quarta-feira, 31 de março de 2010

Fernando Bezerra Coelho não comparece à posse dos novos secretários

O secretário Fernando Bezerra Coelho não assistiu na tarde de hoje à posse dos novos secretários e isso foi encarado pelos jornalistas como um possível sintoma de ele teria ficado magoado pelo fato de não ser candidato a senador, como gostaria.

Entretanto, logo após a solenidade Eduardo Campos disse, em entrevista, que está tudo bem como secretário de Desenvolvimento Econômico.

Fez um apelo a ele, ontem à noite, para que permanecesse no governo, e ele terminou concordando. O governador o definiu como um secretário “leal, dedicado e trabalhador” e garantiu que, até hoje, nunca tratou de chapa majoritária com absolutamente ninguém.(Inaldo Sampaio)

Dificuldades na saúde são registradas em outras cidades do Estado

Ao que parece não é apenas a saúde pública de Petrolina que passa por dificuldades com o Hospital Dom Malan. Segundo uma nota divulgada no blog de Magno Martins, uma gestante foi rejeitada no Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Outra cidade do Estado que está passando por um momento de instabilidade na saúde é Olinda.

A nota divulgada por Magno ressalta que a deputada Mirian Lacerda tinha razão ao afirmar que a rede hospitalar de Caruaru estava um caos. O que se confirmava pelo fato de uma gestante procurar o hospital municipal de Jesus Nazareno, já com a bolsa estourada, não pôde dar entrada na unidade porque não havia vaga e nem médico para realizar o atendimento. A informação é de que a paciente teve que ser encaminhada para um hospital em Vitória de Santo Antão.

Ao citar Miriam Lacerda, o texto se refere a um pronunciamento feito pela deputada em 2009, onde ela enfatizou que a saúde de Caruaru nunca havia passado por uma crise tão grave como a registrada no momento. Na época mais de cem médicos vinculados a Prefeitura Municipal de Caruaru entregaram pedidos de exoneração dos seus cargos. Os médicos reivindicavam a definição do salário base e realização de concurso público. No período o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) ressaltaram que das 43 equipes da saúde da família, 18 estavam com déficit.

Já a cidade de Olinda também parece está vivenciando uma crise. Nesta terça-feira (30) os médicos iniciaram uma nova paralisação e programaram outra para a próxima semana. Os profissionais estão rejeitando a proposta apresentada pela Prefeitura em relação ao salário base estabelecido para a categoria.

Endossando a problemática da saúde em todo o estado pernambucano, diversos comentários que vêm sendo divulgados, giram em torno da situação do serviço em Petrolina. O prefeito da cidade, Julio Lóssio (PMDB) reconhece que o momento é delicado, mas enfatiza que a Prefeitura já conseguiu a liberação de recursos e que avanços já estão sendo alcançados. “Já conseguimos recursos que nos permite investir na saúde e estamos buscando mais conquistas, porque sabemos que é uma área que precisa de muito investimento. Mas precisamos de tempo para organizar a saúde, porque não é um problema criado na nossa administração, é uma questão vivenciada também em outras gestões”, ressaltou o prefeito.

Eduardo nega acordo para fazer Fernando ministro de Dilma

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos(PSB), negou, há pouco, que tenha fechado acordo para o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, permanecer no cargo. Ele seria indicado ministro num eventual Governo Dilma. 'Isso não existe. Embora Fernando tenha capacidade para exercer qualquer cargo público no País, não tratamos disso, até porque nomeação de ministro é prerrogativa do presidente', afirmou.

Eduardo disse que teve uma longa conversa com Fernando e o convenceu a se manter no cargo 'pelo excelente trabalho que ele fazendo'. Sobre a não desincompatibilização do secretário de Planejamento, Geraldo Júlio, que teve seu nome ventilado para vice na chapa de reeleição do governador, Eduardo negou que seja uma sinalização de que João Lyra Neto esteja confirmado como vice.

'Não vou tratar de eleição agora. O tempo é de governar', afirmou. Sobre o fato do PTB não ter indicado um nome para a pasta de Turismo da cota da legenda trabalhista, o governador disse que a sugestão de manter Paulo Câmara foi do presidente da CNI e do PTB pernambucano, Armando Monteiro Neto.(Blog do Magno Martins)

Hospital de Urgências e Traumas/Univasf incentiva a doação de órgãos


Através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT, o Hospital de Urgências e Traumas/Univasf, incentiva a doação de órgãos em parceria com a Central de Notificação, Captação e Distribuição do Estado de Pernambuco - CNCDO.

A Coordenadora da Central de Transplantes/Regional Petrolina, Dra. Lilian Gondim, explica que uma equipe formada por médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais, faz todo o acompanhamento junto às famílias para que as doações aconteçam. “Trabalhamos para conscientizar a população sobre a importância da doação. A abordagem junto aos familiares é um dos momentos mais delicados, por isso é muito importante que o paciente tenha expressado a família, o desejo de ser um doador de órgãos”, ressalta.

Ela explica também que a abordagem só deve ser feita seguindo os preceitos da resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1480/97 e pelas Leis Federais nº 9.434 e nº 10.211


Após a captação, os órgãos são enviados para os Hospitais Credenciados na cidade do Recife-PE, para a realização dos transplantes em pacientes que aguardam na lista de espera. As córneas são transplantadas em Petrolina, pela Fundação Banco de Olhos. De 2001 a 2009, 374 transplantes de córneas foram realizados em Petrolina.
Dados da central de transplantes do Estado também mostram que 3.250 pessoas aguardam na fila por um transplante.

No HUT/Univasf, atualmente 4 técnicas de enfermagem integram a equipe, que realiza um trabalho de sensibilização e conscientização junto às famílias. Como regra, a identidade dos receptores é mantida em sigilo.

A Central de Transplantes Regional Vale do São Francisco, fica no Hospital de Urgências e Traumas/Univasf e funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.O telefone para contato é (87) 2101-6520. O contato com a Central de Transplantes de Pernambuco que fica no Recife é o 0800-281-2185.

Emanuela Teixeira
Assessoria de Comunicação - FEMSAÚDE

Foto:Josélia Maria (Praça de Alimentação do HUT)


"Sebrae promove capacitação para o Programa Empreendedor Individual".‏


A Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, reuniu na última quarta-feira (31), representantes das prefeituras de oito municípios e profissionais de entidades regionais como o INSS, Secretária da Fazenda, Junta Comercial e contadores, para uma capacitação visando a dinamização do atendimento à Lei Complementar no 128, de 19/12/2008, que passou a vigorar desde julho de 2009, criando condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual.

O curso “Empreendedor Individual: parte operacional e portal do empreendedor”, que teve a duração de quatro horas, aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, em Petrolina e teve a apresentação da consultora do Sebrae, a contadora Dorgivânia Arraes. Com uma didática bastante simples, a palestrante mostrou através de fotos e transparências, os passos principais para facilitar as inscrições de quem hoje vive na informalidade. O futuro empreendedor individual pode se inscrever gratuitamente através do site: www.portaldoempreendedor.gov.br, desde que obedeça aos requisitos básicos: faturar até R$ 36 mil por ano, trabalhar sozinho ou ter no máximo um funcionário ou ajudante que receba salário mínimo ou o piso da categoria e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Segundo a palestrante, os objetivos do curso foram alcançados à medida em que os participantes tiraram dúvidas, esclareceram pontos primordiais e saíram conscientes da importância da regulamentação da Lei Geral, visando a inclusão dos informais no processo produtivo e de geração de riqueza na região. “ Quando nos referimos a inclusão social, estamos falando na conquista do CNPJ. Já a inclusão econômica reflete o acesso ao crédito, a previdenciária diz respeito à cobertura dos benefícios e, por fim, a inclusão tecnológica, possibilitando às novas ferramentas de desenvolvimento, a exemplo do mundo digital”, explicou Dorgivânia Arraes.

De acordo com o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Sebastião Amorim, estimativas do Sebrae Nacional indicam que, dos 10.3 milhões de brasileiros que trabalham por conta própria ou tem um pequeno negócio, os conhecidos informais, 70 mil vivem em Pernambuco. “A meta do programa Empreendedor Individual é reduzir até dezembro de 2010 o número nacional para 1 milhão e o de Pernambuco para 55 mil”, concluiu o coordenador.


Carlos Laerte:Jornalista e Poeta

FACAPE sedia I Workshop de Engenharia de Software do Sertão de Pernambuco

No dia 14 de abril, o auditório da Facape será sede do WESS 2010, I Workshop de Engenharia de Software do Sertão de Pernambuco, que terá como tema: "Desafios da Engenharia de Software para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco".

O evento está sendo organizado e promovido por várias IES da região, entre elas a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE, a Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Engenharia de Software -INES. Além de contar com o apoio da Fundação de Amparo à Ciências e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE.

Durante o WESS 2010 acontecerão duas mesas redondas com foco na Engenharia de Software e o setor empresarial do Vale do São Francisco, onde serão debatidos a evolução e desafios desta área na região. Para as quais serão convidados todos os seguimentos significativos da sociedade.

A programação ainda contará com as palestras dos doutores em Engenharia de Software, Profa. Dra. Laís do Nascimento Salvador (DCC-UFBA /INES) e Prof. Dr. Sérgio Castelo Branco Soares (Cin-UFPE/INES). O WESS 2010 é um evento que faz parte do SICOMP 2010 - I Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco, que será na noite do dia 14. Assim todos estes eventos e esforços têm o objetivo maior de unir cada vez mais as competências profissionais da região e das Instituições de Ensino e Pesquisado vale do São Francisco, além de levar estes profissionais à discussão dos desafios desta área com a sociedade.

Para se inscrever no workshop é só acessar a internet na página (www.wess2010.net). Os inscritos devem contribuir com um quilo de alimento não perecível, que após o recolhimento total será encaminhado para uma das áreas ou entidades necessitadas da região.

Após a finalização dos trabalhos do WESS, todos estão convidados a seguirem para o Campus da UNIVASF em Juazeiro, onde ocorrerá o SICOMP 2010 - I Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: ines@facape.br.

Marcelo Dourado é o grande campeão do Big Brother Brasil 10


Reprodução/Globo.com

Antes de sair da casa, Dourado comemora a vitória no BBB 10
Marcelo Dourado é o grande vencedor do Big Brother Brasil 10. O gaúcho foi escolhido por 60% do público e levou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Foram registrados 154.878.460 milhões de votos, recorde de todos os BBs no mundo inteiro, como informou o apresentador Pedro Bial durante a edição desta terça-feira, 30.

A dentista Fernanda Cardoso ficou com 29% dos votos, ficou em segundo lugar e ganhou R$ 150 mil. Carlos Parga, o Cadu, foi o terceiro e ficou com R$ 50 mil. A festa do BBB 10 foi animada pela cantora Ivete Sangalo, que cantou sucessos como "Festa no Gueto" e "Na Base do Beijo", entre outros, e até cometeu uma gafe, sem querer. Com a namorada de Cadu na plateia, ela dedicou uma música para ele e Eliane, muito amigos na casa.


Salmos: "Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade."

Nota: Fundação Estatal Municipal de Saúde - FEMSAÚDE

Diante da falta de apoio do Governo Federal e Estadual, o município de Petrolina vem enfrentando grandes dificuldades financeiras para suprir em plenitude as demandas dos cidadãos de mais de 55 municípios, que buscam os serviços hospitalares materno-infantis oferecidos pelo Hospital Dom Malan, fato que motivou a devolução desta unidade hospitalar para o Governo Estadual.

A Fundação Estatal de Saúde, sob orientação do Prefeito Julio Lóssio, esclarece que vem desenvolvendo todos os esforços possíveis para manter os serviços deste hospital, dentro de uma realidade financeira de todo incompatível, com as necessidades da população petrolinense e da macrorregional do Vale do São Francisco.

A Fundação também esclarece que após ter alcançado êxito no abastecimento sensível de medicamentos e materiais hospitalares, bem como reformado e colocado em funcionamento a UTI Pediátrica do HDM, informamos que, após os problemas do último final de semana, a alimentação também foi normalizada.


Informação: Assessoria/FEMSAÚDE

Bezerra Coelho acata pedido e fica no cargo


ARTHUR CUNHA
Terminou ontem a novela Fernando Bezerra Coelho (PSB). Depois de uma conversa difícil com o governador Eduardo Campos (PSB), o secretário de Desenvolvimento Econômico selou seu destino, abdicando de disputar o Senado e optando por ficar no Governo. Em contrapartida, o sertanejo pode ser indicado pelo PSB a algum ministério em um eventual Governo Dilma Rousseff (PT), segundo revelaram governistas, em reserva. O cenário sinaliza um suposto acordo entre o presidente Lula, Dilma e Eduardo - presidente nacional do PSB - para abortar a pré-candidatura a presidente do deputado federal Ciro Gomes (PSB/SP).

Para vincular a imagem de Bezerra Coelho à de Dilma, o socialista assumirá a função de coordenador da campanha da petista no Estado - posto que deve dividir com alguém do PT. Eduardo e Bezerra Coelho reuniram-se pela manhã, na residência do governador, no Recife. Campos, inclusive, passou todo o dia em sua casa, convocando os secretários que deixarão o Governo e os novos auxiliares para, juntos, amarrarem as mudanças a serem anunciadas hoje.

Bezerra Coelho mobilizou inúmeros prefeitos e lideranças interioranas para trabalharem a favor do seu nome, mas, nos bastidores, a informação era a de que, na verdade, o secretário alinhavava a vaga de vice-governador, de olho em 2014, quando Eduardo, na hipótese de reeleito, se desincompatibilizará do cargo para concorrer a outro mandato.

Governistas também revelaram que Campos estaria guardando para hoje uma surpresa, que pode ser a desincompatibilização do secretário de Planejamento, Geraldo Júlio (PSB). O auxiliar pode estar sendo preparado pelo chefe para ser seu vice e candidato ao Governo em 2014.

SEGUNDO ESCALÃO

A reforma também se estenderá ao segundo escalão do Governo. Com a ida de Ranilson Ramos (PSB) deixando a Secretaria de Relações Instituições e indo para a de Agricultura. Seu sucessor deverá ser conhecido hoje. Secretário-executivo da Casa Civil, Aluísio Lessa (PSB) deixa o cargo para concorrer à Assembleia Legislativa. Em seu lugar, deve ser nomeado o presidente do Instituto Xingó, Gilberto Rodrigues (PSB). Outro que deixará o Governo para candidatar-se a estadual é o assessor especial Odacy Amorim (PSB), ex-prefeito de Petrolina.(Folha de Pernambuco)

Foto:Josélia Maria

Eduardo anuncia revoada na equipe


São esperadas dez mudanças entre os principais auxiliares do governador
ARTHUR CUNHA
Depois de muito mistério, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciará hoje, às 15h, no Palácio, o nome dos novos secretários estaduais que substituirão os futuros candidatos a mandatos eletivos. Conforme a Folha antecipou ao longo da última semana, Eduardo não promoverá grandes mudanças no primeiro escalão do seu Governo, mantendo a correlação de forças políticas em vigência. Ou seja, cada partido aliado continuará com o mesmo espaço que teve até ontem. Também é objetivo do governador evitar a descontinuidade administrativa dos principais programas, fato que pode transformar-se em munição para ataques da oposição durante a campanha.

Em três secretarias - Administração, Articulação Social e Saúde - assumirão os executivos. Já as pastas de Cidades e Transportes serão comandadas por dirigentes de órgãos vinculados. Nas demais, Eduardo fez um remanejamento ou buscou uma solução “caseira”, dentro do Governo.

Carro-chefe da gestão, a Educação será comandada por Nilton Mota, homem de confiança de Danilo Cabral (PSB), que deixa o cargo para candidatar-se a federal. Nilton é chefe de gabinete do atual secretário e tem a seu favor a simpatia do corpo técnico. Em outra secretaria de peso, a da Saúde, o escolhido para o lugar do vice-governador João Lyra Neto (PDT) foi seu atual secretário-executivo, Fred Amâncio, um auditor da Secretaria da Fazenda, responsável por ajudar na implantação do modelo de gestão da pasta.

Ângelo Ferreira (PSB) deixa a Agricultura para tentar reeleger-se estadual. Para o seu lugar vai o atual secretário de Relações Institucionais, Ranilson Ramos (PSB). Presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto (PT) passa a acumular o comando da Secretaria das Cidades, vago com a saída de Humberto Costa (PT).

A mesma situação se aplica à pasta de Transportes. Sai o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR), entra Eugênio Morais, presidente do Departamento Estadual de Rodagens de Pernambuco (DER), que acumulará as duas funções. Morais foi indicado pelo deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Nos bastidores, comenta-se que a intenção de Inocêncio é ocupar os espaços da secretaria com o “pessoal” do deputado estadual Alberto Feitosa (PR) que volta à suplência com o retorno de Sebastião à Assembleia.

Paulo Câmara será efetivado no Turismo, deixando a Administração, cujo novo secretário será o atual executivo, José Francisco Cavalcanti Neto, sobrinho do ex-governador Joaquim Francisco (PSB). Waldemar Borges (PSB) deixa a Articulação Social para o ingresso do vereador do Recife, Gilberto Alves (PTN), que, por sua vez, será substituído na Câmara pelo suplente Laerte Rocha (PTN), policial civil que obteve 4.116 votos, em 2008.

Na Ciência e Tecnologia, assume Anderson Gomes, executivo de Luciana Santos (PCdoB), que disputará mandato federal, a exemplo do secretário-chefe da Assessoria Especial do Governador, Severino Ninho (PSB). O substituto do socialista ainda não havia sido escolhido até ontem.(Folha de Pernambuco)

Foto:Josélia Maria

terça-feira, 30 de março de 2010

ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE ITAPARICA SE REUNEM EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO.





Domingo (28), milhares de atingidos pela barragem de Itaparica estiveram reunidos em Belém do São Francisco, com representantes do MABIN . O secretário geral do movimento, Rogério Carvalho esteve em uma verdadeira peregrinação semana passada em Brasília, tentando marcar uma reunião com o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão. Para chegar ao objetivo ele contou com o apoio do deputado Gonzaga Patriota, ficando esta reunião para o início de abril, após a Semana Santa.

Nesta reunião em Belém, no domingo, Gonzaga Patriota marcou presença e disse aos ribeirinhos que abraçou esta causa e que a Chesf vai ter que corrigir os erros do passado, onde deixou milhares de pessoas desalojadas. A Chesf tem um o grande débito com Belém do São Francisco.

O deputado disse que nesta terça feira em Salgueiro terá uma conversa séria com o presidente pois este disse em Juazeiro da Bahia que a Chesf vai ter que pagar o que deve aos trabalhadores que deixaram suas terras para construções de barragens. (Blog do Geraldo José)

Pré-candidata ataca FHC e destaca herança

BRASÍLIA (Folhapress) - Estrela do lançamento do PAC 2, a pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), disse ontem que o programa será uma “herança bendita’’ deixada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu sucessor. Dilma adotou discurso de pré-candidata para exaltar os benefícios do PAC, programa que será uma de suas principais plataformas de campanha na corrida presidencial. “Eu acredito que o PAC é uma herança bendita que nós vamos deixar para quem venha suceder o nosso governo, com planejamento, projetos, recursos ao orçamento’’, afirmou.

Ao criticar governos anteriores, especialmente a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma disse que a gestão petista priorizou a população de baixa renda do país. A ministra listou uma série de ações do governo Lula que, na sua opinião, foram “muito diferentes do passado recente’’ encontrado no Brasil - numa comparação direta com a gestão tucana que promete marcar a disputa nas eleições de outubro. “Solucionar os gargalos do Brasil foi desde sempre uma das principais metas do PAC. O descaso que encontramos era tamanho que a missão que temos pela frente é ainda colossal. Avançamos muito, mas nos impusemos agora o desafio de avançar ainda mais, deixando projetos concretos para o governo’’, afirmou.

Dilma citou os recursos destinados por governos anteriores para a população de baixa-renda ao exaltar a gestão petista. Ela lembrou do racionamento de energia realizado no país durante a gestão FHC ao afirmar que não há riscos de futuros problemas no setor. “Energia não vai nos faltar, o PAC energia foi pensado para isso. O Brasil vai continuar a ser um exemplo para o mundo. Vamos deixar no passado os fantasmas de racionamento’’, afirmou.

Segundo Dilma, o Governo Federal não olhou “cor partidária’’ ao repassar recursos selecionados para o PAC - e vai seguir a mesma regra do PAC 2. “Todos os governadores, todos os prefeitos, foram tratados indistintamente de forma republicana, como parceiros iguais. Isso foi um formidável estímulo para que Estados e municípios recuperassem sua capacidade de planejar e executar.’

Adeus, mestre Armando Nogueira

RIO (AE) - Um dos criadores do “Jornal Nacional”, da TV Globo, Armando Nogueira morreu ontem pela manhã, aos 83 anos, em decorrência de um câncer no cérebro que o acometia desde 2007. Ele estava em casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio, acompanhado por enfermeiros e ainda recebeu a visita do filho, Armando Augusto, chamado às pressas pouco antes das 7h. “Nos últimos três anos, eu passei a ser pai do meu pai. Ao longo da vida, construímos uma relação de amizade. Ele era um grande mestre”.

Natural de Xapuri, no Acre, Armando veio para o Rio com 17 anos, formou-se em Direito e iniciou sua carreira de jornalista em 1950, no “Diário Carioca”. Depois, trabalhou nas revistas “Manchete” e “O Cruzeiro” e no “Jornal do Brasil”. Na década de 90, foi colunista do jornal “O Estado de S.Paulo”. Diretor de jornalismo da TV Globo de 1966 a 1990, fez parte de uma geração expoente de cronistas esportivos, ao lado de Nelson Rodrigues e João Saldanha. “Armando Nogueira deixou a marca de seu talento excepcional por onde passou: no jornalismo impresso, na crônica esportiva e, para nós, muito especialmente na televisão”, disse João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.

Apaixonado por aviação, futebol e notadamente pelo Botafogo, Armando escreveu dez livros, todos sobre esporte. O mais conhecido, “Na Grande Área”, reúne crônicas publicadas no “Jornal do Brasil” e recebeu elogios de Otto Lara Resende e Luís Fernando Veríssimo. “Descobria-se ali que textos sobre futebol também podiam ser bonitos, criativos, líricos, cômicos e - o supremo teste de valor literário - compiláveis”, definiu Veríssimo, no posfácio do livro.

Armando Nogueira cobriu 15 Copas do Mundo desde a sua estreia no “Diário Carioca”, em 1950, e seis Jogos Olímpicos. Era um bom frasista e descreveu Garrincha como o “anjo das pernas tortas”. Foi um dos precursores dos debates esportivos na TV e levou para a Globo, em 1966, a “Grande Resenha Facit”, criada na TV Rio. Armando participava das mesas redondas com comentários muitas vezes inflamados e polêmicos, mas fazia questão de vestir terno e gravata para passar imagem de isenção e credibilidade.

Até o ano passado, Armando mantinha o fôlego para os debates esportivos no Sportv e na Rádio CBN. Foi, aos poucos, vencido pelo cansaço e pelo avanço da doença. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estabeleceram luto de três dias, e o Botafogo prestou homenagem com um minuto de silêncio antes do jogo de ontem contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca.

Armando recebeu a última homenagem em um Maracanã vazio, silencioso, que exibia hoje em seus telões as grandes frases daquele que era considerado um “poeta” do jornalismo esportivo. Seu corpo, velado ao lado das bandeiras do Brasil, dos estados do Rio e do Acre e do Botafogo, será sepultado hoje, ao meio-dia, no Cemitério São João Batista.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lóssio sobre candidatos a eleição 2010: “Eu não me meto nisso”


domingosESPECIAL30_1O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio afirmou que não vai se meter na decisão do vice-prefeito Domingos Sávio em sair candidato a deputado federal, nem na decisão de Osvaldo Coelho como candidato a deputado estadual.

Nisso eu não vou me meter, eles são maiores de idade e possuem titulo de eleitor. Quando eu saí candidato a prefeito, eu avisei a imprensa, mesmo sem ninguém acreditar. São eles que têm que decidir isso”, disse o prefeito.

Publicado por Carlos Britto

Petrolina sedia o 2º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais


Técnicos e pesquisadores da Tailândia, Índia, Venezuela e Estados Unidos integram a lista dos 17 países que participarão da segunda edição do Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais. O evento, que será realizado em Petrolina, durante os dias 25 a 29 do mês de maio, tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a produção de vinhos em regiões tropicais, existentes nos países participantes do encontro.

As pesquisas do Vale do São Francisco foram desenvolvidas pela Embrapa Semiárido, em parceria com a Embrapa de Bento Gonçalves, também serão apresentadas durante o Simpósio. O evento tem a chancela da Organização Internacional de Vinho (OIV), além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, da Embrapa, Governo do Estado e da Prefeitura de Petrolina.

Entre as temáticas que serão abordadas no 2° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais estão: fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical, a criação do Grupo Internacional de Experts em Vitivinicultura Tropical, o desenvolvimento de inovações tecnológicas, além da rentabilidade e sustentabilidade da atividade.

Carol Souza

Assessoria de Comunicação Social

*Foto: A blogueira e a Jornalista Karine Paixão

Ato de Humberto vira pré-campanha


Candidatura ao Senado torna-se mote de celebração promovida por secretário
ARTHUR CUNHA

ALIADOS e correligionários celebraram a absolvição do ex-ministro
A ideia era fazer um ato em comemoração à absolvição do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no caso da máfia dos Vampiros. Mas os aliados do secretário das Cidades transformaram o evento, ontem, no Clube Líbano, no lançamento informal da pré-campanha do petista ao Senado Federal, fato que acaba por pressionar o PT e o governador Eduardo Campos (PSB) a escolherem Costa, em detrimento do ex-prefeito João Paulo (PT). Estavam lá várias lideranças dos partidos mais representativos da base - PSB, PT, PTB, PCdoB -, além da maioria dos secretários estaduais, deputados, prefeitos e vereadores. Todos sinalizando a preferência por Humberto, que, apesar dos fatos, tentou evitar o clima de campanha mandando retirar as faixas que atrelavam seu nome ao Senado.

A determinação do secretário das Cidades para que os organizadores afastassem o clima de campanha foi em vão. Em tudo, o ato configurou-se como a deflagração da candidatura. Dos gritos de “ô, ô, ô, Humberto senador” - quando Costa chegou ao local -, aos adesivos, faixas, camisas, chuva de papel picado e cartazes comemorando a absolvição. Diziam as faixas: “Humberto, Pernambuco de alma lavada”; “A verdade apareceu. Humberto Costa inocentado” e “14 x 0 Humberto. A vitória da verdade”, em referência ao julgamento de quarta-feira. Enfeitado com bolas em vermelho e amarelo (cores do PT), o clube foi tomado, segundo os organizadores, por três mil pessoas. Um equipe de filmagem colhia depoimentos dos políticos para serem utilizados, provavelmente, no guia eleitoral. Até um boneco gigante de Humberto foi confeccionado para a “festa”.

Coube ao presidente estadual do PT, Jorge Perez, aliado de Humberto, sintetizar a mensagem de apoio na sua fala. “Vamos estar em campo com você neste jogo. Fazemos parte deste time. Estamos aqui para lhe dar um abraço que não se encerra aqui. Vamos te dar outro abraço em breve”, profetizou Perez, para delírio dos militantes que gritavam “Humberto senador”.

Com a cautela de quem trava uma batalha (nem tão) interna com João Paulo pela vaga do PT, o secretário das Cidades assegurou que o nome a ser apresentado ao governador será definido “nas instâncias partidárias”. “Fiz questão, inclusive, de falar com as pessoas que estavam promovendo que isso tem que ser um evento do PT, da esquerda. Em nenhum momento esse ato tem que ter conotação eleitoral, até o fórum de decisão não é aqui, é no partido”, argumentou.

Antes dos discursos, foi veiculado um vídeo contando todo o caso, desde o indiciamento do ex-ministro até sua absolvição. Se recuperando de uma operação, João Paulo não compareceu. Mandou o filho Jampa, pré-candidato a estadual, representá-lo. Cumprindo agenda no interior, Eduardo foi representado pelo secretário Ranilson Ramos (PSB/Relações Institucionais).

INDECISÃO

Ao chegar, ontem, à festa de Humberto, o secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, informou que terá, hoje, uma conversa decisiva com o governador Eduardo Campos para tratar do seu futuro político.(Blog do Magno Martins)


O super-homem








Mais de 53 mil servidores no País acumulam cargos públicos, segundo levantamento oficial divulgado ontem pelo jornal O Globo. Está em Petrolina o líder do ranking: o médico José Alberto, que tem nove empregos, quatro com vínculos e cinco como autônomo. Trata-se de um verdadeiro super-homem, que não dorme e seu dia tem 48 e não 24 horas.(Blog do Magno Martins)


Foto:Ação Popular

domingo, 28 de março de 2010

Médico de Petrolina e outros profissionais são acusados de acúmulo indevido de cargos

Dr. José Alberto

Da Redação

Segundo levantamentos do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Administração (Consad), foi detectado que 53.793 servidores acumulam mais de dois cargos públicos e 47.360 exercem mais de uma função, embora exista regime de dedicação exclusiva. Outros 36.113 acumulariam ilicitamente mais de um cargo. A maioria dos dados resulta de convênio assinado em 2009 entre o Ministério do Planejamento e o Consad, para troca de informações, visando evitar o acúmulo irregular de cargos públicos. Segundo o presidente da entidade, Sergio Ruy Barbosa, em entrevista ao Jornal O Globo, “foram cruzadas informações de 1,25 milhão de servidores federais e 1,83 milhão de estaduais, incluindo os estados de Pernambuco e Bahia. Os que estão situação irregular podem responder a processo e perder o cargo. A estimativa é de um prejuízo incalculável”, informa.

Fonte: DataSUS

Em Petrolina a situação não é diferente, atualmente o sindicalista e médico do município, Dr. José Alberto, acumula nove cargos, sendo quatro com vínculos empregatícios e cinco como autônomo. De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde (DATASUS), o médico ocupa atividades profissionais como professor da Univasf, funcionário do Hospital Dom Malan, Hospital Regional Fernando Bezerra - no município de Ouricuri-PE, além de atividades profissionais na CLINÁLISE e PROGESTAR, sem incluir o cargo de diretor regional do Sindicatos dos Médicos na região.

Procurado por nossa equipe de reportagem, o médico tentou justificar a irregularidade afirmando que “o salário base do médico, segundo a Fundação Getúlio Vargas, foi calculado em torno de R$ 15 mil a R$ 20 mil, isso 20 anos atrás. O médico faria um concurso público igual a um promotor ou juiz, e esse seria o valor do salário dele. Ele só precisaria trabalhar em um único lugar. Hoje o que acontece é que ele faz um concurso para médico para um provimento de cargo que remunera com o salário base de R$ 500”, analisa.

Irregularidade

Vislumbrado com a dedicação do médico, o professor de matemática, Paulo Targino, relata que “pelo visto 24 horas para o médico deve ser pouco para desenvolver tais atividades. Ele deve trabalhar aproximadamente 30 horas ao dia”, ironiza. De acordo com a carta magna da medicina (Código de Ética) “é vedada à vinculação ou equiparação de quaisquer remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público, e ainda, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários observada em qualquer caso”.

Segundo a moradora do bairro Gercino Coelho, Tarciana Menezes Novaes, “humanamente é impossível um médico prestar um bom serviço. E ainda fica difícil o povo acreditar nele como diretor sindical quando se manifesta na imprensa regional afirmando que a situação da saúde no município de Petrolina é caótica e crítica, e que está cumprindo o Código de Ética Médico, fato que não é verdade, pois comprovadamente o diretor sindical rasga o citado código”. Tarciana ainda ressalta que a comunidade necessita do SUS e está insatisfeita com a administração pública e com os profissionais da saúde representados pelo sindicato, pois estes inviabilizam o andamento da saúde no município. “Seria bom que o sindicato fosse mediador e não incentivador da discórdia. Com certeza, esse médico não serve como exemplo para a categoria médica. Todos sabem que a classe ganha muito bem e a maioria não cumpre com suas obrigações, causando enormes prejuízos ao dinheiro público que é mantido pela população. A ganância por dinheiro é grande. Dinheiro não é tudo na vida”, desabafa.

Antônio Carlos dos Santos

Para o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia APLB – Sindicato, em Juazeiro-BA, professor Antônio Carlos dos Santos, casos idênticos foram detectados no estado. “Recentemente o governo estadual fez levantamentos e detectou alguns médicos e professores ocupando funções acumuladas de maneira ilegal. No total foram 252 casos, sendo que 213 foram detectados em nossa região. O processo administrativo foi aberto e essas pessoas estão sendo obrigadas a abrir mão dos vínculos que não são compatíveis com o que determina a lei. Agora resta à administração municipal de Juazeiro fazer a sua parte em abrir o mesmo processo”, alerta.

Antônio Carlos informa que o Governo Federal fez balanço recentemente, e descobriu mais 176 mil funcionários em situação irregular. “Para a União, causará uma economia de quase um bilhão ao ano”. Questionado sobre quantas atividades ocupa, o professor afirma trabalhar apenas em um cargo público. “Sou professor de 40 horas, lotado no Colégio Municipal Paulo VI. Hoje estou à disposição da APLB-Sindicato, ocupando o cargo de diretor da entidade”, conclui.

O acúmulo de cargos é um problema grave. Em relação aos médicos que cometem este tipo de infração, a situação ainda é pior, pois um pequeno erro pode ser fatal. Uma carga horária extensa e enfadonha compromete consideravelmente a produtividade do atendimento, e quem acaba sendo prejudicado é a população.

Por Manoel Cavalcanti

www.acaopopular.net

“Estamos marchando com Eduardo Campos mais uma vez”


O secretário das Cidades do Governo de Pernambuco, Humberto Costa, esteve presente em Petrolina, nesta sexta-feira (26), para assinar a ordem de serviço que autoriza as obras de urbanização e habitação do bairro Jardim Petrópolis. No cargo desde janeiro de 2007, o ex-ministro da saúde do governo Lula falou, em entrevista coletiva, sobre sua absolvição no caso da máfia dos vampiros, além da possível candidatura ao senado e do apoio à reeleição de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco.

MÁFIA DOS VAMPIROS
Humberto Costa foi inocentado, na última quinta-feira (25), da acusação de ter participado da chamada “máfia dos vampiros”, fraudes que vinham ocorrendo desde o ano de 1992 em licitações de produtos hemoderivados no Ministério da Saúde. Sobre a absolvição por unanimidade do Tribunal Regional Federal da 5º região, o secretário desabafou:
“Esse resultado foi uma coisa muito positiva, primeiro porque restabeleceu a verdade dos fatos. Eu fui vítima de uma grande armação política, que inclusive, comprometeu meu processo de participação nas eleições ao governo, em 2006. Eu tinha uma posição confortável no momento em que essa questão foi colocada a público e passou a haver um grande tiroteio contra a minha candidatura. Mesmo que depois de três anos ou mais esse resultado tenha saído é uma coisa reconfortante do ponto de vista pessoal, do ponto de vista político. O sentimento é de lavar a alma. O prejuízo é irreparável, porque isso interferiu no resultado da eleição. Mas agora estou querendo olhar pra frente, acredito que vou poder recuperar esse tempo perdido.”

CANDIDATURA AO SENADO
Segundo Humberto Costa, o resultado que o inocentou da “máfia dos vampiros” lhe abre novos horizontes, como a possibilidade de disputar as próximas eleições, neste ano, dessa vez para o senado. “Esse resultado do julgamento no Tribunal Regional Federal, por unanimidade, fortalece a minha aspiração, de modo que vou insistir que o PT discuta a possibilidade de eu ser o candidato ao senado. Eu vou insistir nisso. Essa disputa do senado é importante para Pernambuco porque os três senadores que estão lá não têm defendido como deveriam o interesse do estado. Eles se contrapõem, inclusive, à política executada pelo governador Eduardo Campos e pelo presidente Lula”.

APOIO A EDUARDO CAMPOS
O secretário descartou ainda a possibilidade de uma candidatura independente do Partido dos Trabalhadores, para o governo de Pernambuco. “Nós contribuímos de uma forma muito importante para a vitória de Eduardo. Antes do resultado final do primeiro turno eu já havia manifestado o meu apoio e do nosso partido à candidatura dele. Além disso, nós participamos do governo e nos sentimos parte desse projeto. E por essa razão nós estamos marchando com Eduardo mais uma vez. Não passa pela discussão do PT, hoje, a possibilidade de termos uma candidatura própria ao governo do Estado”. (Gazzeta Portal de Notícias)

Foto:Josélia Maria

Nem Lula

Wagner (PT) e Geddel (PMDB) estão na briga pelo projeto local .

LULA
“Se dependesse do meu desejo, assim como nos demais estados, na Bahia também haveria palanque único. Mas a esta altura sei que aqui no Estado será muito difícil conseguir”, afirmou ele.

Lula pediu que os candidatos do PT e PMDB não prejudiquem a campanha da ministra Dilma Rousseff à Presidência. “O que eu tenho a dizer aos concorrentes da nossa base de apoio é: disputem de maneira civilizada, respeitosa, façam uma competição no campo das ideias, das propostas para a Bahia, e mantenham a união no plano federal em torno da candidatura comprometida com o nosso projeto político, que está transformando o Brasil”.


É a terra do Reboletion. Quem dançar melhor pode pagar um preço alto se Dilma não chegar lá....."é reboletionnnn...é bom...é bom."..

Briga pesada por candidatura ao Senado



A regra é clara: protagonista da eleição é sempre aquele que encabeça a chapa majoritária, ou seja, o governador. Na disputa de 2010 em Pernambuco, entretanto, o governador terá que dividir os holofotes com os candidatos as duas vagas do Senado Federal. Isso porque só do lado governista quatro nomes estão tentando se cacifar para posar na foto ao lado de Eduardo Campos: O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB); o secretário das Cidades, Humberto Costa (PT); o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT) e o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB).

Depois que deixar o cargo na próxima semana o secretário Humberto Costa deve concentrar-se na disputa interna do partido. Informações de bastidores dão conta de que o governador já teria afirmado que uma das duas vagas é cota dos petistas, mas que nada faria para ajudar os correligionários locais do presidente Lula a selecionar o escolhido. O João Paulo tem seu nome sendo ventilado desde o ano passado mas não conseguiu maioria no partido para ser indicação de consenso. Humberto Costa, por sua vez, tem a seu favor o fato de ter sido inocentado pela Justiça no caso do escândalo conhecido com Máfia dos Vampiros. Tudo indica que os petistas vão se enfrentar em uma prévia partidária acirrada.

Já o socialista Fernando Bezerra Coelho brigaria com Armando Monteiro Neto pela outra vaga. Ele deixa o Governo sem destino certo. Aliados e até alguns adversários apostam que a manobra do secretário socialista tem o objetivo de consquistar uma outra vaga: a de vice na chapa do governador. Eduardo mais uma vez não se pronuncia. E Armando Neto segue trabalhando em suas bases para garantir apoio e costurando alianças que assegurem em definitvo sua vaga na chapa governista.(Folha de Pernambuco)

Fotos:Google

Agora é caça ao voto

Bruna Serra
Especial para Folha


No próximo dia 3 de abril, encerra-se o prazo para que todos os gestores públicos, no exercício do mandato, deixem os cargos para disputar as eleições 2010. São governadores que não podem disputar reeleição, prefeitos, secretários de Estado e ministros que deverão abrir mão de seus postos para iniciar a corrida por votos. No Governo Federal dez ministros deixam suas pastas, inclui-se nessa lista a presidenciável petista Dilma Rousseff. Entre os governadores dos 27 estados brasileiros, oito estão deixando os cargos para disputar eleições, entre eles o governador paulista, candidato à Presidência pela oposição, José Serra (PSDB). Em Pernambuco, estima-se que entre os ocupantes de primeiro e segundo escalões da gestão Eduardo Campos (PSB), 11 integrantes vão deixar suas cadeiras dando lugar aos secretários com mandato-tampão de oito meses.

A palavra assusta: desincompatibilização. Entretanto, o respeito a essa regra eleitoral é fundamental para a clareza do processo eleitoral. Trata-se da obrigatoriedade de afastamento das funções na administração pública direta ou indireta com vistas à disputa eleitoral. O objetivo dessa norma é impedir que o agente eleitoral faça uso da máquina pública em benefício próprio. Apenas presidente, governador e prefeito que dispõem do instituto da reeleição não precisam deixar seus cargos, a exemplo do governador Eduardo Campos.

Os dois protagonistas da eleição presidencial de 2010, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), estão entregando os cargos para dar início à guerra eleitoral. A partir da próxima quinta-feira dedicam-se integralmente à eleição. Poderão percorrer o País, pedindo votos aos brasileiros, mas com a estrutura que cada um dos seus partidos puder oferecer. O PSDB custeará todos os gastos do candidato como vencimentos para o período eleitoral, viagens, hospedagens. Com a ministra Dilma não será diferente: sairá dos cofres do PT toda a sustentação financeira. Gastos com moradia em Brasília, transportes, alimentação e salário, enfim, parte dos benefícios que ela tinha quando ministra. Crítico feroz da igualdade de condições nas disputas eleitorais no Brasil, o cientista político da Universidade de Brasíia, David Fleisher, acredita que longe de seus cargos os presidenciáveis vão apelar para os aliados. “Não está bem resolvido na lei, por exemplo, se Dilma vai poder ficar aparecendo em inaugurações ao lado do presidente Lula. E apesar de não ter um cabo eleitoral com o mesmo peso, Serra pode aparecer nas inaugurações de governadores do PSDB, isso também não está determinado como ilegal ainda”, refletiu Fleisher.

Na análise do cientista político e professor do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnNB), João Paulo Peixoto, a lei é fundamental para a manutenção da igualdade de disputas no pleito. “Mostra que o Brasil é capaz de dar um passo a frente de outras nações da América Latina no sentido de impedir que os gestores utilizem a máquina pública como máquina particular”, defendeu. David Fleisher discorda. “É importante lembrar que a regra da desincompatibilização não se aplica aos políticos com possibilidade de reeleição e que o estrago na utilização da máquina não é maior porque o povo está se mostrando crítico e se você examinar as últimas eleições, dois ou três governadores não conquistaram a reeleição”, apontou.

Confira o resultado final do GP da Austrália: Globo Esporte.com

Pos Piloto País Equipes Tempo
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 58 voltas em 1h33m36s531
2 Robert Kubica POL Renault a 12s034
3 Felipe Massa BRA Ferrari a 14s488
4 Fernando Alonso ESP Ferrari a 16s304
5 Nico Rosberg ALE Mercedes a 16s683
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 29s898
7 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 59s847
8 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1m00s536
9 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m07s319
10 Michael Schumacher ALE Mercedes a 1m09s391
11 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m11s301
12 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 1m14s084
13 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 2 voltas
14 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 5 voltas

Causou mal-estar no ninho dos tucanos a crítica de José Serra aos jornais, numa imitação barata do presidente Lula.

Ciro vai sair disparando para todo o lado


Diagnóstico de quem conhece bem tanto Eduardo Campos quanto Ciro Gomes: o presidente do PSB está fazendo pacientemente todo o roteiro de conversas com possíveis aliados para no final poder dizer ao pré-candidato algo como: ‘Tentamos de tudo, mas não deu’.

Rajada de balas - E Ciro vai sair da disputa presidencial em silêncio ou atirando? ‘Para todo lado’, responde o mesmo especialista.

(Painel - Folha de S.Paulo - Renata Lo Prette)

sábado, 27 de março de 2010

Dilma terá comitês em assentamentos do MST


O líder de uma ala do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pontal, José Rainha Júnior, declarou nesta sexta-feira, em Andradina, que "todos os acampamentos comandados por ele serão um comitê pró-Dilma Rousseff", a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República.

Rainha disse isso no dia em que o governador José Serra (PSDB) visitou Andradina, a 650 quilômetros de São Paulo, para inaugurar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que já está funcionando desde o dia 2 deste mês. "Já estamos em campanha e vamos fazer um campo de batalha, no campo, por Dilma", disse Rainha, que pretende mobilizar mais de 13 mil pessoas, entre acampados e assentados, no "abril vermelho", com ocupações de terra na região de Andradina. As informações são de O GLOBO.

Escrito por Magno Martins

Bem no meio da polêmica com Eletrobras, Chesf se prepara para instalar usina hidrelétrica em Pernambuco


O governo de Pernambuco instala uma Central de Informações no município de Santa Maria da Boa Vista, onde será implantada a Hidrelétrica Riacho Seco.

A solenidade de inauguração foi conduzida pelo diretor de Engenharia e Construção da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, José Ailton de Lima, que, na ocasião, fez o primeiro contato da Chesf com a sociedade civil e representantes dos poderes constituídos do município.

A Central, que comportará engenheiros e técnicos da Chesf, deve oferecer suporte para a população local, prestando esclarecimentos à população sobre a instalação da barragem.

“Mesmo atingindo um percentual muito pequeno da área geográfica da cidade é importante haver esse trabalho de orientação à comunidade, o que facilitará a elaboração dos estudos socioeconômicos, para identificação e adensamento das cadeias produtivas, promoção e monitoramento das parcerias governamentais e com entidades da sociedade civil, articulação de negócios e acompanhamento da própria implantação da Usina”, afirmou Alberto Galvão.

“O próximo passo agora é lançar o edital para contratação de uma empresa pelos estudos dos impactos sócio-ambientais, que deverá acontecer ainda em abril”, concluiu.

Com um investimento de R$ 1,5 bilhão, o governo federal elaborou o projeto partindo da previsão que o Brasil arrebatará um crescimento de 5% a partir de 2010, o que implica em um aumento no consumo de energia, tornando-se adequado garantir a oferta.

O leilão do Governo Federal para a compra de energia hidráulica, que precede a construção da Usina, deverá acontecer ainda neste primeiro semestre, enquanto as obras estão previstas para iniciar em 2011, com perspectiva de que até 2014 esteja em funcionamento.(Blog do Jamildo)

Foto:Google

Estudantes da UPE fizeram manifesto contra Governo de Pernambuco na Praça Dom Malan

No ato público os estudantes da UPE reivindicam mais professores e pagamento dos salários dos professores substitutos.






Fotos:Josélia Maria

Prefeito participa da assinatura da ordem de serviço no bairro Jardim Petrópolis


O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio participou nesta sexta-feira (26), da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a Iniciação das Obras de Urbanização e Habitação do bairro Jardim Petrópolis. O ato, que é uma iniciativa do Governo do Pernambuco em parceria com o município, contou com a participação do secretário das Cidades, Humberto Costa, Deputada Estadual Isabel Cristina (PT), Deputado Estadual Geraldo Coelho (PTB) , Deputado Federal do PT Mauricio Rands. A ordem de serviço foi assinada no local pelo próprio secretário.

No projeto de Urbanização do Jardim Petrópolis serão investidos 10 milhões do Fundo Nacional de Habitação e 3,5 milhões do Governo do Estado. Em parceira do Governo Federal e Estadual no projeto de urbanização habitacional do Jardim Petrópolis, a Prefeitura de Petrolina doou uma área de 33 mil m², avaliada em 600 mil para a construção de 200 casas na comunidade.

Na ocasião O Prefeito Júlio Lóssio parabenizou o secretário Humberto costa e ressaltou a prioridade que o município tem dado a habitação em Petrolina. “Entramos preocupados com a saúde, a educação, mas também com a habitação. Nos últimos 8 anos apenas 2 mil casas haviam sido construídas na cidade. Na nossa gestão, 2 mil casas estão em construção e 8 mil estão aprovadas nas secretarias e pactuadas com a Caixa Econômica Federal em fase de aprovação”, afirmou.

Lóssio falou também que estava entregando ao secretário o programa Clube do Bairro, pensando na possibilidade de viabilizar este espaço de lazer para os moradores do Jardim Petrópolis. O prefeito ainda enfatizou a importância de se investir em creches no município. “Estamos buscando parcerias para a criação de novas creches em Petrolina, a exemplo desta que está sendo construída no bairro pela igreja junto com a prefeitura, que ficará responsável pela merenda escolar e os educadores”, contou.

Na oportunidade o secretário Humberto Costa agradeceu ao prefeito Júlio Lóssio pela parceria com o governo do Estado e afirmou que já determinou autorização para a construção da 2ª academia da cidade em Petrolina, que será implantada no bairro Dom Avelar. Esse projeto faz parte de um acordo entre o município e o governo do Estado, a prefeitura doou o terreno para a construção das casas das famílias dos cabos e soldados da Policia Militar, em troca a cidade receberá uma nova academia da cidade.

Mirela Costa

Foto: Joselito Tavares

Assessoria de Comunicação Social