sexta-feira, 31 de julho de 2009

Psicóloga que diz ter cura para homossexualismo pode perder registro

O Conselho Federal de Psicologia vai decidir nesta sexta-feira (31), às 13h, se cassa o registro profissional da psicóloga Rozângela Alves Justino, do Rio de Janeiro.

Ela afirma oferecer terapia para curar o homossexualismo masculino e feminino. Se ela perder a licença, será a primeira condenação desse tipo no Brasil.

Há dez anos, uma resolução do Conselho Federal de Psicologia proíbe os psicólogos de tratar a homossexualidade como doença e condena a indicação de qualquer tipo de “tratamento” ou “cura”.

Fonte: Agência Brasil

II SEMINÁRIO DE PROMOÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR


Calendário de pagamento da Prefeitura de Petrolina

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina informa que, a Secretaria Municipal de Administração e Controle Interno efetuará o pagamento aos servidores da Prefeitura, referente ao mês de julho/2009, nas seguintes datas:

SERVIDORES

DATA DE PAGAMENTO

FUNDEB 60% E 40%

01/08/2009 – SÁBADO

SECRE,EPTTC,SEDECTUR,SESUP,SEOBHAB,SEGOV,

ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, PROGEM.

04/08/2009 – TERÇA-FEIRA

GABINETE PREFEITO, ASCONV,SECS,REVERSÃO,

PENSIONISTAS,SEMUL,NÚCLEO URBANO,NÚCLEO IRRIGADO,SEPUMA,SECDUR,NÚCLEO RURAL

06/08/2009 – QUINTA-FEIRA

EMPA

07/08/2009 – SEXTA-FEIRA

SEDES,SEDESC,CENTRAL DE TRANSPORTES,

CEDÊNCIA,SEDUE

10/08/2009 – SEGUNDA-FEIRA

COMISSIONADOS

11/08/2009 – TERÇA-FEIRA

PESSOAL DE APOIO

12/08/2009 – QUARTA-FEIRA

Dilma avalia que Brasil pode eleger presidenta

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse ontem acreditar que o Brasil poderá, algum dia, eleger uma mulher para a Presidência da República. “Não vejo por que o Brasil não tenha possibilidade de eleger uma presidenta. Teve um presidente metalúrgico, pode ter um presidente negro e pode ter uma presidenta”, afirmou, após reunir-se com a presidente (ambas as designações para a chefe de governo são aceitas) do Chile, Michelle Bachelet, para um café da manhã no hotel Tivoli, na região da avenida Paulista, em São Paulo. “O Brasil está maduro politicamente para perceber que sua multiplicidade pode ser representada de várias formas”, acrescentou. Dilma citou como exemplo a eleição do presidente norte-americano, Barack Obama. “A partir dele será natural que um negro assuma a presidência e outros cargos importantes”, declarou.
Dilma negou que a conversa com Bachelet tenha abordado sua provável candidatura para a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em 2010. Segundo ela, foi apenas a conversa de uma ministra do governo Lula com a presidente do Chile. Dilma contou que Bachelet disse ter enfrentado preconceitos após ser eleita pelo fato de ser mulher, uma vez que o meio político é dominado por homens. “Você enfrenta uma série de preconceitos sobre como a mulher deve ser. A mulher é capaz de dirigir e dar orientações da sua forma”, defendeu. “Talvez isso que eu digo hoje não tenha importância daqui a dez anos”, disse sobre a possibilidade de que mais mulheres ascendam politicamente nos próximos anos.
Dilma falou também sobre as semelhanças entre os apelidos que ela e Bachelet ganharam desde que assumiram cargos políticos importantes. Bachelet é chamada de “mãe do Chile” e Dilma, “mãe do PAC”, o Programa de Aceleração do Crescimento. “A imagem da mãe é de proteção e cuidado. Cuidado com o povo e para dirigir sua casa”, comentou.
À tarde, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Bachelet foram questionados sobre o encontro da presidente do Chile com a ministra. “Não vou fazer comentários sobre a conversa entre Dilma e Bachelet porque homem não se mete em conversa de mulher”, brincou Lula. Questionado sobre se Bachelet serviria como exemplo para Dilma, Lula disse que a chilena serve de exemplo para homens e mulheres de todo o mundo por seu caráter, firmeza ideológica, seriedade, solidariedade e altivez.

Folha de Pernambuco

quinta-feira, 30 de julho de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

Diante da nota emitida pelo Hospital IMIP/Dom Malan de que houve atraso do pagamento dos funcionários da instituição, devido a falha no repasse da Prefeitura Municipal de Petrolina, a assessoria de comunicação esclarece que o compromisso assumido pelo prefeito Júlio Lóssio no repasse do valor de R$ 600 mil/mês está sendo cumprido. O prefeito reitera ainda que a folha de pagamento do IMIP é de inteira responsabilidade do IMIP. O chefe do executivo assegura que todos os servidores do município estão recebendo o salário em dia e a partir de primeiro de agosto, quando o Hospital Dom Malan voltar a ser gerenciado pelo município, ele garante que os funcionários do hospital passarão a receber os vencimentos em dia.

Zona rural de Petrolina será beneficiada com obras

A ordem de serviço para a conclusão da pavimentação asfáltica do Projeto de Irrigação do Pontal e a construção das pontes das localidades Capim e Uruás foi assinada na tarde da última quarta-feira (29).
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e a Campainha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) fecharam uma parceria de R$ 17 milhões para conclusão das obras. A realização das obras contou com os esforços e as reivindicações constantes do deputado federal Fernando Filho (PSB).
Os recursos já foram alocados pela Codevasf e Governo de Pernambuco. As obras, que estão a cargo da construtora Engecol, devem ser concluídas e entregues à população até o início de outubro.

Relação dos aprovados na seleção da FEMSAUDE

A FEMSAUDE acaba de divulgar a primeira lista dos aprovados no processo de seleção para o Hospital Dom Malan. A relação está disponível no www.hut-petrolina.blogspot.com, e também segue anexa. Os 222 aprovados devem se dirigir ao auditório do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) nesta sexta (31) a partir das 9h. A FEMSAUDE ainda irá divulgar a lista dos cargos restantes.

Joaquim diz que relação com o DEM estava muito desgastada


Como faz habitualmente todas as quartas-feiras, o ex-deputado Joaquim Francisco (DEM) almoçou hoje no restaurante Adega, do Clube Português, com três amigos inseparáveis: Paulo Sérgio Macedo, Artur Valente e Carlos Tavares.

Como não poderia deixar de ser, sua transferência do DEM para o PSB entrou na pauta das conversas, bem como sua entrevista ao JC do último domingo na qual elencou os motivos pelos quais está saindo de junto do senador Marco Maciel para se juntar ao governador Eduardo Campos.

Ao blog, Joaquim repetiu alguns argumentos que já externara em sua entrevista à repórter Ana Lúcia Andrade do Jornal do Commercio, a saber:

1) Não tem mais ambiente para permanecer no DEM porque sua relação com as principais lideranças do partido está desgastada;

2) Não está indo para o PSB para ser deputado a qualquer custo, até porque se permanecesse no DEM teria uma eleição muito mais fácil;

3) Não está precisando de mandato para enriquecer a biografia porque já foi secretário de estado (aos 25 anos de idade), prefeito do Recife duas vezes, governador, ministro de estado e deputado federal;

4) Está com 61 anos de idade, mas ainda se acha em condições de prestar algum serviço a Pernambuco, independente de ter ou não mandato. Daí ter aceito o convite do governador para se filiar ao PSB em solenidade na sede regional do partido na segunda quinzena de agosto.

A única coisa que alguns amigos questionam é a sua mudança de “liberal” para “socialista”. Mas até para isso ele já tem uma explicação:

- Nunca vi Dr. Arraes dizer “Eu sou socialista. Ele dizia que era membro do PSB”.



Blog de Inaldo Sampaio

JONAS QUER VITÓRIA DE WAGNER NO 1º TURNO




O presidente estadual do PT Jonas Paulo, ao comentar a mais recente pesquisa sobre a sucessão eleitoral em 2010, prevê um cenário bastante diferente do que o estimado pelo PMDB. O petista afirma que o partido trabalhará por uma vitória esmagadora, assim como ocorreu em 2006. “Dois turnos só servem aos adversários do projeto, que é um só na Bahia e no Brasil. A estratégia é reeleger Wagner no 1º turno e conquistar as duas vagas do Senado. O cenário não é apropriado para injunções e pirotecnias, e sim o de transformar a competitividade das pré-candidaturas de Wagner e Dilma em força para potencializar as nossas candidaturas ao Senado”, enfatizou. Para ele, a polarização do embate nacional entre o governador de São Paulo José Serra e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, impactará de forma definitiva no cenário local.




Bahia Notícias

Saem os primeiros resultados da XV edição regional do Para-esporte




A Escola Estadual Adelino Almeida (PE) venceu Sobradinho por 6 a 3 e o Centro de Esporte Lazer ganhou a APAAE/Juazeiro (BA) por 9 a 2. Esses foram os resultados da primeira rodada de futsal (auditivo), realizada dia (28), no Ginásio de Esportes Oswaldo Flamengo. A competição faz parte da XV edição regional do Para-esporte, promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Acessibilidade, em parceria com o Governo do Estado.
Na mesma tarde, APAAE Juazeiro venceu por 5 a 3 a APAEE de Petrolina, na modalidade futsal intelectual. Durante a manhã desta quarta-feira (30), estão acontecendo às competições de natação, na piscina do Centro de Esporte e Lazer. A tarde, no Ginásio de Esportes Oswaldo Flamengo, começa a segunda rodada de futsal, envolvendo as mesmas equipes que participaram da primeira.
Durante a XV edição do Para-esporte regional 400 atletas vão competir entre as modalidades: natação, tênis de mesa, futsal e atletismo. Estão participando do evento os municípios de Petrolina, Juazeiro, Dormentes, Sobradinho e Santa Maria da Boa Vista. Para o coordenador do Para-esporte regional, Natanael Barros, os jogos têm objetivo de promover a integração entre as pessoas com deficiência.

Os campeões de cada modalidade na fase regional disputarão a Final Estadual entre os dias 01 e 04 de outubro no Recife (PE).


SOLENIDADE DE ABERTURA - Aconteceu na tarde de terça-feira (28), no Ginásio de Esportes Oswaldo Flamengo, a solenidade oficial de abertura da XV edição regional do Para-esporte, em Petrolina. O evento iniciou, às 15h, com desfile dos 400 atletas de cinco municípios: Petrolina, Juazeiro, Dormentes, Sobradinho e Santa Maria da Boa Vista. Em seguida os atletas Fernanda Yara (tricampeã brasileira de atletismo) e Josualdo Coelho (Vice-campeão brasileiro de atletismo) deram volta com a Pira Olímpica.
O secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Conceição, emocionado, falou da importância dos jogos para a população com deficiência da região “Esse momento representa a inclusão das pessoas com deficiência no esporte”.

Gripe A: creches e escolas sem aulas

Ministro Temporão diz que decisão compete a cada estado

Assim como em São Paulo, a rede pública do Rio também decidiu adiar a volta às aulas por causa do aumento do número de casos de gripe suína. A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde também vale para escolas particulares. As férias serão prorrogadas pelo menos por uma semana, até o dia 10 de agosto. No dia 5/8, as secretarias estaduais de Saúde e de Educação se reunirão para avaliar se há necessidade de manter o adiamento. Na rede municipal, o adiamento será de uma semana nas escolas e de duas nas creches.
Cerca de 2,2 milhões de alunos (1,5 milhão de alunos na rede estadual, 711 mil na municipal e 30 mil nas creches) de pelo menos 2.500 escolas serão atingidos. As escolas técnicas, inclusive algumas que já haviam retornado das férias, também suspenderam as aulas.
A secretária estadual de Educação, Tereza Porto, afirmou que a medida também visa a proteger as profissionais de educação gestantes. “Na rede estadual, há 100 mil funcionários e 80% deles são mulheres. Até agora, as grávidas têm se mostrado o grupo de risco mais vulnerável à gripe suína no estado”. Das cinco mortes confirmadas pela doença no Rio, três foram de gestantes.



MEDIDAS
Segundo Tereza, os professores e diretores serão orientados a adotar medidas de prevenção, como a substituição dos bebedouros elétricos por água em galão servida em copos descartáveis, manter as janelas abertas e observar mais atentamente os alunos com sintomas de gripe. Esses deverão ser encaminhados de volta para casa ou, nos casos de maior gravidade dos sintomas, a um médico.


Folha de Pernambuco

Profissão de mototáxi é regulamentada


Ignorando alerta do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei que regulamenta a profissão de mototaxista. Segundo estimativas da categoria, existem hoje no País 500 mil profissionais em atividade em 3.500 municípios, mas, com a lei, o número deve dobrar.
Após a aprovação do projeto no Congresso, no início do mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o qualificou como preocupante devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto - 19 por dia, segundo os dados mais recentes. Ontem, voltou a criticar o mototáxi, após sair de reunião com Lula: “Moto é um problema’’, afirmou. “Nós vamos ter de nos debruçar e reforçar as campanhas de informação e de educação para motoqueiros’’.
Segundo ele, o setor saúde, como sempre, é que vai ter de enfrentar essa situação. “É uma nova profissão que surge, mas por outro lado que o cuidado seja redobrado em relação à prevenção’’, afirmou. Para Flávio Emir Adura, presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a lei está “na contramão da vida’’. Para ele, o número de mortes no trânsito envolvendo motocicletas deve duplicar, já que os passageiros, muitas vezes, não estão preparados para esse tipo de transporte.
“Causa profunda preocupação a regulamentação da profissão. A morbidade e a mortalidade é o que mais assusta quem trabalha com segurança no trânsito’’, afirmou. Ao anunciar a sanção, o ministro Márcio Fortes (Cidades) disse que a lei traz avanços ao estabelecer requisitos básicos de segurança para os mototáxis. “Não podemos fechar os olhos à realidade. Essa atividade já existe e precisava ser regulamentada’’, afirmou.
A lei traz exigências como colete de segurança e curso especializado para transportar passageiros em motos. A atividade só poderá ser exercida por maiores de 21 anos com ao menos dois anos de carteira de habilitação de moto. Fortes disse também que o Conselho Nacional de Trânsito deverá definir a duração dos cursos de habilitação e os dispositivos obrigatórios de segurança. Uma das possibilidades é obrigar mototaxistas a oferecer tocas higiênicas para os passageiros usarem sob o capacete.



Folha de Pernambuco

quarta-feira, 29 de julho de 2009

OS DEGRAUS


"Não desças os degraus do sonho
Para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos - onde
Os deuses, por trás das suas máscaras,
Ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo..."
Mário Quintana

José Ramos vai ao jantar em homenagem a Sérgio Guerra

O ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-governador de Pernambuco, José Ramos (DEM), aceitou convite do deputado Emanuel Bringel (PSDB) para jantar amanhã em sua fazenda de Araripina ao lado do senador Sérgio Guerra (PSDB).

Este jantar, diferente da visita de Serra a Exu, terá “conotação eleitoral” e o anfitrião não nega isto.

Ele foi pessoalmente à casa de José Ramos convidá-lo para este evento e o ex-deputado disse que irá.

Bringel e José Ramos se enfrentaram em 96 na disputa pela prefeitura de Araripina, tendo o tucano saído vencedor.

Posteriormente se reaproximaram e o democrata apoiou Bringel para prefeito em 2008, sendo que o candidato vitorioso foi Lula Sampaio (PTB).
Blog do Inaldo Sampaio

Psol entrará com nova representação contra Sarney

O Psol entrará hoje (29) com mais uma representação no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Na representação, o partido pede que seja investigada a denúncia de que um financiamento de R$ 1,3 milhões para a Fundação Sarney, feito junto à Petrobras por meio do Ministério da Cultura, tenha sido desviado para outros fins, para empresas de parentes e amigos.
Na representação, o partido incluirá também um pedido para que sejam apuradas as denúncias de omissão de duas casas de Sarney nas declarações na Justiça Eleitoral. “A pouca ou relativa transparência do patrimônio de agente político José Sarney levanta suspeita de incorreção, de imoralidade e de antiética em tais condutas omissivas. Necessária, pois, a investigação aprofundada acerca das razões e das consequências de relevantes omissões nas informações patrimoniais à Justiça Eleitoral”, diz o documento.
Segundo a assessoria do partido, o Psol estuda ainda incluir na representação contra Sarney a respeito dos atos secretos, que foi protocolada em junho junto ao Conselho de Ética, as gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Boi Barrica. “Essas gravações mostram que a representação sobre os atos secretos foi justa. Vou lutar incansavelmente para isso não acabar em pizza e todos os culpados serem punidos”, considerou o senador José Nery.
Essa será a quinta representação de partidos contra o presidente do Senado junto ao Conselho de Ética decorrente de recentes denúncias envolvendo o senador peemedebista. Na tarde de ontem (28), o PSDB entrou com três representações por quebra de decoro parlamentar contra Sarney. Segundo o presidente do partido tucano, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o devido encaminhamento das denúncias ao Conselho de Ética é a única saída para a crise que se instalou no Senado.
Congresso em foco

Lula trabalha para ter PT e PMDB juntos em 2010

O presidente Lula disse na manhã desta terça-feira (28) que, se o PMDB e o PT "tiverem juízo", estarão na mesma aliança política em 2010. A declaração foi dada durante entrevista a radio Correio Sat, de Campina Grande (PB). Lula esteve na cidade para a inauguração do campus do Instituto Federal da Paraíba, escola técnica com cursos de nível médio em áreas como informática e mineração e curso superior de tecnologia em telemática.
Além disso, o presidente também comentou a situação no Senado. Disse que os parlamentares deveriam se reunir, após o término do recesso, e tentar resolver a crise atual. "O Senado tem maioridade para resolver o seu problema. O que não pode é deixar a coisa esticar, esticar e esticar. Porque, a cada dia, se você tem uma novidade, por menor que ela seja, você vai criar um desgaste na instituição", afirmou Lula. Para o presidente, não é possível deixar o desgaste continuar, pois isso "mata as pessoas e mata a instituição".
Sobre a aliança, Lula revelou que pediu ao presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e ao presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que se reunissem e começassem a mapear as possibilidades de aliança entre os dois partidos em todo o território nacional. Apesar de ressaltar que existe "um tempo correto" para discutir as próximas eleições, o petista não deixou de apontar a necessidade de aliança nos estados com o PMDB.
"Vai ter estado que não vai ser possível, vai ter estado que vai ter dois candidatos da base do governo, vai ter estado que pode ter três. Isso [ter três candidatos] é uma coisa que eu considero anormal do ponto de vista político, vamos ter que ter maturidade para saber como a gente vai fazer a campanha sem interferir no resultado dos estados para não prejudicar nenhum companheiro", respondeu Lula, quando questionado sobre as possíveis alianças para 2010. "Se o PMDB e o PT tiverem juízo, estaremos construindo uma grande aliança no ano que vem."
Congresso Em Foco

Diretoria de Cultura realiza evento para divulgação do edital de Microprojetos

A Prefeitura de Petrolina, através da Diretoria de Cultura, vai realizar nesta quinta-feira (30), no Centro de Convenções (auditório Florêncio de Barros), das 14 às 17 horas, um evento explicativo sobre o edital de Microprojetos de Cultura. A iniciativa é do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional/SAI, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil/BNB, por meio do Instituto Nordeste Cidadania – INEC e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco/Fundarpe.
De acordo com o edital, serão concedidos prêmios de até 30 salários para pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam todo e qualquer projeto cultural, nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. De acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura de Petrolina, Roberta Duarte, para participar do evento (de hoje) não precisa se inscrever, basta comparecer e adquirir informações para elaborar um projeto que ajude a desenvolver a cultura local. “Os projetos financiados deverão ter jovens entre 17 e 29 anos como protagonistas ou beneficiários sediados em cidades do semiárido nordestino. Dois representantes da Fundarpe vão na ocasião explicar tudo sobre o edital ”, adianta.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas até o dia 21 de agosto, conforme publicação no Diário Oficial da União e do Estado. São realizadas mediante entrega na sede da Fundarpe - Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife – PE/CEP: 50.050-000 - de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 17h.
O edital de Microprojetos de Cultura tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais, provendo à diversidade. Os projetos serão avaliados pelas Comissões de Seleção, tendo como critérios básicos o desenvolvimento de práticas e ações artísticas e educacionais voltadas para jovens de 17 a 29 anos; valorização das experiências culturais locais, viabilidade de execução financeira e a originalidade artística.
O resultado final, com a classificação de todos os candidatos contemplados por município, será publicado 30 dias após o fim das inscrições no Diário Oficial da União e do Estado, divulgado nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), da Funarte (www.funarte.gov.br), do BNB (www.bnb.gov.br), do INEC (www.inec.org.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), na página eletrônica da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br) e disponibilizado para divulgação em jornais de grande circulação, na rede virtual dos Pontos de Cultura e nas prefeituras municipais.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Petrolina sedia XV edição do Para-esporte regional

Petrolina vai sediar a XV edição regional do Para-esporte. O evento terá início nesta terça-feira (28) e se estenderá até 1º de agosto. As competições serão realizadas no Ginásio de esportes Oswaldo Flamengo, no Centro Estadual de Educação Física e no 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz).

O secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Conceição, falou da importância em sediar os jogos: “Realizar as competições mostra o compromisso do governo municipal em garantir oportunidades iguais a todos os cidadãos”, afirma. O Para-esporte, que é uma realização da Prefeitura de Petrolina em parceria com o Governo do Estado, terá inicio às 15 horas, no Ginásio de Esportes Oswaldo Flamengo.

Programação

Evento

Período / Horário

Local

INSCRIÇÕES

13/07 a 24/07/09

CENTRO DE ESPORTE E LAZER

ABERTURA

FUTSAL– Def. Auditivo e Mental.

28/07/09 às 15h

GINASIO OSWALDO DO FLAMENGO

NATAÇÃO E TÊNIS DE MESA – Def. Auditivo,Físico, Mental e Visual.

29/07/09- 8 às 12h

CENTRO DE ESPORTE E LAZER

ATLETISMO – Def. Mental

30/07/09 - 8 às 12h

72 BIMTZ

ATLETISMO – Def. Auditivo, Físico e Visual.

30/07/09 - 14 às 17h30

72 BIMTZ

FUTSAL – Def. Auditivo e Mental

31/07/09- 16 às 18h

CENTRO DE ESPORTE E LAZER

FUTSAL – Def. Auditivo e Mental

01/07/09- 16 às 18h

CENTRO DE ESPORTE E LAZER

Bolsa Família será reajustado em setembro


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o novo valor do Bolsa Família começará a ser pago a partir de setembro. No entanto, ele não adiantou qual será o percentual de reajuste do benefício. “Até o final deste mês ou comecinho de agosto, (o índice de aumento) vai estar resolvido”. No início de julho, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia informado que o governo avalia vários cenários para conceder o reajuste. Ela disse também que o governo estuda uma política permanente de reajuste para o programa. Atualmente, o Bolsa Família beneficia cerca de 11 milhões de famílias e a estimativa é de que chegue ao final do ano com mais de 12 milhões de famílias.
Pesquisa recente produzida pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) revela que o potencial eleitoral do Bolsa Família supera de longe o efeito do desempenho da economia. Segundo o trabalho, o programa respondeu pelo aumento de aproximadamente três pontos percentuais na votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições de 2006, marca superior ao impacto da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) - soma das riquezas produzidas no País - de 0,34 ponto percentual.
Além disso, sustenta o economista Maurício Canêdo, da FGV, em 2002, Lula foi bem-sucedido em regiões mais urbanizadas e desenvolvidas do País. Em 2006, a base eleitoral migrou para regiões menos desenvolvidas. São as regiões mais dependentes do estado e mais beneficiadas pelo Bolsa Família, programa lançado pelo governo em 2004. “Apesar disso, nem o Bolsa Família, nem o desempenho econômico explicam toda ou boa parte da migração do eleitorado do presidente Lula para as cidades mais pobres”, afirma Canêdo.
Na elaboração do trabalho, o pesquisador consultou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as variáveis eleitorais; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para as variáveis geográficas, demográficas e socioeconômicas; e o Ministério do Desenvolvimento Social, para informações sobre a cobertura do programa.

Folha de Pernambuco

Feira de Tecnologia da III Expocapri traz novas alternativas para agricultores familiares


Uma das principais atrações para os agricultores familiares da III Expocapri – Exposição e Feira Especializada de Caprinos e Ovinos, que será realizada em Salgueiro entre os dias 30 de julho e 02 de agosto no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, é a Feira de Tecnologias para o Semiárido. Nesse evento, que acontece das 08h às 18h nos dias 31/07 e 01/08, as ONGs Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Embrapa Semiárido mostrarão as últimas alternativas de baixo custo para agregação em propriedades familiares ligadas não apenas à caprinovinocultura, mas a todos os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região.

A intenção, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro e coordenador do evento, Nilton Cavalcanti, é profissionalizar o pequeno produtor para desenvolver o setor da agricultura familiar do Sertão Central de Pernambuco. “Em boa parte dos casos, a produção dessas pessoas fica para o consumo próprio e é feita de uma forma que degrada a natureza, tornando impossível a competitividade na hora da venda. Queremos criar oportunidades para que o agricultor aumente seu nível de conhecimento e substitua técnicas ultrapassadas - que herdaram de seus pais e avós e continuam reproduzindo - em busca de uma sustentabilidade financeira e ambiental. Para tanto, organizamos palestras, demonstrações técnicas e a Feira de Tecnologia para o Semiárido visando a capacitação de cerca de 500 produtores que estamos aguardando”, explicou.

A Embrapa Semiárido trará informações sobre culturas resistentes ao tempo seco, como melancia forrageira, feijão guandu, leucena, gliricidia, maniçoba e outros; manejo de caprinos e ovinos e formas de armazenagem de forragem, como silagem e fenação. Segundo o pesquisador da Embrapa, Daniel Maia, um dos maiores problemas da caprinovinocultura familiar no sertão pernambucano é a falta de informação sobre como cultivar e armazenar comida. “Na maioria dos casos, a criação é extensiva e não é feito um estoque para épocas de seca”, disse.

Já a Serta, de Ibimirim/PE, terá disponível em seu estande além de material gráfico explicativo e cartilhas para venda, as seguintes tecnologias: Uma máquina de fazer tela com 3 metros de comprimento por 1 de altura; um galinheiro móvel de 1,5 de comprimento por 60 de altura; um protetor de arvore de 1 metro por 40 de largura; uma maquina de fazer fitilho de feita a partir de garrafas pet; um trapézio / curva de nível 1/5, uma bomba rosário, acoplada a um tambor de plástico de 200 lts; uma bomba macate, acoplada a um balde; uma horta pavio em um cavalete de 1 m de comprimento

A ONG CAATINGA, de Ouricuri/PE, disponibilizará publicações, DVDs, banners referentes às tecnologias de convivência com o semiárido desenvolvidas pela instituição; alguns produtos da agricultura familiar e demonstrações do artesanato produzido pelos jovens do projeto Ybyrah Brasil. O Cecor, de Serra Talhada/PE, abordará a questão da agroindústria, ensinando como agregar valor a produtos da caprinovinocultura e apicultura (ex: linguiça de bode e mel de abelha). Além disso, mostrará os benefícios de se ter uma cerca elétrica para criação de caprinos e ovinos, pistolas de vacinação; ensinará a construir cisternas e disponibilizará vídeos de criação e manejo de caprinos e ovinos. Diretamente de Juazeiro/BA, a Irpaa fará exposição de técnicas de convivência com o semiárido: tecnologias de manejo da água, beneficiamento de frutas e alimentos de caprinos e ovinos.

Durante a III Expocapri, estima-se que haja uma comercialização de animais e produtos da ordem de R$ 500 mil. São ainda atrações do evento, uma feira de produtos e serviços; demonstrações técnicas voltadas para a produção no semiárido e inseminação artificial em cabras; cursos e palestras sobre manejo e fitoterapia aplicada à caprinovinocultura, além de três concursos: leiteiro, de peso e julgamento de raças caprinas e ovinas. O público esperado é de cerca de 10 mil pessoas, além dos cerca de 250 expositores, 1.600 animais e de aproximadamente 15 empresas fornecedoras de equipamentos, insumos técnicos e serviços para a atividade agropecuária.

A III Expocapri é uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Salgueiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com o Governo do Estado-PE, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Sebrae, Embrapa Semi-Árido, Cesmape, Faepe e Fachusc.

Posse marcada pelo tom da unidade


A concorrida posse dos novos secretários estaduais e assessores especiais do governador Eduardo Campos (PSB) transformou-se, ontem, em um ato para ratificar a unidade do bloco, com vistas à disputa do ano que vem. Sob os olhares das principais lideranças da base, entre elas seis deputados federais - a exemplo do “rebelde” Inocêncio Oliveira (PR) e do ex-jarbista Carlos Eduardo Cadoca (PSC) -, nove estaduais e todo o secretariado “eduardista”, o governador e o recém-empossado secretário João Paulo (PT), da Articulação Regional, deram um recado bem claro à “tropa”. Disseram que a unidade é “fundamental” para o êxito do projeto governista, ano que vem.
A demonstração de unidade aconteceu no dia seguinte ao XVI Congresso Estadual do PPS, que acabou virando um ato em prol ex-União Por Pernambuco (PMDB/DEM/PSDB/PPS). Apesar de garantir que não sairá da base, o PP não mandou representantes à posse dos novos auxiliares do governador. Recentemente, os progressistas, apesar de reafirmarem voto em Eduardo Campos, anunciaram apoio à reeleição do senador oposicionista Sérgio Guerra (PSDB).
“Quero dizer aos companheiros, que sempre militaram conosco, que essa é uma hora de unidade. E a unidade é fundamental para a luta popular. Aqui se afirma a unidade. Se a unidade se afirma é porque nós cumprimos um compromisso com a nossa história, com o nosso povo. O nosso governo, em dois anos e seis meses, procurou honrar as tradições, as bandeiras, os princípios que sempre guiaram os partidos e as forças políticas que construíram conosco esse momento”, discursou Eduardo Campos.
Em conversa com a Imprensa, o socialista reforçou o mote da unidade, destacando que seu Governo nunca perdeu um aliado. “Essa demonstração (de unidade) nós temos dado desde o primeiro momento. O Governo não perdeu um só aliado, só fez ganhar aliados (referia-se o ex-governador Joaquim Francisco, do DEM, que se filiará ao PSB). Nós abrimos o Governo construindo a paz política em Pernambuco”, ressaltou.
João Paulo enalteceu o gesto de Eduardo de convidar para o seu Governo cinco ex-prefeitos do campo esquerdista, que são lideranças em suas regiões. “Um gesto político que, acima de tudo, foi a consolidação de um campo amplo, que tem todas as condições de demarcar (mais espaço). Conquistamos vitórias significativas”, sublinhou o petista.

Folha de Pernambuco

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Globo ocular de Felipe Massa não foi afetado




Uma fonte do hospital ÁEK de Budapeste revelou que a morfologia do olho esquerdo de Felipe Massa, bem como o globo ocular, não foram prejudicados no acidente durante o treino classificatório para o GP da Hungria, no último sábado. Entretanto, os médicos só poderão dizer com segurança se a visão de Felipe não foi afetada quando o inchaço no local diminuir, o que deve acontecer nos próximos dias.- A morfologia do olho não sofreu nenhum tipo de lesão. O osso bateu em cima do olho, mas não feriu o globo ocular e a morfologia nada sofreu. Só vamos saber se ele está enxergando quando ele acordar e abrir o olho, que está fechado - falou a fonte.




MSN-Esportes

Coordenadora de Saúde Bucal no Ministério da Saúde

Coordenadora de Saúde Bucal de Petrolina, Lúcia Giesta e O Coordenador Nacional, Gilberto Pucca
Lúcia Giesta, vice-presidente da ABO Nacional Craveiro e o dentista Marcelo Soares

A Coordenadora de Saúde Bucal de Petrolina, DrªLúcia Giesta, teve uma audiência com o Coordenador Nacional de Saude Bucal, Dr. Gilberto Pucca. A pauta incluiu pontos como a busca de apoio e implementação do Programa , orientações para melhor conduzir a Saude Bucal. Acompanharam a Coordenadora o Dentista Marcelo Soares (Petrolina) e o vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia - ABO Nacional Dr. Craveiro que reside em Brasilia .
Pucca se colocou à disposição no sentido de auxiliar e ampliar a cobertura de saude Bucal de Petrolina.


Fotos: Colaboradores