sábado, 30 de agosto de 2008

João da Costa lidera no Ibope/Rede |Globo

30/08/2008
João sobe 17 pontos e lidera no Ibope/Rede Globo

No Recife, o deputado estadual João da Costa, do PT, estava com 20% das intenções de voto na pesquisa bope/Rede Globo de julho. Subiu para 30% na primeira quinzena de agosto e agora manteve a ascensão chegando a 47%.
O ex-governador Mendonça Filho, do Democratas, tinha 30% em julho, oscilou para 27% na primeira quinzena de agosto. E voltou a cair para 22%.
O deputado federal Carlos Eduardo Cadoca, do PSC, aparecia com 22% em julho. Oscilou para 20% em quinze de agosto. Na nova pesquisa, caiu para 10% das intenções.
Raul Henry, do PMDB, tinha 7%. Oscilou para seis na primeira quinzena de agosto e agora está com 5% das intenções.
Evolução das intenções de voto:

18 de julho
15 de agosto
29 de agosto
João da Costa (PT)
20%
30%
47%

Mendonça Filho (Democratas)
30%
27%
22%

Carlos Eduardo Cadoca (PSC)
22%
20%
10%

Raul Henry (PMDB)
7%
6%
5%


Na pesquisa realizada nesta semana, brancos e nulos somam 9%. Não sabem e não opinaram somam 4%. Os candidatos Edilson Silva, do PSOL, e Katia Teles, do PSTU, têm, cada um, 1% das intenções de voto. Roberto Numeriano, do PCB, não atingiu 1% das intenções dos eleitores pesquisados.
O Ibope também simulou cenários de segundo turno. Veja os que envolvem os três primeiros colocados.
João da Costa teria 54% das intenções de voto contra 35% de Mendonça Filho.
2º turno
Intenções de voto
João da Costa (PT)
54%

Mendonça Filho (Democratas)
35%
Se o adversário do petista num eventual segundo turno fosse Carlos Cadoca, João da Costa teria 63% das intenções de voto, contra 24% para Cadoca.
2º turno

Intenções de voto
João da Costa (PT)
63%

Carlos Eduardo Cadoca (PSC)
24%
O Ibope entrevistou 805 eleitores na capital pernambucana entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.(Do portal do Jornal da Globo)

Escrito por Magno Martins às 05h59

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Patriota visita Packing House






O candidato a prefeito pelo PSB, Gonzaga Patriota, visitou na manhã desta sexta-feira, 29, a Fazenda Augi Brasil, uma Packing House em Petrolina.
Gonzaga foi recebido por mais de cem funcionários e falou sobre a sua gestão e os benefícios que irá atrair para o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura e da fruticultura caso seja eleito em 05 de outubro.


Mais notícias e vídeos no site do Candidato GONZAGA PATRIOTA: http://www.gonzagapatriota40.com.br/

Prefeituráveis de Santa Filomena em debate da Grande Rio AM



Foi bastante acalorado o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Santa Filomena, Gilvan Coriolano(PDT) e Evaneide Melo(PSB), realizado ontem(dia 28) na rádio do Grande Rio AM, em Petrolina. Na corrida pela prefeitura do município, que fica no sertão do Araripe, a 720 quilômetros do Recife, Gilvan Coriolano, que já foi prefeito por duas vezes de Ouricuri-cidade vizinha, e deputado estadual, tendo sido vice-lider no Governo Arraes, começou o debate afirmando que quer ser prefeito de Santa Filomena para dar um basta na corrupção que hora graça no município administrado pelo aliado de Evaneide Melo, o atual prefeito, Pedro Gildevan (PSB).
O candidato do PDT lembrou o quadro de atraso de Santa Filomena, citando o ranking estadual do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal(IFDM), divulgado na edição do dia 10 de agosto de 2008, do Jornal do Commercio, onde Santa Filomena aparece entre os cinco municípios em pior situação de Pernambuco.
Segundo Gilvan Coriolano, o município que tem 13 mil habitantes e 9.556 eleitores, precisa urgente de uma administração honesta, pois é o único em todo estado que não possui sequer acesso asfaltado. “O prefeito atual está usando todo tipo de artifício ilegal. Trocando água em carros pipa por votos. A denúncia devidamente documentada já foi encaminhada ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas”.
Respondendo aos jornalistas e ao mediador da rádio, Francisco José, Gilvan Coriolano destacou, entre suas propostas de governo, a construção de um hospital completo, implantação de ensino básico em escolas de tempo integral, gratuidade para os cursos superiores oferecidos no município e a construção de quatro açudes de porte médio em regiões distintas, além de uma adutora para levar água do Amaro para a Serra do Inácio, onde moram mais de duas mil pessoas.

Ministro Lupi grava para o guia de Gonzaga e promete ajudar sua gestão


Em visita feita hoje à região do vale do São Francisco, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do PDT, esteve reunido com o candidato a prefeito Gonzaga Patriota, fez gravação para o seu guia eleitoral, onde conheceu as propostas de governo do socialista para a geração de emprego e renda, tendo assumido compromisso de envidar todos os esforços para ajudar o correligionário na prefeitura de Petrolina.
“Gonzaga é um amigo pessoal, foi meu colega na Câmara dos Deputados, sendo um antigo companheiro de lutas que vem exercendo um trabalho brilhante em sua vida parlamentar, em prol de sua região. É o candidato do presidente Lula e do governador Eduardo Campos, e na administração terá todo nosso apoio para melhorar ainda mais os índices de geração de emprego e renda em Petrolina, município que já se destaca no cenário nacional.”, afirmou o ministro.

Lossio é recebido por funcionários da Prefeitura em Petrolina



Os funcionários da Prefeitura Municipal de Petrolina receberam a visita do candidato a prefeito pelo PMDB, Dr. Julio Lóssio.

O Secretário de Comunicação Carlos Britto, percorreu com Dr. Julio os diversos andares e secretarias da prefeitura distribuindo abraços e recebendo a confirmação de votos de alguns funcionários público municipal. “Entendemos como de suam importância a participação do funcionalismo público para o desenvolvimento de Petrolina, é por isso que iremos implantar a Escola do Servidor Municipal, que irá capacitar estes profissionais para garantir um melhor atendimento a população”, garantiu Dr. Julio Lóssio, que tem como candidato a vice Domingos do Sebrae.A maioria dos funcionários, vestidos de verde, ou estampando claramente adesivos do candidato afirmavam que Petrolina precisa continuar no caminho certo, e que isso só será possível com Dr. Julio. Um fato curioso alegrou bastante o candidato peemedebista: muitas das correspondências entre os funcionários da Prefeitura de Petrolina estão sendo escritas com a letra verde, a cor que simboliza a campanha hoje em ascensão.O candidato pôde ainda conversar com os secretários e ouviu sugestões sobre áreas irrigadas, planejamento e gestão. Dr. Julio Lóssio visitou, entre outras, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Controle Interno; Coordenadoria de Licitação e Convênios; Sub-procuradoria Geral do Município; Secretaria da Receita Municipal; Núcleo de Desenvolvimento Regional das Áreas Irrigadas e Secretaria de Comunicação Social, além do Centro de Processamento de Dados.

Papo Bossa Nova

Caetano e Roberto provam no Ibirapuera que encontro deu certo Quando as cortinas do palco gigantesco do Auditório Ibirapuera – são 24 metros de cena – se abrem na capital paulista, e Caetano Veloso, de terno marrom e camisa lilás, e Roberto Carlos, claro, de azul, começam a cantar juntos "Garota de Ipanema", assim meio sem jeito, a platéia parece que prende a respiração: será que esse encontro vai dar certo? Adília Belotti


Vai sim, e já nos primeiros versos de "Wave", a platéia respira... Mas quem é o homem ao piano, com um chapéu panamá brilhando no escuro? Poderia ser ele? O Tom? O timbre chega a confundir, “É pau, é pedra”, o mesmo fundinho de voz rouca. É Daniel Jobim, numa homenagem ao avô, que canta sozinho “Águas de Março”. No fundo, a tela imensa vira água, vira mar, vira Rio de Janeiro. Caetano sozinho no palco escolheu algumas músicas menos conhecidas do maestro, como “Caminho de Pedra”. E enfrenta com o maior charme os graves de “Inútil Paisagem”. Sai Caetano, fecham as cortinas que viram outra tela onde as imagens de Tom parecem dançar. Abre o pano e Roberto inicia seu set com “Insensatez”, mas em castelhano, o que parece bolero demais. Ainda bem que passa rápido e a platéia suspira aliviada quando ele escolhe “Por Causa de Você”, de Tom Jobim e Dolores Duran, para continuar. “Sabiam que o Tom mostrou a música para Dolores no camarim, e ela fez a letra com lápis de sobrancelha? Adoro essa história!”, diz o Rei.
Roberto e Caetano se beijam após bis emocionante / Luciano TrevisanE o Rei arranca longos aplausos quando canta “Samba do avião”. Pausa. Na tela, Tom, de novo, cantando “Lígia,” e é um Roberto Carlos menino que faz dueto com ele. Na voz de Roberto, a música é emocionante! Quando começam os acordes de “Eu sei que vou te amar”, ele parece mais jovem. Ou seria já eu voltando no tempo?
Os dois, Caetano e Roberto, se reúnem para saudar a “Tereza da praia”, que não é de ninguém, mas faz ambos rirem e a platéia, cúmplice, também sorri. “Tristeza” provoca outro comentário espontâneo do Rei: “mas tem que ter fim, não é?” e é Caetano que ri desta vez: “Ele canta muito isso”, diz.
O show termina, parece que de repente, mas deve ser porque a gente queria mais. E o bis vem, duas vezes. “Se todos fossem iguais a você”, que Roberto oferece a Tom Jobim, e “Chega de saudade”, que faz a platéia cantar também.

Do Blog do Magno Martins


Liberou geral - O governador Eduardo Campos quis saber, ontem, de aliados em Petrolina, os motivos que levaram o candidato do PMDB, Júlio Lóssio, a reduzir para 10 pontos a diferença para o candidato socialista, que estava solto na buraqueira. Muita gente culpou o secretário Fernando Bezerra, que liberou seu grupo.

Jutaí caminha com Garziera

O ex-prefeito Jorge Garziera, que disputa a prefeitura de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) pelo PMDB, segue firme a sua caminhada para voltar a comandar a capital da uva e do vinho do Nordeste.
Hoje, sexta-feira (29) , os vaqueiros que participarão da Festa do Vaqueiro de Jutaí receberão Garziera; sábado (30), Jorge participa das festividades no distrito a partir das 14h. Domingo (31), a força feminina da campanha do peemedebista convoca as lagoagrandenses para a Marcha das Mulheres pelo Desenvolvimento de Lagoa Grande. A caminhada sairá a partir das 17h do comitê central da campanha de Garziera, localizado na Praça dos Estudantes.

Salário mínimo de R$ 464,72


Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
28/08/2008Salário mínimo de R$ 464,72 em 2009Orçamento prevê R$ 21 bi para PAC e superávit primário de 3,8% do PIB
BERNARDO espera aprovação do Fundo Soberano para aumentar recursos

BRASÍLIA (Agência Nordeste e Folhapress) - O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) entregou, ontem, ao presidente do Congresso, Garibaldi Alves (PMDB-RN), o Orçamento Geral da União de 2009. O salário mínimo será de R$ 464,72. Bernardo havia divulgado, pouco tempo antes, que o valor seria de R$ 453,67. “Hoje (ontem) no Congresso eu afirmei que o valor do mínimo seria de R$ 453,67. Só que eu me enganei”, afirmou. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 415. Segundo explicou o Ministério do Planejamento, o reajuste proposto para o salário mínimo em 2009 contempla a correção do valor atual pelo aumento do PIB nominal de 2006, além da correção pela inflaçãoA previsão de investimentos do governo é de R$ 39,4 bilhões no ano que vem. O valor é maior do que o estimado no orçamento de 2008 (R$ 32,9 bilhões). Do total, R$ 21,9 bilhões serão destinados para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os recursos no total são maiores do que o estimado no orçamento de 2008 (R$ 32,9 bilhões).
O texto orçamentário define como meta de esforço fiscal o superávit primário de 3,8% do PIB (Produto Interno Bruto), além de incluir dispositivo que permite ao Congresso autorizar o Executivo a aumentar em 0,5 ponto percentual o superávit primário. A economia, da ordem de R$ 14 bilhões, será destinada ao Fundo Soberano. Bernardo afirmou que o dispositivo só será incluído no texto se a criação do fundo for aprovada pelo Congresso Nacional.
“Queremos este esforço adicional para aumentar os recursos do Fundo Soberano, mas como ele não existe ainda, como ainda está em tramitação no Congresso, poderia dar polêmica e desagradar os parlamentares se o colocássemos de forma taxativa. Então colocamos o dispositivo. Se o Congresso aprovar (a criação do Fundo), fazemos, se não aprovar, não temos como fazer”.
Folha On line
O Orçamento de 2009 será analisado pela Comissão Mista do Congresso. A expectativa da base aliada do governo é que o texto seja aprovado ainda este ano, para evitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comece 2009 sem recursos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Petrolina: 10 pontos separam Patriota de Lóssio

Do Blog do Magno Martins





28/08/2008





O candidato do PSB a prefeito de Petrolina, Gonzaga Patriota, continua na liderança em pesquisa da Método contratada com exclusividade pelo meu blog, com 46,5%, mas perdeu 16,8 pontos percentuais em relação à sondagem anterior, feita em julho. Já Júlio Lóssio, do PMDB, seu principal adversário, oscilou positivamente 24 pontos percentuais e aparece com 36,5%, 10 pontos percentuais abaixo do socialista.
No levantamento passado, Patriota tinha 63,3% e Lóssio 12,5%. Os números representam uma profunda mudança no quadro sucessório do maior colégio eleitoral do Sertão. Rosalvo, do P-sol, registrou apenas 2,0%, enquanto 10,8% se apresentaram indecisos e 4,2% disseram que anulariam ou votariam em branco. A Método ouviu 600 eleitores em Petrolina entre os dias 22, 23 e 24 do corrente. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o registro, feito na 83ª Zona Eleitoral do Município, recebeu o número 2008.083.004.
Na espontânea, Patriota tem 31,3% contra 26,3% de Lóssio e 1,2% de Rosalvo. A pesquisa foi feita de acordo com a técnica de survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

CRESCIMENTO LINEAR – O maior crescimento de Lóssio se deu entre os eleitores jovens. Em julho, ele tinha apenas 10,8% desse segmento e agora chegou a 41,4%. Cresceu, igualmente, entre os que têm apenas ensino médio – de 11,9% para 41,5% - e entre os das classes A/B – de 22,9% para 45,3%. Já Patriota perdeu gordura entre os homens – 68,5% para 51% -; entre os mais jovens – 73,7% para 51,6% - e entre os eleitores das classes D e E – saiu de 65,6% para 52,6%.

Rejeição em alta - Entre julho e agosto, a rejeição de Patriota em Petrolina cresceu de 16,3% para 27,8%, mas o candidato do PMDB, Júlio Lóssio, embora tenha metade dessas indicações negativas, também oscilou para cima, indo de 12,5% para 13,5%.

Fernando, o maior cabo eleitoral - O secretário de Desenvolvimento, Fernando Bezerra, é o cacique mais influente em Petrolina para 38,3% dos entrevistados. Em seguida vem o ex-deputado Osvaldo Coelho, com 26,7%, depois Geraldo Coelho com 12,2% e, por fim, o prefeito Odacy Amorim, que aparece com 10,7% das indicações. Fernando, embora seja do mesmo partido de Patriota, está ausente da campanha.

Gestão de Odacy - O prefeito de Petrolina, Odacy Amorim (PSB), que perdeu o direito de disputar à reeleição para Patriota em convenção, tem sua gestão aprovada por 46,6%, resultado da soma dos índices de ótimo e bom, enquanto 20% reprovam. Para 39,8%, o desempenho de Amorim ficou dentro das expectativas e 31% julgam abaixo.

O melhor guia - O melhor guia eleitoral na televisão em Petrolina é o de Gonzaga Patriota na visão de 43,8%, enquanto 38,4% preferem o de Júlio Lóssio. Mas metade dos entrevistados ainda não assistiu nenhum programa, tanto na tevê quanto no rádio, o que revela um tremendo distanciamento do eleitor das eleições.

Curtas

SENADO – Na corrida para o Senado em 2010, o preferido em Petrolina é o secretário Fernando Bezerra Coelho com 32,5%, seguido do senador Marco Maciel com 20,4%, Sérgio Guerra 7,8%, João Paulo 6,5% e Armando Neto 5,8%.

PREPARO – Patriota tem uma imagem bem melhor que Lóssio nos atributos considerados mais importantes pelos eleitores para decidir o voto. Dos entrevistados, 58,7% acham que ele conhece mais os problemas da cidade contra 23,7%.

SALDO POSITIVO – Goste-se ou não do sociólogo Antônio Lavareda, a sua MCI coordenou no Estado 13 campanhas na tevê para a coligação União por Pernambuco, das quais seus candidatos foram vitoriosos em 10. Nem Duda Mendonça!
Escrito por Magno Martins às 00h00

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pesquisa no Recife - Blog do Magno





27/08/2008
João a 1 ponto da vitória no primeiro turno no Recife

Na soma dos votos válidos, o candidato do PT a prefeito do Recife, João da Costa, está a um ponto apenas de vencer a eleição no primeiro turno, segundo pesquisa da Empresa Método feita com exclusividade para o meu blog. Abstraindo-se brancos, nulos e indecisos, o petista tem 49,1% dos votos válidos, enquanto a soma dos seus adversários chega a 43%.

Na pesquisa estimulada, João subiu 24,2% em relação ao levantamento de julho e lidera com 41,5%, enquanto Mendonça Filho, do DEM, que estava na frente, passou para o segundo lugar, caindo seis pontos – de 30,7% para 24,8%. Cadoca, do PSC, que aparece em terceiro, perdeu 15,7 pontos, saindo de 26,8% para 11,1%. Já Raul Henry, do PMDB, também oscilou negativamente 4,5 pontos, de 9,5% para 5%. Kátia Teles, do PSTU, ficou com 1%, Edilson Silva, do P-Sol, 0,6% e Roberto Numeriano, do PCB, 0,5%.

Os indecisos somam 8,8% e brancos e nulos 6,8%. A Método ouviu 800 eleitores no Recife entre os dias 21, 22 e 23 deste mês. A margem de erro é de 3,5% e a pesquisa foi registrada na 9ª Zona Eleitoral sob o número 039/2008. Na espontânea, João da Costa também lidera com 31,1%, Mendonça é o segundo com 13,9% e Cadoca o terceiro com 6,3%.

SEGUNDO TURNO – Nos cenários de segundo turno pesquisados pela Método, João da Costa vence todos os seus adversários, diferentemente da pesquisa anterior, em que o democrata liderava. Frente a Mendonça, ganharia com 50,6% contra 38,56%; com Cadoca – 57,1% a 27,8% e Raul Henry – 60,3% a 20,6%. Sem o petista no páreo, Mendonça bate Cadoca por 53,5% a 23% e Henry por 53% a 20,4%. Do jeito que vai, no entanto, o candidato de João Paulo tem amplas chances de sair vitorioso sem segundo turno.

Cadoca lidera rejeição - Cadoca é o que detém o maior índice de rejeição com 40,6%, seguido de Raul Henry, que tem 35,9%, enquanto Mendonça Filho atinge 28,8%. João da Costa tem 22% e nesse quesito Cadoca foi quem mais cresceu. Na pesquisa de julho, 28,8% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Petista cresce de forma linear - João da Costa cresceu em todos os segmentos do eleitorado. Entre os homens, ele passou de 17,5% para 44,4%; entre os jovens foi de 17,4% para 45,9% e entre os que têm apenas o ensino fundamental sua subida foi ainda maior, passando de 13,9% para 43,9%. Já entre os eleitores da classe C seu crescimento se deu de 13,9% para 43,6%. Isso possibilitou no geral uma frente de 16,7 pontos sobre Mendonça.

Eleitor volúvel - A Método quis saber se o eleitor que votaria, hoje, num determinado candidato mudaria seu voto até o dia da eleição. Dos entrevistados, 35,5% afirmaram que sim e 59,5% não. Os mais firmes são os de Mendonça – 56,9% - e os de João da Costa – 69,2%. Na prática, já houve migração dos eleitores de Cadoca para João.

Audiência baixa - Dos eleitores ouvidos na pesquisa, 41,5% disseram que não viram, ainda, o guia eleitoral na tevê, que entra na sua segunda semana; 31,6% afirmaram que assistiram ao programa e as inserções comerciais de 30 segundos e 17,5% informaram que viram apenas os comerciais ao longo da programação na tevê.

Curtas

SENADO – João Paulo continua sendo o candidato preferido dos recifenses para o Senado em 2010, com 29,9%, seguido de Marco Maciel, com 16,1% e Sérgio Guerra, com 12,4%. Armando Monteiro Neto, do PTB, tem 7,9%.

EM ALTA – O prefeito também aumentou a avaliação positiva da sua gestão de 61,4% para 66,6%, enquanto o Governo Eduardo oscilou negativamente três pontos, de 47,1% para 44,2%. Em maio, sua aprovação era de 53,6%.

PETROLINA – Na edição de amanhã publicaremos mais uma rodada de pesquisa em Petrolina, o maior colégio eleitoral do Sertão. A disputa ali está polarizada entre o deputado Gonzaga Patriota, do PSB, e o médico Júlio Lóssio, do PMDB.



Escrito por Magno Martins às 00h00 |

Sérgio Bernardo
27/08/2008
Fralda salva a vida de criança
Menino não morreu, ao cair do 3º andar, porque foi segurado pelo acessório
QUEDA DE CAUÃ foi amortecida porque a fralda descartável enganchou no grampo
DIEGO MENDES
Uma queda do terceiro andar de um prédio residencial pode ser fatal para qualquer adulto. Mas se o acidente ocorrer com uma criança, o risco de morte é praticamente máximo. Porém, de acordo com o ditado popular, “os anjos protegem, principalmente, os recém-nascidos”. Foi exatamente o que aconteceu, ontem, no edifício Jardim Tropical, na rua Felix de Brito Melo, em Boa Viagem, quando Cauã Felipe Massaneiro, de 1 ano e seis meses, caiu pela janela do apartamento, onde estava com a mãe. O bebê só não bateu diretamente no chão, por causa da fralda descartável, que enganchou no grampo de um muro. A proteção “angelical” foi certeira, pois se o menino tocasse na parede um centímetro para frente, ele cairia em cima do objeto pontiagudo, onde ficou preso o acessório. Com o amortecimento, de acordo com informações repassadas por vizinhos, que não quiseram se identificar, o garoto sofreu uma torção na perna direita e não teve escoriações graves.
De acordo com o porteiro Manoel Messias, que estava trabalhando no edifício na hora do acidente, não é possível saber como ocorreu a queda, pois ele não ouviu a mãe do menino contar nada. “Estava na portaria e só escutei o barulho da queda. Não sabemos como tudo aconteceu, a única coisa que vi foi o menino sendo levado para o hospital. Ele saiu daqui acordado e parece não ter desmaiado em nenhum momento”, explicou.
O acidente ocorreu por volta das 10h30 e deixou os moradores do prédio atordoados. Eles disseram que foi assustador colocar a cabeça na janela e ver uma criança no chão. “Foi um barulho muito alto. Todos os moradores, que estavam em casa, correram para ver o que tinha ocorrido. Quando olhei o menininho deitado, logo percebi que ele havia despencado. Então, fiquei gritando, pedindo ajuda e o bebê mexeu a cabeça. Com aquele gesto, ficamos um pouco mais tranqüilos, pois vimos que a criança estava viva”, contou uma senhora que não quis se identificar.
Ainda segundo a moradora, os pais da criança, que moravam em Santa Catarina, estavam providenciando a compra de uma tela de proteção, para colocá-la em todas as janelas do apartamento. “Quem mora em locais altos, precisa colocar, urgentemente, uma grade ou qualquer outro objeto que evite acidentes como esse”, alertou. O garoto foi levado, em um táxi, na companhia da mãe, da qual só foi divulgado o primeiro nome, Franciele, para o Hospital Memorial São José (HMSJ), na Boa Vista. A direção do HMSJ não informou, até o fechamento desta edição, o estado de saúde do menino e ninguém da família quis se pronunciar sobre o acidente, embora tenham sido procurados pela reportagem.










Mulheres ainda têm pouca participação nas eleições municipais


Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A participação feminina nas eleições municipais deste ano ainda é baixa na comparação com o número de homens, que concorrem a cargos de vereador e prefeito em todo o país. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 379.176 candidatos inscritos, 298.326 são homens (78,68%) e 80.850, mulheres (21,32%).
Os números do TSE também revelam que 1.590 mulheres disputam uma vaga de prefeito nos 5.564 municípios do país, contra 13.699 candidaturas de homens. O Nordeste é a região com a maior participação feminina na briga eleitoral para o principal cargo do executivo municipal, com 667 mulheres inscritas, seguida da região Sudeste, com 409; Sul , com 224; Norte, com 165; e Centro-Oeste, com 125.
Os dados do TSE mostram ainda que as mulheres ficam bem atrás dos homens no número de candidaturas para uma vaga de vereador em todo país: são 76.899 candidatas mulheres contra 271.695 de candidaturas masculinas.
O Sudeste é a região como maior número de postulantes femininas a uma vaga no legislativo municipal: das 134.651 candidaturas registradas nos tribunais regionais eleitorais (TREs), 30.236 são de mulheres. O Nordeste vem em segundo, com 21 mil candidatas inscritas de um total de 95.991 inscrições, seguida da região Sul, com 12.090 candidaturas; o Norte, com 7.556; e o Centro-Oeste, com 6.107 mulheres inscritas.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Marcone Melo apresenta Cantos de Cantoria



O cantor e compositor Marcone Melo apresenta em Petrolina o Projeto Cantos de Cantoria que traz em sua essência a arte e a cultura nordestina, através de apresentações de músicos, poetas consagrados e artistas locais. No dia 22 de agosto, Marcone Melo apresentou o Projeto em Paulo Afonso-BA no Coreto, e em Petrolina, aportará no Restaurante Flor de Mandacaru (Cohab VI) para duas apresentações, nos dias 28 e 29 de agosto, às 21h.

Hoje, aos 40 anos de idade, 20 dos quais dedicados à carreira musical, Marcone Melo carrega energia e vitalidade suficientes para Inovar com o projeto “Cantos de Cantoria” de sua condição de autor e que está servindo de base para a elaboração do repertório do seu próximo disco. Valorizando o repertório autoral, o musico Marcone Melo irá apresentar em seus shows os artistas que ao longo de sua trajetória musical despertaram nele a atenção e o interesse para o principal cenário musical de Pernambuco, composto por vários estilos com a qualidade e as propostas musicais de nomes como Geraldo Azevedo, Luiz Gonzaga, Djavan, Xangai, Elomar, João Bosco, Lenine, entre outros que influenciaram e se refletem em seu trabalho.

A historia de sucesso do cantador Marcone Melo que têm a raiz e a força do sertão do Pajeú, amadurecidas com o doce das frutas do Vale do São Francisco iniciou-se no final dos anos 80, tocando em bares, restaurantes e casas noturnas, fazendo shows de música ao vivo e participando de vários movimentos culturais.

Em 2003, gravou seu primeiro trabalho, o CD “TERRA, MAR E AR”, num projeto, independente, que teve a luxuosa participação de Dominguinhos e de Genaro, nos arranjos de acordeom. No Teatro Guararapes, em Recife participou da gravação do DVD de Maciel Melo, cantando uma música de sua autoria, Bandoleiro dos Sonhos. Em maio de 2008 foi convidado pela Produtora Caderno 2 para fazer parte do Projeto MPB Petrobrás juntamente com Chico César e o Quinteto da Paraíba, que aconteceu no teatro da UFPE em Recife – PE.

Gonzaga Patriota se apresenta à classe médica de Petrolina




Em debate promovido na noite desta terça-feira, pelo CREMEPE, SIMEPE, Sociedade de Medicina de Petrolina e Coper Vitae, o candidato a prefeito Gonzaga Patriota expôs suas perspectivas e planos objetivos para a saúde do município, a partir de janeiro.
Apresentou o eixo central do seu programa de governo para o setor, fazendo alusão ao apoio que dispensará aos agentes comunitários de saúde e de endemias, fortalecendo a saúde preventiva, aumento das equipes do PSF, implantação de mutirões para realização de cirurgias seletivas e intenção de firmar convênios entre o município e os hospitais particulares, para complementação dos serviços de saúde.
“Pretendo também disponibilizar serviços dentários nos postos de saúde e buscar, imediatamente, recursos para equipar, por completo, o Hospital de Traumas, promover parcerias com a Univasf e a UPE, visando a melhoria na assistência à população mais carente, além de criar o Programa Saúde Perto de Você, com a instalação de três policlínicas nos principais bairros periféricos, para realização de consultas e pequenas cirurgias, bem como a implantação da Central de Ambulâncias, para atendimento centralizado aos munícipes”, verbalizou Gonzaga Patriota.

Saúde Universitária tá no Programa de Governo de Leandro



O candidato a prefeito (reeleição)Leandro Duarte, DEM/PMDB, após caminhada que terminou com concentração de cerca de 8 mil pessoas no Bairro Santa Luzia ,disse que a Saúde Universitária é uma prioridade para a sua nova administração .
"Vou fazer parcerias com as Faculdades de Medicina e a UNIVASF para trazer médicos novos e suprir as carências de médicos nos postos de saúde, hospital ,e aumentar o número de cirúrgias e atendimentos médicos.
E finalizou vou continuar fazendo esgotamento sanitário no interior, nas agrovilas, assentamentos, vilas e povoados. Saneamento é saúde", garantiu Duarte

Gonzaga Patriota participa de debate com deficientes físicos.






Em debate ocorrido na manhã de hoje na Câmara de Vereadores, o candidato a prefeito de Petrolina, Gonzaga Patriota, propôs criar, em seu governo, a Gerencia Municipal da Pessoa com Deficiência, ligada à futura Secretaria de Ação Social. Definiu que este gestor será escolhido pelas associações das pessoas com deficiência e segmentos ligados ao setor, tudo embasado pelo Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Petrolina. Garantiu que a gerência terá como objetivo trabalhar ações efetivas e criar políticas públicas para a pessoa com deficiência em todos os níveis, como assistência social, saúde, educação, trabalho, esporte, lazer, entre outras.
"Precisamos alavancar e promover, entre outros benefícios, a prática esportiva entre pessoas com deficiência, criando o paraesporte municipal, visando preparar futuros atletas com deficiência para participar de torneios, como as paraolimpiadas. A Caixa Econômica Federal já tem um excelente trabalho nesta área, e vamos buscar outras parcerias com instituições públicas e privadas", disse o candidato no debate.


Júlio quer participação de portadores de deficiência especial na prefeitura de Petrolina





Os três candidatos a prefeitura de Petrolina participaram hoje (26) do I Fórum Regional Sobre Deficiência. Dialogando com os três candidatos, o encontro marca a Semana Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Física de Petrolina, com objetivo de escutar os candidatos e sensibilizar a sociedade sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiências. “Em nossa gestão, vamos incluir de forma justa um, para que junto à prefeitura ele possa estar atento aos cuidados dos deficientes, participando das políticas publicas da cidade”, afirmou Dr. Julio Lóssio, que encerrou os debates.
Mais de 17% da população de Pernambuco é formada por pessoas com deficiência, em Petrolina esse numero pode chegar a aproximadamente 24 mil pessoas nessa condição. Por este motivo, Dr. Julio, fala sobre saúde com confiança e realiza trabalhos sociais antes mesmo de se candidatar a prefeito, a exemplo da criação do Banco de Olhos e do Centro de Reabilitação Visual, que permite as pessoas com deficiência visual parcial ou total se reintegrarem ao convívio social. O candidato peemedebista apresentou propostas para garantir, fortalecer e efetivar a participação social na implementação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência
.Érica Alves faz parte do programa CRV- Centro de Reabilitação Visual há dois anos, disse que tudo que esta acontecendo em sua vida hoje, foi devido às ações de Dr. Julio. Atualmente ela trabalha em dois empregos, estuda na Universidade Estadual da Bahia-UNEB, aprende inglês, e conclui dizendo que acredita na vitória de Dr., Júlio, pois tem esperança que só assim haverá uma melhora na qualidade de vida não só dos deficientes, mas de todos os cidadãos.
“Temos muito que melhorar no que diz respeito às condições de acesso e trafegabilidade em algumas vias do município e a infra-estrutura da cidade, vamos transformar Petrolina na cidade mais acessível do Brasil, por ser uma cidade plana, temos total condições pra conseguir isso, garantindo o livre acesso de todos os deficientes”, se comprometeu o candidato afirmando ainda que vai expandir a biblioteca em braile com a publicação de livros importantes para a história, a economia e as artes do município.

Minhas andanças

Tô em Santa Maria da Boa Vista,PE, encontrando amigos e conversando com as pessoas.
Uma coisa me chama a atênção: enquanto a gente vê a grande mídia falar da onda de violência que toma conta de algumas cidades do país por causa das eleições deste ano em Boa Vista , graças a Deus, a tranquilidade e a paz reinam.
Os moradores do lugar são pacíficos e acompanham o momento democrático que o país vivem. Usam bandeiras, adesivos, torcem por seus candidatos e não há excessos.
Que sirva de exemplo pra outros municípios.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Caititú declara apoio a Gonzaga


A população de Caititu, um dos maiores povoados de Petrolina, abriu os braços para receber Gonzaga e seu vice Paulo Afonso, neste domingo (24). O candidato fez uma caminhada e logo após participou de uma reunião na Associação de Moradores.
Na reunião, os candidatos e moradores discutiram vários assuntos e opinaram sobre questões importantes para o homem do campo, que serão incluídas no Plano de Governo. O maior número de reclamações foi com relação a falta de água.
Gonzaga assegurou que em seu governo, vai proceder um completo levantamento para identificar os pontos mais críticos que, conseqüentemente, necessitam de uma ação emergencial do poder público.
“Precisamos acabar com a fuga do homem do campo para a cidade que é muito grande e persistente, o que vem aumentando cada vez mais o número dos desempregados como reflexo da falta de condições de sobrevivência no meio rural. O que se pode fazer é tentar amenizar emergencialmente esses problemas com mais incentivos, criar projetos que beneficiem o produtor, diminuir as taxas de impostos a cada aumento do cultivo da lavoura e criar açudes, pois a falta de água é muito grande.

Foto: Daniela Maia

Júlio comemora aniversário com o povo



Julio lóssio teve um final de semana bastante movimentado. Percorreu bairros e caminhou com o povo.
O candidato a prefeito pelo ,PMDB, pela primeira vez comemorou seu aniversário num Bairro da Periferia,Mandacaru, junto com a comunidade. Os moradores do bairro e a militância cantaram os parabéns para Dr. Julio que retribuiu lembrado da necessidade de cuidar das pessoas. “Sinto que é chegada a hora dessa nova família que se chama Petrolina, fazer parte do meu dia-a-dia. Estou muito feliz e muito honrado em dividir esse momento com as pessoas que acreditam que podemos fazer um futuro melhor para nossa terra, para a nossa gente. Este foi um dia especial, completei 37 anos e recebi a pesquisa que mostra nosso crescimento, com 37% das intenções de voto. Coincidência? Não, é a demonstração de vontade do povo de Petrolina”, destacou.
No sábado, visitou empresas na Avenida Simão Durando e fez uma caminhada com mais de 2 mil pessoas na Cohab IV. Os organizadores informaram que houve muita animação e que a caminhada prevista para acabar às 20h, só teve fim às 22h.
Domingo, o candidato participou de uma reunião em Nova Descoberta e de um almoço com o ex-deputado Osvaldo Coelho, reafirmando seu apoio a Dr. Julio Lóssio.


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PT apóia piso salarial dos professores e crítica ação dos governos tucanos


O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE) manifestou em plenário nesta quarta-feira (20) a preocupação da bancada do partido com a tentativa de alguns estados de derrubar a implantação do piso salarial nacional dos professores, de R$ 950,00, aprovado recentemente pelo Congresso Nacional. De acordo com o líder, a bancada está preocupada e “lamenta” que alguns estados da federação queiram arguir a constitucionalidade do piso.
“A bancada do Partido dos Trabalhadores se solidariza com os professores e quer ajudar na mobilização da sociedade para que essa resistência de governadores de São Paulo (PSDB), Minas Gerais (PSDB) e Rio Grande do Sul (PSDB) seja vencida pelo bem da educação brasileira”, disse Rands.
“Não tem sentido o PSDB querer derrubar uma conquista tão importante para a educação brasileira”, afirmou Maurício Rands. Ele acrescentou que a bancada do PT vai se mobilizar para que no caso de qualquer ação ser ajuizada, a sociedade se expresse perante o Supremo Tribunal Federal (STF) para ratificar a posição que “foi decidida pelo Congresso Nacional no exercício de sua competência constitucional de legislar”.
Maurício Rands declarou apoio nesta quarta-feira à campanha desencadeada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) pela implantação imediata do piso dos professores. Representantes da Confederação reuniram-se com o líder do PT para solicitar apoio para a mobilização que acontece em todo o país pela defesa da implantação do piso.

Esquenta disputa pela prefeitura de Petrolina



Militância invade ruas e exibem material de campanha dos candidatos rumo à Prefeitura de Petrolina.
O colorido das bandeiras enfeitam a cidade e os jingles aquecem o rítmo da eleição.

Medalha de Ouro fica para os Estados Unidos


Meninas lutam, mas perdem a medalha de ouro para os Estados Unidos

Gol na prorrogação dá segunda vitória seguida às americanas sobre o Brasil em final de Olimpíadas. Ainda no gramado, Marta chora

“O que foi que eu fiz de errado?”, perguntou Marta após sua última chance, olhando para o céu. A resposta é difícil de dar, mas o resultado final explica o choro da melhor jogadora do mundo ainda no gramado: Estados Unidos 1 x 0 Brasil. Nesta quinta-feira, as brasileiras lutaram e correram muito no Estádio dos Trabalhadores em Pequim, dominaram os primeiros 90 minutos, tiveram o apoio da torcida chinesa, mas as americanas demonstraram mais preparo físico e conseguiram a medalha de ouro do futebol feminino das Olimpíadas na prorrogação.

Senadores articulam recesso de 60 dias antes das eleições

21/08/2008 11:39


Tião Viana pediu à CCJ análise de artigo do Regimento Interno, que pode levar ao cancelamento de sessões
Márcio Vinícius
Agência Nordeste


BRASÍLIA - Os senadores poderão ter oficializado um período de folga nas vésperas das eleições municipais. Ontem, o senador Tião Viana (PT-AC) pediu à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado que analise o artigo 174 do Regimento Interno do Senado, que estabelece que as fases de sessão correspondentes ao período de expediente ou à Ordem do Dia podem ser canceladas durante os 60 dias que precederem as “eleições gerais”.
No entendimento de alguns consultores da Casa, o artigo permite que as faltas dos parlamentares ao trabalho não sejam descontadas, devido à ausência de matérias para deliberação na pauta. Desde a volta do recesso parlamentar, os senadores decidiram fazer uma espécie de rodízio com quorum mínimo nas terças e quartas-feiras para garantir votações na Casa. Mas os líderes têm encontrado dificuldade para fazer o plenário votar.
A dúvida levantada pelo petista está na restrição imposta pelo termo “eleições gerais”. Até hoje, permaneceu o entendimento de que um pleito eleitoral somente poderia ser considerado geral quando objetivasse a eleição para todos os cargos eletivos do País. Tião Viana quer saber exatamente se esse entendimento deve ser mantido, visto que desde 1986 não há um pleito unificado.
A depender da interpretação que os integrantes da CCJ dêem ao termo, um recesso branco de 60 dias antes de cada disputa eleitoral pode ser instalado no Senado de forma oficial e regimental. “Como o próprio Regimento deixa algumas dúvidas de interpretação sobre esse assunto, eu estaria plenamente satisfeito se a matéria fosse remetida à Comissão de Constituição e Justiça para a devida interpretação”, justificou o senador petista.
Alguns senadores apóiam o questionamento. “Essa questão colocada em discussão é importante para que haja uma posição clara sobre a paralisação das votações em período pré-eleitoral. Pessoalmente sou a favor de uma nova interpretação ao artigo regimental e apoio a iniciativa do senador Tião”, comentou o senador Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA).
Para outros senadores, no entanto, a medida de Tião Viana tem um fundo eleitoreiro, uma vez que é apontado como o principal candidato à sucessão do presidente da Casa, senador Garinbaldi Alves (PMDB-RN), que ocorre apenas em fevereiro do ano que vem. “É no mínimo estranho que esta consulta apareça neste momento”, afirma o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). O presidente da CCJ, senador Marco Maciel (DEM-PE), ainda não reservou uma sessão para discutir o tema.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Candidatos gays,lésbicas e travestis crescem 26 vezes desde 1996


Qua, 20 Ago, 04h18

Por Ana Paula Paiva

BRASÍLIA (Reuters) - O número de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e simpatizantes candidatos nas eleições municipais aumentou 26 vezes desde 1996, de acordo com levantamento feito por associação ligada ao movimento.
Em quatro eleições, os candidatos que se encaixam em uma das categorias aumentaram de 6 para 157. Entre os simpatizantes mais famosos estão os candidato às prefeituras do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira (PV), e de São Paulo, Marta Suplicy (PT).
"A gente não gosta que sejam simpáticos, mas aliados", disse o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, defendendo nova terminologia.
Para Reis, o aumento do número de candidatos assumidos se deve à força e ao trabalho das pessoas que ajudam o movimento na política. O presidente da ABGLT destacou também como fator favorável o aumento de organizações não-governamentais e paradas gays pelo país.
"Nós temos um ambiente muito interessante de respeito", disse Reis, ao descrever o diálogo com os partidos, independentemente da coloração ideológica. "Hoje existe uma frente parlamentar favorável a nossos pleitos com 226 senadores e deputados."
A associação se esforça para quebrar resistências e preconceitos e já fez duas reuniões com a bancada evangélica do Congresso para aparar arestas.
"Nós não queremos destruir a família de ninguém. A gente quer respeitar a Bíblia e a Constituição", afirmou Reis.
O ambiente de maior tolerância desperta nos homossexuais mais confiança para concorrer nas eleições.
"Eles se colocam como candidatos na tentativa de fazer uma construção dentro das urnas", disse o candidato gay a vereador no Rio de Janeiro Roberto Gonçale (PSOL).
Para os candidatos, o número de casos de violência por homofobia no país atesta que a sociedade brasileira ainda não está livre do preconceito. Mas concordam que o cenário já está muito melhor que antes.
"A pessoa hoje vê que tem que respeitar a diversidade", disse a travesti e candidata a vereadora em São Paulo, Salete Campari (PDT). Ela acha que "a campanha é difícil pra todo mundo" já que são mais de 200 candidatos concorrendo a apenas 55 cargos na Câmara Municipal.
Segundo Roberto a grande diferença de 12 anos atrás "é que hoje as pessoas estão com mais condição para lutar contra o preconceito".
Dos 157 candidatos, 87 são classificados como aliados e 70 são gays, lésbicas ou travestis. O PT é o partido com mais candidatos na lista da ABGLT. São 52 petistas incluídos em uma das classificações. O PSOL vem em seguida, com 17 candidatos. PSDB e DEM têm cinco candidatos cada, entre eles o aliado Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição a prefeito em São Paulo. O PMDB, maior partido do país, tem quatro candidatos

Candidatos à Prefeitura do Recife param para ver o guia

20/08/2008 16:27

Apenas João da Costa (PT) e Cadoca (PSC) não modificaram a agenda por causa do programa eleitoral
Por Julliana Araújo
Agência Nordeste

RECIFE – A expectativa para o início do guia eleitoral dos prefeituráveis no Recife não foi apenas dos eleitores. A maior parte dos candidatos reservaram um espaço na agenda para assistir ao primeiro dia dos programas. Um dos candidatos que não assistirá ao guia hoje é João da Costa (PT). Pela tarde, o candidato do PT estava voltando de Brasília, onde gravou para o programa com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff. Segundo a assessoria do petista, à noite, Costa estará em caminhada, na comunidade de Campina do Barreto.
Quem também não parou suas atividades para assistir ao programa eleitoral hoje à tarde foi o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC). À tarde o social-cristão estava gravando outros programas e, à noite, o candidato ainda não sabe se vai assistir por conta das caminhadas marcadas para hoje. Já o peemedebista Raul Henry viu o guia hoje à tarde, na produtora responsável pela elaboração dos seus programas. E à noite, já marcou com a militância para assistirem ao programa juntos, no comitê, que fica no bairro da Madalena.
O candidato do DEM, o ex-governador Mendonça Filho, assistiu ao guia eleitoral à tarde, no seu escritório, ao lado dos seus assessores. À noite, o democrata se reunirá com a militância para assistir o programa, no comitê central, na Agamenon Magalhães. De acordo com Mendonça, o guia eleitoral é um grande momento da campanha, porém não deve ser visto como algo decisivo. "O guia tem que ser entendido como mais um instrumento de comunicação, mas não é o único. A comunicação com a população também se dá em uma caminhada, em uma panfletagem, por meio de carros de som, quanto estou nas ruas ou quando apresento propostas", disse.
A prefeiturável Kátia Telles (PSTU) viu o primeiro dia do programa ao lado da sua equipe e da militância, na sede do partido, onde também funciona o seu comitê. À noite, Kátia Telles irá se reunir novamente com militância e aproveitar para gravar mais programas para o guia.
O candidato do PSol, Edílson Silva, não assistiu o guia à tarde, mas garantiu que à noite também se reunirá com os militantes do partido para assistir, falta apenas definir o local. Para Edílson, o guia possibilita um dialogo maior com a população. “A expectativa é conversar mais com as pessoas, apesar do tempo ser reduzido. Com o guia, nossa candidatura dará um salto em qualidade, a presença da ex-senadora Heloisa Helena também é um fator que contribui muito, afirmou.
Até o fechamento dessa matéria, a reportagem da Agência Nordeste não conseguiu entrar em contato com o postulante Roberto Numeriano (PCB), para saber onde o candidato irá assistir ao programa eleitoral.

Gonzaga Patriota na televisão

A parceria com o governador Eduardo Campos vai viabilizar ações como: o tratamento d' água e da mata ciliar.




O candidato do PSB, Gonzaga Patriota, está neste momento no estúdio da TV Grande Rio Afiliada da Rede Globo.
Gonzaga disse que como parlamentar já é muito preocupado com a geração de emprego para a juventude .Como prefeito vai buscar parcerias para que o Distrito Industrial gere emprego para o jovem.

Do outro lado do Rio



A candidata do PT em Abaré, Eulina Pires, vem recebendo muita adesão. Primeiro foi o atual vice prefeito, João Bernardo, agora seu vice; Dr. Salomão ex-prefeito;Neto de Jatobá.
"Muita gente tá aderindo à nossa campanha porque aqui as portas estão abertas para todos. Não há compra de votos e o povo é quem tá fazendo a festa " disse Eulina.

Lossio faz caminhada no Bairro São José



O candidato a prefeito pelo PMDB, Júlio Lossio, passou em minha casa durante caminhada no Bairro São José. Lossio me disse que o Programa de Rádio e Televisão vão fazer a diferença pra ele ultrapassar Gonzaga na disputa pela prefeitura de Petrolina.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Patriota anuncia centro administrativo para Petrolina



19/08/2008

Em entrevista ao blog, o candidato do PSB a prefeito de Petrolina, Gonzaga Patriota, anunciou que, se eleito, construirá um centro administrativo na praça onde funciona, hoje, a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário. 'Vamos criar a Praça dos Três Poderes em Petrolina', afirmou, adiantando que o projeto está orçado em R$ 8 milhões.
O dinheiro da obra, segundo ele, virá da licitação que fará da conta da Prefeitura junto aos bancos públicos e privados. 'A Câmara dos Deputados está construindo um novo anexo com os R$ 200 milhões arrecadados com a licitação da conta da Câmara', exemplificou.
Em sua opinião, o prédio da Prefeitura não tem mais condições físicas de abrigar as secretarias, hoje em torno de 20, e um sem número de órgãos de segundo escalão. 'A Prefeitura de Petrolina está defasada há 50 anos e nós precisamos modernizar a administração municipal', afirmou.
Patriota lembrou que pretende, também, reduzir o número de secretarias e valorizar o servidor público. 'Como servidor público, tenho que dar o exemplo', observou. O deputado chegou ontem em Brasília e neste momento ele grava um programa na TV-Câmara sobre os 20 anos da promulgação da Constituição, a qual assinou como deputado.
Dos 594 constituintes - entre deputados e senadores - Patriota é um dos 34 que continuam exercendo mandato no Congresso. O 20o aniversário da Constituição será comemorado no dia 5 de outubro, justamente no dia da eleição. 'Eu gostaria de receber de presente, como constituinte, a vitória para prefeito em Petrolina', assinalou.
Escrito por Magno Martins às 11h17

Rádio Grande Rio AM realiza debate com prefeituráveis de Lagoa Grande




Os candidatos à prefeitura de Lagoa Grande, Robson Amorim(PSB) e Jorge Garziera (PMDB) realizaram hoje pela manhã na rádio Grande Rio AM o primeiro debate da campanha eleitoral 2008. O encontro, que teve como mediador o radialista Almir de Castro, foi bastante movimentado com a apresentação de propostas e troca de acusações por parte dos candidatos.
No primeiro bloco, vários profissionais de comunicação representando jornais, blogs e outras rádios, perguntaram sobre praticamente todos os aspectos administrativos e propostas de governo para saúde, educação, segurança e geração de emprego e renda.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Robson Amorim fez uma radiografia da sua gestão, mostrando em detalhes algumas obras realizadas e criticando o ex-prefeito Jorge Garziera por ter entregue o município com vários débitos e sem crédito para a realização de convênios nos âmbitos estadual e federal.
O debate começou a esquentar, quando Robson Amorim lembrou os inúmeros processos que tramitam na justiça contra o ex-prefeito Jorge Garziera. Uma ouvinte também apimentou o debate fazendo uma pergunta com o mesmo teor. O candidato peemdebista desconsiderou as acusações alegando que a ouvinte estava à serviço do atual prefeito.
Ao final de praticamente três horas de debate, onde a produção também fez perguntas aos candidatos, Robson Amorim e Jorge Garziera concluíram suas participações apresentando em rápidas palavras o plano de governo e fizeram os agradecimentos finais. Segundo o diretor de programação da rádio, Francisco Fernandes, o debate atingiu seus objetivos pois a população de Lagoa Grande, que participou ativamente, pôde ouvir, meditar e comparar as idéias dos candidatos. “Lagoa Grande passou a conhecer melhor os postulantes à prefeitura e certamente vão fazer a escolha certa no dia 05 de outubro”, finalizou.
MDS mobiliza Centros de Educação Tecnológica para
inclusão social de famílias pobres



Nesta quarta-feira (20/08), 16 pró-reitores de extensão de universidades federais e oito diretores de Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todas as regiões do País estarão reunidos em Brasília (DF), numa oficina de trabalho promovida pela Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O objetivo do encontro é estabelecer ações para inclusão produtiva de famílias vulneráveis, especialmente para os beneficiários do Programa Bolsa Família, executado pelo Ministério.
A abertura, às 9h, será feita pelo secretário de Articulação Institucional e Parcerias do MDS, Ronaldo Garcia, no Centro de Excelência em Turismo do Campus da Universidade de Brasília (UnB). Durante a manhã, será apresentada a proposta da SAIP dentro do objetivo definido e serão discutidos temas como o compromisso com desenvolvimento social; eixos de geração de trabalho e renda; e experiências de referência como Territórios da Cidadania e Plano Setorial de Qualificação (Planseq).
Na parte da tarde, haverá debates para alinhar estratégias entre ações do MDS , das universidades federais e dos Cefets. A oficina se encerra às 18h.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Onda verde toma as principais ruas do centro de Petrolina



Uma verdadeira multidão com pessoas de todas as idades vestindo verde e com muitas bandeiras, tomou as principais ruas do centro de Petrolina na manhã deste sábado, dia 16. Foi a onda verde liderada pelo candidato a prefeito de Petrolina pelo PMDB, Dr. Júlio Lóssio, que na companhia do candidato a vice, Domingos Sávio(PSDB) e de várias lideranças políticas do município realizou logo nas primeiras horas da manhã uma grande carreta seguida de uma caminhada com mais de cinco mil pessoas.
A carreta, que atraiu também um grande número de motos, se encerrou com a inauguração do comitê da campanha, que fica na avenida Guararapes, uma das principais do centro. Na companhia dos deputados estaduais Terezinha Nunes(PSDB) e Ciro Coelho(DEM) e do ex-prefeito de Petrolina Guilherme Coelho(DEM), Dr. Júlio Lóssio liderou a caminhada com muita disposição e entusiasmo.
Ao passar em frente a Catedral de Petrolina, Dr. Júlio agradeceu a Deus os passos iniciais da sua primeira campanha política. “ A cada caminhada e toda vez que conversamos com os petrolinenses, sentimos o quanto a população quer mudança, quer uma nova maneira de fazer política, com sinceridade e compromisso para com a qualidade de vida das pessoas”.
Até o final da tarde de ontem, boatos circulavam na cidade afirmando que a cantora baiana Ivete Sangalo iria participar da onda verde. Segundo o candidato a vice pela coligação Um novo Rumo para Petrolina, Domingos Sávio, que é primo da cantora , estas informações não partiram do comando da campanha. “ Ivete Sangalo está acompanhando o dia-a-dia da nossa campanha com muito interesse, pois gosta demais de Petrolina. Seus irmãos, Ricardo e Jesus estão na onda verde conosco e Ivete, quando chegar o momento, ela virá”.

Governador Eduardo Campos anuncia obras e assina convênios em Lagoa Grande



O governador Eduardo Campos assinou na ultima sexta-feira, dia 15 em Lagoa Grande, no sertão do São Francisco, a ordem de serviço para a implantação e pavimentação da PE 604, no trecho Jutaí/Açude do Saco 2 com extensão de 16 quilômetros. Na companhia dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho; de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco de Almeida,de Articulação Parlamentar, Sileno Guedes e do secretário Executivo de Transportes, Charles Jurubeba, Eduardo Campos assinou também o convênio Prorural para a mecanização agrícola com a Associação dos Agricultores da região de Malhada Real.
O governador assinou ainda, a ordem de serviços para a implantação do sistema de coleta de esgoto do loteamento Nova Lagoa Grande, uma obra estimada em R$ 630 mil e abriu o processo licitatório para a conclusão da Enoteca,uma espécie de biblioteca de vinhos, um orçamento estimado em R$ 1,5 milhão
Na ocasião, tanto o governador Eduardo Campos, como os demais oradores, lembraram a participação efetiva do prefeito Robson Amorim na conquista de cada uma das obras anunciadas. O prefeito, que no momento concorre a reeleição, não participou da mesa das autoridades, mas se encontrou depois com o governador em um almoço servido numa das vitivinícolas do município.
Após o almoço, o governador Eduardo Campos avaliou sua passagem por Lagoa Grande “ Este é um município dos mais importantes do nosso Estado. Uma terra que hoje é considerada a capital nordestina da uva do vinho. O prefeito Robson Amorim é um dos mais realizadores quadros do nosso partido. Em Robson eu confio, para continuar desenvolvendo os potenciais de Lagoa Grande”.

18/08/08 - 03h37 - Atualizado em 18/08/08 - 06h47

Fernanda Oliveira e Isabel Swan brilham e conquistam inédita medalha para vela

Dupla brasileira vence regata final da 470 e garante quinto bronze ao Brasil

GLOBOESPORTE.COM Qingdao, China


Fernanda e Isabel brilham nas águas de Qingdao

O mergulho nas águas de Qingdao, o barco virado e a emoção no pódio, caracterizada por sorrisos, lágrimas e bandeira do Brasil nas mãos, simbolizaram muito bem a importância do feito de Fernanda Oliveira e Isabel Swan nas Olimpíadas de Pequim. Com ascensão meteórica nas últimas regatas da classe 470, a dupla venceu a última prova, assegurou a terceira colocação geral e recebeu com muito orgulho o bronze.
A medalha, que em alguns casos é considerada apenas razoável, atribuída a fracassos e até mesmo desprezada, como foi o caso do sueco Ara Abrahamian na luta greco-romana, tem cara de ouro para as brasileiras. Principalmente por ter um caráter inédito, afinal é a primeira vez que uma categoria feminina da vela dá uma conquista dessas ao esporte nacional - os homens têm 14 na história. Esse bronze é comemorado como ouro também porque elas chegaram às Olimpíadas de Pequim longe da lista de favoritas.

O caminho para o pódio
A timoneira Fernanda e a proeira Isabel tiveram uma trajetória de certa maneira surpreendente na disputa da classe 470. Até a quinta regata, de um total de 11 (incluindo a Medal Race), elas não tinham passado das dez primeiras colocações.

a/Divulgação
Após conquista, dupla vira barco pra comemorar

Conseguiram avançar um pouco ao fim da sexta prova, quando assumiram a nona posição no geral. Após isso, a ascensão foi impressionante. A dupla brasileira chegou em quinto na sétima prova, em quarto na oitava e também na nona, para então assumir a terceira colocação depois da décima regata.

Embora tivessem chegado à regata da medalha em situação mais cômoda, Fernanda e Isabel estavam muito concentradas em não vacilar na última prova. E o foco na competição foi tanto que elas deixaram todas as adversárias para trás e venceram a 11ª disputa. Fato que manteve o conjunto brasileiro na terceira colocação.
À frente das brasileiras só ficaram as australianas Elise Rechichi e Tessa Parkinson, donas do ouro, e as holandesas Marcelien de Koning/Lobke Berkhout, que conquistaram a prata.

Vela volta ao topo da lista dos esportes mais gloriosos

Com a medalha conquistada nas águas de Qingdao, a vela brasileira empata com o judô e soma 15 na história das Olimpíadas. Antes do início dos Jogos de Pequim, a modalidade era líder isolada, mas foi superada pelo pessoal do tatame após os bronzes de Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Ketleyn Quadros.
Ainda nesta edição das Olimpíadas existe a possibilidade de a vela verde-amarela voltar a ser o esporte mais vitorioso do Brasil nos Jogos. E as principais esperanças são Robert Scheidt/Bruno Prada, na classe Star, e Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X. A dupla, no entanto, tem oscilado bastante em sua categoria.

Sabores

Rafael Medeiros/Cortesia
16/08/2008
No rastro do vinho pernambucano
UVA abençoada: terroir do São Francisco ganha terreno entre público e especialistas
Vanessa Lins
Enviada especial



Regada pelo velho Chico, Petrolina tem atraído olhares curiosos, e investimentos dos grandes. Ocupa posto de destaque na produção e exportação de hortifruti, sendo um dos principais pólos desse ramo no País. É inegável. Esse pedaço de terra coroado pelo clima semi-árido pernambucano tem futuro. Um recorte mais específico revela mais. Descortina uma vocação, descoberta recentemente, para um negócio da China. É ali, no Vale do São Francisco - que inclui também a vizinha Bahia - onde se tem feito vinho de qualidade.
A região já conta com vinhos premiados. A dobradinha solo e clima é a única em território nacional que proporciona uma polêmica abundância de colheitas. Querendo, os vitivinicultores podem ter duas ao ano, enquanto que no Sul do Brasil, o calendário oficial comporta apenas uma. Tanta fertilidade tem seus aspectos positivos, mas por outro lado, pode ser um empecilho para a elaboração de vinhos mais encorpados, principalmente tintos.
Mas das vantagens que se tira desse terroir rico, a principal é, sem dúvida, a valorização dos vinhos jovens, frescos. Dos espumantes principalmente. A expressão do VSF ocorre plenamente nos vinhos agitados, que carregam muitas frutas tropicais: maracujá, goiaba, banana... Ótimos para o clima brasileiro. A Miolo e a Rio Sol fazem um trabalho de primeira nesse sentido. Ambas têm no portfólio espumantes muito bons. A segunda, inclusive, produz uma versão rosé brut muito bem aceita pelo público. Já a fazenda Ouro Verde, da Miolo, vende a linha Terranova com três versões, do brut ao suave. A empresa gaúcha tem outro diferencial: produz vinhos late harvest bastante agradáveis. Outro destaque é a nova linha da Bianchetti, conhecida pelos vinhos de mesa, que está botando no mercado vinhos orgânicos. Só pela idéia inovadora, vale experimentar os rórulos
Bom constatar que o mercado de vitivinicultura do Vale tem crescido e evoluído em qualidade. Coloca o Nordeste, em alguns rankings, em posição de igualdade com os produtos da região Sul. Desperta o interesse de instituições de pesquisa, como a Embrapa, que realiza estudos constantes com a finalidade de promover melhorias na cadeia produtiva das uvas viníferas e dar suporte às empresas instaladas. Os próprios viticultores andam bastante animados com a receptividade do terroir local e experimentam novas variedades, típicas do Velho Mundo, como Tinto Cão, Barbera e Touriga Nacional. É uma irrigação de idéias, tal qual a feita com as águas do rio São Francisco.

Ainda está por vir
Mesmo com os investimentos em tecnologia, mão-de-obra e pesquisas, de fato, o setor saiu do estágio embrionário, mas ainda precisa estar mais seguro para mostrar a cara. Precisa ser “embalado” para viagem, e atrair um outro tipo de negócio, o do turismo. Hoje, apenas uma das fazendas do circuito do VSF tem infra-estrutura para receber visitantes. A Garzieira oferece visita guiada com exibição de vídeo, visita ao parreiral e loja de fábrica.
Em fase de acabamento, a Ouro Verde (Miolo) está sendo reformada para ficar o mais parecida possível com a matriz em Bento Gonçalves. O projeto é dos bons e vai possibilitar visitas pela bela fazenda, pelo complexo de produção e envelhecimento dos vinhos, além de cursos de degustação e a compra dos vinhos em showroom caprichado. Prevista para setembro, a repaginação vai atingir também a capacidade de produção da vinícola, que será ampliada para cinco milhões de litros ao ano. Uma pena o público em geral não poder conferir de perto o trabalho das outras marcas.

Folha de Pernambuco