O quadro funcional da Prefeitura de Petrolina está assim constituído: 3.978 servidores efetivos, 1420 contratados, 222 comissionados, 502 aposentados e 149 pensionistas.
O 28 de outubro, “dia do funcionário público”, foi instituída no Governo do Presidente Getúlio Vargas, através da criação do conselho Federal do servidor Público Civil em 1937. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no Decreto número 1713 de 28 de outubro de 1939. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos de governo que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação como justiça, saúde, segurança, entre outros.
Conta Lei Seca Rec foi aberta no Twitter na semana passada. Até ontem à tarde, já agregava 833 seguidores. Foto: twitter.com/leisecarec/Reprodução |
Bolsas
"Hoje vocês têm a oportunidade de fazer a matéria da vida de vocês. Se vocês esquecerem a pauta do editor de vocês e se embrenharem no meio dessa gente (...) para vocês conversarem sobre a vida deles (...) Publiquem apenas o que eles falarem. Não tentem interpretar." Lula era o convidado de honra da Expocatadores 2009, evento que reuniu "catadores de rua" do país -catadores de materiais recicláveis.
Petrolina está sediando o encontro da União dos Dirigentes municipais de educação (UNDIME- regional) que reunirá em média 50 secretários do Estado de Pernambuco no auditório do SEST/SENAT nesta sexta-feira (30). A intenção é promover uma reunião de formação continuada para os secretários de educação.
A Secretaria de Educação de Petrolina preparou uma programação que enfatiza as atribuições do Secretário Educacional. Na ocasião, a SME apresentará a rede municipal de educação e os programas instituídos na atual gestão municipal, além de possibilitar um maior conhecimento da região aos secretários de outras cidades pernambucanas.
Programação
30/10/2009
8h às 17h
Tema: Planejamento estratégico e o Plano de ações articuladas
Abertura: Prefeito Júlio Lóssio - Prefeito de Petrolina
Apresentação Cultural: Maracatujaba - Participação: alunos da
Escola Nicolau Boscardin
Como o Blog havia adiantado, a sessão ordinária de ontem (28) deixou ruídos na Câmara de Vereadores de Petrolina. O projeto de lei do Executivo Municipal, que previa a abertura de crédito de R$ 1,56 milhão para a construção de 1.044 casas populares, acabou não sendo votado. Ficou para semana que vem.
O vereador Dedé da Simpatia (PSDB), presidente da Comissão de Obras, pediu para retornar o projeto à Comissão. Justificou que não conhecia o terreno no bairro Pedra Linda, onde as casas serão construídas.
Mas, para muita gente, o argumento do vereador é apenas uma ponta do iceberg. Como Dedé foi alijado do grupo de Lóssio, que o achava muito mais de oposição do que de situação, esse teria sido o momento do vereador dar o troco. Ainda mais porque o projeto pode vencer o prazo e Petrolina não verá mais as casas, se isso acontecer. Seria uma represália e tanto. O problema é que Dedé certamente vai ganhar a antipatia de quem sonha com um teto, e pode ficar sem ele.
Além de João Paulo e Armando, se colocam como pré-candidatos à Casa Alta os secretário Humberto Costa (PT/Cidades), que em entrevista à Folha admitiu concorrer se for convocado; Fernando Bezerra Coelho (PSB/Desenvolvimento Econômico), que defendeu uma vaga na chapa para o PSB; e Luciana Santos (PCdoB/Ciência e Tecnologia), cujo seu partido já sinalizou que vai estimular a candidatura. Diante das possibilidades, Eduardo Campos preferiu se esquivar. “Não é hora de tratar dessa questão eleitoral. O povo não quer ver o governador tratando disso. O povo quer ver o governador entregando casa, trazendo fábricas que geram empregos. É isso que vou fazer até o limite de que eu puder fazer”, desconversou o socialista, após entregar 160 casas para moradores da comunidade Saramandaia, no Recife.
No início da tarde, após a coletiva no Palácio, em que anunciou a antecipação do décimo terceiro salário para os servidores estaduais, o governador corroborou com a avaliação de que ele ganha politicamente com a medida. “É uma marca de respeito que quero levar dos servidores, que tanto têm contribuído para a gente melhorar as políticas do Estado. Eles sabem o governador que tem atenção com os servidores. Não faço demagogia. Quando pode, pode. Quando não pode, eu explico porque não pode”, disse Campos, ressaltando as políticas de sua gestão para os servidores. “Colocamos um calendário na mão do servidor e o pagamento para dentro do mês. Não tinha e isso era notícia nos jornais”, destacou. (Folha de Pernambuco)
Foto:Josélia Maria
Recursos extras para a área aumentarão gradualmente, até ser inteiramente eliminado o desconto previsto pela Desvinculação dos Recursos da União (DRU)
Fábio Góis
Por unanimidade (52 votos a zero, sem abstenções) e em dois turnos, o plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (28) uma proposta de emenda à Constituição que, entre outras disposições, reduz anualmente, a partir deste ano, o percentual de descontos feitos nos repasses da União à área da educação pela chamada DRU, sigla que designa a Desvinculação dos Recursos da União. O mecanismo foi criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso para garantir o equilíbrio das contas públicas.
Modificada e aprovada na Câmara na semana passada , a matéria segue agora para promulgação.
Atualmente, a DRU desconta 20% dos recursos federais que deveriam ser aplicados na área educacional. Uma vez promulgada, a emenda à Constituição injetará mais R$ 4 bilhões para a educação apenas neste ano. No próximo ano, o setor receberá R$ 7 bilhões a mais, e, a partir de 2011, perto de R$ 11 bilhões.
A proposição define descontos de 12,5% dos recursos da educação em 2009, e 5% em 2010. A partir de 2011, não haverá mais nenhuma retenção de recursos no setor. A Constituição determina que a União deve destinar ao menos 18% da arrecadação federal para a educação, enquanto estados, municípios e Distrito Federal devem reservar, no mínimo, 25% das receitas de impostos oriundos de transferências, a serem destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.
Prioridades
A PEC também estabelece prioridade na destinação dos recursos públicos para o ensino obrigatório, em especial no que diz respeito à universalização e às garantias de padrão de qualidade e equidade educacional, segundo as diretrizes do Plano Nacional de Educação.
A universalização progressiva, até 2016, do ensino básico (do ensino infantil até o médio) e gratuito fica estendida às pessoas entre 4 e 17 anos. Atualmente, o benefício atinge apenas o ensino fundamental. A universalização plena será alcançada quando todas as pessoas na faixa etária citada estiverem na escola.
Também fica estabelecido com a proposta que o Estado deve proporcionar atendimento ao aluno em todas as fases da educação básica, por meio de programas de subsídio para material escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. União, estados, municípios e Distrito Federal devem organizar seus sistemas educacionais segundo métodos definidos de colaboração mútua, com vistas à universalização do ensino obrigatório.(Congresso Em Foco)
A Secretaria da Mulher de Petrolina começa hoje (29) a entrega do resultado da mamografia (exame realizado no dia 14 de setembro no Parque Josefa Coelho durante a campanha de prevenção ao câncer de mama e próstata) . O resultado dos exames está na Secretaria da Mulher localizada no Centro de Convenções da cidade e o atendimento começa a partir das 07:00h..
Glorioso S. Judas, ilustre Apóstolo e mártir de Jesus Cristo, resplandecente de virtudes e de milagres, fiel e pronto advogado dos que vos veneram e têm confiança em vós, vós sois o patrono e o poderoso auxílio nas situações difíceis. Por isso, eu recorro e recomendo-me a vós.
Vinde em meu auxílio, eu vos suplico, com a vossa poderosa intercessão, pois obtivestes de Deus o privilégio de ajudar os que perderam toda a esperança. Dignai-vos baixar os vossos olhos sobre mim; a minha vida é uma vida de cruz, os meus dias, dias de angústia, e o meu coração um mar de amargura. Todos os meus caminhos estão cobertos de espinhos e quase não tenho um lugar de repouso. Não me abandoneis nesta triste situação. Não vos deixarei enquanto não me tiverdes atendido. Apressai-vos a socorrer-me. Ficar-vos-ei reconhecido o resto da minha vida, reverenciar-vos-ei sempre como meu patrono especial e prometo-vos espalhar o vosso culto e a força do vosso nome. Assim seja.
Nesta segunda feira (26), uma equipe da Prefeitura Municipal, composta de membros da Defesa Civil e de um representante Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST está visitando os bairros em Petrolina para averiguar a situação de infraestrutura e das famílias, após a chuva de ontem à noite e na madrugada de hoje.
A primeira visita foi na Ocupação do Cacheado onde a equipe identificou pontos críticos e iniciou as ações de assistência às famílias. As outras comunidades a serem visitadas são: Ocupação do Pedro Raimundo Vale do Grande Rio, Jardim Petrópolis, Dom Avelar, Henrique Leite, Vila Vitória e Cosme e Damião.
De acordo com Jenivaldo Santos, Coordenador Adjunto da Defesa Civil, a prefeitura já dispõe de um plano preventivo que foi feito através de um mapeamento das áreas de risco. “São locais onde há riscos de desabamentos. Nessa situação tomamos as medidas cabíveis para evitar acidentes, uma delas é remover as famílias para locais seguros”, afirmou.
De acordo com Santos a situação em Petrolina ainda não pode ser considerada de calamidade, mas exige a atenção da equipe, já que há uma previsão de chuvas até o dia quatro de novembro. O plano de prevenção inclui o cadastramento de galpões com razoável estrutura para abrigar as pessoas de forma mais digna em caso de necessidade, a instalação das famílias atingidas em locais seguros e mais próximos de suas residências, como centros comunitários, evitando roubos das residências, levantamento do número de casas danificadas e a situação geral de cada uma, aquisição de lonas para situações emergenciais. O plano também prevê o apoio da assistência social através da SEDEST que trata de outras questões relacionadas à alimentação e saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
A Prefeitura disponibilizou dois números de telefones em casos de emergência para que a população possa acionar a Defesa Civil. São o 3862 - 9164 e o 3862-
A Unimed Vale do São Francisco esteve presente, neste sábado (24), durante o percurso da III Corrida da Associação dos Servidores da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – Assunivasf. O evento, que aconteceu na pista de caminhada e corrida do Parque Municipal Josepha Coelho, premiou com troféu e medalhas nove dos 26 funcionários da instituição de ensino que participaram da competição.
O evento, que faz parte das comemorações dos 5 anos da Univasf, congregou os servidores e promoveu a importância de fazer exercícios físicos. “Toda a instituição se envolve na realização da corrida. Neste ano, tivemos inclusive o apoio de alguns colegiados como o de Educação Física, que coordenou a competição”, destacou o presidente da Assunivasf, Marcelo Farias.
Para o auxiliar administrativo Alberto Gomes, que conquistou a primeira colocação geral com o tempo de 18’49’’, o evento foi nota 10. “É o segunda corrida só neste ano e isso nos estimula a estar sempre treinando, cuidando da saúde”, destacou o funcionário, que também foi ganhador da primeira edição do evento e medalha de prata na segunda, ambas acontecidas no Campus de Ciências Agrárias da Univasf.
Na categoria