sábado, 31 de outubro de 2009

Me segue no twitter e no rádio
















Josélia Maria de segunda a sexta das 13:00h às 14:00h na Tabajara FM 104,9 www.twitter.com/joseliasertao

Coordenadora de Saúde Bucal em Brasília

Coordenador Nacional de Saúde Bucal Dr. Gilberto Pucca e Drª Lúcia Giesta.




A Coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Petrolina, cirurgiã dentista, Lúcia Giesta, participou do II Encontro Latino Americano de Saúde Bucal; Encontro de Centro de Especialidades Odontológicas e de Coordenadores de Saúde Bucal, em Brasilia .
Petrolina é destaque contra câncer bucal.

Júlio Lóssio apresenta projeto ao governo federal de ampliação no sistema de irrigação

Júlio Lóssio

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), esteve em Brasília recentemente para apresentar um projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando a sua intervenção para que autorize o Ministério da Integração Nacional a tomar providências cabíveis para a implantação do projeto Canal do Sertão Pernambucano através da Codevasf.

Segundo o prefeito, “o projeto tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico e social da região Oeste do Estado, tendo como vetor a disponibilização da água do rio São Francisco para múltiplos usos - dentre eles o abastecimento humano, dessedentação animal, agricultura de sequeiro sustentável, pecuária moderna, psicultura, agroindústria, mineração, turismo e, especialmente, a agricultura irrigada”, destaca. Para Lóssio, de acordo com o mapeamento detalhado de solos, a implantação do projeto irá viabilizar a irrigação de cerca de 200 mil hectares, num prazo de 10 a 15 anos. “O objetivo é gerar uma renda de aproximadamente R$ 2 milhões por ano e cerca de 600 mil empregos”, analisa.

Mapa do projeto

Os municípios inseridos no projeto são: Casa Nova (BA), Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita (PE). Nele ainda consta o estatuto de viabilidade técnica e econômica dos 557 quilômetros do canal, projeto básico dos primeiros 50 quilômetros e da estação de bombeamento principal. Isso permite a licitação da obra a qual, ainda não foi realizada pela Codevasf em razão da indisponibilidade de limites orçamentários e financeiros.

Para o prefeito, “o projeto se desenvolve no próprio rio São Francisco, e que pela sua expressiva viabilidade técnica, econômica e social deveria ser razão suficiente para o Governo Federal dar prioridade à implantação da obra. Mas não é o que está acontecendo, uma vez que ela não consta do PPA 2208/2011, apesar de ter sido contemplada no PPA 2004/2007 e tampouco do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC)”, ressalta.

Lóssio conclui destacando que a agricultura irrigada “tem sido responsável pela dinamização econômica do pólo Petrolina/Juazeiro. O que acontece na região mostra o acerto do Governo Federal em investir na implantação dos projetos de irrigação no Vale do São Francisco. Por que não expandir a área irrigada para outras regiões da Vale e disseminar o bem-estar para a maioria de sua população?”. ( Jornal Ação Popular On Line)

Chávez: "Lula veio como o Cristo"


A aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul pela Comissão de Relações Exteriores do Senado fez com que o venezuelano Hugo Chávez comparasse ontem o presidente Lula a Jesus Cristo, por chegar ao seu país trazendo a notícia.

Aproveitando o embalo da boa notícia, Chávez, no poder desde 1999, ainda sugeriu que o brasileiro deveria permanecer no cargo, questionando por que alguém que desfruta de mais de 80% de aprovação precisa deixar o Governo.

“Lula veio como Cristo anunciando o Evangelho. Só faltou o cabelo comprido. O Evangelho significa boa nova”, disse o presidente venezuelano. Chávez - que, no passado, já criticou o Senado pela demora em votar o ingresso do país no Mercosul - agradeceu aos senadores brasileiros pela aprovação na comissão, ocorrida ontem, e afirmou acreditar que o Paraguai em breve também aprovará a entrada. No Brasil, a incorporação do país ao bloco ainda tem de passar pelo plenário do Senado.

Em seu discurso, Lula comemorou a decisão do Congresso brasileiro afirmando que houve uma “quebra de preconceito”. “Acho que o gesto do Senado brasileiro foi gratificante, porque foi a quebra do preconceito. (...) Penso que daqui a uma semana, ou daqui a dez dias, nós teremos definido esse processo e a Venezuela será cada vez mais Mercosul”, disse Lula, que citou o depoimento do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, ao Senado brasileiro. Opositor de Chávez, Ledezma criticou duramente o governo da Venezuela, na ocasião, mas defendeu o ingresso do país.

“Isso foi extremamente importante. Certamente você [Chávez] conversou com ele antes, mas aqueles que queriam utilizar o prefeito como pretexto, não deu certo.”

Caso se concretize, o ingresso da Venezuela no Mercosul não significará uma vitória pessoal nem fortalecerá seu poder, disse Chávez. “Isso não é o mais importante. A América do Sul se fortalece, você se fortalece, sobretudo os mais jovens.”

Sobre a permanência de Lula no poder, Hugo Chávez pediu reflexão, questionando por que, se um presidente é bem avaliado, tem de deixar o cargo. Repetiu a indagação em relação à presidente do Chile, Michelle Bachelet, que goza de mais de 60% de aprovação no país. “Faço a pergunta para buscarem a resposta”, disse.

A volta de Lula ao Brasil foi atrasada, já que o Airbus presidencial, apelidado de “Aerolula”, apresentou defeito. A aeronave passou por reparos.(Folha de Pernambuco)

Prefeito de Petrolina participa de comemoração dos servidores municipais



Os funcionários públicos lotaram as dependências do clube Sindsemp em Petrolina, para as comemorações do dia do servidor, ocorrido no dia 28 de outubro e comemorado no dia 30. A comemoração contaram com Shows, torneio de futebol, sorteios, animação de palhaços e anúncio de novos projetos. O prefeito Julio Lóssio (PMDB), participou do encontro que só terminou no início da noite. Mais de mil pessoas compareceram á festa.

Logo pela manhã um torneio de futebol reuniu os servidores em volta de um dos campos de futebol do clube. Uma outra parte do grupo se concentrava na área da piscina. A primeira banda a se apresentar foi a “Sintonia’, com um repertório de forró estilizado e axé”. No palco da área de “dancing” a banda Tico Mariano trazia um repertório eclético de músicas da MPB e pop rock. Entre um palco e outro, palhaços “faziam a sua festa particular” com brincadeiras, atividades lúdicas, distribuição de brindes e sorteios com os servidores.

Para o funcionário público João Bosco Torres com mais de 20 anos na prefeitura, a festa do servidor, além de lazer, quebra a rotina do trabalho e aproxima mais as pessoas. “Queria que esses encontros acontecessem com maior frequência”. Sugiro até que seja criado um festival de música do servidor. “Temos muitos talentos e seria uma oportunidade de mostrá-los para a comunidade, revela”.

De acordo com a Presidente do Sindsemp, Wildes Marilea, a festa do servidor é uma oportunidade importante para se promover a integração, a socialização e o entretenimento entre os funcionários públicos do município. “É uma chance de nos confraternizarmos, mas também de reflexão sobre o nosso papel social, sobre as nossas lutas e reivindicações”. Recentemente conquistamos um reajuste de 12% do salário base, graças a esse esforço de maior valorização do servidor público em Petrolina”, disse. A dirigente sindical anunciou a inauguração da página do SINDSEMP na internet (wwwsindsemp.com).

Para o servidor, Jailson Santos a festa dá uma oportunidade para que as pessoas que ocupam cargos e funções diferentes nas respectivas secretarias possam.

interagir. “Essa é a data em que os servidores mais se conhecem. Na minha opinião, encontros como esse deveriam acontecer no mínimo duas vezes ao ano”, revelou.

O Secretário de Administração Emanuel Ferro, enfatizou a parceria entre o governo municipal e o SINDSEMP na realização do evento. “A festa motiva, fortalece o espírito do servidor público, aproxima as pessoas. Também facilita para que possamos construir uma relação que aproxima a gestão municipal do movimento sindical e a partir disso uma compreensão melhor das reivindicações e das responsabilidades de cada uma das partes”, assegurou.

O prefeito Julio Lóssio (PMDB), ressaltou que o exercício da democracia é uma forma de se estabelecer parcerias de sucesso e acredita que com o SINDSEMP não será diferente. Para o prefeito é possível discutir e buscar soluções que contribuam com a melhoria das condições de trabalho e de vida do servidor municipal. “Somos pouco mais de seis mil servidores para servir a 300 mil pessoas. Eu não sou eu estou servidor e tenho consciência de que preciso fazer a minha parte”, disse.

O gestor municipal ressaltou a necessidade de um recadastramento na prefeitura. Segundo ele, primeiro é preciso recadastrar para saber a quantidade e o que faz cada servidor público. De acordo com Lóssio ainda há tempo para trabalhar mais por novas conquistas. “Estamos apenas no primeiro quarto de tempo. Temos dificuldades em termos de infraestrutura, na educação, mas estamos determinados a superar os obstáculos. Um exemplo dessas novas ações é fazer a migração das contas do servidor do atual banco privado para uma instituição pública. Estamos trabalhando para que os funcionários tenham suas contas num banco público que pode ser a Caixa econômica Federal ou o Banco do Brasil, evitando de pagar taxas mais altas”, afirmou.

Lóssio também falou sobre a política salarial de sua gestão para a categoria. “Temos nos esforçado para manter os salários em dia e reajustá-lo de acordo com as nossas condições”. O prefeito anunciou que os funcionários públicos terão uma escola em Petrolina. “Estamos criando a Escola Municipal do Servidor que é um benefício inédito na nossa comunidade. Enfim, queremos servir melhor as pessoas que esperam muito de vocês e do prefeito. Amanhã será melhor que hoje”, finalizou.

O quadro funcional da Prefeitura de Petrolina está assim constituído: 3.978 servidores efetivos, 1420 contratados, 222 comissionados, 502 aposentados e 149 pensionistas.

O 28 de outubro, “dia do funcionário público”, foi instituída no Governo do Presidente Getúlio Vargas, através da criação do conselho Federal do servidor Público Civil em 1937. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no Decreto número 1713 de 28 de outubro de 1939. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos de governo que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação como justiça, saúde, segurança, entre outros.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Morre ex-prefeito de Abaré- Bahia

Será enterrado hoje sexta-feira, dia 30, no cemitério do município de Abaré, o ex-prefeito Salomão Tolentino Teles. Ele faleceu hoje, vítima de infarto. A família recebeu as condolências da população e o prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos, enviou mensagem de pesar.(UPB)

Twitteiros fogem da Lei Seca

Os "inimigos" da Lei Seca declararam guerra às blitzes. Com a ajuda da internet, descobriram um novo método de fuga das operações. O Twitter, uma das mais badaladas redes de relacionamento virtual do planeta, está sendo usado por pessoas que "vazam" informações sobre as operações realizadas no Recife. As mensagens são postadas na conta Lei Seca Rec e o número de acessos aumenta principalmente nos finais de semana. A moda já pegou e da terça-feira passada até ontem o número de seguidores da página passou de 795 pessoas para 833. A direção do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) criticou a ação e disse que está analisando formas de tirar a conta do ar.


Conta Lei Seca Rec foi aberta no Twitter na semana passada. Até ontem à tarde, já agregava 833 seguidores. Foto: twitter.com/leisecarec/Reprodução
"O poder público tem o dever de fazer blitze. E o cidadão tem o direito de informar, se quiser, onde e a que horas esse dever está sendo aplicado", diz uma das últimas mensagens postada na conta Lei Seca Rec, no último dia 26. Desde agosto, os "bem-informados" internautas postam mensagens divulgando se o caminho está livre ou não por onde passam, mas somente esta semana o Detran ficou sabendo, por meio do Diario, da nova tática de fuga. O detalhe é que, diferentemente das mensagens via celular, o novo sistema para escapar do etilômetro alcança centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo que seguem a conta. Ideia parecida já é aplicada no Rio de Janeiro e em São Paulo.(Diário de Pernambuco)

Bônus à vista a quem cumprir metas do PAC

O Governo Lula conseguiu aprovar na Câmara um bônus especial para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Está previsto que o benefício será pago aos que cumprirem metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefes de campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República. O projeto será agora submetido à apreciação do Senado.O estímulo extra para que os servidores façam o seu próprio trabalho varia de R$ 3.231,87 a R$ 28.705,18 e será pago em três parcelas: a primeira, no mês de outubro deste ano; a outra em dezembro e a última, em abril de 2010, seis meses antes das eleições. Serão beneficiados 2.947 servidores ativos do quadro de pessoal do DNIT, segundo dados do governo.
O impacto do bônus no orçamento está previsto em cerca de R$ 33,57 milhões. Além do bônus especial, tramita na Câmara um projeto que reajusta o salário dos servidores do DNIT. O período de cumprimento de metas previstas no projeto aprovado ontem mostra o interesse em acelerar as obras do PAC. Um dos artigos determina que o conjunto de metas a ser fixadas pelo órgão compreende de 1° de janeiro de 2009 a 30 de abril de 2010, a partir do PAC.
“É um projeto claramente eleitoreiro e, infelizmente, prevalece aqui a coalizão dos gastos públicos”, protestou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), lembrando que os servidores do DNIT já recebem gratificação. O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), afirmou que o projeto desrespeita outros servidores públicos que não receberão o bônus. “Esse projeto é só para cumprir o PAC. É eleitoreiro. Esse pessoal (governo) não tem nem acanhamento em propor uma coisa dessas.”
O projeto original do Executivo previa um valor maior para o bônus (de R$ 6,4 mil a R$ 48,7 mil), mas, como o Executivo enviou depois o projeto de reajuste salarial, houve um corte de cerca de 40% no bônus. A oposição tentou acabar com o benefício, mas a votação foi arrasadora. O placar registrou 291 votos a favor, 59 contrários e uma abstenção. Apenas o DEM e o PSDB foram contrários.
Em outra votação, o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), tentou desvincular o bônus das obras do PAC. No entanto, conseguiu apenas 70 votos. O governo manteve o texto, com 267 votos e uma abstenção.

Bolsas

O governo colocou no projeto ainda um adicional de plantão hospitalar para os servidores da Saúde e uma autorização para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) conceder bolsas para alunos e professores vinculados a programas de ensino à população indígena, quilombolas e do campo. Outro item do projeto autoriza as universidades federais a conceder bolsas a estudantes matriculados em cursos de graduação para desenvolvimento de cursos de extensão. (Folha de Pernambuco)

Lula critica imprensa e "elites que não tinham vergonha"


Para uma plateia formada por catadores de materiais recicláveis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem, em São Paulo, a criticar o trabalho da imprensa, o que levou o público, estimado em cerca de 3.000 pessoas, a vaiar o grupo de jornalistas que acompanhava o seu discurso. Segundo informa a Folha de S.Paulo, além de recomendar que repórteres não interpretem notícias, Lula afirmou que os formadores de opinião "já não decidem mais (...) porque o povo não quer mais intermediário".

"Hoje vocês têm a oportunidade de fazer a matéria da vida de vocês. Se vocês esquecerem a pauta do editor de vocês e se embrenharem no meio dessa gente (...) para vocês conversarem sobre a vida deles (...) Publiquem apenas o que eles falarem. Não tentem interpretar." Lula era o convidado de honra da Expocatadores 2009, evento que reuniu "catadores de rua" do país -catadores de materiais recicláveis.

Ao concluir as lições sobre jornalismo, o presidente minimizou a importância dos formadores de opinião no Brasil, afirmando que "o povo tem pensamento próprio" e adquiriu o gosto pela cidadania. Em seguida, completou: "O mundo é mais limpo quando o pobre toma consciência".O petista também aproveitou para fazer uma crítica indireta à elite do país: "Essa gente, que eu diria, até de forma humilhante, não tinha vergonha de passar de carro e jogar um lixo qualquer achando que vocês eram de segunda categoria e tinha obrigação de catar o lixo deles (...) Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode der discriminado pela sua profissão", disse.(Blog do Magno Martins)

Secretários Municipais de Educação estão em Petrolina hoje

Petrolina está sediando o encontro da União dos Dirigentes municipais de educação (UNDIME- regional) que reunirá em média 50 secretários do Estado de Pernambuco no auditório do SEST/SENAT nesta sexta-feira (30). A intenção é promover uma reunião de formação continuada para os secretários de educação.

A Secretaria de Educação de Petrolina preparou uma programação que enfatiza as atribuições do Secretário Educacional. Na ocasião, a SME apresentará a rede municipal de educação e os programas instituídos na atual gestão municipal, além de possibilitar um maior conhecimento da região aos secretários de outras cidades pernambucanas.

Programação

30/10/2009
8h às 17h

Tema: Planejamento estratégico e o Plano de ações articuladas

Abertura: Prefeito Júlio Lóssio - Prefeito de Petrolina
Apresentação Cultural: Maracatujaba - Participação: alunos da
Escola Nicolau Boscardin


Um pouco do muito de Petrolina - Domingos Sávio - Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo
e Cultura de Petrolina

Macro Estrutura da Secretaria de Educação - Profa. Célia Regina Secretária de Educação de Petrolina



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A “represália” de Dedé da Simpatia


803Como o Blog havia adiantado, a sessão ordinária de ontem (28) deixou ruídos na Câmara de Vereadores de Petrolina. O projeto de lei do Executivo Municipal, que previa a abertura de crédito de R$ 1,56 milhão para a construção de 1.044 casas populares, acabou não sendo votado. Ficou para semana que vem.

O vereador Dedé da Simpatia (PSDB), presidente da Comissão de Obras, pediu para retornar o projeto à Comissão. Justificou que não conhecia o terreno no bairro Pedra Linda, onde as casas serão construídas.

Mas, para muita gente, o argumento do vereador é apenas uma ponta do iceberg. Como Dedé foi alijado do grupo de Lóssio, que o achava muito mais de oposição do que de situação, esse teria sido o momento do vereador dar o troco. Ainda mais porque o projeto pode vencer o prazo e Petrolina não verá mais as casas, se isso acontecer. Seria uma represália e tanto. O problema é que Dedé certamente vai ganhar a antipatia de quem sonha com um teto, e pode ficar sem ele.

Por Antonio Carlos Miranda (foto: Wesley Lopes/Câmara Ver.Petrolina)
Blog do Carlos Britto

Campos trabalha com dois cenários ao Senado


O governador Eduardo Campos (PSB) garantiu, ontem, que não terá problemas em administrar os ímpetos dos aliados que disputam as duas vagas da chapa governista para o Senado Federal. Para o socialista, que evitou ao máximo falar sobre o assunto, é natural que as lideranças de sua base pleiteiem os espaços. Nos bastidores, entretanto, os eduardistas avaliam que o governador trabalha com dois cenários. No caso de o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) se lançar na disputa pelo Palácio das Princesas, ele se veria obrigado a optar por uma chapa mais forte, com o secretário João Paulo (PT/Articulação Regional) e o deputado federal Armando Monteiro Neto (PTB). Se ex-governador abdicar da disputa, Campos ficaria mais livre para convidar quem não ameace a sua liderança no Estado.

Além de João Paulo e Armando, se colocam como pré-candidatos à Casa Alta os secretário Humberto Costa (PT/Cidades), que em entrevista à Folha admitiu concorrer se for convocado; Fernando Bezerra Coelho (PSB/Desenvolvimento Econômico), que defendeu uma vaga na chapa para o PSB; e Luciana Santos (PCdoB/Ciência e Tecnologia), cujo seu partido já sinalizou que vai estimular a candidatura. Diante das possibilidades, Eduardo Campos preferiu se esquivar. “Não é hora de tratar dessa questão eleitoral. O povo não quer ver o governador tratando disso. O povo quer ver o governador entregando casa, trazendo fábricas que geram empregos. É isso que vou fazer até o limite de que eu puder fazer”, desconversou o socialista, após entregar 160 casas para moradores da comunidade Saramandaia, no Recife.

No início da tarde, após a coletiva no Palácio, em que anunciou a antecipação do décimo terceiro salário para os servidores estaduais, o governador corroborou com a avaliação de que ele ganha politicamente com a medida. “É uma marca de respeito que quero levar dos servidores, que tanto têm contribuído para a gente melhorar as políticas do Estado. Eles sabem o governador que tem atenção com os servidores. Não faço demagogia. Quando pode, pode. Quando não pode, eu explico porque não pode”, disse Campos, ressaltando as políticas de sua gestão para os servidores. “Colocamos um calendário na mão do servidor e o pagamento para dentro do mês. Não tinha e isso era notícia nos jornais”, destacou. (Folha de Pernambuco)

Foto:Josélia Maria

Senado aprova R$ 11 bilhões a mais por ano para a educação


Recursos extras para a área aumentarão gradualmente, até ser inteiramente eliminado o desconto previsto pela Desvinculação dos Recursos da União (DRU)

Fábio Góis

Por unanimidade (52 votos a zero, sem abstenções) e em dois turnos, o plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (28) uma proposta de emenda à Constituição que, entre outras disposições, reduz anualmente, a partir deste ano, o percentual de descontos feitos nos repasses da União à área da educação pela chamada DRU, sigla que designa a Desvinculação dos Recursos da União. O mecanismo foi criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso para garantir o equilíbrio das contas públicas.

Modificada e aprovada na Câmara na semana passada , a matéria segue agora para promulgação.

Atualmente, a DRU desconta 20% dos recursos federais que deveriam ser aplicados na área educacional. Uma vez promulgada, a emenda à Constituição injetará mais R$ 4 bilhões para a educação apenas neste ano. No próximo ano, o setor receberá R$ 7 bilhões a mais, e, a partir de 2011, perto de R$ 11 bilhões.

A proposição define descontos de 12,5% dos recursos da educação em 2009, e 5% em 2010. A partir de 2011, não haverá mais nenhuma retenção de recursos no setor. A Constituição determina que a União deve destinar ao menos 18% da arrecadação federal para a educação, enquanto estados, municípios e Distrito Federal devem reservar, no mínimo, 25% das receitas de impostos oriundos de transferências, a serem destinados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino.

Prioridades

A PEC também estabelece prioridade na destinação dos recursos públicos para o ensino obrigatório, em especial no que diz respeito à universalização e às garantias de padrão de qualidade e equidade educacional, segundo as diretrizes do Plano Nacional de Educação.
A universalização progressiva, até 2016, do ensino básico (do ensino infantil até o médio) e gratuito fica estendida às pessoas entre 4 e 17 anos. Atualmente, o benefício atinge apenas o ensino fundamental. A universalização plena será alcançada quando todas as pessoas na faixa etária citada estiverem na escola.
Também fica estabelecido com a proposta que o Estado deve proporcionar atendimento ao aluno em todas as fases da educação básica, por meio de programas de subsídio para material escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. União, estados, municípios e Distrito Federal devem organizar seus sistemas educacionais segundo métodos definidos de colaboração mútua, com vistas à universalização do ensino obrigatório.(Congresso Em Foco)

Começa entrega de Exame de Câncer de Mama


A Secretaria da Mulher de Petrolina começa hoje (29) a entrega do resultado da mamografia (exame realizado no dia 14 de setembro no Parque Josefa Coelho durante a campanha de prevenção ao câncer de mama e próstata) . O resultado dos exames está na Secretaria da Mulher localizada no Centro de Convenções da cidade e o atendimento começa a partir das 07:00h..

IV Vetvale Começa hoje

Começa hoje (29), às 17h30, o IV Encontro de Medicina Veterinária do
Vale do São Francisco. O evento é promovido pela Univasf, através do
Colegiado Acadêmico de Medicina Veterinária e conta com o apoio de outras
instituições públicas e privadas. As atividades envolvem palestras que
acontecem no auditório Josepha Coelho, na sede da Justiça Federal, em
Petrolina, e minicursos que serão ministrados no campus Petrolina Centro
da Univasf até sábado (31).

Este ano, a programação do IV Vetvale inclui o curso de Responsabilidade
Técnica, oferecido gratuitamente a profissionais médicos veterinários e
zootecnistas. “Esta é a primeira vez que este curso é realizado em nossa
região e é também uma grande oportunidade para a qualificação nesta área”,
ressalta um dos coordenadores do evento, professor João Alves. Ele explica
que este curso, em alguns estados do País, como a Bahia, por exemplo, já é
obrigatório para quem deseja atuar no segmento de supermercados e
indústria de carnes e derivados.

Também serão oferecidos os minicursos ‘Defesa Sanitária Animal – Programas
Nacionais e Aspectos Epidemiológicos; ‘Emergências nas Clínicas Médicas e
Cirúrgicas’, e as palestras ‘O ensino da Medicina Veterinária no Brasil e
Perspectivas Futuras’; ‘Inovações Tecnológicas’; ‘Bioética e Bem-estar
Animal’; e ‘A Realidade dos Matadouros Públicos do Estado de Pernambuco’.
A respectiva programação é aberta a profissionais e estudantes, mediante
inscrição que pode ser efetuada nos locais do evento. Segundo informações
da comissão organizadora, os valores são respectivamente, R$ 45,00 para
estudantes, e R$ 90,00 para profissionais.



Cassel destaca rede de políticas para a agricultura familiar

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou nesta quarta-feira (28) que o Brasil passa por um momento histórico. "Nos últimos sete anos, fomos capazes, Governo Federal e movimentos sociais, de construir uma rede de políticas públicas voltadas exclusivamente para o produtor familiar", disse.
A declaração foi feita durante a abertura do II Congresso Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil), que vai até o próximo sábado (30) no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional de Trabalhadores da Indústria (CTE/CNTI), em Luziânia (GO).
Entre as políticas criadas para os agricultores familiares, o ministro citou, por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujo volume de recurso tem aumentado anualmente; a criação dos seguros agrícolas de preço e de clima para os produtores familiares; a criação da Linha Mais Alimentos, direcionada para a modernização produtiva das unidades familiares do País; a Lei da Alimentação Escolar, que prevê que pelos menos 30% dos produtos utilizados na alimentação escolar sejam oriundos da agricultura familiar; e a nova Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em tramitação no Congresso Nacional. "Essas conquistas demonstram que o Governo Federal, que antes não via ou ignorava a capacidade produtiva dos pequenos produtores, agora enxerga com novo olhar os agricultores familiares brasileiros".

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Histórico da Emissora Rural A Voz do São Francisco


Fundada pelo 4º Bispo de Petrolina DOM ANTÔNIO CAMPELO DE ARAGÃO, natural da cidade de Garanhuns – PE, designado Bispo de Petrolina no dia 24 de fevereiro de 1957. Parcela viva no progresso desta cidade, deixando marcas de desenvolvimento durante 18 anos que permanece entre o povo petrolinense.
De várias obras realizadas da diocese de Petrolina, Dom Antônio Campelo de Aragão fundou a EMISSORA RURAL, como instrumento de evangelização e humanização. A idéia de Dom Campelo foi concretizada tendo ao seu lado o Pe. Mansueto de Lavour, Pe. Gonçalo Pereira Lima e Pe. José de Castro (Pe. Zequinha).
Sua inauguração foi realizada no dia 28 de Outubro de 1962, sendo Batizada com o nome de FUNDAÇÃO EMISSORA RURAL A VOZ DO SÃO FRANCISCO, cuja missão é formar culturalmente a população do nordeste brasileiro.
Muitas dificuldades Dom Campelo enfrentou principalmente na época do golpe militar, havendo muita pressão devido o Programa Educação de Base (aulas através do rádio), com professoras e monitoras espalhadas por toda a região. O programa do MEB – Movimento de Educação e Base, durou cinco anos, ensinando ao homem do interior ler e a escrever.
Várias celebridade do mundo artístico utilizaram as ondas da Emissora Rural para apresentar os seus trabalhos e dentre eles destacamos: Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Caubi Peixoto, Altemar Dutra, o teatrólogo Plínio Marcos, Claudionor Germano e Nelson Ferreira, entre outros.
Obrigado Dom Antônio Campelo por ter implantado esse órgão de comunicação tão importante que é a Emissora Rural. Agradecemos também ao querido Bispo Dom Gerardo Andrade Ponte que atuou como Presidente desta Emissora durante oito anos, passando a Presidência ao nosso atual Bispo Dom Frei Paulo Cardoso, que vem desenvolvendo seu trabalho de missionário evangelizador com o slogan A rádio de Maria que anuncia Jesus. E a toda equipe de funcionários e ex-funcionários que sempre se doaram bastante, levando junto com toda a diretoria as informações, entretenimentos e educação a todo o Vale do são Francisco.

Foto:Josélia Maria

Oração a São Judas Tadeu


Glorioso S. Judas, ilustre Apóstolo e mártir de Jesus Cristo, resplandecente de virtudes e de milagres, fiel e pronto advogado dos que vos veneram e têm confiança em vós, vós sois o patrono e o poderoso auxílio nas situações difíceis. Por isso, eu recorro e recomendo-me a vós.
Vinde em meu auxílio, eu vos suplico, com a vossa poderosa intercessão, pois obtivestes de Deus o privilégio de ajudar os que perderam toda a esperança. Dignai-vos baixar os vossos olhos sobre mim; a minha vida é uma vida de cruz, os meus dias, dias de angústia, e o meu coração um mar de amargura. Todos os meus caminhos estão cobertos de espinhos e quase não tenho um lugar de repouso. Não me abandoneis nesta triste situação. Não vos deixarei enquanto não me tiverdes atendido. Apressai-vos a socorrer-me. Ficar-vos-ei reconhecido o resto da minha vida, reverenciar-vos-ei sempre como meu patrono especial e prometo-vos espalhar o vosso culto e a força do vosso nome. Assim seja.

28 DE OUTUBRO DIA DE SÃO JUDAS TADEU

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa: festejado. Tadeu, quer dizer: peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.
A festa de São Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.

Eduardo sai em defesa das viagens







CAMPOS é favorável que os governantes realizem atos administrativos



GOIANA - Depois de o novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, defender as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-candidata Dilma Rousseff (PT/Casa Civil) para fiscalizar obras do PAC, foi a vez do governador Eduardo Campos (PSB) reforçar o posicionamento em favor dos aliados. Ontem, após cumprir agenda em Goiana, o socialista acusou a oposição no plano nacional de estar “sem assunto”. Na sua opinião, os adversários do presidente deveriam propor um debate acerca do desenvolvimento do País e não insistir no tema.
“Isso é uma falta de assunto que agride a consciência da sociedade brasileira. Tem quadros na oposição que poderiam fazer um debate muito mais interessante. Discutir o grande desafio para a manutenção do crescimento num patamar que inclua a população, que reduza as dificuldades. Discutir a política macroeconômica, a política monetária, a expansão de crédito, de investimento. Acho que isso é muito mais interessante do que encher o jornal de ‘coisinhas’ que não interessam a ninguém”, disparou Eduardo Campos.
Para o socialista, “é natural” que os gestores inspecionem as obras de suas gestões. “Se alguém quer ser governante e não quer tomar conta das obras, é um problema de quem pensa desse jeito. O presidente Lula visita as obras que o governo dele tem a responsabilidade de fazer, sobretudo as obras que foram faladas, decantadas durante muitos e muitos anos e não saíram do papel”, provocou.
O próprio Eduardo, que disputará a reeleição no próximo pleito, vem fazendo isso, nos últimos meses, com suas caravanas pelo interior do Estado. Nas viagens, ele leva secretários, deputados e políticos das regiões e reúne populares nas inaugurações, vistoria obras e assina ordens de serviço. E, nos discursos, enfatiza as ações da sua gestão, além de compará-las com as dos governos Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho.
As declarações do governador corroboram com a defesa feita pelo advogado-geral da União. Anteontem, ao destacar o caráter administrativo das viagens de Lula, Luís Inácio Lucena Adams disse que o petista não poderia ser colocado numa “redoma”. Os posicionamentos foram uma resposta ao PSDB, que, na semana passada, entrou com duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que o órgão investigue um suposto caráter eleitoral da última vinda do presidente a Pernambuco para vistoriar as obras da transposição do rio São Francisco. (Folha de Pernambuco)

Projeto 'Acorda Raimundo, acorda', no Jardim Amazonas


Secretária da Mulher Maria dos Anjos


O fomento ao cinema de gênero em Petrolina continua. Dessa vez, a exibição do filme ‘Acorda Raimundo, acorda’ acontecerá às 19h da próxima Quinta-feira (29) na Praça do Bairro Jardim Amazonas. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher, além de estimular a cultura na região, estimula o telespectador a refletir sobre o preconceito e a violência contra as mulheres.
“Todos os bairros de Petrolina serão agraciados com sessões especiais”, assegura a secretaria da pasta, Maria dos Anjos Fonseca. (Jornal Ação Popular On Line)

Produtores da Cooaprisco participam do programa Balde Cheio


Os produtores de leite de cabra da Cooperativa Agropecuária do Sertão do São Francisco-Cooaprisco de Santa Maria da Boa Vista, estão fazendo parte de um programa que pretende melhorar a produção leiteira em todo território do Sertão do São Francisco pernambucano. É o Balde Cheio, um programa do Banco do Nordeste (BNB) e Governo do Estado, que através de capacitação e transferência de tecnologias vai preparar produtores em áreas como a aplicação de técnicas apropriadas para (adubação) manejo de pastagens, manejo alimentar com formulação de ração balanceada, pastejo rotacionado, implantação de controle da produção leiteira, até o melhoramento genético por meio da inseminação artificial.
Durante a primeira reunião do programa em Santa Maria da Boa Vista, na última sexta-feira(23), foi dado início ao cadastramento dos produtores e agendado um encontro com o prefeito do município, Leandro Duarte. Segundo o presidente da Cooaprisco, Josival Agostinho Valêncio, o objetivo agora é conseguir junto ao executivo municipal a disponibilização de um técnico em agropecuária para atuar como extensionista no programa.
Na reunião de sensibilização, que também contou com as presenças da agente do desenvolvimento do Banco do Nordeste, Arlene Rocha, o representante do IPA, José Américo e o presidente da Aprisco do Vale, Nelson Coelho de Santana, ficou decidido ainda a realização de um treinamento dos produtores na Paraíba, onde estes irão absorver a metodologia do projeto na área de gestão e produção de leite.
O programa Balde Cheio prevê o acompanhamento dos produtores por um ano com aulas práticas e teóricas ministradas pelos técnicos agrícolas cedidos pelos demais parceiros, como as prefeituras municipais e também pela iniciativa privada. Após, a fase de palestras, os técnicos locais irão selecionar os produtores participantes, atendendo a critérios de aptidão e experiência no ramo, entre outros. A previsão é que mais de 100 propriedades façam parte do Balde Cheio.

Petrolina está próxima de reduzir seu déficit habitacional


A Prefeitura Municipal de Petrolina deve iniciar ainda em novembro a construção das primeiras unidades habitacionais do programa “Minha Casa minha Vida”, conforme a Lei Federal 11.977 de sete de julho de 2009, que irá beneficiar mais de cinco mil famílias na cidade.

Nas duas primeiras etapas serão construídas casas no bairro Pedra Linda com a construção de 500 residências, depois 244 e numa terceira etapa 300 casas, perfazendo um total de 1044 unidades. Em cada unidade, a prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 1.576 mil e o restante do investimento será da Caixa econômica Federal. Outras unidades serão construídas posteriormente, perfazendo um total de R$ 10,9 milhões de reais.

De acordo com Geraldo Júnior, a prefeitura de Petrolina já enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que prevê a parceria da iniciativa privada na execução do projeto. “O projeto é relativo aos incentivos fiscais de desconto do Imposto Sobre Serviços - ISS, Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU e Imposto de Transmissão de Bens Inter-vivos”, explicou. Segundo o Prefeito Júlio Lóssio (PMDB) a aprovação do projeto de incentivo fará a cidade diminuir seu déficit habitacional e tornará os projetos que buscam ser implantados na cidade mais competitivos.

A votação do Projeto de Lei que deve dar o parecer final para a prefeitura começar a executar o programa acontece nesta quarta feira na Câmara Municipal. “Depois da aprovação do Projeto de Lei, a construção das primeiras unidades vai começar em 30 dias. Essa lei consolida as condições para a execução do programa”, ressaltou Geraldo Junior. Com isto, No próximo dia 03 de Novembro o Prefeito Júlio Lóssio e o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Alex Norat, assinam os primeiros dois projetos de construção de casas populares


Operações coletivas

Parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e o Governo Federal, Operações Coletivas também é um programa que pretende reduzir o déficit habitacional com a construção de casas populares na cidade de Petrolina. Segundo o Secretário de Planejamento, Geraldo Junior, o investimento global do Programa será de mais de R$ 10 milhões, e dependendo da aprovação do Projeto de Lei nesta quarta feira, solicitando suplementação orçamentária à Câmara Municipal, as obras poderão começar ainda no próximo mês.

Para viabilizar a concretização do programa já foram realizadas mais de 1000 visitas em famílias cuja renda não ultrapassa um salário mínimo. Pedra Linda, Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e Cosme Damião, são exemplos de alguns bairros que já foram visitados. A intenção é fazer um levantamento para averiguar a situação real dos lares, em seguida fazer a seleção e cadastrar as famílias contempladas no programa. O levantamento é feito com o auxilio de uma comissão formada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e membros da Sociedade civil organizada. De acordo com o Superintendente de Habitação do Município de Petrolina, Edinaldo Lima, a formação dessa equipe no levantamento das famílias é importante para um maior conhecimento do público beneficiado com o programa. “Esta iniciativa demonstra a importância que o Governo Municipal está dando para a redução do déficit habitacional. Com esse programa também é possível reduzir outros problemas, referente à saúde, por exemplo,” ressaltou.

FENAJ convoca mobilização para garantir aprovação da PEC do diploma na CCJ da Câmara *


A PEC que tramita na Câmara, resgatando a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo, será votada nesta quarta-feira, dia 28, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A Proposta que entra em votação é a de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), e tem como relator, na Comissão, o deputado Maurício Rands (PT-PE). A FENAJ pede a participação de todos os apoiadores da campanha em defesa da profissão, com o envio de mensagens aos parlamentares da CCJ, pedindo a aprovação desta PEC.
Além dos e-mails dos membros da CCJ, a Federação disponibiliza em seu site, ainda, a relação daqueles com twitter. A entidade solicita, também, a continuidade do trabalho pela ampliação dos integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, que já conta com mais de 240 participantes, buscando a adesão dos deputados e senadores de cada estado e/ou região que ainda não aderiram.
Jornalista com diploma! Melhor para o Jornalismo, melhor para a sociedade



Na avaliação da FENAJ e da coordenação da Campanha em Defesa do Diploma, a aprovação da PEC 386/09 será a primeira grande vitória na mobilização para resgatar um dos pilares da regulamentação profissional do jornalista. "Será nossa primeira grande vitória no enfrentamento da ameaça de desregulamentação, imposta pelo STF não apenas à profissão do jornalista, mas às demais profissões e à própria sociedade na sua luta pelo controle público e democratização da comunicação", destaca Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e integrante da coordenação da campanha.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Governo anuncia nova data para o carnaval de Juazeiro


Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e o secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer Pedro Alcântara Filho, acompanhados dos representantes da Associação de Blocos e do empresário juazeirense Jesus Sangalo, concederam entrevista coletiva anunciando a nova data do carnaval da cidade, que será realizado entre os dias 27 e 30 de maio de 2010. Também foi apresentado um projeto de desenvolvimento para a cultura e o turismo para o município com o nome de “O som do Juazeiro”, que atingirá toda a região do Vale do São Francisco.
O prefeito Isaac Carvalho relembrou quando foi presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ – e que naquele tempo já havia uma preocupação com esta data da festa momesca, pois não trazia lucros para o município. Reiterou o sucesso que foi o Pré-carnaval de Juazeiro de 2009, mas que ficou uma infinidade de dívidas para blocos, Poder Público e comerciantes. Após as argumentações, Carvalho anunciou a nova data para a festa de momo, e destacou que foi uma decisão democrática, discutida com Associação de Blocos, e articulada com a apresentação do projeto proposto por Jesus Sangalo.

Temos que agregar valor a nossa festa e não aumentar os gastos. O carnaval estava sendo subaproveitado. O nosso comércio não lucrava, pois tínhamos um longo período de feriado, os blocos não vendiam os seus abadás e uma série de fatores que desfavoreciam a realização da festa no início do ano, antecedendo o carnaval oficial. O que nós faremos é potencializar o turismo em nossa cidade, ligando a períodos importantes. Maio é um mês de entressafra e a região recebe muita gente de fora, seja de outra região do país ou estrangeiros. Com isso, faremos uma grande festa e com a presença da grande estrela internacional, que também é juazeirense, Ivete Sangalo”, declarou o prefeito.



O Som do Juazeiro



O empresário Jesus Sangalo apresentou o projeto intitulado “O Som do Juazeiro”, proveniente de um estudo de agregação de valor à cultura da cidade. O projeto começa com a produção de uma escultura de um violão, feito com aço carbono revestido em inox, a ser colocado as margens do rio São Francisco, aproveitando uma estrutura já existente na orla da cidade. Além da obra de arte, está previsto a criação de uma faculdade de música, que será implantada nas dependências da antiga FRANAVE, localizada na Ilha do Fogo, e a realização de um show de Ivete Sangalo acompanhada de artistas nacionais, como Moraes Moreira e Davi Moraes, e juazeirenses como Luis Galvão e João Gilberto (ainda não definido). Outra novidade seria a escola de Lutieres, sendo produzidos violões e outros instrumentos de cordas com a madeira da árvore que dá nome a cidade, criando o “Stradivárius do Sertão”. Para isso, o empresário ressaltou que está sendo feito um trabalho de replantio de mata ciliar e produção de mudas do Juazeiro.



Na oportunidade, Pedro Alcântara Filho ressaltou que a antiga data da realização do Carnaval de Juazeiro concorria com outros eventos como o Pré-caju, em Aracaju, e o Festival de Verão em Salvador, impedindo a vinda de turistas para a cidade. “Poucos turistas chegavam à cidade para curtir o carnaval devido à quantidade de festas que o antecedem, a exemplo do Festival de Verão. A data antiga implicava em gastos sem retorno para a Prefeitura, blocos e comércio local. A nossa intenção é fazer com que mais pessoas conheçam a nossa cidade e esta nova data é bem propícia para que o visitante faça tanto o turismo comercial, de experiências e cultural”, disse. (Jornal Ação Popular On Line)

Boatos de rua

Certos políticos não gostam de gente que pensa, preferem os que dizem amém e balançam a cabeça.Será?

Prefeitura Realiza blitz fiscal Educativa na Cohab VI


Funcionários do Núcleo de Licitações, Contratos e Convênios, Secretaria de Gestão e Finanças, de Planejamento e de Segurança Cidadã, participaram de uma blitz educativa no Bairro da Cohab VI na sexta feira (23). O objetivo foi orientar os donos de bares, de restaurantes, lanchonetes e outras modalidades comerciais de como proceder para regularizar a situação fiscal junto à Prefeitura Municipal.

Os pequenos comerciantes também receberam orientações da Vigilância Sanitária sobre higienização nos locais de comercialização dos produtos. De acordo com o secretário, Alvanilson Reis Pires, a blitz teve uma missão educativa. “Estamos aqui nesse primeiro momento buscando orientar e trazer os estabelecimentos para a formalidade. É importante resgatar o papel de cidadão que cada um deve desempenhar tanto na exigência de seus direitos como no cumprimento de suas obrigações. Sabedores de como funciona o setor fiscal fica mais fácil entender o porquê do pagamento dos tributos e da importância deles que são transformados em recursos para investir na cidade”, afirmou. Durante a ação foram visitados cerca de 40 estabelecimentos.

De acordo com o secretário, o negócio legalizado facilita e tranqüiliza os pequenos comerciantes que podem comercializar os seus produtos com maior segurança, além de estarem contribuindo com o desenvolvimento de Petrolina. As blitz educativas irão continuar mensalmente em outros bairros da cidade. “A intenção é envolver diversos aspectos nessas orientações como, por exemplo, saúde nos estabelecimentos comerciais, além do uso e ocupação consciente do espaço público”, explicou o Secretário de Planejamento Geraldo Junior.

INOCÊNCIO Aliança Jarbista já está ultrapassada


O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR) afirmou que a União por Pernambuco, aliança que era formada pelo PSDB, PMDB, PPS e PFL (hoje DEM), está ultrapassada, embora só reste o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), na sua visão, para enfrentar o governador Eduardo Campos (PSB), na disputa de 2010. O parlamentar, que fazia parte do grupo, disse que se a coligação voltar a atuar terá que ser com outra roupagem. “Qualquer outro nome, a União por Pernambuco foi um momento, já está ultrapassada. Poderá ser ‘As forças oposicionistas de Pernambuco’, sei lá, qualquer coisa. A União foi um momento onde forças antagônicas se uniram, do qual fiz parte”, definiu, ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
Mesmo afirmando que ela não existe mais, o parlamentar não nega que a disputa com o mesmo grupo para as duas vagas do Senado será árdua. “O DEM hoje tem como questão de honra reeleger o senador Marco Maciel. Vai ser uma das eleições mais difíceis para senador no Estado. Se para governador estamos tranquilíssimos, para o Senado acho que a dificuldade será grande”, reconheceu.
Contudo, na opinião de Inocêncio, esse cenário só se consolida caso o candidato a governador seja mesmo o senador e ex-governador Jarbas Vasconcelos. “Será difícil qualquer que sejam os nossos dois candidatos, contra os senadores Marco Maciel e Sérgio Guerra (PSDB). Agora para isso precisa de um candidato forte, e o único candidato que eles têm é Jarbas Vasconcelos. Caso contrário eles serão esmagados, não terão a menor chance, e também terão uma pequena bancada de deputados, tanto federais quanto estaduais”, previu.
Inocêncio reconhece que a coligação que governou Pernambuco por oito anos terá o que mostrar, durante a campanha, mas também admitiu que a estratégia dos governistas será bater na tecla de que “foi um governo de uma obra só”. O deputado referiu-se à duplicação da BR-232 e enumerou o que Eduardo Campos, junto com o Governo Lula, vem fazendo nas estradas e na área da Saúde.



DILMA



Inocêncio achou uma ótima ideia a comparação feita pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), entre ela e o candidato tucano à Presidência, como a reedição de um cenário do presidente Lula versus o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Até como estratégia de campanha é perfeito, porque se conseguir que eles entrem nessa comparação, eles estão fritos. Vão perder a eleição, porque a comparação é altamente positiva para o nosso lado. Ela está fazendo muito bem”, elogiou. (Folha de Pernambuco)

A voz do dono?

De repente, secretários (políticos) do governador Eduardo Campos (PSB) estão com discurso afinado no sentido de que o governador Aécio Neves (PSDB/MG) é melhor candidato do que o governador José Serra (PSDB/SP) para enfrentar a ministra Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. Aécio, todos sabem, é quase parceiro de Eduardo, que é candidato à reeleição. E Serra, todo mundo sabe também, vem liderando as pesquisas eleitorais e pode reforçar o palanque estadual da oposição, sobretudo se o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) for candidato ao governo. O argumento é o de que Aécio é carismático e pode enfrentar Dilma em melhores condições, como se a ministra fosse um exemplo de carisma. Essa análise, claro, tem pouco a ver com a sucessão presidencial e muito com a sucessão estadual. E passa um receio, que nenhum governista expressa abertamente - a reeleição de Eduardo está, praticamente, garantida, mas um palanque, unindo Serra e Jarbas, pode complicar o que já é tido como quase certo. Com Aéciona disputa presidencial, a campanha eleitoral no estado será outra, a começar pela chapa majoritária da oposição. Se está complicada a presença de Jarbas na sucessão estadual, mesmo admitindo que Serra é quem será o candidato, é claro que o senador não concorrerá ao governo se Aécio for o candidato a presidente. Bem, as divagações em torno de Aécio mostram apenas um lado das inquietações governistas em torno da sucessão estadual. O outro lado é a briga que já se estabeleceu entre o governo Eduardo e o governo Jarbas. Há, dentro do governo, quem defenda que a melhor estratégia para Eduardo, que já está com a reeleição nas mãos, seria a da indiferença em relação a Jarbas. Mas, esse é um comportamento que o Palácio das Princesas não consegue estabelecer. Tanto que revidou à altura a provocação de José Arlindo Soares, ex-secretário de Planejamento do governo Jarbas, que chamou o governador de populista. E coube a Geraldo Júlio, secretário de Planejamento do governo Eduardo, a resposta, "José Arlindo é reacionário", abrindo espaço para um embate ideológico, além da comparação das obras entre os dois governos. Ora, na política, não se gasta energia com quem não incomoda. (Da coluna de Marisa Gibson)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Defesa civil acompanha situação dos bairros em Petrolina após chuvas da madrugada.

Nesta segunda feira (26), uma equipe da Prefeitura Municipal, composta de membros da Defesa Civil e de um representante Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST está visitando os bairros em Petrolina para averiguar a situação de infraestrutura e das famílias, após a chuva de ontem à noite e na madrugada de hoje.

A primeira visita foi na Ocupação do Cacheado onde a equipe identificou pontos críticos e iniciou as ações de assistência às famílias. As outras comunidades a serem visitadas são: Ocupação do Pedro Raimundo Vale do Grande Rio, Jardim Petrópolis, Dom Avelar, Henrique Leite, Vila Vitória e Cosme e Damião.

De acordo com Jenivaldo Santos, Coordenador Adjunto da Defesa Civil, a prefeitura já dispõe de um plano preventivo que foi feito através de um mapeamento das áreas de risco. “São locais onde há riscos de desabamentos. Nessa situação tomamos as medidas cabíveis para evitar acidentes, uma delas é remover as famílias para locais seguros”, afirmou.

De acordo com Santos a situação em Petrolina ainda não pode ser considerada de calamidade, mas exige a atenção da equipe, já que há uma previsão de chuvas até o dia quatro de novembro. O plano de prevenção inclui o cadastramento de galpões com razoável estrutura para abrigar as pessoas de forma mais digna em caso de necessidade, a instalação das famílias atingidas em locais seguros e mais próximos de suas residências, como centros comunitários, evitando roubos das residências, levantamento do número de casas danificadas e a situação geral de cada uma, aquisição de lonas para situações emergenciais. O plano também prevê o apoio da assistência social através da SEDEST que trata de outras questões relacionadas à alimentação e saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A Prefeitura disponibilizou dois números de telefones em casos de emergência para que a população possa acionar a Defesa Civil. São o 3862 - 9164 e o 3862-9213. A defesa Civil fica localizada no Parque Municipal de Petrolina.

Campeã de pole dance mostra arte nas ruas de SP



Rafaela, de 24 anos, que é professora de educação física, mostrou suas acrobacias na academia onde treina, na Zona Norte de São Paulo, e também ao ar livre, e um poste de sinalização da Praça do Por do Sol, na Zona Oeste da capital paulista, para repetir o malabarismo registrado em uma foto enviada direto de Buenos Aires.
Sobrinha do ex-jogador de vôlei Montanaro, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, Rafaela soube como convencer a família de que o pole dance pode ser associado a um trabalho artístico e de acrobacia, sem o apelo sexual visto em algumas casas noturnas.
"O que a gente faz é uma coisa mais acrobática do que sensual. É menos sensual do que um show de funk, por exemplo." Ela conta que os amigos deram a maior força. O namorado também. "Foi ele quem viabilizou de instalar a barra para eu treinar em casa", diz Rafaela. Já os pais ficaram apreensivos. "Minha mãe não gostou muito, disse que era coisa de stripper. O meu pai eu só avisei quando já estava praticando."
Agora, Rafaela começa a treinar para o Campeonato Mundial de Pole Dance, que será realizado em Londres, Inglaterra, em maio de 2010. "Lá só vai ter gente ótima, não terá ninguém mais ou menos. Se não conseguir vencer espero pelo menos estar em um nível para disputar com as melhores." (G1 )

Unimed VSF apoia III Corrida da Assunivasf



A Unimed Vale do São Francisco esteve presente, neste sábado (24), durante o percurso da III Corrida da Associação dos Servidores da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – Assunivasf. O evento, que aconteceu na pista de caminhada e corrida do Parque Municipal Josepha Coelho, premiou com troféu e medalhas nove dos 26 funcionários da instituição de ensino que participaram da competição.

O evento, que faz parte das comemorações dos 5 anos da Univasf, congregou os servidores e promoveu a importância de fazer exercícios físicos. “Toda a instituição se envolve na realização da corrida. Neste ano, tivemos inclusive o apoio de alguns colegiados como o de Educação Física, que coordenou a competição”, destacou o presidente da Assunivasf, Marcelo Farias.

Para o auxiliar administrativo Alberto Gomes, que conquistou a primeira colocação geral com o tempo de 18’49’’, o evento foi nota 10. “É o segunda corrida só neste ano e isso nos estimula a estar sempre treinando, cuidando da saúde”, destacou o funcionário, que também foi ganhador da primeira edição do evento e medalha de prata na segunda, ambas acontecidas no Campus de Ciências Agrárias da Univasf.

Na categoria 18 a 35 masculino, Alberto Gomes, Élson Silva e Augusto César levaram a 1ª, 2ª e 3ª colocação, respectivamente. No 18-35 feminino, ganharam Deuzilene Braga e Lutécia Maciel. Na 35+ masculino, Juraci Emanuel conquistou a primeira colocação e Raimundo Nobre, a segunda. No feminino, as vencedoras foram, nesta ordem, Edna Santiago e Valdira Dias. Ao final da corrida, vários competidores aproveitaram para aferir a pressão arterial na Ambulância Unimed, monitorando o comportamento do organismo.

Arcebispo confirma // Igreja no Rio é usada por traficantes

Marco religioso e turístico do Rio, a Igreja Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte, vem sendo usada por traficantes de drogas de favelas para monitorar a movimentação de policiais na região. A informação foi confirmada ontem pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, durante a procissão da 374ª Festa de Nossa Senhora da Penha, que passou por várias ruas do bairro - muitas delas palco da mais recente guerra travada entre gangues de traficantes e a polícia. Erguido sobre um monte rochoso, o santuário é cercado por favelas e tem vista panorâmica de vários bairros da área.
"Quando há algum problema qualquer, eles (traficantes) usam a torre para olhar quem está chegando", afirmou o arcebispo, que não soube informar, no entanto, se os traficantes entram armados nas dependências da igreja. "Essas coisas acontecem em tudo quanto é lado. Não só em igrejas, mas também em casas e outros locais. Faz parte dessa guerra urbana. Acho que é uma preocupação de todos nós. A Igreja não está isenta disso".
Dom Orani tambémconfirmou que já conversou com autoridades estaduais e municipais sobre o assunto. Disse que não iria pedir aumento do policiamento no local, ressaltando que isso não era atribuição sua. "Como cidadão, a gente também tem direito de reclamar e de dizer. Já conversamos sobre isso. Não é novidade nem para o governo do estado e nem o municipal", afirmou.
Entre as favelas que cercam o santuário, estão a Vila Cruzeiro, o Cariri, o Morro da Caixa d'Água e o Morro do Alemão - todas dominadas por traficantes de drogas. Um dos acessos à igreja, a Avenida Braz de Pina tinha um caveirão (veículo blindado da Polícia Militar) e outras duas viaturas da PM estacionados em frente ao parque Ary Barroso e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Na sexta-feira, houve intenso tiroteio entre policiais e traficantes no local.
O arcebispo também falou sobre a guerra do Rio na homilia. "Vamos todos juntos, nessa grande cidade, construir essa paz". (Diário de Pernambuco)